As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 29-09-2010. Acessado 1086 vezes.
Título da Postagem:A DITADURA VERMELHA, NO SETOR DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO ...
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 29-09-2010 @ 12:38 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

A DITADURA VERMELHA, NO SETOR DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO ...

VAI ACABAR COM A "PETROBRÁS", ASSIM COMO A DITADURA DO PMDB, SOB O DITO SARNEY, ACABOU COM A "SIDERBRÁS" - SETOR ESTRATÉGICO, DE QUANDO O "AÇO ERA NOSSO".

O PETRÓLEO NESTA DITADURA VERMELHA É DO PT, DO PMDB, DA DILMA E DO LULA, MAS NÃO É NOSSO ...

LEIAM O QUE SARNEY FEZ COM A SIDERBRÁS ... DILMA E LULA JÁ ESTÃO FAZENDO COM A PETROBRÁS!
=====================================

CAMPANHA DOS 5 ANOS PARA O SARNEY: QUEM LEMBRA?

QUEM LEMBRA DESSE TRÁGICO INCIDENTE POLÍTICO NO BRASIL? EU LEMBRO, POIS LEVEI UMA SURRA DE IMORALIDADES, QUE EXISTIAM ANTES, EM BRASÍLIA, PÓS-DITADURA (?), E NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS DOS GRUPELHOS DE MARGINAIS DA POLÍTICA QUE ASSUMIRAM A ADMINISTRAÇÃO DO PAÍS, SOB AS "INSTRUÇÕES DE SARNEY". E NAS ESTATAIS E BANCOS ESTATAIS.

DEPOIS DAS "DIRETAS JÁ" TODOS NÓS FICAMOS SABENDO O "POR QUE (?)" DE TANTA SANHA, PARA ACABAR COM O QUE DENOMINAVAM DE "DITADURA". AGORA SABEMOS QUE ERA PARA VENDER NOSSAS CARREIRAS (INTELIGÊNCIA, FORÇA, SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS), SONHOS, CRIATIVIDADE, ENGENHOS, PATRIMÔNIOS, KNOW HOW E ESPERANÇAS. ASSUMIRAM LADRÕES, VENDILHÕES E MANIQUEÍSTAS DE TODA SORTE DE AÇÃO CRIMINAL E DE LESA-PÁTRIA.

NÃO SE TRATA DE CHUTAR O "LEÃO MORTO" (NO BRASIL, É PROVÁVEL QUE ATÉ RESSUSCITE), MAS AGORA QUE O ESQUEMA VAMPIRESCO DESSE MARGINAL VEIO À PÚBLICO, AS PESSOAS PASSAM E "RETIRAR SUAS HISTÓRIAS DOS ARQUIVOS".

EU ERA ENGENHEIRO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL, FUNDADA EM 1946 POR GETÚLIO VARGAS, EM VOLTA REDONDA - RJ, QUANDO OCORRERAM OS EVENTOS RELATADOS NOS TEXTOS QUE SEPARAMOS ABAIXO (1) E (2).

ENTREI POR CONCURSO SELECIONADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF, SENDO APROVADO EM JANEIRO DE 1975 (FIQUEI NELA ATÉ 1996 /1997). NAQUELA ÉPOCA DO PLANO SIDERÚRGICO NACIONAL (DOS MILITARES) NÃO FALTAVAM EMPREGOS PARA ENGENHEIROS METALÚRGICOS. AS EMPRESAS IAM EM NOSSAS SALAS DE AULAS (NA UFF DE VOLTA REDONDA) NOS OFERECER EMPREGOS: EMBRAER, AVIBRÁS, ENGESA, PETROBRÁS, FORD, VOLKS, CSN, USIMINAS, COSIPA, WEG, VILLARES E OUTRAS MAIS QUE FECHAVAM MAIS DE 50% DO PIB INDUSTRIAL NA ÉPOCA.

