As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 07-07-2011. Acessado 1777 vezes.
Título da Postagem:O MARXISMO SEGUNDO A VISÃO DE ENGENHEIROS INDUSTRIAIS
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 07-07-2011 @ 12:48 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

O MARXISMO SEGUNDO A VISÃO DE ENGENHEIROS INDUSTRIAIS

REEDIÇÃO REVISADO ...

TAGS: MARXISMO, LÊNIN, STALIN, MARX, ENGELS, FILOSOFIA, USP, UFF, MARXISTAS, MANIFESTO, COMUNISTA, ANTICOMUNISTA, CAPITAL, ENGENHEIROS, INDÚSTRIA, INDUSTRIAL, INDUSTRIALIZAÇÃO, VISÃO, CIÊNCIA, CIENTÍFICA, ADMINISTRAÇÃO, FÁBRICAS, OPERÁRIOS, PROLETARIADO, FILÓSOFOS, ENGODO, CAPITALISMO, RESSURGÊNCIA, MORTANDADES, AUTORIA, INTELECTUAL, JESUS, CRISTO, DESCONSTRUÇÃO

KARL MARX: O FILÓSOFO DO ENGODO COMUNISTA, NA VISÃO CIENTÍFICA DE ENGENHEIROS DO CAPITALISMO ...

MEDIANTE A TANTOS TEXTOS DE FILÓSOFOS SOBRE KARL MARX, AO LONGO DOS ÚLTIMOS 35 ANOS, VÁRIOS ENGENHEIROS DE FÁBRICAS, OPERANDO SOB A ÉGIDE DO CAPITALISMO, RESOLVERAM "ANALISAR" OS TEXTOS ORIGINAIS, PARA PODEREM CONCLUIR COM SUA VISÃO PRÁTICA E CRIATIVA, PORQUE SE ESCREVEU TANTO SOBRE MARX.

MARX JAMAIS TEVE "AUTORIDADE TÉCNICA" SOBRE O CAPITALISMO E NEM FOI REFERENDADO COMO O REPRESENTANTE DE "O CAPITAL", PELOS ENGENHEIROS, NO QUAL ESCREVEU MUITO FETICHE E FOLCLORE, PARA A VISÃO DA ENGENHARIA. SÓ QUEM ACHOU QUE MARX ERA AUTORIDADE NO ASSUNTO FOI A FILOSOFIA “TRANSFORMISTA” DO NADA PARA ZERO.

MARX FOI O ENGODO DOS COMUNISTAS. MUITAS ACADEMIAS E FILÓSOFOS "PERDERAM TEMPO E FIZERAM A HUMANIDADE PERDER VIDAS, COMO AUTORES INTELECTUAIS DE VÁRIOS TIPOS DE DEVASTAÇÕES E MORTANDADES, NOS SEUS SUGESTIVOS 'PAPERS' E TESES INSÓLITAS E IRREAIS - FORA DO MUNDO DAS OPERAÇÕES FABRIS E DO REAL PROLETARIADO" ...

SEGUE AOS ADMINISTRADORES EM GERAL DO BRASIL A VISÃO ESPECÍFICA, DE UM GRUPO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, CADA QUAL COM MAIS DE 50.000 HORAS APLICADAS EM ENGENHARIA INDUSTRIAL CAPITALISTA.

OS FILÓSOFOS DE HOJE E OS MARXISTAS (ALÉM DE MARX E ENGELS) NÃO POSSUEM NEM ESTÁGIOS EM FÁBRICAS DA INDUSTRIALIZAÇÃO, QUANTO MAIS 50.000 HORAS DE ENGENHARIA EM INDÚSTRIAS – TODOS ELES JUNTOS ...

NESTE CASO A FILOSOFIA SE TORNA AUTORA INTELECTUAL DE MORTANDADES E DA RENOVAÇÃO DELAS, COM POLÍTICOS E POLÍTICA TAIS COMO O LULISMO / PETISMO. 

======================================

KARL MARX: O FILÓSOFO DO ENGODO COMUNISTA, NA VISÃO CIENTÍFICA DE ENGENHEIROS DO CAPITALISMO ...

