As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 07-07-2011. Acessado 763 vezes.
Título da Postagem:Evitando um possível desemprego em massa para empregados domésticos
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 07-07-2011 @ 12:27 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

COOPERDIARY – CUIDANDO DE SUA CASA, DOS SEUS FILHOS E DOS SEUS IDOSOS!

OFERECEMOS SEGURANÇA, QUALIFICAÇÃO E PRONTO ATENDIMENTO!

SERVIÇOS DE DIARISTAS, DE BABÁS E ATENDIMENTO A IDOSOS, À DISPOSIÇÃO DE SUA FAMÍLIA.

ADMINISTRADORES: - VEJAM A OPORTUNIDADE QUE SURGE PARA UM PROJETO DE GOVERNANÇA TÉCNICA, QUANDO AS NECESSIDADES POR LEI OBRIGAM A CRIAR UMA GRANDE CRISE, EM QUE NO CASO SERÁ A DE UM POSSÍVEL DESEMPREGO EM MASSA PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS.

================== A NOTÍCIA EXPLOSIVA - POR INFOMONEY, INFOMONEY, ATUALIZADO: 6/7/2011 9:33

HTTP://DINHEIRO.BR.MSN.COM/ARTIGO.ASPX?CP-DOCUMENTID=29372160 

COMISSÃO APROVA IGUALDADE DE DIREITOS TRABALHISTAS PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS

SÃO PAULO - A ADMISSIBILIDADE DA PEC (PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO) 478/10, QUE IGUALA OS DIREITOS DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS AOS DOS DEMAIS TRABALHADORES URBANOS E RURAIS, FOI APROVADA NA TERÇA-FEIRA (5), PELA CCJ (COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA) DA CÂMARA. ISSO QUER DIZER QUE A IGUALDADE DE DIREITOS TRABALHISTAS NÃO É INCONSTITUCIONAL.

A PROPOSTA, DE AUTORIA DO DEPUTADO CARLOS BEZERRA (PMDB-MT), REVOGA O PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 7º DA CONSTITUIÇÃO, QUE TRATA ESPECIFICAMENTE DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS, CONCEDENDO A ELES APENAS ALGUNS DOS 34 DIREITOS TRABALHISTAS PREVISTOS PARA OS DEMAIS TRABALHADORES. SEGUNDO A AGÊNCIA CÂMARA, ATUALMENTE, OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS NÃO TÊM DIREITO AO FGTS (FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO), SEGURO-DESEMPREGO, PROTEÇÃO CONTRA DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA, PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS, ENTRE OUTROS.

DE ACORDO COM O RELATOR NA CCJ, DEPUTADO VIEIRA DA CUNHA (PDT-RS), COM A REVOGAÇÃO DO PARÁGRAFO, TODOS DIREITOS TRABALHISTAS ABRANGERÃO OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS.

POR OUTRO LADO, SEGUNDO O DEPUTADO VICENTE ARRUDA (PR-CE), A REVOGAÇÃO, SEM REGULAMENTAÇÃO, PODE ACABAR COM O TRABALHADOR DOMÉSTICO E DAR ESPAÇO APENAS PARA DIARISTAS.

MENOS TRABALHADORES

PARA O DEPUTADO FRANCISCO ESCÓRCIO (PMDB-MA), HÁ A POSSIBILIDADE DE MUITAS FAMÍLIAS NÃO TEREM MAIS COMO PAGAR A EMPREGADA DOMÉSTICA. NELSON PELLEGRINO (PT-BA) ARGUMENTOU QUE, NESSE CASO, DEVE-SE CONTRATAR UM DIARISTA. "A TENDÊNCIA INTERNACIONAL É ESTA, NÓS NÃO PODEMOS MANTER RELAÇÕES COM RESQUÍCIOS DA ESCRAVIDÃO", AFIRMOU PELLEGRINO.

SANDRA ROSA (PSB-RN) CONCORDA QUE É PREFERÍVEL QUE OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS TENHAM O TRABALHO REGULAMENTADO, AINDA QUE DIMINUA O NÚMERO DE EMPREGOS, DO QUE TER MUITOS TRABALHADORES SEM DIREITOS SOCIAIS.

AGORA A PEC, ANTES DE IR PARA O PLENÁRIO, SERÁ AVALIADA POR UMA COMISSÃO ESPECIAL.

===================== PROSSEGUINDO ...

SEGUNDO NOSSO PONTO DE VISTA, EXISTE CERTA DEMAGOGIA DOS PROPOSITORES DO PROJETO DE “APROVAREM IGUALDADE DE DIREITOS TRABALHISTAS PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS”.  POR OUTRO LADO O TRABALHADOR (A) DOMÉSTICO (A) TEM SIDO ESCRAVIZADO (A) POR PATRÕES INESCRUPULOSOS QUE EXPLORAM A MÃO-DE-OBRA COM “ACORDOS” DE EMPREGOS SEM SEGURANÇA SOCIAL, ECONÔMICA E TRABALHISTA AOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS.

