As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 

Cool.gif
Postada em 02-05-2010. Acessado 20142 vezes.
Título da Postagem:FUSEX - TIRE SUAS DÚVIDAS
Titular:Neder Cury Filho
Nome de usuário:neder
Última alteração em 02-05-2010 @ 05:30 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

PERGUNTAS FREQUENTES - FUSEX

1   

Como proceder para obter as informações sobre a relação dos gastos que geraram o desconto em um mês ou quando há dúvida a respeito de descontos do FUSEx, em contracheque e onde foram realizados os atendimentos?

Em caso de dúvidas, consulte as guias de encaminhamento expedidas em seu nome no endereço eletrônico da internet http://www2.dgp.eb.mil.br/encaminhamento/enc_usuario_entrada.asp . Caso encontre alguma despesa que não reconheça, necessite outras informações ou, ainda, haja necessidade de impressão de uma das guias, dirija-se à UG emitente (hospital, posto médico ou OM). O beneficiário pode, ainda, acompanhar a situação das despesas do FUSEx pela sua ficha financeira, disponível na internet, no endereço eletrônico http://dapnet.dgp.eb.mil.br , na guia SEÇÕES/FUNDO DE SAÚDE, no link Consulta à Ficha Financeira do FUSEx .

2

Como obter informações sobre o ressarcimento de despesas, como fazer a documentação, etc.?

O ressarcimento de despesa deverá atender ao que prescreve o capítulo V das IR 30-38 e Capítulo II das IR 30-40. Também a Seção FUSEx da Região Militar e a UG FUSEx mais próxima poderão esclarecer as condições requeridas para que seja obtido o ressarcimento.

3

O desconto referente a tratamento ortodôntico em OMS é ZM1 ou ZM2?

Será de acordo com o n° 14 da letra "c" do n° 1 do anexo "A" as IR 30-38.

4

Como obter o valor final de uma despesa referente a determinado atendimento pelo FUSEx. Por exemplo uma cirurgia?

O valor total do procedimento somente poderá ser informado pela Unidade Atendente, mas o beneficiário pode acompanhar a situação da despesa do FUSEx pela sua ficha financeira, disponível na internet, no endereço eletrônico http://dapnet.dgp.eb.mil.br , na guia SEÇÕES/FUNDO DE SAÚDE , no link Consulta à Ficha Financeira do FUSEx .

5

Como confirmar o percentual de contribuição obrigatória cobrado do usuário do FUSEx?

O percentual está previsto na Port nº 863, de 23 Nov 05, que foi objeto do Informex nº 033, de 05 Dez 05. A Port estabeleceu uma contribuição de 3,0% para o titular, incluindo o cônjuge, 04% por dependente direto e 0,5% por dependente indireto, até o limite de 3,5%.

6

Como proceder para solicitar o ressarcimento de gastos com o DAP/FUSEX, no caso praticados por ex-dependente, em virtude do mesmo ter sido excluído da relação de dependente do usuário e mesmo assim continuar de posse do cartão do FUSEx?

Não há direito ao ressarcimento, tendo em vista que o contribuinte titular é responsável pelo recolhimento do cartão FUSEx. O beneficiário titular poderá solicitar o recolhimento do cartão FUSEx pela unidade atendente que o ex-dependente está utilizando.

7

Qual o procedimento para acessar a ficha financeira do FUSEx de pensionista de militares?

A consulta à ficha financeira do FUSEx pode ser feita na, no endereço eletrônico http://dapnet.dgp.eb.mil.br , na guia SEÇÕES/FUNDO DE SAÚDE, no link Consulta à Ficha Financeira do FUSEx .

8

Ao passar para a reserva remunerada, o CP é trocado, como proceder para consultar a ficha financeira (FUSEx) com o novo CP ?

Ao passar para a reserva remunerada o militar é implantado no sistema FUSEx com o novo Prec-CP, a partir da informação recebida do CPEx. Utilizando o Prec-CP antigo, em princípio serão apresentadas as despesas ocorridas, caso tenham sido realizadas. Quando não há gastos num determinado mês, nada é apresentado na tela. Será emitido outro cartão FUSEx com o novo Prec-CP e remetido para a Unidade de Vinculação.

9

Como proceder para obter o saldo devedor do FUSEX, para fins de conferência?

