As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 10-05-2011. Acessado 1193 vezes.
Título da Postagem:O GARI AMERICANO QUE JÁ QUIS SER PRESIDENTE DO BRASIL ...
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 10-05-2011 @ 12:36 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

O GARI AMERICANO QUE JÁ QUIS SER PRESIDENTE DO BRASIL ...

OS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA TAMBÉM VIAJAM MUITO. EXISTEM MUITOS CONTATOS TÉCNICO-COMERCIAIS COM OS ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA EM NOVA IORQUE – EUA, TRATANDO DE TUDO: CIMENTO, MÁQUINAS, MATERIAIS ESPECIAIS DE CONSTRUÇÃO, PEÇAS E COMPONENTES DE REPOSIÇÃO, EQUIPAMENTOS, TECNOLOGIA, AÇO, MINÉRIOS, MATÉRIAS-PRIMAS, AVIÕES, HELICÓPTEROS, AÇÕES DE EMPRESAS, BANCOS E ETC.

E O INTERCÂMBIO TÉCNICO É BASTANTE INTENSO. QUASE TODAS AS EMPRESAS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO, COM RELEVÂNCIA COMERCIAL, POSSUEM ESCRITÓRIOS LÁ. E NO NÚCLEO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE NOVA IORQUE SE CONCENTRAM UMAS DAS MAIORES REDES MUNDIAIS DE TROCAS COMERCIAIS.

TEM PROFISSIONAL QUE VAI NUM DIA E VOLTA EM 2 OU 3 DIAS DEPOIS. E PARECE ESTAR DIMINUINDO ESTA MOVIMENTAÇÃO, SÓ PARA NEGÓCIOS, COM O ADVENTO DA INTERNET, VÍDEO-CONFERÊNCIA, E-MAILS, FOTOS DIGITAIS, VÍDEOS DEMONSTRATIVOS, INSTITUCIONAIS E SOBRE RECLAMAÇÕES EM GERAL. VÁRIAS EMPRESAS TÊM REDUZIDO SEUS CUSTOS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E NA MELHORIA DE PRODUTOS TRADICIONAIS, SOMENTE COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – INTERNET E INTERNET MÓVEL.

CERTA VIAGEM À NOVA IORQUE UM ENGENHEIRO BRASILEIRO TEVE A OPORTUNIDADE DE CONVERSAR COM O PESSOAL DA LIMPEZA URBANA, NO QUE AQUI DENOMINAMOS DE "GARIS", ENQUANTO ELE AGUARDAVA A CHEGADA DE UM TÁXI PARA IR DO ESCRITÓRIO, ONDE TRATOU DE ASSUNTOS COMERCIAIS, AO HOTEL ONDE ESTAVA HOSPEDADO.

NUMA CONVERSA ANIMADA, QUE TEVE COM OS "GARIS", FICOU ESPANTADO COM UM DELES, QUE DIZIA JÁ TER QUERIDO SER PRESIDENTE DO BRASIL.

O ENGENHEIRO, ENTÃO, REDARGUIU QUE SERIA PRECISO O SUJEITO SER BRASILEIRO, PARA O EXERCÍCIO DO CARGO. MAS, O GARI MOSTROU QUE SABIA DESTA CONDIÇÃO. SEU ARGUMENTO ERA SE PUDESSE CONCORRER AO CARGO ... COMO HIPÓTESE.

O ENGENHEIRO DISSE QUE NO BRASIL TODO BRASILEIRO TEM O DIREITO POLÍTICO DE CONCORRER AOS CARGOS ELETIVOS, DESDE QUE CUMPRISSE AS EXIGÊNCIAS DAS LEIS, DAS REGRAS DOS PARTIDOS E DOS TRIBUNAIS ELEITORAIS. E LOGO VEIO A PERGUNTA-CHAVE, DO GARI, JÁ PREPARADA DESDE O INÍCIO DAS CONVERSAS: - E A ESCOLARIDADE? O CANDIDATO PRECISA TER CURSO SUPERIOR? NO QUE O ENGENHEIRO RESPONDEU QUE NÃO, BASTAVA SER BRASILEIRO E ESTAR LEGITIMADO NO EXERCÍCIO DE SEUS DIREITOS POLÍTICOS E CIVÍS.

