As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 22-06-2010. Acessado 1096 vezes.
Título da Postagem:O perigo nuclear no Irã
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 22-06-2010 @ 05:22 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]
O PERIGO NUCLEAR NO IRÃ

O IRÃ INFORMOU À AGÊNCIA NUCLEAR DA ONU QUE ESTÁ CONSTRUINDO UMA SEGUNDA USINA DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO, O QUE DEVE AGRAVAR OS TEMORES OCIDENTAIS DE QUE O PAÍS DESEJE DESENVOLVER UMA BOMBA NUCLEAR.

E AHMADINEJAD DETERMINOU QUE AS DEZ NOVAS USINAS DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO SERÃO DO TAMANHO DA CENTRAL JÁ EXISTENTE PRÓXIMA A NATANZ, QUE DEVERÁ CONTAR COM 50 MIL CENTRÍFUGAS. AINDA DECLAROU QUE SEU PAÍS PRECISA CONSTRUIR 500 MIL CENTRÍFUGAS PARA PRODUZIR, ANUALMENTE, 250 A 300 TONELADAS DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR.

NÃO BASTASSE O DESGASTE MUNDIAL COM VÁRIOS PAÍSES QUERENDO CRIAR UMA AUTONOMIA PARA PRODUÇÃO DE URÂNIO ENRIQUECIDO, SURGE O IRÃ COM SUA PROPOSTA DE USO PACÍFICO DA ENERGIA NUCLEAR. MAS HÁ CONTRADIÇÕES.

PARA USO PACÍFICO, DA ENERGIA NUCLEAR, O ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO NÃO PODE/DEVE PASSAR DE 5%. E O IRÃ PLANEJA IR ALÉM, ATÉ 20%. PARA PRODUZIR BOMBAS ATÔMICA O URÂNIO PRECISA ESTAR ENRIQUECIDO ACIMA DE 90%.

ENQUANTO MUITOS PAÍSES TÊM NEGOCIADO O DESARMAMENTO, DE SEUS ARSENAIS DE ARMAS NUCLEARES, OUTROS TÊM PROCURADO DESENVOLVER PROGRAMAS DE ARMAS NUCLEARES. COMO É CASO DO IRÃ.

A DETONAÇÃO DE UMA BOMBA NUCLEAR SOBRE UM ALVO COMO UMA CIDADE POPULOSA PROVOCA DANOS IMENSOS. O GRAU DOS DANOS DEPENDERÁ DA DISTÂNCIA DE ONDE O CENTRO DA BOMBA É DETONADO, CHAMADO DE HIPOCENTRO OU MARCO ZERO. QUANTO MAIS PRÓXIMO ALGUÉM ESTIVER DO HIPOCENTRO, MAIOR SERÁ O GRAU DE DANOS SÉRIOS. OS DANOS SÃO CAUSADOS POR DIVERSOS ASPECTOS: 

       1. UMA ONDA DE CALOR INTENSO DE UMA EXPLOSÃO;
       2. PRESSÃO DA ONDA DE CHOQUE CRIADA PELA DETONAÇÃO;
        3. RADIAÇÃO;
       4. PRECIPITAÇÃO RADIOATIVA (NUVENS DE FINAS PARTÍCULAS DE POEIRA RADIOATIVA E RESÍDUOS DA BOMBA QUE VOLTAM A CAIR NO SOLO).

NO LOCAL DO HIPOCENTRO, TUDO SERÁ IMEDIATAMENTE VAPORIZADO DEVIDO À ALTA TEMPERATURA (ATÉ 500 MILHÕES DE GRAUS FAHRENHEIT OU 300 MILHÕES DE GRAUS CELSIUS). FORA DO HIPOCENTRO, A MAIORIA DAS OCORRÊNCIAS SÃO CAUSADAS DEVIDO A QUEIMADURAS OCASIONADAS PELO CALOR, FERIMENTOS DEVIDO A ESTILHAÇOS AÉREOS DOS EDIFÍCIOS DERRUBADOS PELA ONDA DE CHOQUE E EXPOSIÇÃO À ALTA RADIAÇÃO.