Consulte a Ficha Financeira na página da DAP na internet, no endereço eletrônico http://dapnet.dgp.eb.mil.br , na guia SEÇÕES/FUNDO DE SAÚDE ou guia Acesso aso Programas e Relatórios da DAP, no link Consulta e Sistemas DAP.

10

Qual o procedimento para realizar um cirurgia de um dependente em outra Guarnição ?

O atendimento em outra guarnição deve ser precedido de encaminhamento pela UG/FUSEx da sua guarnição, observada a Port DGP n° 147, de 12 Set 05.

11

Como proceder quando o atendimento médico na cidade é muito precário em relação a outras cidades?

O DGP possui uma Ouvidoria que pode ser contactada pelo endereço eletrôncio http://www.dgp.eb.mil.br/falecom.htm .

Caso não haja o especialista desejado, procure a sua UG FUSEx, que avaliará a necessidade de evacuação para outra guarnição.

12

Militar casado com uma oficial militar da mesma Força que continua descontando o FUSEx mensalmente. As IR 70-03 cita que: desconta apenas o militar mais antigo entre o casal. Continua vigorando esta situação? Caso afirmativo, como proceder para resgatar o débito anterior e anular tal desconto?

O § 6º do Art 17 das IG 30-32, as quais revogaram as IG 70-03, estabelece que no caso do beneficiário titular casado com outro beneficiário titular, o de menor posto ou graduação pode ser dispensado de contribuir, mediante requerimento. Neste caso, a restituição se dará a partir da data da publicação do Boletim Interno do requerimento com a solicitação.

13

Como proceder para excluir um dependente que não mais faz jus a situação de dependente do FUSEx?

Deve participar o fato à sua OM ou SIP de vinculação, para que a mesma tome as medidas administrativas necessárias à exclusão.

14

Um usuário encontra-se em processo de separação judicial litigiosa, como proceder para excluir as pessoas que constam como dependentes. Esse procedimento pode ser realizado, desde já?

A exclusão de beneficiários fica a critério do titular, salvo imposições judiciais. Isto pode ser feito a qualquer momento, por intermédio da OM ou Unidade de Vinculação, devendo ser observado também o contido no art 12 das IG 30-32.

15

Como proceder para o recebimento do cartão do FUSEx de um dependente, que já foi solicitado?

A inclusão deve ser feita via BID eletrônico pela OM ou SIP de vinculação do benficiário. Até que isto se concretize, a OM ou SIP deverá fornecer uma declaração provisória para eventuais atendimentos. O tempo de espera pelo recebimento dos cartões pelas RM não pode ultrapassar a 2 (dois) meses, tendo em vista que o processamento dos cartões é realizado mensalmente, em virtude dos prazos definidos pelo CPEx Caso ocorra demora maior, informe à DAP ou à Ouvidoria do DGP, que pode ser contactada pelo endereço eletrôncio http://www.dgp.eb.mil.br/falecom.htm .

16

Pode um militar que tem um filho, fruto de uma relação extra-conjugal registrá-lo como seu dependente no FUSEx e solicitar auxílio natalidade?

O filho, devidamente registrado, gera todos os direitos inerentes, inclusive o auxílio pré-escolar, bastando solicitá-los à sua OM ou SIP de vinculação.

17

Como pode o usuário alterar os dados dos dependentes que estejam incorretos (data de nascimento, nome e ou situação de dependência)?

O usuário deve solicitar à sua OM ou SIP de vinculação as alterações dos dados que estiverem incorretos.

18

O dependente que também é Cadete da AMAN continua computado, para fim de desconto do FUSEx, no contracheque do titular? Como é a situação de amparo à saúde do Cadete, filho de militar, a cargo do FUSEx?

Não. Os beneficiários titulares e os dependentes que forem ou já estiverem matriculados na AMAN, EsPCEx ou em Escolas de Formação de Oficiais e de Praças, ou aqueles que se enquadrem nos diversos casos de prestação de Serviço Militar Inicial, perderão a condição de beneficiários do FUSEx até a data de sua formação, promoção e (ou) engajamento, devendo ser atendidos pelo SAMMED, com as despesas cobertas pelo Fator de Custos.

19

Que medidas administrativas deve tomar um usuário militar antes de se deslocar a uma Gu diferente da sua, quanto à situação de atendimento médico hospitalar? O militar estará realizando CAS na Gu de Cruz Alta-RS e a família ficará em outra Gu (Itaqui-RS), diferente da sua atual Gu (Rio de Janeiro-RJ), durante todo o período do curso. É necessário solicitar autorização ou informar o atendimento de meus dependentes naquela Gu, visto o repasse de recursos e a Gu não possuir OMS?