UMA BOA PARCELA DOS PATRÕES, DE EMPREGADOS DOMÉSTICOS, VAI A PARTIR DA SAÍDA DE LEI CORRESPONDENTE À PEC Nº 478/10, TER QUE DISPENSAR SEUS TRABALHADORES DOMÉSTICOS. POIS PARA UM SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 545,00 ELE TERÁ QUE RECOLHER MAIS QUASE 120%, SOBRE O VALOR DO SM, PARA ATENDER TODOS OS 34 DIREITOS TRABALHISTAS PREVISTOS PARA OS DEMAIS TRABALHADORES ...

BOM, CREMOS QUE ATRAVÉS DA PEC 478/10 O NÍVEL DE EMPREGO NO MERCADO DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS, IRÁ PERDER MILHÕES DE VAGAS, CRIANDO DESEMPREGO E INSEGURANÇA SOCIAL E ECONÔMICA.

COMO TODA GOVERNANÇA BRASILEIRA NÃO TRABALHA TECNICAMENTE, E SEMPRE SEM NENHUMA RESPONSABILIDADE SOCIAL, ATRAVÉS DOS SEUS LEIGOS EXECUTIVOS, E POLITIZADOS ADMINISTRADORES, MILHÕES DE BRASILEIROS (AS) IRÃO FICAR SEM O APOIO INSTITUCIONAL DAS AUTORIDADES PÚBLICAS ...

MAS, QUAIS OPORTUNIDADES SURGEM DAÍ? A VIOLÊNCIA LEGISLATIVA NÃO TERÁ UMA AÇÃO ESTRATÉGICA GOVERNAMENTAL DO EXECUTIVO, PARA APOIAR A GRANDE DEMISSÃO EM MASSA QUE VIRÁ COM A APROVAÇÃO DA PEC 478/10 E DE SUAS LEIS COMPLEMENTARES.

OS DEPUTADOS ACIMA ENVOLVIDOS, NA NOTÍCIA DO INFOMONEY, ALEGAM QUE ESTA MASSA DE TRABALHADORES (AS) DESAFORTUNADOS (AS) IRÁ SE CONVERTER EM DIARISTAS. MAS, QUAIS SERÃO AS DISFUNÇÕES QUE OCORRERÃO QUE NOSSOS IRMÃOS ACOMETIDOS PELA PEC CITADA?

QUEM CONHECE O MERCADO DE TRABALHO DE DIARISTAS SABE QUE É PIOR DO QUE O CALDEIRÃO DO DIABO. A PEC IRÁ TIRAR O PESSOAL DO MÍNIMO GARANTIDO PARA UMA SITUAÇÃO DE NENHUMA GARANTIA.

O SERVIÇO “PART TIME” DE DIARISTA NÃO TEM UMA REGULAMENTAÇÃO APROPRIADA PARA QUE SEUS TRABALHADORES TENHAM CERTA SEGURANÇA SOCIAL E ECONÔMICA. EM VERDADE A PEC VAI DESLOCAR PARA O FUTURO, UM NOVO MOMENTO SEMELHANTE AO QUE HOUVE PARA SE “REGULAMENTAR” O MÍNIMO DE DIREITOS PARA OS ATUAIS EMPREGADOS DOMÉSTICOS (VER NO FIM DESTE ARTIGO O QUE HOJE SE REGULAMENTA LEGALMENTE PARA ELES).

NA NOSSA EXPERIÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO SABEMOS QUE A PEC 478/10 IRÁ PROVOCAR UM AUMENTO NO GRAU DE EXIGÊNCIA NA SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DE PROFISSIONAIS PARA OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS COBERTOS CONSTITUCIONALMENTE PELA NOVA PEC, TAIS COMO: ESCOLARIDADE, PREPARAÇÃO FUNCIONAL E OPERACIONAL E ANTECEDENTES CONFIÁVEIS. E QUE A PROFISSIONALIZAÇÃO DE TAIS SERVIÇOS DOMÉSTICOS IRÁ CRIAR DOIS TIPOS DE NOVAS EMPRESAS, EM ESCALA DE MASSAS.

PRIMEIRO TIPO: EMPRESAS DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS LEGALIZADOS PELA NOVA PEC E

SEGUNDO TIPO: EMPRESAS DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS DE DIARISTAS, NÃO LEGALIZADOS POR CLT, ISTO É, SEM MÍNIMAS GARANTIAS E DIREITOS MÍNIMOS.

ACENA-SE NO HORIZONTE UM PECAMINOSO CENÁRIO DE DESAMPARO AOS TRABALHADORES QUE IRÃO PERDER SEUS EMPREGOS ATUAIS DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS. OS PIORES SERÃO AQUELES QUE TERÃO QUE SE SUBMETER A TAIS SERVIÇOS COMO DIARISTAS, AINDA COM A AFLIÇÃO DE DISPUTAR AS POSSÍVEIS VAGAS PARA DIARISTAS, QUE VIEREM A SURGIR, ALÉM DAS DEMANDAS ATUAIS.

ENTÃO, PARA O SEGUNDO TIPO DE EMPRESA SURGE A POSSIBILIDADE DE SE CRIAREM AS COOPERATIVAS DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DIARISTAS PARA SERVIÇOS DOMÉSTICOS. OU AS CENTRAIS DE COOPERATIVAS SOB O RÓTULO DE COOPERDIARY.  