PARA SE ENTENDER A "MECÂNICA DO RACIOCÍNIO DE MARX" (KARL MARX, TRIER – ALEMANHA - 1818 E LONDRES – 1883), SOB O PROCESSO DA DIALÉTICA MATERIALÍSTICA, PODEMOS CONCLUIR QUE É UM ESTILO DE RACIOCÍNIO TENAZ, ARROGANTE, CAPAZ DE HUMILHAR, DE INTIMIDAR, DE ESMAGAR. ACRESCENTA-SE AO QUADRO A SUA EXPRESSÃO TENEBROSA E SUA FISIONOMIA CARRANCUDA QUE DESPERTAM SUBMISSÃO E SERVILISMO NOS SEUS OPONENTES. NINGUÉM QUERIA DISCUTIR COM ELE.

QUASE TUDO DE MARX FOI ACEITO SEM UMA MACERAÇÃO CORRETA, OU SEM SER "BATIDO NO PILÃO" DA DÚVIDA E DO QUESTIONAMENTO, PROFISSIONAIS DA INDUSTRIALIZAÇÃO CAPITALISTA.

APÓS LONGAS HORAS DE LEITURAS, DE VÁRIOS TRATADOS ORIGINAIS MARXISTAS E SUA FILOSOFIA DE BUSCA DO PRAGMATISMO, PARA TRANSFORMAR O MUNDO - NÃO BASTA INTERPRETAR FILOSOFICAMENTE, TEMOS QUE COMPREENDER COMO TRANSFORMAR O MUNDO - PARA MELHOR, “CAPTAMOS UMA ESPÉCIE DE APELO SOBRE A AÇÃO DA FILOSOFIA” (SAIR DA “LERDEZA CONTEMPLATIVA” DE OBSERVAR O MUNDO E PRATICAR, NESSE MUNDO, O QUE A CIÊNCIA PERMITE).

PERCEBEMOS QUE MEDIANTE A COMPLEXIDADE DOS SEUS TRATADOS DE FILOSOFIA, DE ECONOMIA, DE COMUNISMO, DE CAPITALISMO ... ETC, NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO POR ENGENHEIROS - CADA UM CAPTOU COISAS NÃO EVIDENTES E DAS EVIDENTES MUITAS DEIXARAM ESCAPAR. E USANDO "MAPAS PARA ESQUEMATIZAR OS SIGNIFICADOS PRÁTICOS" – RECURSOS DA LÓGICA DA ENGENHARIA, PARA APLICAÇÃO NO MUNDO REAL, CONCLUÍMOS QUE O AZAR DA HUMANIDADE FOI O DE QUE O MANIFESTO COMUNISTA (1848) VEIO ANTES DE O CAPITAL (1867).

O MANIFESTO COMUNISTA (1848) POR TER SIDO O PRIMEIRO A SER PUBLICADO, E NAQUELE SÉCULO CORRENTE A FILOSOFIA JÁ ALIMENTAVA “IDEÁRIOS DE REDENÇÃO E SUPERAÇÃO” (VINDOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA - OS DIREITOS DO HOMEM), FOI UMA ESPÉCIE DE “VIGA MESTRE” NO DESDOBRAMENTO DAS VÁRIAS ESPECIFICAÇÕES DE SOCIALISMO E COMUNISMO, QUE DESEMBOCARAM NAS TRAGÉDIAS RUSSAS E SOVIÉTICAS. ALÉM DE SEU ESPALHAMENTO NA IMAGINAÇÃO DE POLÍTICOS, ACADÊMICOS E PSEUDOFILÓSOFOS.

O PIOR DE TUDO FOI O CRÉDITO DADO A DOIS “MOLEQUES” COM CERCA DE 30 ANOS DE IDADE – MARX E ENGELS - QUANDO HOJE FILOSOFIA E LITERATURA, SÓ DÃO PRÊMIO NOBEL A “SENHORES” COM 65 A 75 ANOS – COM MUITA CREDIBILIDADE E TRADIÇÃO DE PROFICIÊNCIA NA “SOLUCIONÁTICA DA PROBLEMÁTICA”, PROTEGENDO A HUMANIDADE DE “AVENTUREIROS CIENTÍFICOS” E PREDADORES MAL ESCLARECIDOS.