Desde que o militar esteja cadastrado no sistema CADBEN-FUSEx e seus dependentes possuam o cartão de beneficiário, a apresentação do cartão, ou da declaração provisória, permitirá o atendimento. Como a Gu de Itaqui não possui Organzação Militar de Saúde (OMS), os dependentes deverão procurar a UG FUSEx da guarnição para serem atendidos ou encaminhados para OCS, PSA ou OMS de outra guarnição.

20

As Regiões Militares, as Policlínicas e os Hospitais Gerais, devem ser informados oficialmente dos militares que serão licenciados nos próximos 90 dias, tendo em vista que neste período todas as despesas (20%)?

Para os militares que serão licenciados, a responsabilidade pelo controle é da OM, devendo esta recolher os cartões de beneficiários do militar e de seus dependentes nos 60 (sessenta) dias que precedem o engajamento/reengajamento/licenciamento, fornecendo aos mesmos a declaração provisória, com a observação de que as despesas médicas realizadas deverão ser cobradas à vista.

21

Um usuário possui como dependente a ex-esposa, porém o processo de separação consensual ainda não saiu. Para todos efeitos permanecem como se casados fossem embora, já estejam separados há 04 anos. Neste intervalo de tempo, faz três anos, o usuário formou outra família. O usuário pode colocar a companheira e o filho de dois anos como seus dependentes do FUSEx?

O cônjuge ou companheiro (a) somente pode ser excluído (a) do CADBEN se enquadrado nas situações previstas no Inciso II do Art 12 das IG 30-32. Sua não exclusão impediria a inclusão, no caso do cadastramento da nova companheira, pois somente pode haver um cônjuge ou um (a) companheira (o) no sistema. Quanto aos filhos da nova união, o titular deve observar o previsto no Art 5º daquelas IG para sua inclusão.

22

Por que quando a esposa ou filho, do usuário são atendidos no Hospital, na ficha financeira onde consta o nome do beneficiário que foi atendido ao invés de sair os nomes dos dependentes consta o nome do usuário, como se ele fosse o atendido?

Isto é resultado da utilização, após o número do cartão do FUSEx, do seqüencial (00), que é o do titular, ao invés do seqüencial de seus dependentes: Ex: 01- para o 1º dependente cadastrado, 02 - para o 2º dependente cadastrado e assim sucessivamente.

23

Como declarar uma união estável?

É necessário que seja apresentada uma Escritura Pública registrada em Cartório, declarando a união estável. O Inciso VI do Arto 14 das IR 30-39.

24

É possível incluir como dependente a cunhada, solteira, sem renda, 66 anos de idade, com sérios problemas de saúde?

Não é possível. Permanecem no sistema de acordo com o Inciso II do Art 6º das IG 30-32, aqueles incluídos até 29 Set 95.

25

Qual o procedimento para realizar a alteração de código de dependência da situação de companheira (58) para cônjuge (34)?

A OM, por meio do BID on-line, pode fazer a alteração por meio da opção "alteração de dados cadastrais"

26

Como proceder quando no almanaque on-line - relação de dependentes de um militar - consta como dependente uma pessoa que de fato não é dependente do militar citado?

A exclusão deve ser feita via BID on-line, pela OM ou SIP de vinculação do militar.

27

É possível ao militar da ativa pedir exclusão do FUSEX, deixando de descontar para o referido fundo?

Não é possível. Por força de Lei é uma contribuição obrigatória, prevista no art. 15 da MP 2.215-10, de 31 Ago 01.

28

Como proceder quando um militar passa para a reserva e os seus dependentes não constam do CADBEN?

Os beneficiários dependentes do militar que passa para a reserva migram automaticamente para o novo Prec e CP do militar inativo. Caso isto não ocorra, o titular deve procurar sua SIP de vinculação para fazer as reinclusões via BID on-line.

29

Quais ex-combatentes são considerados beneficiários do FUSEx?

São considerados beneficiários do FUSEx os ex-combatentes reformados, amparados pelo Decreto-Lei nº 8.795/46 e pelas Leis nº 2.579/55 e 3.596/59.