COOPERDIARY – CUIDANDO DE SUA CASA, DOS SEUS FILHOS E DOS SEUS IDOSOS!

========== FAÇAMOS UMA REFLEXÃO SOBRE TAIS MODELOS OPERACIONAIS DE COOPERATIVAS, SEGUNDO BREVE DESCRIÇÃO A SEGUIR, AMPLIANDO AS PERSPECTIVAS DE NOVOS EMPREENDIMENTOS CONEXOS COM AÇÕES LEGITIMADAS PELA GOVERNANÇA PÚBLICA:

SIGAMOS ...

1-       AS CRIANÇAS E A VIDA MODERNA DOS PAIS.

HOJE A VIDA MODERNA TEM EXIGIDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO MERCADO DE TRABALHO. PAIS E MÃES ENVOLVIDOS EM ASPIRAÇÕES PROFISSIONAIS, PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA FAMILIAR, TÊM SIDO SOLICITADOS EM SEUS SERVIÇOS, TRABALHO, ESTUDOS E VIAGENS PARA OBTER E COMPLEMENTAR RENDAS ADEQUADAS AS SUAS NECESSIDADES HUMANAS E SOCIAIS.

CADA VEZ MAIS AS MÃES, PRINCIPALMENTE, INGRESSAM NO MERCADO DE TRABALHO EM BUSCA DE SUAS REALIZAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS, O QUE SE TORNA DIFÍCIL QUANDO OS CASAIS POSSUEM FILHOS PEQUENOS SOB INTENSO CUIDADO.

COMO ADAPTAR O TEMPO DOS PAIS PARA DEDICAÇÃO AO TRABALHO E AO MESMO TEMPO TEREM QUE CUIDAR DOS FILHOS?

MUITAS CRIANÇAS VÃO PARA CRECHES E PARA O JARDIM DE INFÂNCIA INICIANDO SUA JORNADA DE SOCIALIZAÇÃO E CRESCIMENTO COMO INDIVÍDUOS, TALVEZ MUITO CEDO, EM INSTITUIÇÕES COM ASSISTÊNCIA SEM QUALIFICAÇÃO SUFICIENTE E INSTALAÇÕES INADEQUADAS, DEIXANDO PREMATURAMENTE SEUS LARES E O SEU AMBIENTE DE FAMILIARIDADE.

SEMPRE HÁ LUGAR PARA UMA BABÁ CUIDADOSA, ATENCIOSA E QUALIFICADA, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS ENQUANTO OS PAIS TRABALHAM, ESTUDAM E VIAJAM.

2-       QUEM É A COOPERDIARY? – SERVIÇOS DOMÉSTICOS PROFISSIONAIS.

A COOPERDIARY – COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DIARISTAS PARA SERVIÇOS DOMÉSTICOS, É UMA COOPERATIVA QUE OFERECE À POPULAÇÃO LOCAL E REGIONAL SERVIÇOS DE DIARISTAS, DE BABÁS E ATENDIMENTO A IDOSOS COM A MISSÃO DE DISPONIBILIZAR SERVIÇOS DOMÉSTICOS DE SUPORTE FAMILIAR AOS PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS OCUPADOS COM OBTENÇÃO DE RENDA E COM A SOBREVIVÊNCIA DO LAR.

3-       PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, COM SAÚDE E BONS ANTECEDENTES, À SUA DISPOSIÇÃO.

A COOPERDIARY POSSUI UM QUADRO DE COOPERADAS, QUE PRESTAM SERVIÇOS DE DIARISTAS, DE BABÁS E ATENDIMENTO A IDOSOS, ALTAMENTE QUALIFICADO PARA O ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS NA FAIXA DE IDADE DE 1 (UM) A 9 (NOVE) ANOS E IDOSOS EM QUALQUER IDADE E ESTADO DE SAÚDE, CONFERINDO TRANQÜILIDADE NO TRATO INFANTIL, SENIL E SEGURANÇA, POIS TODAS AS COOPERADAS APRESENTAM ATESTADO DE SAÚDE E ATESTADO DE BONS ANTECEDENTES E CAPACITAÇÃO.

VOCÊ DEIXARÁ ESTRANHOS CUIDAREM DE SUA CASA, DE SUAS CRIANÇAS/IDOSOS E AINDA PERMANECEREM POR HORAS NA INTIMIDADE DO SEU LAR? VENHA CONHECER A COOPERDIARY!

4-       SERVIÇOS DE BABÁS, E ATENDENTE A IDOSOS, A SEREM PRESTADOS.

EM FACE DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL REQUERIDA, PARA O TRATO INFANTIL E SENIL, NOSSAS COOPERADAS ESTÃO HABILITADAS POR TREINAMENTOS ADEQUADOS AO EXERCÍCIO DAS SEGUINTES ATIVIDADES.

         4.1 - EFETIVAR O ASSEIO E A HIGIENE DA CRIANÇA/IDOSO,

         4.2 - ALIMENTAR A CRIANÇA/ IDOSO DENTRO DA DIETA DISPONIBILIZADA PELOS PAIS, OU RESPONSÁVEIS, NOS HORÁRIOS E NAS QUANTIDADES ESTABELECIDAS PELOS MESMOS. 