FORA DA ÁREA IMEDIATA DA DETONAÇÃO, AS OCORRÊNCIAS SÃO CAUSADAS PELO CALOR, RADIAÇÃO E INCÊNDIOS GERADOS PELA ONDA DE CALOR. A LONGO PRAZO, A PRECIPITAÇÃO RADIOATIVA OCORRE SOBRE UMA ÁREA MAIS AMPLA DEVIDO A ESPIRAIS DE VENTO ANTECEDENTES. AS PARTÍCULAS DE PRECIPITAÇÃO RADIOATIVA PENETRAM O MANANCIAL D'ÁGUA E SÃO INALADAS E INGERIDAS POR PESSOAS A UMA DISTÂNCIA CONSIDERÁVEL DO LOCAL DE DETONAÇÃO DA BOMBA.

DIVERSOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, PRINCIPALMENTE A ONU, CRIARAM UMA LEGISLAÇÃO NORMATIVA, QUE SE DESDOBROU EM ACORDOS MULTILATERAIS, ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA FABRICAÇÃO DESSAS BOMBAS, DE MODO A DISCIPLINAR AS NAÇÕES PARA O USO CORRETO E SEGURO DA ENERGIA NUCLEAR – USINAS NUCLEARES.

COM BASE NAS MEDIDAS PREVENTIVAS E CORRETIVAS ELABORADAS SOB OS IMPACTOS DESASTROSOS, DOS ACIDENTES OPERACIONAIS, E ACORDOS DELIBERADOS POR QUESTÕES MILITARES E DE SEGURANÇA NACIONAL, O APREFEIÇOAMENTO DA SEGURANÇA FOI EVOLUINDO PARA SISTEMAS MAIS SEGUROS.
EXISTEM NORMAS DE PROCEDIMENTO PARA CONTROLE E GARANTIA DA QUALIDADE DESDE O PROJETO, A FABRICAÇÃO E A INSTALAÇÃO (USINA NUCLEAR E BOMBAS EM SILOS E PARA LANÇADORES ESTRATOSFÉRICOS).

A NECESSIDADE DE GARANTIA DA QUALIDADE DAS OPERAÇÕES ATINGE VALORES DE 0,0005%, NA PROBABILIDADE DE FALHAS. E O PAÍS QUE QUISER FAZER SEU PROGRAMA ESTÁ “LIBERADO”, DESDE QUE FIQUE “ALINHADO” ÀS DIRETRIZES DA ONU, SOB CONTROLE E FISCALIZAÇÃO PERMANENTE DA IAEA E WNA (AGÊNCIAS DE CONTROLE DE USO DE ARTEFATOS NUCLEARES) – OBRIGANDO-O A SER SIGNATÁRIO DOS ACORDOS MUTILATERAIS DE SEGURANÇA NUCLEAR.
 
MAS, O IRÃ RECUSA-SE A SUBMETER-SE ÀS REGRAS. E ISSO JOGA SUSPEITA NAS SUAS INTENÇÕES DE USO DO URÂNIO E ATIVIDADES NUCLEARES PACÍFICAS. VIRANDO UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA MUNDIAL.

UM EXTREMO CUIDADO É NECESSÁRIO, DO ENRIQUECIMENTO DO URÂNIO ATÉ SUA UTILIZAÇÃO NOS ARTEFATOS, NOS MANUSEIOS, NAS BALDEAÇÕES, NAS TRANFERÊNCIAS DE DISPOSITIVOS, NOS TRANSPORTES URBANOS E RURAIS, NOS PLANOS DE LOGÍSTICAS, NO TRATAMENTO DO AR E DA ÁGUA DAS INSTALAÇÕES, NO COMPLEXO DE SEGURANÇA PARA PREVENÇÃO E ATENUAÇÃO DE ACIDENTES. SENDO QUE A QUALIFICAÇÃO DOS TÉCNICOS, ENGENHEIROS E CIENTISTAS SE TORNA O SUPORTE MAIOR NA GARANTIA DA QUALIDADE E DA SEGURANÇA.