OBS: Os ex-combatentes amparados pela Lei nº 5.315 de 12 de Setembro de 1967, por não serem contribuintes, não são considerados beneficiários do FUSEx.

 

30

Por algum equívoco, meu filho solteiro ainda consta como meu dependente do FUSEx. Solicito excluí-lo desta condição, visto que o mesmo já não mais faz jus a essa situação

Seu filho tem o direito de pertencer ao sistema até completar 24 anos. Caso tenha perdido este direito por incidir em uma das condições de exclusão previstas nas IG 30-32 e IR 30-39, comunique à sua Unidade de Vinculação para que se proceda

31

Gostaria de saber o motivo por que meu filho, que está com um ano e quatro meses, ainda não recebeu o cartão do

Seu filho não consta no cadastro. A inclusão deve ser feita via BID OnLine pela sua OM. Até que isto se concretize sua OM deverá fornecer uma declaração provisória para eventuais atendimentos. O pedido pode não ter sido realizado corretamente. Solicite novamente. O tempo de espera pelo recebimento dos cartões não pode ultrapassar 2 (dois) meses. Caso ocorra demora maior, solicitamos que a DAP seja informada.

32

Possuo como dependentes econômicos, minha esposa e filha, desde 28 jan 1998, conforme BI, porém o CARTÃO FUSEX da minha filha ainda não chegou, apesar de vários pedidos serem feitos. Gostaria de saber o que devo fazer para que o CARTÃO FUSEX dela seja confeccionado?

Suas dependentes foram incluídas em Março de 98 e deveriam existir os dois cartões, já que foram confeccionados e remetidos juntos. A falta do cartão não impede o atendimento. O pedido de um novo cartão deve ser feito via BID OnLine. Se sua OM pedir corretamente, no mês correspondente, você receberá o cartão no mês seguinte.

Cabe ressaltar que algumas Unidades estão cadastrando o beneficiário somente no Pré-escolar, inviabilizando o fornecimento do cartão, devido ao fato de tal dependente não se encontrar no CADBEN FUSEx, este fato pode ser verificado no relatório CAB400.(pela observação "#").

 

33

Qual o procedimento a realizar para a alteração do código de dependência da situação de companheira (58) para cônjuge

A alteração deve ser realizada por intermédio do BID OnLine

34

Meu pai faleceu recentemente. Sendo ele meu dependente econômico, informei o fato, mediante parte, ao meu Cmt de Cia. Remeti anexo cópia da certidão de óbito e o cartão do FUSEx. Gostaria de saber se as demais providências junto ao sistema serão tomadas pela minha OM ou eu mesmo posso faze-lo?

Sua OM realizará a exclusão via BID OnLine. Nada mais é necessário de sua parte

35

Como a UG-FUSEx processa despesas médicas no SIRE, de beneficiários falecidos que não constam mais no CADBEN ?

O Sistema de Registro e Encaminhamento (SIRE), desenvolvido pelo DGP, e em funcionamento desde junho 2006, não aceita implantação de despesas médicas de beneficiários que não constam no CADBEN, pois parte do pressuposto que o ENCAMINHAMENTO ocorre quando o beneficiário está vivo e, após o falecimento, a(s) guia(s) geradas devem ser auditadas em até 30 dias. Uma nova Guia de Encaminhamento deverá ser gerada pela DAP após o recebimento de documentação e solicitação pela UG FUSEx. O memento de como proceder e o que enviar está na página da DAP.

36

Como proceder para que o usuário possa incluir o pai como dependente? O pai é viúvo e ainda não completou 60 anos.

Não existe amparo nas IG 30-32, para inclusão de pais no FUSEx.

 

Copyright ® 2009 Subseção de Desenvolvimento da DAP

Ajuda




Bookmark and Share

Comentários

sumio okamura em 14-08-2014 às 11:42

Sou subtenente RR e recebo provento de 2º Tenente e todos os descontos também feito em cima do provento de 2° Tenente, inclusive o desconto de FUSEX. Gostaria de saber se a minha esposa que é meu dependente tem direito ou não o apartamento quando for hospitalizado no HGeF?