         4.3 - REALIZAR ENTRETENIMENTOS CONFORME MATERIAL DE LEITURA, VÍDEO, MÚSICA, BRINQUEDOS (CRIANÇAS) E JOGOS DISPONIBILIZADOS PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.

         4.4 - ADMINISTRAR MEDICAMENTOS PRESCRITOS POR MÉDICOS E SOB INSTRUÇÃO FORMAL DOS RESPONSÁVEIS NOS HORÁRIOS E NAS QUANTIDADES ESPECIFICADAS.

         4.5 - ATENDER OS HORÁRIOS DE REPOUSO DAS CRIANÇAS/IDOSOS.

         4.6 - PROTEGER A CRIANÇA/IDOSO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E CLIMÁTICAS COM RELAÇÃO ÀS ROUPAS ADEQUADAS E CONTROLE DE VENTILAÇÃO, ILUMINAÇÃO E TEMPERATURA.

         4.7 - CONDUZIR A CRIANÇA/IDOSO A PASSEIOS INTERNOS E EXTERNOS COM AUTORIZAÇÃO FORMAL DOS PAIS, EM CALÇADAS, PARQUES E JARDINS PARA AREJAMENTO E BANHOS DE SOL.

         4.8 - ASSISTIR A CRIANÇA/IDOSO PARA MINIMIZAR RISCOS POTENCIAIS DE ACIDENTES E DE FERIMENTOS.

         4.9 - PRESTAR PRONTO ATENDIMENTO À CRIANÇA/IDOSO MOBILIZANDO RECURSOS EM CASO DE ACIDENTES E FERIMENTOS E EFETIVAR CHAMADOS DE APOIO E ATENDIMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS.

        4.10 - MANTER OS RESPONSÁVEIS INFORMADOS DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA/IDOSO EM HORÁRIOS PREFIXADOS, QUANDO HOUVER EXIGÊNCIA POR PARTE DOS MESMOS.

ESTAS ATIVIDADES ESTARÃO DESCRITAS NO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS!

5-       O REGIME DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.

AS COOPERADAS DA COOPERDIARY PODEM PRESTAR SERVIÇOS EM REGIME DE TURNOS DE 6 HORAS OU NO HORÁRIO DIURNO DE 8 HORAS, PODENDO ATENDER SOLICITAÇÕES FORTUITAS, PERIÓDICAS OU MENSALISTAS, DE ACORDO COM TABELA ABAIXO.

 

   REGIME

 PERÍODO

      TEMPO PERMANÊNCIA

                OBSERVAÇÃO

  FORTUITO

  TURNO

DE 3 A 6 HORAS, MÍNIMO DE 3 HORAS.

SOLICITAÇÃO DE UMA VEZ OU OUTRA.

 PERIÓDICO

  TURNO

DE 3 A 6 HORAS, MÍNIMO DE 3 HORAS

SOLICITAÇÃO EM DIAS PREFIXADOS.

   MENSAL

  DIURNO

TOTAL DE 8 HORAS POR DIA.

SOLICITAÇÃO PARA O MÊS TODO OU VÁRIOS MESES (1)

NOTAS: (1) FINS DE SEMANA E FERIADOS E HORÁRIO NOTURNO – ACRÉSCIMO DE 40% NO PREÇO-HORA PADRÃO.

6-       MODO DE CONTRATAÇÃO.

OS PAIS OU RESPONSÁVEIS PODEM SOLICITAR UM ORÇAMENTO PRÉVIO À COOPERDIARY, DE ACORDO COM O E-MAIL, TELEFONE OU FAX, INDICADOS NO FINAL DESTE FOLHETO, INFORMANDO:

-          O DIA DA PRESENÇA DA BABÁ/ATENDENTE, TIPO DO REGIME DE TRABALHO, HORÁRIO DE INICIO E FIM.

-          ENDEREÇO COMPLETO (SE É CASA OU APARTAMENTO, NO CASO DE CRIANÇAS).

-          QUANTAS CRIANÇAS E IDADE DE CADA UMA, SE HÁ ALGUMA DOENTE OU ESPECIAL.

-          SENDO PARA IDOSO, QUAL A IDADE E SE ESTÁ DOENTE OU COM ALGUMA DEFICIÊNCIA.

-          INFORMAR SE O SERVIÇO SERÁ À NOITE, NOS FINS DE SEMANA OU NOS FERIADOS.

ESSAS INFORMACOES SÃO ÚTEIS PARA SE CALCULAR O ORÇAMENTO, O QUAL SERÁ ENVIADO EM ATÉ 2 HORAS POR E-MAIL, TELEFONE E FAX !

O ORÇAMENTO SENDO ADEQUADO E HAVENDO ACEITAÇÃO PELOS PAIS, OU RESPONSÁVEIS, O MESMO DEVE SER CONFIRMADO POR TELEFONE, FAX OU E-MAIL, COM INFORMAÇÃO DOS SEGUINTES DADOS DO RESPONSÁVEL:

-          NOME COMPLETO;

-          NÚMERO DO REGISTRO DE IDENTIDADE E NÚMERO DO CPF;

-          DADOS DE ENDEREÇO E COMUNICAÇÕES.