OS GARIS SE MANIFESTARAM EFUSIVAMENTE NÃO CRENDO MUITO QUE ISSO PUDESSE ACONTECER NO BRASIL, MAS ESTAVA ACONTECENDO. E DISSERAM QUE ERA DE ALTA DEMAGOGIA PERMITIR QUE QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO POSSA SER PRESIDENTE. EM TODAS AS CONVENÇÕES POR EXEMPLO, PARA DESIGNAÇÃO DE CANDIDATOS AOS CARGOS DA JUSTIÇA, NOS EUA, HÁ QUE O INDIVÍDUO TER ILIBADA CONDIÇÃO MORAL, SOCIAL E CIVIL. HÁ QUE TER NOTÓRIO SABER. HÁ QUE TER CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES ... E ELES AFIRMARAM QUE PARA PRESIDENTE DE UM PAÍS AS EXIGÊNCIAS DEVERIAM SER MAIS SEVERAS E RESTRITIVAS.

PARA PRESIDIR UMA NAÇÃO COM TANTAS SEGMENTAÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS (INCLUSIVE A DA JUSTIÇA), DESDE A EDUCAÇÃO E A SAÚDE, ATÉ A INFRAESTRUTURA, O MEIO AMBIENTE, A DEFESA, A AGRICULTURA, O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E DE PRODUÇÃO, O CANDIDATO PODE SER UM IGNORANTE E DE ESCOLARIDADE INSUFICIENTE? E LOGO PARA O CARGO DE PRESIDENTE? QUAL O PERFIL DO CANDIDATO IDEAL?

O ENGENHEIRO DISSE QUE ALÉM DAS DESCRIÇÕES OCUPACIONAIS, ATÉ RELATADAS NA CONSTITUIÇÃO, NINGUÉM NO BRASIL DESCREVEU O PAPEL FORMAL DO PRESIDENTE, COM A OBJETIVIDADE DE UM EXECUTIVO MÁXIMO DE UMA ORGANIZAÇÃO CHAMADA DE "ESTADO BRASILEIRO". E SÓ EXISTE O SEU PAPEL INSTITUCIONAL ...

O QUE É REALMENTE SER PRESIDENTE? QUANTOS JÁ FIZERAM PARA SI ESSA PERGUNTA NO BRASIL? ELE DISSE QUE NÃO SABIA E QUE DESCONHECIA ALGUM FÓRUM TÉCNICO EM QUE ISTO TENHA SIDO DISCUTIDO E VALIDADO, NUM CONJUNTO NORMATIVO MÍNIMO E NECESSÁRIO PARA O PAPEL DO PRESIDENTE DO BRASIL ...

O TRABALHADOR AMERICANO DISSE QUE O GARI, COMO UM DOS GRANDES E UM DOS MAIS HUMILDES TRABALHADORES, NA HIERAQUIA DO TRABALHO, POSSUI OBRIGAÇÕES "CONTRATUAIS", COMO FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU TERCEIRIZADO, AS QUAIS ASSUMEM A EXIGÊNCIA DE UM GRAU MÍNIMO DE ESCOLARIDADE, DE MODO A NÃO CRIAR DISFUNÇÕES, CAPAZES DE COMPROMETER A SAÚDE PÚBLICA E A LIMPEZA URBANA.

