As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 23-06-2010. Acessado 694 vezes.
Título da Postagem:O SÁBIO E O CANDIDATO POLÍTICO
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 23-06-2010 @ 10:38 am
[ Avise alguém sobre este texto ]

O SÁBIO E O CANDIDATO POLÍTICO

 

COMO SEMPRE COSTUMA ACONTECER NOS PAÍSES DISTANTES, DA "CIVILIZAÇÃO", APARECE DE VEZ EM QUANDO UM NOVO HERÓI. MAS PARA SER HERÓI DO POVO É PRECISO SE REVESTIR EM "PELE DE CORDEIRO". POR ENQUANTO SÓ APARECERAM "LOBOS EM PELE DE CORDEIRO". 

PELO MENOS ISSO TEM ACONTECIDO ATÉ AGORA. DIFÍCIL É SURGIR UM NOVO "CORDEIRO" VERDADEIRO, EM "PELE DE JUSTO E SÁBIO". ASSIM TODOS DEVEM TENTAR SUBIR NA "MONTANHA DOS SÁBIOS", PARA PROCURAR DESCOBRIR A "ARTE DE BEM GOVERNAR".

TODA TERRA DISTANTE TEM SUAS MONTANHAS, E SEUS SÁBIOS EM RECESSO, PARA ONDE SE DEVE IR FAZER REFLEXÕES.

HÁ A TERRA DO NUNCA, O REINO REMOTO, O PAÍS ESQUECIDO, E TODOS MUITO ALÉM DOS VALES E MONTANHAS, ALÉM DOS MARES, FLORESTAS E DESERTOS. TÃO DISTANTES QUE SE TORNAM LENDAS REMOTAS NA HISTÓRIA DO TEMPO E ALÉM DAS GERAÇÕES.

EM TODA LENDA OS SÁBIOS ESTÃO EM RECESSO, LONGE DO DIUTURNO - 24 HORAS POR DIA - ONDE SÓ OS IGNORANTES GOVERNAM. E IGNORANTES NÃO SABEM O QUE FAZEM - APENAS "SÃO CEGOS LEVANDO CEGOS AO ABISMO". VIVEM ENTERRANDO OS MORTOS - COMO "DEIXAI OS MORTOS ENTERRAREM OS MORTOS".
MAS DE VEZ EM QUANDO APARECE ALGUÉM A SUBIR A "MONTANHA DOS SÁBIOS" PARA INDAGAR E APRENDER.

PORÉM UM CIDADÃO DE BOA VONTADE, TAMBÉM, TEM ASPIRAÇÕES POLÍTICAS, PARA PODER AJUDAR. E, QUANDO ISSO SURGE, ELE NORMALMENTE SE COLOCA A MEDITAR, E SOBE A MONTANHA DOS SÁBIOS, PARA ADQUIRIR CERTAS NOÇÕES DE BASE PARA O EXERCÍCIO PÚBLICO.

MAS O QUE É PRECISO SABER PARA AJUDAR O POVO?

COM JÁ SE SABE, "GOVERNAR É FAZER AO PRÓXIMO O QUE QUEREMOS QUE NOS FAÇAM". OU "AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO". SERIA ISSO GOVERNAR EMPATICAMENTE!

TODO ASPIRANTE A GOVERNANTE DEVERIA FAZER A VERDADEIRA CAMPANHA ELEITORAL E O COMPROMISSO COM O "AMAR O PRÓXIMO". ISSO SERIA DESENVOLVER A "SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA - SINESTÉSICA", DENTRO DA ARTE DE BEM GOVERNAR.

O QUE A "SENSIBILIZAÇÃO SINESTÉSICA" NÃO PODERÁ FAZER PELA CARIDADE, COM COLOCAÇÃO "EMPÁTICA"? 

TENTANDO ADOTAR A TAL “ENGENHARIA DE CONCEITOS”, ESCLARECENDO O SIGNIFICADO DE EMPATIA SINESTÉSICA, TEM POR OBJETIVO O DO “INDIVÍDUO COLOCAR-SE NO LUGAR DO PRÓXIMO, EM SEU LUGAR FÍSICO, AMBIENTAL E SOCIOECONÔMICO, CAPTAR POR VIVÊNCIA REAL SUAS IMPRESSÕES MATERIAIS, ESPIRITUAIS, AGONIZANTES E LÚDICAS: VENDO, LENDO E OUVINDO, SENTINDO SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA E DE LUTA”.

ASSIM OS PROPONENTES À POLÍTICA DEVERIAM EXERCER SEUS MANDATOS SOB O REGIME DA EMPATIA SINESTÉSICA, PARA FINALMENTE RECEBEREM AQUELES “DIPLOMAZINHOS” HOJE TÃO RIDÍCULOS, SEM SIGNIFICADO HUMANO, DE COMPROMISSO COM O PRÓXIMO E DE SIGNIFICATIVO "ESFORÇO INTELECTUAL".