DESDE 1943, EM LOS ÁLAMOS NOS EUA, QUANDO SE FABRICARAM AS BOMBAS ATÔMICAS, JOGADAS SOBRE O JAPÃO (EM 1945), HÁ UMA CONVENÇÃO DE RESTRINGIR O ACESSO AO KNOW HOW DA TECNOLOGIA NUCLEAR, ASSUMINDO-SE UM TIPO DE ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM, JÁ QUE AS BOMBAS ATÔMICAS, TERMINARAM VIRANDO “FERRAMENTAS DE AMEAÇA E INTIMIDAÇÃO” BÉLICA.

O CONHECIMENTO DA FÍSICA NUCLEAR, DA MECÂNICA QUÂNTICA, DA METALURGIA ESPECÍFICA PARA ARTEFATOS NUCLEARES, DA ELETRÔNICA E DA ELÉTRICA, PASSOU NA OCASIÃO A SER “GUARDADO EM COFRES INDESTRUTÍVEIS”. E TODOS OS ELEMENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS QUE TRABALHAM NESSE RAMO SÃO “VIGIADOS, MONITORADOS E TUTORADOS”, POR ESTADOS QUE NÃO PODEM SE DAR AO LUXO DA CORRUPÇÃO E DAS MAZELAS POLÍTICAS (OU DE FANATISMOS RELIGIOSOS) DE SISTEMAS DE GOVERNOS NÃO CONFIÁVEIS E INSTÁVEIS. A RÚSSIA TERMINOU SENDO O PERIGO MUNDIAL, PELO SEUS MAZELOS E DESCUIDOS. E O IRÃ SERÁ MAIS UM PAÍS DESSES, ASSIM COMO O BRASIL – SE TIVESSE BOMBA ATÔMICA HOJE (RELATO DE COLEGAS ENGENHEIROS DO RAMO).

OS PAÍSES QUE UTILIZAM A ENERGIA NUCLEAR E FABRICAM BOMBAS (ESSES AGORA EM NEGOCIAÇÕES PARA O DESARMAMENTO – E QUE JÁ SE FEZ MUITO ENTRE RÚSSIA E OS EUA) POSSUEM UMA RELAÇÃO DE ACIDENTES E DE CONSEQUÊNCIAS HUMANAS E AMBIENTAIS, EXTREMAMENTE DRAMÁTICA, PRICIPALMENTE O JAPÃO – VÍTIMA DE DUAS BOMBAS ATÔMICAS E COM UM HISTÓRICO MÉDICO E DE TRATAMENTO DE DOENTES E CANCEROSOS, DECORRENTE DAS EXPLOSÕES, EM FINS DE 1945, SOBRE SEU TERRITÓRIO.

A RADIAÇÃO PROVOCA DANOS IRREVERSÍVEIS OU DE REVERSÃO DEMORADA, LONGA E PREJUDICIAL À GENÉTICA HUMANA, À DOS VEGETAIS E À DOS ANIMAIS, ALÉM DAS CONTAMINAÇÕES DURADOURAS DO AR E DA ÁGUA. SE O IRÃ CHEGAR A FABRICAR BOMBAS ATÔMICAS IRÁ TER QUE FAZER TESTES DE DETONAÇÕES COM CONSEQUÊNCIAS IMPREVISÍVEIS, UMA VEZ QUE SE TRATA DE UM PAÍS EXCLUÍDO DO ACESSO AO KNOW HOW, DA TECNOLOGIA NUCLEAR, E QUE MUITOS EXPERIMENTOS SERÃO NA “FAIXA DO ERRO E ACÊRTO”. E O MUNDO NÃO PODE PASSAR POR ESSA AMEAÇA NOVAMENTE.

ENTÃO, SURGE O LULA, O BUFÃO BRASILEIRO, PASSANDO ATESTADO DE INOCENTE, IGNORANTE E INTROMETIDO INÚTIL, NUM ASSUNTO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, NO QUAL OS DETENTORES DO KNOW HOW NUCLEAR, EXCLUEM ATÉ O BRASIL, AO ACESSO A ESSE CONHECIMENTO, DIANTE DA CHANCELER ALEMÃ – ANGELA MERKEL – E DIZ: - “A RÚSSIA E OS EUA NÃO TÊM AUTORIDADE MORAL PARA IMPEDIR O IRÃ DE DESENVOLVER SEU PROGRAMA NUCLEAR ...” SÓ PORQUE ELES TÊM BOMBAS ATÔMICAS? ELES ESTÃO EM PLENA CONVENÇÃO DE DESARMAMENTO, ASSIM COMO OS OUTROS DETENTORES DE BOMBAS ATÔMICAS.