Celso Lima Barbosa em 06-08-2014 às 19:03

Onde posso fazer cartão fuzex para minha sogra, que é pensionista de seu marido ex-combatente? Já fiz esse ano prova de vida da mesma presente, na Central do Brasil aqui no RJ. A mesma tem 91 anos. Posso levar seus documentos , e dar entrada neste cartão sem a presença da mesma?Quais os documentos que devo levar? Obrigado Celso Lima Barbosa


Rosane em 18-07-2014 às 1:34

Meu pai faleceu há 4 anos como Tenente da reserva, já separado da minha mãe com quem teve 9 filhos. Entre esses, apenas 6 (as filhas), somos beneficiários mas apenas no contra-cheque em nome da minha mãe. Eles viveram em união estável, por isso na época da sua morte, minha mãe já era pensionista dele há 40 anos, tendo sido dado continuidade na pensão. Nesse ínterim ele casou, deixando viúva e um filho menor e uma maior. Gostaria de saber se eu, solteira, e minhas irmãs, casadas, temos direito ao fusex, minha mãe já tem. Agradecida


fernando carlos moura em 09-06-2014 às 16:26

Tenho um filho após sentença e exame de dna que ficou comprovado, ele tem 29 anos e apresenta problemas mentais não é fruto de meu casamento isso ainda ocorreu na minha adolescência, agora com a determinação judicial de pensão, posso cadastrá-lo como beneficiário do fusex?


MARIA DE FATIMA RODRIGUES DE M em 13-05-2014 às 14:05

gostaria de saber onde posso me consultar fazer um exame aqui na minha cidade? moro em angra dos reis . todos os messes e dicontado no meu contra cheque para fusex esse mês veio um desconto de 250.33. se não tiver por aqui posso pedir o cancelamento? obrigada


MARIA VALDINE MORAIS MILHOMEM em 02-05-2014 às 14:52

O FUSEX NÃO PODE EXCLUIR UM DEPENDENTE QUE PASSOU MAIS DE 60 ANOS COMO DEPENDENTE E AGORA QUE O IDOSO MAIS PRECISA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA ELE É CORTADO SEM NEM AO MENOS RECEBER UMA INFORMAÇÃO OFICIAL, PASSANDO CONSTRANGIMENTO AO TENTAR SE CONSULTAR SER INFORMADO QUE NÃO PODE?


Luciano Vieira em 13-03-2014 às 11:21

Gostaria de saber se meu enteado, filho da minha esposa, que mora comigo, porém recebe pensão, pode ser meu dependente do FUSEX.


Carla em 10-03-2014 às 11:32

Gostaria de saber, minha vó tem o plano da Fusex, posso ser dependente dela? pois já sou órfã. Grata.


roseli rodrigues de oliveira em 28-02-2014 às 11:15

! BOM DIA ! UM VIÚVO DO EXERCITO DA RESERVA, PODE COLOCAR SUA COMPANHEIRA EM UNIÃO ESTÁVEL COM DEPENDENTE PARA USAR O PLANO DE SAÚDE ?


roseli rodrigues de oliveira em 26-02-2014 às 16:37

olá boa tarde ? Onde posso receber informações sobre viúvo da reserva que vive em união estável?


Adão em 10-02-2014 às 15:18

posso colocar minhas duas irmãs como dependente, no fusex a fim de tratamento médico ? sendo que moramos sobre o mesmo teto. e nem uma delas é casada, ambas solteiras.


tiago em 13-01-2014 às 18:06

tem como pagar uma gru antecipada pois tendo em vista o licenciamento


JOSE fERNANDO CARDOSO em 07-12-2013 às 0:48

Sou oficial RR BM RS, tenho um filho que ingressou no Exército em 2004, como Soldado, por sua dedicação foi promovido á Cabo, posteriormente á 3º Sargento, sendo que sofreu um acidente no interior do Quartel, foi mandado embora tão logo terminou seu tempo de serviço, sem ter recebido apoio, para plena recuperação, pois atualmente foi determinado sua reintegração por medida judicial, sendo que ao completar um ano efetivo de serviço, veio á contrair matrimônio, pois atualmente sua esposa esta grávida de seis meses, pois o mesmo encaminhou á solicitação para ser confeccionada sua carteira de dependente do FUSEX, seu atual Comandante negou-se á assinar o referido documento, dizendo que sua esposa não tem direito ao atendimento médico feito por este convênio, quer dizer também que vai ser negado o atendimento ao seu filho que esta por nascer, e o referido desconto em seu contra - cheque, como que se explica este procedimento, qual á Lei que ampara este procedimento deste Oficial, se o mesmo esta correto, se esta orientação partiu do FUSEX, venho por gentileza solicitar resposta urgente, para poder tomar medida junto ao Ministério do Exército, e também através do nosso advogado fomentar o processo, informando o Juiz que determinou sua reintegração, com todos seus direitos, se é o único convênio que ele possui, vem sendo descontado até a data presente ou seja Dezembro 2013, certo de sua colaboração e atenção para esta caso, pois o tratamento de minha nora, vai ser muito prejudicado com certeza. Agradeço pela atenção aguardo resposta pelo meu e-mail. Um grande Abraço atenciosamente.