OS SÁBIOS ELABORARAM COM SUA "LÓGICA CONSTRUTIVISTA" UMA RELAÇÃO DE "MEDIDAS EMPÁTICAS" DENTRO DE UM REGIME DE EXERCÍCIO EM CARGOS PÚBLICOS. E TODO CANDIDATO POLÍTICO DEVERIA SUBIR ESSA MONTANHA DE SABEDORIA.

DENTRE VÁRIAS REGRAS DE CONDUTA ÉTICA, MORAL E CRISTÃ OS SÁBIOS ELABORARAM UMA LISTA DE OBRIGAÇÕES E QUE FICOU, EM SEU PRIMEIRO ESBOÇO, ASSIM CONSTITUÍDA:

REGIME DA EMPATIA SINESTÉSICA (PARA SER POLÍTICO PRECISA "APRENDER") 

1. TER ATENDIMENTO SOMENTE EM HOSPITAIS PÚBLICOS; 2. VIAJAR SOMENTE PELAS ESTRADAS; 3. ALIMENTAR SE COM CESTAS BÁSICAS POPULARES; 4. MORAR EM CONJUNTOS HABITACIONAIS BEM POPULARES; 5. TER VALE CHURRASCO E TICKET CERVEJA SÓ PARA 2 FINS DE SEMANA POR MÊS; 6. JEJUAR 7 DIAS POR MÊS E FIRMAR O SIGNIFICADO DA FOME; 7. VIVER COM US$ 10,00 POR DIA E AVALIAR E TAL LINHA DA POBREZA; 8. ACORDAR ÀS 5H00 DA MANHÃ PARA O TRABALHO E IR A PÉ OU DE ÔNIBUS; 9. TER UMA HORA PARA ALMOÇO EM MARMITA FRIA OU MORNA; 10. BATER PONTO E TER SOMENTE 3 DIAS DE FALTAS ABONADOS POR ANO; 11. AGUARDAR CONSULTAS MÉDICAS POR 6 MESES, COM OU SEM DOENÇA GRAVE; 12. TER OPERAÇÕES CIRÚRGICAS DE EMERGÊNCIA PROGRAMADAS 1 VEZ A CADA 3 ANOS; 13. FICAR NAS FILAS E VIAJAR EM TRANSPORTES URBANOS CERCA DE 4 HORAS POR DIA; 14. CHEGAR DO TRABALHO ENTRE 23H00 E 01H00 TODO DIA E NÃO TER O QUE COMER; 15. COLOCAR FILHOS EM ESCOLAS PÚBLICAS E EM ÁREAS DE RISCO; 16. ENTRAR EM CONSÓRCIO DE BICICLETAS OU MOTONETAS; 17. TER UM LOTE DE REMÉDIOS "PADRÃO" PARA CADA 6 MESES; 18. PASSAR 3 MESES POR ANO SEM "EMPREGO" - SEM NENHUMA ASSISTÊNCIA; 19. ENTERRAR PARENTES EM COVAS RASAS A R$ 250,00 O ENTERRO; 20. FICAR SEM O USO DA ÁGUA POR 5 DIAS A CADA 3 MESES;21. FICAR SEM O USO DOS BENEFÍCIOS DA ENERGIA ELÉTRICA POR 5 DIAS A CADA 2 MESES; 22. APOSENTAR COM UM SALÁRIO CORRESPONDENTE À SUA CONTRIBUIÇÃO, SÓ REAJUSTADO A CADA ANO E ABAIXO DO VALOR APLICADO AO SALÁRIO MÍNIMO; 23. APOSENTAR AOS 70 ANOS "DEPOIS QUE MORRER"; 24. REQUERER APOSENTADORIA E AGUARDAR DECISÃO EM 3 A 5 ANOS; 25. EXPERIMENTAR A INVALIDEZ: ANDAR COM TAPA OLHOS, OU CADEIRA DE RODAS, OU MULETAS POR 10 DIAS NO ANO; 26. DORMIR DURANTE O INVERNO POR 10 DIAS AO RELENTO A CADA ANO; 27. QUEBRAR PEDRAS EM PEDREIRAS POR 2 DIAS SEGUIDOS A CADA SEMESTRE; 28. FICAR 5 DIAS A CADA ANO EM CELA DE PRESÍDIO; 29. DIVIDIR TODO O SALÁRIO DE UM MÊS, A CADA ANO, COM 6 PESSOAS CARENTES; 30. ABRIGAR EM SUA MORADIA, 2 MENDIGOS, POR 5 DIAS A CADA 3 MESES; 31. TER DIPLOMA UNIVERSITÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA OU ENGENHARIA; 32. PLANTAR 5 ÁRVORES TODO MÊS; 33. TRABALHAR 2 DIAS POR SEMESTRE NUM ASILO.