HAVIA A SIDERBRÁS UMA INSTITUIÇÃO (SEDIADA EM BRASÍLIA) QUE ENGLOBAVA A ADMINISTRAÇÃO DE TODAS AS SIDERÚRGICAS ESTATAIS DO PAÍS. E TUDO COMEÇOU LÁ, COM INDICAÇÕES POLÍTICAS, DO SARNEY E DOS OUTROS COTISTAS, DE VERMES E LEIGOS EM SIDERURGIA. PUSERAM PAGÉS PARA CUIDAR DOS MATERIAIS DE BASE E DA TECNOLOGIA METALÚRGICA DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA. GENTE QUASE SEM OBRAS, SEM HISTÓRICOS DE CONTRIBUIÇÃO E SEM ACERVOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. EM VERDADE UMA CAMBADA DE BOSTAS ... E ESSA GENTE COMEÇOU A DESMANTELAR A SIDERURGIA NACIONAL, COMO VEM FAZENDO HOJE COM AS FORÇAS ARMADAS E ESTÁ FAZENDO COM A PETROBRÁS ... VEJO HOJE MINISTROS, PRESIDENTES, GOVERNADORES, PREFEITOS, SECRETÁRIOS E LEGISLADORES PRATICANDO DESCARADAMENTE ESSA MALDADE COM O PAÍS.

A CSN ERA UMA EMPRESA ESTATAL (DESSA SIDERBRÁS) EVOLUÍNDO PARA O DOMÍNIO PLENO DE PROJETOS SIDERÚRGICOS, COM FÁBRICA DE ESTRUTURAS METÁLICAS (CONCORRENTE DOS FABRICANTES DE CIMENTOS) E UMA COMPANHIA DE PROJETOS INDUSTRIAIS (CONCORRENTE DA SIDERURGIA INTERNACIONAL). UM DIA, PROVAVELMENTE, OS DIAS DE HOJE, O BRASIL ESTARIA PRODUZINDO EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E FERRAMENTAS PARA SUA SIDERURGIA, FICANDO INDEPENDENTE DOS FORNECEDORES DE ENGENHARIA DO EXTERIOR. HAVIA UM CENTRO AVANÇADO DE PESQUISAS NA CSN QUE PRODUZIA MARAVILHAS PARA O BRASIL. MAS ISSO TUDO ACABOU ...

VEIO A MALDITA CAMPANHA DOS 5 ANOS PARA O SARNEY (ARTIGO 2 ABAIXO). O CARA JÁ VINHA INFILTRANDO OS MISERÁVEIS POLÍTICOS, EM CARGOS ESTRATÉGICOS DA CSN. CRIARAM COTAS DE AÇO PARA DISTRIBUIDORES DE "LARANJAS" DESSES POLÍTICOS. COMPRAVAM PRODUTOS DO AÇO POR $ 1,00 E VENDIAM POR $ 5,00, PARA SE TER UMA IDÉIA DA CRIMINALIDADE. PRESSIONAVAM A "INSPEÇÃO" DO CONTROLE DA QUALIDADE A "DESCLASSIFICAR" A QUALIDADE 1ª PARA A QUALIDADE 3ª. CAINDO O PREÇO DA QUALIDADE PADRÃO 1ª, PARA O GANHO NAS DISTRIBUIDORAS, QUE COMPRAVAM COMO DE 3ª QUALIDADE E VENDIAM COMO AÇO "NOBRE" QUE ERA. VI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS - FUI ENGENHEIRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA. DEVIDO A ESSE CHOQUE ESCREVI O PRIMEIRO LIVRO DO MUNDO SOBRE O ASSUNTO "ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM SIDERURGIA" - FICOU NOS ANAIS DA BIBLIOTECA CIENTÍFICA DA CSN.