Adelicio da Silva Gomes em 18-11-2013 às 11:57

GOSTARIA DE SER INFORMADO ONDE POSSO SER ATENDIDO PELO FUSEx NA CIDADE DE NITERÓI, PARA REALIZAÇÃO DE UM UM PROCEDIMENTO OFTALMOLÓGICO NÃO DISPONÍVEL NA PMN (Policlínica Militar de Niterói )?


MARIO CESAR PEREIRA DO NASCIME em 08-11-2013 às 10:12

Bom dia. Gostaria de saber se uma militar que desconta o FUSEx e ao mesmo tempo ela é pensionista também desconta o FUSEx, se poderá haver exclusão do FUSEx, como pensionista, pois nesse caso ela desconta 2 vezes, pois a pensão recebe como filha de militar. Obrigado Mario


Mácia em 27-08-2013 às 11:44

Bom dia Gostaria de saber se é possível fazer cirurgia oftálmica corretiva de astigmatismo, sendo grau 2 por meio do Fusex.


vanessa scharth em 22-08-2013 às 14:50

Olá, Não consigo nenhuma ajuda sobre essa mudança do fusex em 2005. Eu e minhas irmãs que somos dependentes do meu pai e não somos casadas, perdemos o direito do fusex isso procede? Qual a lei que se enquadra ? aguardo uma resposta. Sem mais Vanessa


Crisólita em 17-08-2013 às 14:05

Minha mãe tem Fusex e quase não utiliza. No momento está necessitando de uma fisioterapeuta domiciliar. Já tenho o relatório médico. Como proceder? Obrigada


Crisólita em 17-08-2013 às 14:05

Minha mãe tem Fusex e quase não utiliza. No momento está necessitando de uma fisioterapeuta domiciliar. Já tenho o relatório médico. Como proceder? Obrigada


CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA em 07-08-2013 às 9:41

Gostaria de obter ajuda de como proceder: Minha cunhada (irmã da minha mulher), moradora no Rio de Janeiro-RJ, é separada judicialmente e tem três filhos (2 homens e uma mulher); depende economicamente de um filho que é o único solteiro e é 3º sargento do Exército Brasileiro; Ele foi transferido para servir em Cuiabá –MT; Ela, há tempos, apresenta problemas de ordem médica com dores na coluna, tumores nas costas e quer saber como proceder para ser inclusa como dependente do filho, para obter tratamento no Hospital Central do Exército? Agradeço, desde já, pela atenção que me for dispensada.


luiz mario em 16-07-2013 às 16:35

Solicito-vos, por gentileza, a possibilidade de enviar-me legislação até 1990, que regulava inclusão de dependentes beneficiários do FUSEX. Atenciosamente Luiz Mario


WILSON JOSE SILVA DA SILVEIRA em 15-07-2013 às 20:40

Estou em processo de divorcio litigioso há quase 3 anos, minha atual companheira esta gravida de meu filho e encontra-se no sétimo mês de gestação devido a situação do divorcio não possuo, por enquanto, situação de união estavel, poderia solicitar atendimento pelo FUSEx, pré natal e parto.


karla Lacerda em 13-07-2013 às 14:58

Preciso saber se o Fusex é somente para militares do exército ou se estende aos militares da aeronáutica também? Obrigada


marcolino martins da silva em 29-06-2013 às 13:37

o cartão da fusex da minha filha venceu no dia 21/03/2013 ela foi retirada do sistema.porque ela fez 24 anos eu naõ renovei o cartão dela gostaria de saber quais os documentos necessário para implantar ela denovo no sistema,ela e solteira não trabalha mais ela vive com a mãe em outra residência porque eu sou divorciado,ainda eu pago a pensão alimentícia dela.eu peço-lhe a sua ajuda,obrigado