O SOCIALISMO CIENTÍFICO DE MARX PODERIA NÃO TER SIDO AVALIZADO NUMA ACADEMIA SÉRIA DE CIÊNCIAS E “SER JOGADO NATIMORTO NA SARJETA DO LIXO INTELECTUAL DAQUELE SOCIALISMO” QUE VARREU A EUROPA, COM O TAL MANIFESTO COMUNISTA – SÓ FICOU ENTRE A ACADEMIA DE PRESUNÇOSOS E OS MILITANTES OPERÁRIOS, COMEÇANDO A FORMAR OS INÚTEIS SINDICATOS – OPERÁRIOS DE TODAS AS TERRAS UNI-VOS. FOI UM DESASTROSO ENGODO (E PLÁGIO DE MARX EM RELAÇÃO AO AUTOR ORIGINAL DA FRASE).

CERCA DE 19 ANOS DEPOIS, DO MANIFESTO, MARX PUBLICA O CAPITAL (1867), SEM TER CONHECIMENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM PROCESSOS FABRIS, DE CONTROLE DA PRODUÇÃO, DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE OPERÁRIOS, DAS PRÁTICAS DA TECNOLOGIA E SUA REPERCUSSÃO SOBRE O HOMEM E O MEIO, SOBRE OS CONSUMIDORES DAS MERCADORIAS, SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS E SUAS PLANILHAS ... ETC.

QUEM ERA MARX PARA DETERMINAR O RITMO FILOSÓFICO E SOBRE O CAPITALISMO COMO “UM CEGO QUE TENTA ESPECIFICAR A COR DO VENTO”?

E TODOS OS FILÓSOFOS, ESTUDIOSOS E IDEÓLOGOS, QUANDO LERAM O CAPITAL FOI SÓ PARA "TENTAR ENTENDER" EM COMO ANIQUILAR O CAPITALISMO, ACREDITANDO QUE O COMUNISMO ERA A REDENÇÃO HUMANA DAS MISÉRIAS DO TRABALHO EXTERMINADOR, PRATICADO NAS FÁBRICAS INGLESAS.

SALVAR O OPERÁRIO DO ESMAGAMENTO (AINDA HOJE SÃO “ESMAGADOS” EM ROTINAS EXTRAVAGANTES E DESUMANAS, COMO ESCRAVOS), DA EXPLORAÇÃO (TODAS AS IDEOLOGIAS EXPLORARAM OS HOMENS), DA ALIENAÇÃO (A ESPECIALIZAÇÃO DE FUNÇÕES NA FÁBRICA – NINGUÉM SABE TUDO AO MESMO TEMPO), DA PROSTITUIÇÃO (QUE AINDA CONTINUA EM TODO LUGAR DO MUNDO - COMUNISTA, SOCIALISTA E CAPITALISTA) E ETC.

OS ENGENHEIROS DE TODAS AS ÉPOCAS NUNCA ADOTARAM EM SEUS OBJETOS, COISAS, PRODUTOS, MERCADORIAS, SERVIÇOS E EXPERIMENTOS, NADA QUE VIESSE DE MARX. E FORAM OS CONSTRUTORES DO MUNDO REAL, DAS PLATAFORMAS DE TECNOLOGIA, QUE NENHUM FILÓSOFO ESTUDOU. ENGRAÇADO NÃO? E ESSA PLATAFORMA ENFRENTA ATUALMENTE, APÓS A SUA SÉTIMA DESTRUIÇÃO CRIATIVA, COM O ADVENTO DA INTERNET, A SUA OITAVA FASE REVOLUCIONÁRIA QUE É A DE RENOVAR-SE PARA REINVENÇÃO DE SEUS PROCESSOS VISANDO ATENDER A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.

MUITOS FILÓSOFOS ATUAIS AINDA FALAM EM SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, QUANDO O CAPITALISMO JÁ ESTÁ ROMPENDO PARA A OITAVA – NA SUA REVISÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COM O EQUILÍBRIO DA MATRIZ ENERGÉTICA - DEPOIS DE MAIS DE 140 ANOS DE O CAPITAL E DE 160 ANOS DO MANIFESTO COMUNISTA.

A FILOSOFIA MARXISTA E A TECNOLOGIA DO CAPITALISMO CAMINHARAM JUNTAS, EM PARALELO, SEM NUNCA TEREM SE ENCONTRADO.