ESSAS INFORMAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA COOPERDIARY JUNTO À FAMÍLIA!

7-       SELEÇÃO DAS COOPERADAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

A COOPERDIARY POSSUI SUPORTE DE RECURSOS HUMANOS PARA A SELEÇÃO DA PROFISSIONAL COOPERADA COM MELHOR PERFIL E DISPONIBILIDADE PARA DESIGNÁ-LA À PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS REQUISITADOS, NOS CASOS DE CONTRATAÇÕES FORTUITAS E PERIÓDICAS.

PARA CONTRATAÇÕES DE MENSALISTAS A COOPERDIARY INDICA ATÉ 2 PROFISSIONAIS COOPERADAS, PARA OS PAIS, OU RESPONSÁVEIS, FAZEREM SUA ESCOLHA PESSOAL.

8-       APRESENTAÇÃO DA PROFISSIONAL E DO CONTRATO.

A PROFISSIONAL SELECIONADA FICARÁ ENCARREGADA DE APRESENTAR O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO RESPONSÁVEL PELA (AS) CRIANÇA (AS), OU IDOSO, NO DIA DE SUA APRESENTAÇÃO PARA O INÍCIO DO TRABALHO PARA DEVIDA LEITURA E ASSINATURA DO MESMO. A COOPERADA QUE SE APRESENTA ASSINARÁ O CONTRATO COMO TESTEMUNHA DA COOPERDIARY PARA ATESTAR SEU CONHECIMENTO DOS TERMOS E DAS CLÁUSULAS APLICADAS.

O CONTRATO DEVE SER DEVOLVIDO PELOS PAIS, OU RESPONSÁVEL PELA ASSINATURA, NO FINAL DA JORNADA DE TRABALHO DO PRIMEIRO DIA.

9-       SITUAÇÃO TRABALHISTA DA COOPERADA SELECIONADA.

O REGIME DE TRABALHO COOPERADO SEGUE AS DETERMINAÇÕES DA LEI 5764 DE 1.971, A QUAL ESTABELECE E REGE A PRÁTICA DO COOPERATIVISMO NO BRASIL, NÃO HAVENDO VÍNCULO EMPREGATÍCIO DA COOPERADA SELECIONADA COM O RESPONSÁVEL PELAS CRIANÇAS/IDOSO, QUE ASSINOU O CONTRATO JUNTO À COOPERDIARY E NEM ESTA POSSUIRÁ VÍNCULOS EMPREGATÍCIOS COM SUA SÓCIA COOPERADA, UMA VEZ QUE ESSA ÚLTIMA É SÓCIA DA COOPERATIVA E, PORTANTO, É “DONA DO NEGÓCIO” ONDE PRESTA SERVIÇO E EM CONSEQÜÊNCIA É UMA DAS GESTORAS DA COOPERATIVA COMO SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.

10-   SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE BABÁS E ATENDENTES A IDOSOS.

A COOPERDIARY TEM CAPACITAÇÃO DE ASSUMIR SERVIÇOS DE BABÁS TERCEIRIZANDO ATIVIDADES DESSA NATUREZA EM EMPRESAS, ESCOLAS, CRECHES, MATERNIDADES, SHOPPINGS, FESTAS COMEMORATIVAS E DE CONDOMÍNIOS, POSTOS DE SAÚDE E HOSPITAIS – PARA CRIANÇAS OU EM ASILOS E CASAS DE RETIRO/REPOUSO – PARA IDOSOS, MOBILIZANDO SUAS COOPERADAS E PESSOAL DE SUPORTE DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES.

11-   SERVIÇOS DE SUPORTE DOMÉSTICO – NORMAL OU TERCEIRIZADO.

 A COOPERDIARY DISPONIBILIZA COZINHEIRAS, ARRUMADEIRAS E CAMAREIRAS PARA SUPORTE ÀS ATIVIDADES DOMÉSTICAS EM SERVIÇOS TEMPORÁRIOS EM RESIDÊNCIAS, CONDOMÍNIOS, CASAS, APARTAMENTOS, HOTÉIS, FLATS E PEQUENOS ESCRITÓRIOS, REALIZANDO O SERVIÇO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E ORIENTAÇÕES DO CLIENTE.

A COOPERDIARY ESTÁ DESENVOLVENDO OUTROS NÚCLEOS DE SERVIÇOS PARA ATENDIMENTO DE VÁRIAS NECESSIDADES DA SOCIEDADE PREPARANDO A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS COOPERADOS PARA ASSUMIR TAIS SERVIÇOS, ABRANGENDO SUA ÁREA DE ATUAÇÃO EM NOVOS SEGMENTOS COMO:

      11.1 – ATENDIMENTO A IDOSOS OU A PESSOAL DA TERCEIRA IDADE – DISPONIBILIZANDO AUXILIARES E TÉCNICOS (AS) DE ENFERMAGEM PARA ASSISTÊNCIA AOS IDOSOS EM TERMOS DE COMPANHIA NA AUSÊNCIA DA FAMÍLIA, AO TRATAMENTO DE DEBILIDADES TEMPORÁRIAS OU DOENÇAS QUE MERECEM ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO E SISTEMÁTICO COM CONTROLE E VERIFICAÇÕES DO ESTADO DE SAÚDE E DAS MELHORAS, ALÉM DAS ATIVIDADES ABAIXO RELACIONADAS:

     11.1.1 - EFETIVAR O ASSEIO E A HIGIENE DO IDOSO.