E ELES SÃO OS INVENTORES ORIGINAIS DESSES ARTEFATOS E JÁ RECONHECEM QUE SÃO INÚTEIS PARA USO “DENTRO DO PLANETA TERRA”, MESMO QUE JÁ CHEGANDO AO TAMANHO DE UMA PEQUENA MOCHILA. O TEMOR SERÁ O USO TERRORISTA DE BOMBAS ATÔMICAS, PELOS FANÁTICOS MULÇUMANOS ...
MAS, A QUESTÃO NÃO É SÓ CHEGAR A “FAZER BOMBAS ATÔMICAS”. A QUESTÃO É CHEGAR A UM DESENVOLVIMENTO PLENO E SATISFATÓRIO DELAS, SEM QUE SE TENHA “CONTAMINADO A SI MESMO PRIMEIRO E O MUNDO INTEIRO DEPOIS”. OUTRA QUESTÃO É O REJEITO DO ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO E O LIXO NUCLEAR DE USINAS OU “BOMBAS ATÔMICAS DESMONTADAS” (PELO DESARMAMENTO).

NÃO SÓ LULA DEMONSTROU QUE O BRASIL JAMAIS PODERIA POSSUIR HOJE BOMBAS ATÔMICAS, BEM COMO NEM POSSUIR USINAS NUCLEARES, E QUE NÃO POSSUI UM SISTEMA DE GOVERNO CONFIÁVEL E RESPONSÁVEL. LULA DEU MOSTRAS DA NOSSA PROFUNDA INDIGÊNCIA TECNOLÓGICA. PELO JEITO SÓ SOMOS BONS EM FUTEBOL, SAMBA, MULHERES DE VIDA FÁCIL, POLÍTICOS CORRUPTOS, LADRÕES DE COFRES PÚBLICOS, TRAFICANTES, CHEIRADORES, MACONHEIROS, TAMBORES, TAMBORINS, CUÍCAS E CAVAQUINHOS ... EU, SOU BOM DE PIPA, TAMBÉM ...

OS BASTIDORES ALEMÃES, APÓS DECLARAÇÃO DE LULA, SE ASSOMBRARAM COM TAMANHA INCAPACIDADE DE SUA ASSESSORIA, DA ADMINISTRAÇÃO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, DA BOÇALIDADE DOS QUE DERAM “SUPORTE” AO LULA PARA FALAR AS MAIORES ASNEIRAS, BEM ESTÚPIDAS ... ESSE CANALHA AINDA QUER INTERFERIR NA AUTONOMIA DO POVO DE HONDURAS, QUER UM ASSENTO NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, QUER FAZER DA UNASUL UM FRONTAL CONTRA OS EUA, QUER TERRORISTAS ISLÂMICOS BOMBARDEANDO NAÇÕES COM “BOMBINHAS NUCLEARES, COM CÓDICES DO ALCORÃO” ...

LULA SÓ ENTENDE DA RADIÇÃO SOLAR QUE PODE QUEIMAR O LOMBO DELE E FAZER BOLHAS DE 3º GRAU, EM CHURRASCOS NA GRANJA DO TORTO – NOME BEM COLOCADO – E MANTIDO PELO REGIME MILITAR – NUMA BOA VISÃO DOS FUTUROS ADMINISTRADORES DO BRASIL.

E PODÍAMOS COLOCAR UM POUCO DO “PÓZINHO AZUL DE CÉSIO 137”, NA FAROFA DA FEIJOADA DESSE IMBECIL ... E DA SUA CORJA, TAMBÉM, LEMBRANDO O TRISTE EPISÓDIO DE GOIÂNIA ... MAS, PARA A FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO – MENOS PARA OS LULISTAS, OS COTISTAS, OS BOLSISTAS E OS SINDICALISTAS!

ABRAÇOS,

LEWTON - RADIOATIVAMENTE ENFURECIDO!



Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!