As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 22-06-2010. Acessado 439 vezes.
Título da Postagem:DERROCADA DAS FFAA OU "RETIRADA" SEM LUTA?
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 22-06-2010 @ 07:33 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

DERROCADA DAS FFAA OU "RETIRADA" SEM LUTA?

PRESENCIAMOS A AGONIA DE UMA INSTITUIÇÃO QUE HÁ 10 ANOS COMEÇOU A "FUGIR DA LUTA". BEM, A MEU VER, A DERROCADA FOI DAS "FFAA SUBSERVIENTES", QUE SUCUMBIU A AÇÃO DE MELIANTES SOCIALISTAS E LESA-PÁTRIA. NÃO FALTARAM COMBATES DE CIVIS E EX-MILITARES QUE ESTIMAM FORTEMENTE AS FFAA. A INTERNET PULULA EM ARTIGOS COM ALTO FERVOR PATRIÓTICO.

SE SAITO, PERI E O ALMIRANTE JULIO SOARES NÃO PUDERAM REAGIR ÀS MUDANÇAS, ELES HERDARAM UMA CONVENIÊNCIA DA ÉPOCA DE FHC, QUANDO FOI CRIADO O MINISTÉRIO DA DEFESA. NÃO HOUVE NENHUM DEBATE ENTRE MILITARES, SOCIEDADE E AUTORIDADES QUE PUDESSE INIBIR TAL AFRONTA DE FHC. E OS 3 COMANDANTES EM CHEFE, ESTAMPAM A DERROCADA EM SI MESMOS, COMO "CRIANÇAS QUE PERDERAM O PIRULITO" E SERÃO PARA SEMPRE A IMAGEM DA IMOBILIDADE INTELECTUAL E DA COVARDIA. ELES SÃO AS "FFAA SUBSERVIENTES". MAS COMO ISSO É POSSÍVEL SE AS FFAA FIZERAM A GRANDEZA DO BRASIL?

TERÍAMOS UMA AÇÃO REATIVA DE DEFESA, NO BRASIL, A ALGUMA AÇÃO MILITAR ESTRANGEIRA, QUE AMEAÇASSE NOSSA SOBERANIA, COMO AS QUE EXEMPLIFICARAM AS REAÇÕES BRITÂNICAS NA 2ª GRANDE GUERRA, CONTRA O NAZISMO? IRIAM OS 3 COMANDANTES ENTREGAREM O BRASIL?

AGORA FIQUEI COM GRANDE TEMOR SOBRE A APARENTE E PRECÁRIA HABILIDADE MILITAR E COMBATIVA DOS SUBORDINADOS DE SAITO, PERI E O ALMIRANTE JULIO SOARES. SE OS COMANDANTES ENTREGARAM AS SUAS ARMAS, E HONRAS, IMAGINEMOS O RESTO DA CASERNA? HOUVE COVARDIA PARA UMA REAÇÃO LÓGICA, À LUZ DA DEFESA DA SOBERANIA, POR FALHAS DE ARQUITETURA E CONTEÚDO NA REETRUTURAÇÃO DAS FFAA, FEITA POR JOBIM? QUEM É QUE NÃO PERMITIU UM DEBATE ABERTO ENTRE O PESSOAL DO ESTADO MAIOR E DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA? JOBIM "O CORPULENTO"? OU OS 3 COMANDANTES?

A REESTRUTURAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO É ALGO DE ALTA PERICULOSIDADE, SE NÃO FEITA POR ESPECIALISTAS E COM UMA AMPLA COMISSÃO DE CONSELHEIROS E GÊNIOS MILITARES. JOBIM É UM FANFARRÃO ESCORADO EM QUEM? PODE ALGUÉM TEMER JOBIM, POR QUAIS MOTIVOS? PERDER O POSTO, PERDER A PATENTE, PERDER O SOLDO, PERDER A APOSENTADORIA, PERDER A CASA NA VILA MILITAR, PERDER A HONRA, PERDER O RESPEITO DA SOCIEDADE ...?