HAVIAM VERBAS "A RECEBER NO GABINETE DA PRESIDÊNCIA". EU MESMO ASSISTI VÁRIAS OCASIÕES ESSE MODO DE "FURTO" (JÁ ERA PARA CAIXAS DE CAMPANHA OU PARA ENRIQUECER ESSA CORJA), POR POLÍTICOS DO RJ. ATÉ BRIZOLA COLOCOU MENTECAPTOS PARA PRESIDIR A EMPRESA. O PMDB DE VOLTA REDONDA E DO RIO DE JANEIRO GANHARAM "VAGAS CRIADAS" EM DIRETORIAS. ANTES A CSN TINHA UM QUADRO ENXUTO, COM 4 DIRETORIAS, EMBORA TIVESSE MAIS DE 25.000 FUNCIONÁRIOS (MAS, TINHA ISSO TUDO PORQUE NÃO SE PODIA RACIONALIZAR A PRODUÇÃO, POIS OS POLÍTICOS NÃO DEIXAVAM - OS CUSTOS ERAM ALTOS E DAVAM PREJUÍZOS AO PAÍS).

MAIS QUALQUER TIPO DE MERDA NESSE PAÍS QUER SER DIRETOR DE ALGUMA PORRA NAS ESTATAIS OU MINISTRO DE ALGUMA "MAZELA" NACIONAL - MINISTÉRIO DA DOENÇA, MINISTÉRIO DA FALTA DE EDUCAÇÃO, MINISTÉRIO DO SUBDESENVOLVIMENTO, MINISTÉRIO DAS TOCAS E VELAS (MINAS E ENERGIA) E ASSIM POR DIANTE.

HAVIAM PROBLEMAS SUSPEITOS NAS COMPRAS DE FORNECEDORES, PRIVILÉGIOS E SOBREPREÇOS. A EMPRESA PASSOU DAS QUATRO DIRETORIAS TRADICIONAIS (INDUSTRIAL, COMERCIAL, FINANCEIRA E UMA QUE ENGLOBAVA SERVIÇOS), PARA NOVE DIRETORIAS COM TÍTULOS DE INUTILIDADE OPERACIONAL, COM INCHAÇO DE PARENTES, AMIGOS E AMANTES DE POLÍTICOS (AS) E ATÉ DE ALTOS E ANTIGOS FUNCIONÁRIOS (AS) DA EMPRESA. O QUE OCORREU NO SENADO COM O DESCOMUNAL NÚMERO DE DIRETORIAS E FUNCIONÁRIOS, OCORREU NA CSN. TUDO OBRA DO GRANDE LADRÃO SARNEY ...

OS "NOVOS" CARREIRISTAS "PREMATUROS" (PARENTES, AMIGOS E AMANTES), PELAS INJUNÇÕES POLÍTICAS ERAM PROMOVIDOS PARA DIRETORES, SUPERINTENDENTES, GERENTES, BAIXANDO CADA VEZ MAIS A QUALIFICAÇÃO E A CAPACITAÇÃO TÉCNICA, AFETANDO A QUALIDADE DA GESTÃO E DOS RESULTADOS OPERACIONAIS DA CSN. ERAM QUASE TODOS SARNEYISTAS ...

BASTA LER OS BALANÇOS A CSN NO PERÍODO DA ADMINISTRAÇÃO DO SARNEY ...

O MAIOR CONFLITO TRABALHISTA NA CSN FOI NA ADMINISTRAÇÃO SARNEY (COM SEUS 5 ANOS) QUE EM NOVEMBRO DE 1988 UMA GREVE DEVASTADORA, REIVINDICANDO OS DIREITOS DA "NOVA" CONSTITUIÇÃO (DO LULA - O CONSTITUINTE E DO "VELHO" ULYSSES GUIMARÃES - CONSTITUIÇÃO DEMAGÓGICA E INEFICAZ), TERMINOU NA MAIOR FUZILARIA, POR CONVOCAÇÃO DO EXÉRCITO, PELOS ADMINISTRADORES DA CSN, QUE SARNEY PRESTIGIOU. FORAM 3 METALÚRGICOS FUZILADOS: VALMIR, WILLIAN E BARROSO.