WALMOR HENRIQUE LIMA em 24-06-2013 às 19:23

Gostaria de saber se por acaso eu falecer minha esposa tem algo a receber do FUSEx ?


jose francisco filho em 23-06-2013 às 20:03

gostaria saber como entrar em contato com meu saldo devedor das despesas de saúde.


waldesil de souza pimentel em 13-06-2013 às 16:40

sou 2ºsgt R1 precp-cp 96-0375360 tinha minha mãe cadastrada como minha dependente no FUSEX desde, 1991 hoje com 94 anos infêrma necessitando de atendimento médicos,e hospitalar e perdeu os benefícios gostaria de saber se ela tem direito ao recadrastamento:Se sim e como devo proceder.


eduardo girao em 12-05-2013 às 9:56

Fui sargente de carreira da ESsA e hoje sou da reserva não remunerada. Gostaria de saber se tem como eu contribuir para o Fusex e ser beneficiário?


MARILU RODRIGUES DA COSTA em 28-04-2013 às 15:15

Meu marido é da reserva do Exército e tenho cartão do FUSEX, que não faço uso pois resido em Cabo Frio, onde não existe convênio. Tanto eu quanto meu marido somos obrigados a manter plano de saúde - UNIMED -, já que somos idosos e dependemos de assistencia médica constante. Minha dúvida é a seguinte: nosso plano da Unimed não nos garante internação e nem remoção, caso se faça necessário. Gostaria de saber se existe alguma forma de recebermos auxílio, tendo em vista descontarmos para o FUSEX (Desconto em folha). Meu número do Fusex é : 960600338 01;Também tenho outro n° da PMRJ que é : 126.0564. Desde já, grata pela atenção, subscrevo-me, Atenciosamente, Marilu Rodrigues da Costa


francisca zilma ferreira em 06-03-2013 às 20:15

saiu meu divorcio e por conta disso perdi meu fusex ,tenho direito a recorrerpara que tenha direito a saude fui casada por 32anos/


querlen patricia barros em 14-02-2013 às 12:47

a minha irmã foi exculida do fuxex sem avisarem nada. dizem q foi pq ela trabalhou em 2007... só que ela ñ trabalha e faz faculdade em rio grande federal, é totalmente dependente do meu pai.E agora mais ainda pq ela teve trombose nos seios venosos(trombose na cabeça) e ficou com sequelas, e já foi pedido a reintegração dela por 2 vezes e eles negam. quero saber como fazemos p/ reintegrar ela?


Julian em 11-02-2013 às 16:42

As condições de exclusão previstas se encontram nas IG 30-32 e IR 30-39. Onde encontro, para ler, tais condições??? É possivel responder via e-mail?


Neila Helou Good Lima em 08-02-2013 às 2:03

A contribuição para o Fusex é obrigatoria para as pensionistas? Agradeço a atenção.


Visitante em 09-01-2013 às 07:56 pm

meu filho e Tenente oficial exercito, sou dependente dele por problemas de saude, despesas financeiras pois pago aluguel, luz, telefone, despesas com remedios e alimentação, ganho somente um salario minimo e nao tenho nenhum plano de saude, posso ser dependente dele noexercito? obrigada pela atençao e aguardo uma resposta.


Visitante em 05-01-2013 às 03:25 am

Sou filha de excombatente hoje sou pensionista,estive na sip3 e me falaram que eu tinha direito a fusex gratuitamente a consultas na policlinica e ao hospital militar; Mas aos exames e cirurgias e qualquer procedimento teria que pagar uma porcentagem, que seria descontada no meu contra cheque. Para nao ser descontado nada não e melhor eu pagar uma mensalidade? Gostaria de saber mais sobre como funciona a fusex , pois ja me deram a provisoria dela. Obrigado.


Visitante em 22-12-2012 às 10:28 am

tenho uma filha de 25n anos e tinha um contrato provisorio e ganhava um salario acima do soldo do sd eng. E foi excluida do fusex; agora a mesma tem um outro contrato tambem provisorio e ganha o salario equiparado ao soldo do sd engajado, ela e solteira e mora com migo existe amparo legal para ela ser encluida novamente do fusex


Visitante em 11-12-2012 às 11:35 pm

gostaria de recber informações do cadbem fusex sbre recadastramento de dependente após as sindicãncias realizadas .uuuuu. pois já estou aguardando desde juno para atendimento médico -odonto e hospitalar ....UUUUUUU


Visitante em 04-10-2012 às 12:36 pm

nao aguento mais pagar despesas medica do meu ex conjugue alem de dar pensao ter que dar fuzex, tem mes que passo necessidade, eu acho que separou poque nao estava bom agora fica pendurada no ex conjugue sugando sangue nao da direito de agente ser feliz . sempre pertubando a paz social nao tenho mais filho menor.