E ELE CITOU AS SUAS "TAREFAS OBRIGATÓRIAS", LISTADAS ABAIXO:

1. PRECISA TER NOÇÕES DE PRODUÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO;
2. NÃO FALTAR PARA EVITAR INTERFERIR NAS ESCALAS DE SERVIÇOS, MESMO QUE PLANEJADAS E COM "CORINGAS" PARA SUBSTITUIÇÕES E OS REVEZAMENTOS;
3. ELE É COBRADO POR RENDIMENTOS E RESULTADOS, EXISTEM METAS E OBJETIVOS;
4. PRECISA FAZER CERTOS CÁLCULOS, EM NÚMEROS DE RUAS, SUAS LARGURAS E COMPRIMENTOS, ESTIMAR ÁREAS;
5. COORDENAR SUAS AÇÕES NUM TEMPO MÉDIO PRÉ-DETERMINADO;
6. HÁ UMA ESCALA DE PRODUTIVIDADE A SER CUMPRIDA;
7. TER CERTA HABILIDADE EM USAR SUAS FERRAMENTAS;
8. MANTER A CONSERVAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE TRABALHO;
9. TER CERTA AGILIDADE E ACUIDADE, PARA PERCEBER DETALHES PARA LIMPEZA;
10. USAR CORRETAMENTE SEUS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA;
11. TER CUIDADO COM O PATRIMÔNIO ALHEIO E ATENÇÃO AOS EQUIPAMENTOS URBANOS;
12. PRECISA FICAR ALERTA PARA NÃO SE EXPOR À BEIRA DAS CALÇADAS E RUAS, PARA NÃO SER ATROPELADO, NEM TER QUEDAS OU TORÇÕES;
13. NÃO PODE "PERDER" AS MÃOS E/OU DEDOS NOS BUEIROS, NAS CALHAS, NAS VALETAS E SARJETAS, NOS OBJETOS LAMINARES CORTANTES E PERFURANTES, NOS CACOS DE VIDROS;
14. EVITAR OS RISCOS DE MOLÉSTIAS POR RATOS, BARATAS, MOSQUITOS, BACTÉRIAS, VÍRUS E OUTROS REDÍDUOS TÓXICOS E PERIGOSOS;
15. TER PERCEPÇÃO DE RISCO SOBRE ANIMAIS HOSTIS COMO CÃES E GATOS, QUE VASCULHAM O LIXO, OS QUAIS PODEM LHE MORDER E TRANSMITIR DOENÇAS GRAVES;
16 ATENTAR PARA RESÍDUOS FECAIS E DE URINAS, GOSMAS DE TUBERCULOSOS, CUSPES DE BOÇAIS, SERINGAS DE DROGADOS, PANOS E MATERIAIS INFECTADOS;
17. PRECISA ESTAR PRESENTE TODOS OS DIAS NO LOCAL DE TRABALHO, OU NAS LOCALIDADES DE REVEZAMENTOS;
18. PRECISA MANTER AS RUAS E SUAS INSTALAÇÕES PÚBLICAS LIMPAS E ASSEIADAS, DE ACORDO COM AS NORMAS FEDERAIS, ESTADUAIS E DA PREFEITURA;
19. ESTAR ALERTA PARA COMUNICAR SOBRE OBJETOS, BENS, DOCUMENTOS E DINHEIRO PERDIDOS NO LIXO;
20. ESTAR ALERTA PARA COMUNICAR A PRESENÇA DE INDÍCIOS OU EVIDÊNCIAS DE CRIMES E VIOLÊNCIAS;
21. QUANDO SOLICITADO FORNECER INFORMAÇÕES CORRETAS AOS CIDADÃOS E AOS TURISTAS;
22. CHECAR E PRESERVAR OS PADRÕES DE LIMPEZA E COLETA PÚBLICA PARA A RECICLAGEM;
23. RELATORIAR A SUA ROTINA DIÁRIA, COM OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES PARA MELHORIAS;
24. DEDICAR-SE COM AFINCO AOS CURSOS DE CARREIRA, EM EDUCAÇÃO & TREINAMENTO.