A CONDIÇÃO A CSN ATINGIU TAL DESCONTROLE DE ADMINISTRAÇÃO E RETOMADA DESENVOLVIMENTISTA QUE, EM 1991 PARA 1992 COLLOR, POR MEIO DO SR. PHD ROBERTO LIMA NETO OPERACIONALIZOU A "PRIVATIZAÇÃO" DA CSN, TAL A IMPOSSIBILIDADE DE PROSSEGUIR COM SUA ADMINISTRAÇÃO COMO EMPRESA ESTATAL, APÓS A MAIOR GREVE DELA EM 1991, POR 31 DIAS, DE NEGOCIAÇÕES INFRUTÍFERAS (O MODELO SINDICAL DE EXACERBAÇÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS E PRÁTICA PREDADORA DE SABOTAR EQUIPAMENTOS, FAZER ARRASTÃO COM VIOLÊNCIA E DESCUIDOS PATRIMONIAIS ERA DO LULA - O METALÚRCICO SINDICALISTA DO ABC / SP). DEVIDO A ESSE CHOQUE ESCREVI A TESE: PROJETO QUALIDADE - TESE DE ADMINISTRAÇÃO (CONSTANTE NA BIBLIOTECA NACIONAL - 1989), USADA POR ROBERTO LIMA NETO (O QUAL ME FEZ PARTICIPAR DE SUA EQUIPE DE ASSESSORES) PARA A RETOMADA DESENVOLVIMENTISTA DA CSN, JÁ PRIVATIZADA.

EM 2000 / 2001 A CSN FOI CONSIDERADA E MELHOR EMPRESA DO BRASIL NO ANUÁRIO DA REVISTA EXAME: AS 500 MAIORES E MELHORES EMPRESAS DO BRASIL. MUITA GENTE POLÍTICA E FUNCIONÁRIOS PRESTIGIADOS POR BENJAMIN STEINBRUCH, ATUAL PRESIDENTE DA CSN (E PROPRIETÁRIO), LEVARAM LOUROS SEM NADA TEREM CONTRIBUÍDO PARA ESSE PROJETO.

ESSE É UM BREVE HISTÓRICO DAS DISFUNÇÕES CRIADAS POR POLÍTICOS COMO SARNEY, RENAN, BARBALHO E SEUS ESCUDEIROS. E DEVEMOS NOS LEMBRAR, QUE POR MISERICÓRDIA AO BRASIL, NÃO DEVAMOS DEIXAR SARNEY, NEM MAIS CINCO DIAS (OU 5 HORAS). QUANTO MAIS 5 MESES OU MAIS 5 ANOS, ATRELADO NA PILHAGEM E NA GARFAGEM DE RECURSOS, SONHOS E ESPERANÇAS PARA UM BRASIL MELHOR.

A QUANTIDADE DE CONDUTAS IMORAIS DESSE CRÁPULA É IMPERDOÁVEL. LÁ EM VOLTA REDONDA - RJ, SE SARNEY APARECER IRÁ SER APEDREJADO E MORTO A PAULADAS. E VÃO AINDA QUEIMAR O CORPO "ENVENENADO" DESSE INFAME, E PENDURAR EM POSTE DA PRAÇA DE GETÚLIO VARGAS. E EU VOU USAR UM BARRA DE AÇO, FORJADA NAS DESILUSÕES DE VÁRIOS EX-CARREIRISTAS BRILHANTES QUE SONHARAM COM O ESPLENDOR DA SIDERURGIA NACIONAL. SE PUDER, VOU ARRANCAR O ESCALPO DESSE VERME ...

ENGº LEWTON BURITY VERRI
DIRETOR CIENTÍFICO DO IEAQ
ESCRITOR, PROFESSOR E EX-MILITAR
CREA 74-1-01852-8 RJ - UFF




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!