Visitante em 03-10-2012 às 09:57 am

Por favor, gostaria de uma informação. Minha mãe e esposa de ex combatente já falecido, fui no Quartel central setor sip e dei entrada no cartão dela do fusex sendo que isto já se passarão uns quatro meses e o cartão não chega.Fui informada no mesmo que o cartão chegaria pelo correio, mais até hoje isto não ocorreu. Como devo proceder. Desde já obrigada


Visitante em 28-09-2012 às 01:17 pm

Gostaria de saber se posso incluir no fusex , minha neta de 1 ano e que mora comigo sob os meus cuidados ,sendo eu pensionista ?????


Visitante em 06-09-2012 às 06:18 pm

sou terceiro sargento reformado casado ,um filho 9 anos . minha duvida e posso colocar minha mãe viuva 52 anos como minha depentente.


Visitante em 05-08-2012 às 07:57 pm

Os pais (dependentes indiretos) mesmo que nao cadastrados no sistema DAS-FUSEx podem ser atendidos em OMS e a conta ser debitada dos vencimentos do titular? (Sei que existe essa possibilidade, pois já vi parentes de colegas serem atendidos e gostaria de saber aonde encontro este amparo). Muito obrigado.


Visitante em 28-07-2011 às 02:32 pm

por que nunca consigo marcar consulta pele internet, fiz o cadastro cadastrei senha e nunca consigo, pode me ajudar??????


Visitante em 28-07-2011 às 02:28 pm

gostaria de saber por que, não posso mais ser dependente de minha mãe, o meu cart ão venceu fazem 3 anos, a dois anos atras fui tentar fazer a inclusão e não podia mais gostaria de saber por que???? sou solteira e vivo com ela.......


Visitante em 18-07-2011 às 09:59 am

Gostaria imensamente saber como eu Marisete Rodrigues de Carvalho, tendo cartão fusex numero 342404713/05 prontuário 70410 hgeb, sendo o mesmo ja vencido no dia 29/06/2009, posso ter mais acesso sendo separada de meu marido Ed Wilson de Jesus Silva cel 92115648 taifeiro de segunda classe.O mesmo me comunicou que não se encomoda de eu continuar a usar o cartão, pque a saude publica nos hospitais publicos está deixando a desejar. Peço por gentileza de me mandarem boas notícias aguardo anciosa obrigada pela atencão Marisete Rodrigues de Carvalho cel 91673538. Se possível mandar resposta pelo email de meu filho: edpinga_@hotmail.com


Visitante em 01-04-2011 às 08:36 am

Bom dia. OS ARTIGOS E OPINIÕES publicados nesta pagina é grande importância para os contribuintes do FUSEX... Excelente trabalho. O meu problema é o seguinte: sou contribuinte do FUSEX,a minha filha faz faculdade, não trabalha e está completando 24 anos no próximo mês ,ela perde o direito de beneficiário do FUSEX? Obrigado.


Visitante em 09-12-2010 às 02:18 pm

Meus pais divorciaram-se consensualmente agora em novembro de 2010 e como acordo do divórcio meu pai (militar da reserva) declarou manter minha mãe (agora ex-cônjuge) como sua dependente do FUSEX, mas obtivemos informação de que não é mais possível. Isso procede?


Visitante em 27-11-2010 às 05:35 pm

não é isto meu companheiro vcs são muito uteis para nós , é que minha pagina estava muito carregada desculpa mesmo não leve mal precisamos de vcs obrigado.


Visitante em 08-11-2010 às 08:05 pm

solicito-vossas ondens no sentido de ser retirados todos meus blogs do portal militar inclusive anonimos , por ter surtido efeitos desejados até as proximas 08nov 20l0 20:03 mim cesp 039 .



Comente
Olá Visitante. Este usuário permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
Você receberá um email de confirmação.
Nome: Obrigatório
Digite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Redigite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
Digite o código de segurança:
  [ Voltar ]
Outas colaborações de neder
Veja Mais
Perfil de anonimo
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!