O ENGENHEIRO FICOU ADMIRADO PELO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DAQUELES TRABALHADORES, AO EXPLICAREM SUAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES. ESTAS OBRIGAÇÕES TODAS FAZEM PARTE DO TRABALHO DE UM GARI AMERICANO? IMAGINEMOS, ENTÃO, AS QUE FAZEM PARTE DO TRABALHO DO PRESIDENTE DOS EUA – BARACK OBAMA?

COM A ACIRRADA CONCORRÊNCIA NA DISPUTA DE EMPREGOS, NOS EUA, AS PESSOAS COM NÍVEL SUPERIOR INGRESSAM PARA OS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA. MAS, A ESCOLARIDADE DE ADMISSÃO EQUIVALE A DO BRASIL – ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO ... PARA DAR CONTA DESTA IMPORTANTE RELAÇÃO DE OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES.

E LOGO VEIO A PERGUNTA-FATAL: - POR QUE O PRESIDENTE DO POVO BRASILEIRO PODE TER ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO E UM GARI BRASILEIRO NECESSITAR DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO?

BEM, PORQUE A CONSTITUIÇÃO E SUA LEGISLAÇÃO NO BRASIL CONCEDEM ESTE DIREITO AOS CANDIDATOS PARA QUAISQUER CARGOS NO EXECUTIVO E NO LEGISLATIVO ... EXCETO PARA CARGOS DO JUDICIÁRIO, OS QUAIS SEGUEM OBRIGAÇÕES SEMELHANTES ÀS REQUERIDAS NOS EUA.

MESMO TENDO EXIGÊNCIAS DIFERENTES PARA O JUDICIÁRIO, QUE IMPLICA NUMA ALTA CAPACIDADE DE ESTUDOS, RACIOCÍNIO E MORAL ILIBADA, AINDA OCORREM PRÁTICAS TÃO DESQUALIFICADAS DE JUÍZES E DESEMBARGADORES AO PONTO DE INDIGNAR O MAIS DESQUALIFICADO DOS RÁBULAS AMERICANOS.

MAS PRESIDIR ALGO? O QUE É PRESIDIR ALGO: UMA EMPRESA, UMA ASSEMBLÉIA, UM CONDOMÍNIO, UMA REUNIÃO, UMA SOLENIDADE, UM ESTADO? PRESIDIR SERIA MANTER PRESENÇA SOBRE UMA AÇÃO DE GOVERNO OU DIREÇÃO? SERIA COORDENAR INTERESSES SEGUNDO UMA REGRA ÉTICA CONVENCIONADA?

PARA MUITOS ESPECIALISTAS, EM ADMINISTRAÇÃO E EM ENGENHARIA: "PRESIDIR É COORDENAR A APLICAÇÃO COERENTE DO CONHECIMENTO, DE MODO A PERMITIR A MAXIMIZAÇÃO DA SOBREVIVÊNCIA DA [EMPRESA / NAÇÃO], SEU DESENVOLVIMENTO, A MELHOR QUALIDADE DE VIDA SOCIAL E ECONÔMICA, AO MENOR CUSTO POSSÍVEL - AO MENOR CUSTO DE INVESTIMENTOS, DE ESFORÇOS, DE TEMPO, DE RECURSOS HUMANOS, DE MATERIAIS E DE DISFUNÇÕES COLATERAIS". ESSA É A MELHOR POLÍTICA DE GOVERNO ...

PRESIDIR, ASSIM SENDO, É GOVERNAR DESTINOS, É TRANSPORTAR A SOCIEDADE AOS PATAMARES SUPERIORES DAS NECESSIDADES HUMANAS. É GOVERNAR COM SABER, HUMANISMO, MÉRITOS E RESULTADOS (AO MENOR CUSTO).