     11.1.2 - ALIMENTAR O IDOSO DENTRO DA DIETA DISPONIBILIZADA PELOS RESPONSÁVEIS, NOS HORÁRIOS E NAS QUANTIDADES ESTABELECIDAS PELOS MESMOS. 

     11.1.3 - REALIZAR ENTRETENIMENTOS CONFORME MATERIAL DE LEITURA, VÍDEOS, TELEVISÃO E JOGOS OS                  DISPONIBILIZADOS PELOS RESPONSÁVEIS.

     11.1.4 - ADMINISTRAR MEDICAMENTOS PRESCRITOS POR MÉDICOS E SOB INSTRUÇÃO FORMAL DOS RESPONSÁVEIS NOS HORÁRIOS E NAS QUANTIDADES.

     11.15 - ATENDER OS HORÁRIOS DE REPOUSO DOS IDOSOS.

     11.1.6 - PROTEGER O IDOSO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E CLIMÁTICAS COM RELAÇÃO ÀS ROUPAS ADEQUADAS E CONTROLE DE VENTILAÇÃO, ILUMINAÇÃO E TEMPERATURA.

     11.1.7 - CONDUZIR O IDOSO A PASSEIOS INTERNOS E EXTERNOS COM AUTORIZAÇÃO FORMAL DOS PAIS, EM CALÇADAS, PARQUES E JARDINS PARA AREJAMENTO E BANHOS DE SOL.

     11.1.8 - ASSISTIR O IDOSO PARA MINIMIZAR RISCOS POTENCIAIS DE ACIDENTES E DE FERIMENTOS.

     11.1.9 - PRESTAR PRONTO ATENDIMENTO AO IDOSO MOBILIZANDO RECURSOS EM CASO DE ACIDENTES E FERIMENTOS E EFETIVAR CHAMADOS DE APOIO E ATENDIMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS.

    11.1.10 - MANTER OS RESPONSÁVEIS INFORMADOS DA SITUAÇÃO DO IDOSO EM HORÁRIOS PREFIXADOS, QUANDO HOUVER EXIGÊNCIA POR PARTE DOS MESMOS.

      11.2 – SERVIÇOS DE SUPORTE DOMÉSTICOS – DISPONIBILIZANDO COZINHEIRAS, ARRUMADEIRAS E CAMAREIRAS PARA SUPORTE ÀS ATIVIDADES DOMÉSTICAS EM SERVIÇOS TEMPORÁRIOS EM RESIDÊNCIAS, CONDOMÍNIOS, CASAS, APARTAMENTOS E PEQUENOS ESCRITÓRIOS, REALIZANDO O SERVIÇO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E ORIENTAÇÕES DO CLIENTE.

      11.3 – SERVIÇO DE COLETA DE LIXO DOMÉSTICO E CLASSIFICAÇÃO PRIMÁRIA – DISPONIBILIZANDO COLETADORES DE LIXO EM RESIDÊNCIAS, CONDOMÍNIOS, CASAS, APARTAMENTOS E PEQUENOS ESCRITÓRIOS E CLASSIFICADORES DO LIXO COLETADO PARA VENDA DO MATERIAL CLASSIFICADO PARA AS EMPRESAS DE RECICLAGEM:

     11.3.1 - EFETIVAR A COLETA DO LIXO E SEU TRANSPORTE PARA O DEPÓSITO DE ARMAZENAGEM.

     11.3.2 – FAZER A CLASSIFICAÇÃO DO LIXO COLETADO EM CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS: PAPEL, VIDRO, METAIS (AÇO, ALUMÍNIO), PLÁSTICOS E MATERIAL ORGÂNICO. 

     11.3.3 – EMPACOTAMENTO DOS LOTES POR CARACTERÍSTICA PARA TRANSPORTE.

     11.3.4 – VENDA DOS LOTES EMPACOTADOS PARA EMPRESAS DE RECICLAGEM DE MATERIAIS.

     11.3.5 – TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO DE LIXO EM EMPRESAS DE RECICLAGEM.

A COOPERDIARY LHE OFERECE SEGURANÇA E QUALIDADE!

PRECAUÇÕES CONTRATUAIS: CUIDADOS BÁSICOS AO SE CONTRATAR UMA DIARISTA/BABÁ/CUIDADORA:

1-       A SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS COOPERADAS E UMA ENTREVISTA PESSOAL SÃO FUNDAMENTAIS, A COOPERATIVA FAZ A CAPACITAÇÃO DAS MESMAS QUANTO AO TRATO INFANTIL, O SEU ASSEIO CORPORAL, DESENVOLTURA DE COMUNICAÇÃO PESSOAL - A EXPRESSÃO FACIAL E A MANEIRA DE FALAR.