AS REESTRUTURAÇÕES QUANDO “INCOMPETENTEMENTE” FEITAS CRIAM ANOMALIAS INESPERADAS, OU COMO EFEITOS COLATERAIS: 1. CONCENTRAÇÃO DE PODER ONDE NÃO SE QUERIA, 2. DESLOCAMENTO DO CENTRO DE DECISÕES PARA REGIMES “INFORMAIS”, ONDE FICOU O CONHECIMENTO PARA TAL, 3. PERDA DO FOCO OU DO DIRECIONAMENTO DE AÇÕES PRODUTIVAS, 4. SURGIMENTO DE NOVAS LIDERANÇAS IMPREVISTAS, TÉCNICAS OU POLÍTICAS, 5. DECAIMENTO DO “TEMPO DE AÇÃO E REAÇÃO” PELO NOVO PROCESSO DE “ACLIMATAÇÃO” ÀS NOVAS DIRETRIZES, 6. REESCREVER A NOVA ROTINA DE MODO PORMENORIZADO, DEMORADO E CONFLITANTE, 7. DESMOBILIZAÇÃO DAS INICIATIVAS DE PRONTIDÃO E CORREÇÃO NAS ANOMALIAS OPERACIONAIS CRÔNICAS E NAS COMUNS, 8. REFORMATAÇÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA E ADMINISTRATIVA, DA CONSOLIDAÇÃO DE NOVA IDEOLOGIA, EM SALTOS NO VAZIO, SEM LAÇOS DE CONTINUIDADE, 9. INDEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES E CONTURBAÇÃO NA HIERARQUIA TRADICIONAL POR REJEIÇÕES A LÍDERES NÃO RECONHECIDOS, POSICIONADOS INDEVIDAMENTE E 10. DESOBEDIÊNCIA VELADA POR RESSENTIMENTO E SABOTAGENS OPERACIONAIS.

UM MODELO DE REESTRUTURAÇÃO SÓ É "ACEITO" QUANDO NOS CENÁRIOS OPERACIONAIS POSSÍVEIS HOUVER RESPOSTA CONSISTENTE, E EM CONFORMIDADE, COM OS PRINCÍPIOS E PREMISSAS QUE LEVARAM À SUA PROPOSIÇÃO. FORA DISSO OS ELEMENTOS DA REESTRUTURAÇÃO PODERÃO SER UM MERO "ARRANJO" IRRESPONSÁVEL E INCONSTITUCIONAL. ALÉM DE SER A ADOÇÃO DE UM MODELO DITATORIAL E PERVERSO COM A DIGNIDADE DOS SEUS OPERANTES E EXECUTANTES. COISA INFANTIL E FANTASIOSA DE BRINCAR COM "MASSINHA" ... E PRODUZIR CALAMIDADES À SOBERANIA E AO PATRIMÔNIO NACIONAL. MUITAS VIDAS HUMANAS PODERÃO SER PERDIDAS EM FALHAS DE CONCEPÇÃO E DE APLICAÇÃO DE MODELOS REESTRUTURADOS SEM USO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS. JOBIM É UM LEIGO E NÃO POSSUI QUALIFICAÇÃO PARA COMPREENDER O JOGO DE "MASSINHAS" QUE ELE MODELOU. 

A MEU VER SAITO, PERI E O ALMIRANTE JULIO SOARES SÃO O PORTAL DA HUMILHAÇÃO MILITAR BRASILEIRA, DIANTE DE UM TEMERÁRIO IDEÓLOGO "VENDIDO", ASSALARIADO DO LULISMO, COMO JOBIM. E EFETIVARAM UMA "RETIRADA SEM LUTAS". MAS NADA É PERMANENTE E TUDO ESTÁ SUJEITO ÀS MUDANÇAS, E AS VEZES QUANDO SURGEM INOPORTUNAMENTE, PODEM SER "APROVEITADAS" PARA "ROMPER PARADIGMAS" E ENCAMPAR NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAS OPERACIONAIS MAIS EFICIENTES E ECONÔMICAS, QUE ESTÃO ALÉM DA VISÃO DOS IGNORANTES MENTORES DA REESTRUTURAÇÃO TEMERÁRIA. E DA FORMA QUE SE FEZ AGORA, COM A ATUAÇÃO FORA DE SENSO DE JOBIM E DOS COMANDANTES (ATUANTES OU OMISSOS) PODERÁ EM BREVE SER FEITA NUMA VERSÃO MILITARMENTE MAIS CORRETA E APTA. E MAIS CONSENSUAL E DEMOCRÁTICA ...

EM VÁRIAS REESTRUTURAÇÕES OCORRERAM "ELEMENTOS-SURPRESA", MESMO TENDO A ABORDAGEM CIENTIFICAMENTE CORRETA. E AS CONSEQUÊNCIAS FORAM DEBITADAS NAS CONTAS DOS REESTRUTURADORES E DOS PARTICIPANTES (ATUANTES OU OMISSOS), ORIGINANDO LITÍGIOS E CONTENCIOSOS QUE JOGARAM REPUTAÇÕES, CARREIRAS E RIQUEZAS NA SARJETA.

O LULISMO NÃO VAI DURAR MUITO E CAIRÁ POR SUA PRÓPRIA CONTA E INCOMPETÊNCIA, ESTÁ EM ALTO GRAU DE DEGENERAÇÃO, QUANDO PODEREMOS ASSISTIR JOBIM, "O CORPULENTO", A BRADAR QUE NÃO TEM MEDO DE ENFRENTAMENTOS - COM O CHAPÉU DE NAPOLEÃO OU COM A "SS" DA GESTAPO - NUM MANICÔMIO DE "NORMAIS", JUNTO COM UMA GRANDE CORJA DE LULISTAS ABESTADOS.

ABRAÇOS,

LEWTON  




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!