O GARI AMERICANO ESTAVA SE "REFERINDO" AO LULA, COMO OPERÁRIO RELAPSO E SINDICALISTA MALANDRO (BEM CONHECIDO NOS SINDICATOS AMERICANOS, DO PESSOAL DA LIMPEZA URBANA E DE ASSEMELHADOS), QUE SE TORNOU O PRESIDENTE DO BRASIL. TAL COMO LECH WALESA FOI O FRACASSADO PRESIDENTE DA POLÔNIA EM 1990 – AQUELE DO SINDICATO SOLIDARIEDADE – ESTALEIRO LÊNIN EM GDANSK ... COMO UM EXEMPLO DE QUE O POVO BRASILEIRO NÃO TEM ESCOLARIDADE SUFICIENTE PARA COMPARAR TÉCNICA E POLITICAMENTE OS DOIS EVENTOS – LULA X LECH.

NA DIFERENÇA, LECH GANHOU O PRÊMIO NOBEL DA PAZ DE 1983. E LULA PERDEU TODAS AS PROMESSAS FUTURAS DE EMPREGOS POLÍTICOS INTERNACIONAIS, COMO NO BANCO MUNDIAL, APÓS "SE DEIXAR SER CONHECIDO PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL – COM TANTAS BESTAGENS DIPLOMÁTICAS E AS SUAS TACANHAS OPÇÕES IDEOLÓGICAS".

APESAR DE TER SIDO "REELEITO" DO MODO MAIS ESPÚRIO DO QUE NO PRIMEIRO MANDATO.

LECH NÃO FOI REELEITO EM 1995, PELO POVO POLONÊS TER TIDO MAIS DISCERNIMENTO SOBRE A PRECÁRIA CAPACIDADE DE UM SINDICALISTA PARA PRESIDIR UMA NAÇÃO ... "QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETÍ-LA – NAS PIORES CIRCUNSTÂNCIAS".

O GARI SUGERIU QUE LULA SERIA UM PÉSSIMO GARI AMERICANO, COMO FOI UM OPERÁRIO BRASILEIRO RELAPSO.

E O PESSOAL, DA ENGENHARIA INDUSTRIAL BRASILEIRA, DOS ANOS 1970 E 1980, SABE QUE NENHUMA EMPRESA DO ABC DE SÃO PAULO, OU DO BRASIL, O CONTRATOU LULA PARA PORTEIRO DE FÁBRICA OU DE PRÉDIO, POR EXEMPLO, PELAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES EXIGIDAS PARA O CARGO. MAS, O POVO O ELEGEU PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, COISA DE ASSOMBRAR ATÉ ESQUELETOS EM CEMITÉRIOS MACABROS.

ELE DE TÃO RELAPSO SÓ TEVE "ABRIGO" NAS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS, PARA ONDE VÃO OS OPERÁRIOS FALASTRÕES, QUE NÃO GOSTAM DE TRABALHAR. EVITANDO COM ISTO QUE SEJAM "DEMITIDOS" POR DESEMPENHO PRECÁRIO, DENTRO DAS EMPRESAS.

E LULA FOI ELEITO PARA PRESIDENTE DO BRASIL. O QUE TERMINOU SENDO O IGNORANTE "CEGO" QUE ESTAVA LEVANDO CEGOS (ELEITORES DO PT E DOS PARTIDOS COLIGADOS) PARA OS ABISMOS DA EXCLUSÃO E DA INDIGÊNCIA CIVILIZATÓRIA - O POVO "CEGO" QUE O ELEGEU ...

TALVEZ O GARI AMERICANO VIESSE A SER UM PRESIDENTE MELHOR E MAIS PREPARADO DO QUE LULA! E COM MUITO MAIS CONSCIÊNCIA SOBRE SUAS OBRIGAÇÕES, RESPONSABILIDADES E A NECESSÁRIA CAPACIDADE ADMINISTRATIVA.

ENGº LEWTON BURITY VERRI

CREA 74-1-01852-8 UFF – RJ

COPYRIGHT © 2010 - ENGº LEWTON BURITY VERRI




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!