2-       O PROCESSO DE SELEÇÃO ALÉM DE QUALIFICAR A PROFISSIONAL SOBRE A ESCOLARIDADE E OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS COMO BABÁ EM TRABALHOS ANTERIORES PROCURA DETERMINAR O PERFIL PSICOLÓGICO DELA QUANTO À CONDUTA MORAL ADOÇÃO E PRÁTICA DE PRECEITOS ÉTICOS.

3-        AS COOPERADAS DA COOPERDIARY SÃO AVALIADAS EM SUA CONDUTA E SUA ORGANIZAÇÃO FAMILIAR.

4-       A COOPERDIARY AO SELECIONAR SUAS COOPERADAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, INDICA SEMPRE 2 PRETENDENTES AO TRABALHO PARA QUE A FAMÍLIA POSSA FAZER SUA ESCOLHA COM BASE, PRINCIPALMENTE, NA EMPATIA, TÃO NECESSÁRIA ENTRE PESSOAS QUE VENHAM A CONVIVER DIARIAMENTE.

5-       APRECIAÇÃO CURRICULAR É UMA ETAPA DE CONSOLIDAÇÃO DA ADESÃO DA COOPERADA DA COOPERDIARY QUANTO AO SEU PASSADO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, MANTENDO REGISTRO DAS REFERÊNCIAS DE TRABALHOS ANTERIORES, ANALISANDO AS CONDIÇÕES FIDEDIGNAS DAS INFORMAÇÕES.

6-       OS PAIS OU RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS DEVEM VERIFICAR PESSOALMENTE A VERACIDADE E EXISTÊNCIA DA COOPERDIARY, CHECANDO SEUS DADOS CADASTRAIS E ATÉ OBTENDO INFORMAÇÕES COM CLIENTES QUE JÁ FORAM ATENDIDOS PELA COOPERATIVA.

7-       A COOPERDIARY NÃO FAZ SELEÇÃO E INDICAÇÃO DE PROFISSIONAIS INEXPERIENTES E SEM HISTÓRICO CURRICULAR.

8-       TODAS AS PROFISSIONAIS COOPERADAS DA COOPERDIARY TÊM ATESTADO DE SAÚDE E DE BONS ANTECEDENTES CRIMINAIS PARA EVITAR COM ISSO A INDICAÇÃO DE PESSOAL COM PROBLEMAS DE SAÚDE E COM DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS INFANTIS QUE CHEGAM A CONSTAR NA POLÍCIA, O QUE SEM DÚVIDA PODERÁ GERAR A EXCLUSÃO DA PROFISSIONAL DOS QUADROS DA COOPERATIVA.

9-       UMA BOA BABÁ TEM CERTAS CARACTERÍSTICAS QUE DEVEM SER IDENTIFICADAS:

9.1    SER AFETIVA, SINCERA, RESPONSÁVEL, HIGIÊNICA, TER DISPOSIÇÃO FÍSICA E EMOCIONAL PARA BRINCAR, VONTADE DE APRENDER COISAS NOVAS, CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO, INICIATIVA, ALGUMA CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO E FUNDAMENTALMENTE, SER BEM-HUMORADA.

9.2    DEMONSTRAR FLEXIBILIDADE, ADAPTANDO-SE SEM DIFICULDADE A SITUAÇÕES NOVAS.

9.3    PRECISA FICAR A PAR DO QUE A FAMÍLIA ESPERA DE SEU TRABALHO (BEM COMO DOS LIMITES DE SUA ATUAÇÃO) E A FAMÍLIA PRECISA SABER O QUE ELA ESPERA EM TROCA. GERALMENTE, UMA PROFISSIONAL QUE É BEM TRATADA VAI RETORNAR EM EMPENHO E DEDICAÇÃO EM SUA FUNÇÃO.

9.4    DEMONSTRAR BOA VONTADE EM APRENDER E DE ACERTAR NOS PROCEDIMENTOS INSTRUÍDOS PELA FAMÍLIA.

10-   AS COOPERADAS DA COOPERDIARY POSSUEM OS CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS DA ÁREA COMO DEMONSTRAÇÃO DE UM EMPENHO PROFISSIONAL, COM ESPECIFICAÇÃO DA ABRANGÊNCIA E QUALIDADE DO CONTEÚDO DOS CURSOS FEITOS E ATÉ MESMO O MATERIAL DIDÁTICO.

SE VOCÊ PRECISA DE UMA BABÁ/ATENDENTE E NÃO TEM COM QUEM DEIXAR SEU(S) FILHO(S), OU IDOSO(S), LIGUE PARA A COOPERDIARY E PEÇA UM ORÇAMENTO!

A COOPERDIARY LHE OFERECE SEGURANÇA E QUALIDADE!