ACHARAM QUE 33 ITENS ERA UMA BOA RELAÇÃO E COM NÚMERO - CABALÍSTICO - O TAL 33 DE CRISTO.

NÃO ADIANTA DIZER QUE “JÁ SENTIU FOME E FRIO”, QUANDO PEQUENO. NÃO ADIANTA DIZER QUE VIAJOU DE "PAU DE ARARA" E NÃO TINHA ONDE MORAR, OU NÃO TINHA HOSPITAL OU OUTRA NECESSIDADE BÁSICA QUALQUER, JÁ QUE SE ESQUECE A DOR E O SOFRIMENTO CORRESPONDENTE. TÃO RÁPIDO O TEMPO PASSA, OS HOMENS ESQUECEM SUAS INFÂNCIAS E INFORTÚNIOS.

E HOJE SABEMOS QUE QUEM QUE “JÁ SENTIU FOME E FRIO”, QUANDO PEQUENO, NÃO SABE RESOLVER ESSES PROBLEMAS - O LULISMO NÃO SABE, NA COMPLEXIDADE DOS FATORES DE SUA ORIGEM E NA NECESSIDADE DE AMPLO CONHECIMENTO TÉCNICO PARA SUA SOLUÇÃO. E TEM QUE SE “ESTUDAR MUITO E A TODA HORA”. COISA QUE NÃO SE CONSEGUE COM UM HOMEM SÓ (SEJA SIMPÁTICO, BONACHÃO, AMIGÁVEL E LUTADOR), PELA "VISIBILIDADE" QUE A VIDA LHE DEU, FICANDO CONHECIDO SOMENTE EM CENAS, MAS COM UM SISTEMA – UM NOVO SISTEMA E SEUS MÉTODOS, REGRAS, LIMITES, PADRÕES E VALORES DE BOA QUALIDADE.

MAS, A "EMPATIA SINESTÉSICA" ARREMETE O INDIVÍDUO ÀS VIVÊNCIAS DA COLETIVIDADE QUE ELE IRÁ “EXPLORAR” COM SUAS CAMPANHAS ELEITORAIS, SUAS “MENTIRAS”, SEUS “ENGANOS”, SEUS “DESLIZES”, SUAS “IGNOMÍNIAS” ... OU SUAS INTENÇÕES SINCERAS E HUMANAS.

NÃO SERIA USAR “PELE DE LOBO” E NEM “PELE DE CORDEIRO”, MAS A “PELE DO HOMEM” – AQUELE COM A IMAGEM E A SEMELHANÇA DE DEUS.

NISSO TEMOS CERTEZA DE QUE TUDO QUE JÁ VIVENCIAMOS, NA TAL ARTE DE BEM GOVERNAR, SÓ ASSISTIMOS A (O): ARTE DA CORRUPÇÃO, FALSO TESTEMUNHO, FALSIDADE IDEÓLOGICA,  EXERCÍCIO ILEGAL DE PROFISSÕES, DESVIOS DE CONDUTA, FALSA MORAL, IDOLATRIA IDEOLÓGICA PUERIL, MASSACRE CONSENTIDO DE VIDAS, ESPERANÇAS E SONHOS, FLAGELOS SOCIAIS, MORTICÍNIO DA CIDADANIA E ETC.

PARECE-NOS QUE NO BRASIL, A TERRA TUPINIQUIM - DO NUNCA CHEGA AO FUTURO – COMO JÁ DISSERAM - NÃO EXISTAM "MONTANHA DE SÁBIOS", NEM PLANALTOS, NEM VALES E NEM CAVERNAS, MAS TÃO SOMENTE "PORÕES INFERNAIS" DE ABRIGO DAS TREVAS, DA MALDADE E DA CORRUPÇÃO - DAS LEIS, DOS PRINCÍPIOS, DOS CÓDIGOS, DOS DEVERES E DOS DIREITOS - POIS CEGOS NOS GOVERNAM, CEGOS DE CORAÇÃO, DE RAZÃO, DE AMOR E SABEDORIA.

E QUE JÁ CORROMPERAM ATÉ A ÉTICA DO DIABO.

SAUDAÇÕES,

ENGº LEWTON BURITY VERRI

DIRETOR CIENTÍFICO DO IEAQ

CREA - 74-1-01852-8 RJ

ESCRITOR E PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO

EX-MILITAR DA ARMADA DA MARINHA DE GUERRA  




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!