=============== DIREITOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS ATUAIS DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS

FONTE: HTTP://WWW.GUIATRABALHISTA.COM.BR/GUIA/TABELA_INSS_EMPREGADOS.HTM

1.       OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS TÊM DIREITO A:

·         REGISTRO EM CARTEIRA DE TRABALHO;

·         RECEBER FÉRIAS REMUNERADAS DE 20 (VINTE) DIAS ÚTEIS POR ANO;

·         RECEBER REMUNERAÇÃO NUNCA INFERIOR A UM SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE;

·         RECEBER REMUNERAÇÃO EQUIVALENTE A UM TERÇO DAS FÉRIAS (UM TERÇO DE 20 DIAS);

·         TER 12 % DA CONTRIBUIÇÃO DO INSS PAGOS PELO EMPREGADOR;

·         TER DESCANSO SEMANAL REMUNERADO, PREFERENCIALMENTE AOS DOMINGOS;

·         13º SALÁRIO;

·         RECEBER AVISO PRÉVIO;

·         RECEBER FÉRIAS E 13º SALÁRIO PROPORCIONAIS, EM CASO DE RESCISÃO CONTRATUAL;

·         VALE-TRANSPORTE;

·         LICENÇA-GESTANTE;

·         LICENÇA-PATERNIDADE;

·         RESCISÃO CONTRATUAL;

·         PREVIDÊNCIA SOCIAL;

·         FGTS, OPCIONAL;

·         SEGURO-DESEMPREGO.

2.       OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS NÃO TÊM DIREITO:

·         RECEBIMENTO DO PIS (PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL);

·         RECEBIMENTO DE HORAS-EXTRAS;

·         RECEBIMENTO DE SALÁRIO-FAMÍLIA;

·         ESTABILIDADE NO EMPREGO;

·         ASSOCIAÇÃO SINDICAL;

·         ADICIONAL NOTURNO;

·         ACIDENTE DO TRABALHO;

·         PISO SALARIAL DE CATEGORIA.

NOTA: A LEI NÃO ASSEGURA ESSES DIREITOS AOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS, PORÉM NADA IMPEDE QUE ALGUM JUIZ DO TRABALHO, DEPENDENDO DO CASO CONCRETO, EM FUNÇÃO DE QUE TAIS DIREITOS SÃO ASSEGURADOS A OUTRAS CATEGORIAS DE TRABALHADORES, ESTENDA ESTES BENEFÍCIOS AOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS.

3.       FAIXAS DE CONTRIBUIÇÃO AO INSS

ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DE 12 % AO INSS, QUE CABE AO EMPREGADOR, ESTE DEVERÁ DESCONTAR DO SALÁRIO DO SEU EMPREGADO A SUA COTA DE CONTRIBUIÇÃO, QUE VARIA DE ACORDO COM O SALÁRIO RECEBIDO. VEJA AS FAIXAS DE CONTRIBUIÇÃO DO EMPREGADO DOMÉSTICO:

TABELA DE INSS - EM VIGOR DESDE 01 DE JANEIRO DE 2011.

 

SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO (R$)

 

 

ALÍQUOTA A SER DESCONTADO DO EMPREGADO DOMÉSTICO %

ALÍQUOTA DO EMPREGADOR DOMÉSTICO %

TOTAL DO RECOLHIMENTO %

 

 

 

ATÉ R$ 1.106,90

 

8,0

 

12,0

 

 

20,0

 

 

DE R$ 1.106,91 A R$ 1.844,83

 

9,0

 

 

12,0

 

 

21,0

 

 

DE R$ 1.844,84 A R$ 3.689,66

 

 

11,0

 

 

12,0

 

 

23,0

 

4.       O EMPREGADOR AINDA PODE DESCONTAR DO SALÁRIO DO SEU EMPREGADO:

·         12,5 % DO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO E NÃO DO SALÁRIO PAGO AO EMPREGADO, SE HOUVER O OFERECIMENTO DE ALMOÇO. QUANDO HOUVER O OFERECIMENTO DE ALMOÇO E JANTAR O DESCONTO PODE SER DE ATÉ 25 % DO SALÁRIO MÍNIMO, DEPENDENDO DE ACORDO COM O EMPREGADO;

·         6 %, DO SALÁRIO PAGO E NÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, SE HOUVER O FORNECIMENTO DE DOIS VALES-TRANSPORTES POR DIA DE TRABALHO. O EXCEDENTE, CASO ESSE DESCONTO NÃO SEJA SUFICIENTE PARA PAGAR OS VALES-TRANSPORTES DE QUE NECESSITA O EMPREGADO, É DE RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR;

·         MORADIA FICA A DISCUSSÃO, POIS, NA MAIORIA DAS VEZES É DO INTERESSE DO EMPREGADOR QUE O SEU EMPREGADO DOMÉSTICO MORE NO LOCAL DE TRABALHO.

PRECAUÇÕES LEGAIS PARA O EMPREGADOR:

1.       EFETUE PAGAMENTOS AO SEU EMPREGADO DOMÉSTICO SOMENTE MEDIANTE RECIBO;

2.       ELABORE UM CONTRATO DE PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS.

============================================================

ENGº LEWTON BURITY VERRI

CREA 74-1-01852-8 UFF – RJ

EX-PRESIDENTE DA ABRACOOP / SP

WWW.COOPERATIVISMODOBRASIL@HOTMAIL.COM

COPYRIGHT © 2011 - ENGº LEWTON BURITY VERRI




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!