É ÓBVIO, POIS A ENGENHARIA EMBRIONÁRIA DO SÉCULO 19, QUE CRIAVA A TECNOLOGIA DAS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO E DAS FÁBRICAS, NÃO TINHA EM MARX UMA REFERÊNCIA TÉCNICA E CIENTÍFICA RESPEITÁVEIS, SOBRE O CAPITALISMO. QUANDO MARX MORREU, EM 1883, O MOTOR ELÉTRICO ESTAVA SUBSTITUINDO A MÁQUINA A VAPOR E A INDUSTRIALIZAÇÃO ESTAVA TENDO NOVA “DESTRUIÇÃO CRIATIVA”.

TEM FILÓSOFO QUE AGUARDA ATÉ HOJE O FIM DO CAPITALISMO E ELE JÁ FOI DESTRUÍDO SETE VEZES E CADA VEZ RENASCEU MAIS PODEROSO AINDA, INDO PARA A SUA OITAVA DESTRUIÇÃO AGORA COM SUA ADAPTAÇÃO ÀS EXIGÊNCIAS AMBIENTAIS ...

O QUE DIRIA MARX, HOJE, COM AS FÁBRICAS TOTALMENTE AUTOMÁTICAS E SINCRONIZADAS, EM TEMPO REAL, COM A DEMANDA E A OFERTA, ONDE SEU “CÉREBRO” – O ESCRITÓRIO CENTRAL QUE FORD TANTO SACRALIZAVA – PODE ESTAR NOS EUA, NA FINLÂNDIA, NA FRANÇA OU NA ÁFRICA DO SUL E SUAS FÁBRICAS NA CHINA, BRASIL, ORIENTE MÉDIO OU MESMO NA RÚSSIA?

A FILOSOFIA MARXISTA SOBRE O CAPITALISMO “MORREU” NA PRETENSA ADMISSÃO DE QUE MARX ERA O TRADUTOR, DESCRITOR E SABEDOR DAS OPERAÇÕES FABRIS, SUAS IMPREGNAÇÕES NA PSICOLOGIA HUMANA, OS FETICHES DA MERCADORIA, O VODU DOS CAPITALISTAS, O KNOW-HOW DO PROLETARIADO – CONHECIMENTOS E HABILIDADES – SEM A TECNOLOGIA GERADA PELA ENGENHARIA E ETC. E NÃO SE ATUALIZOU SOBRE O PROTO-CAPITALISMO QUE PRESUNÇOSAMENTE MARX “TENTOU FILOSOFAR”.

MEDIANTE ISSO UM GRUPO DE ENGENHEIROS BRASILEIROS ESCREVEU, RECENTEMENTE, O MANIFESTO ANTICOMUNISTA DE 2006, PARA DEMONSTRAR COMO FOI A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO SEM A FILOSOFIA MARXISTA.

A MAIORIA DESSES ENGENHEIROS TEM MAIS DE 50 MIL HORAS DE ENGENHARIA APLICADA EM ATIVIDADES FABRIS CAPITALISTAS. PARA ELES MARX QUIS “ENSINAR PADRE A REZAR MISSA, MAS SÓ CONSEGUIU FORMAR UMA MULTIDÃO DE COROINHAS, ATRAVÉS DAS DÉCADAS, A DIFAMAREM A RAZÃO DO BEM ESTAR E DAS COMODIDADES QUE LHES SUSTENTAM A PRÓPRIA EXISTÊNCIA”, TAIS COMO: CARRO, TV, GELADEIRA, LIQUIDIFICADOR, AR CONDICIONADO, ÔNIBUS, AVIÃO, MÁQUINA DE LAVAR, ASPIRADOR DE PÓ, VIAGRA, STENT, ASPIRINA, LÂMPADA, CELULAR, TELECOMUNICAÇÕES, TECIDO DE ALTA PADRONAGEM, COMPUTADOR, VACINA, REMÉDIO, ALIMENTO ELABORADO E DE CONSERVAÇÃO DURADOURA, EQUIPAMENTO CIRÚRGICO E DE SUPORTE A VIDA, A PRODUTIVIDADE, A ECONOMIA E A QUALIDADE – TUDO QUE OS FILÓSOFOS COMUNISTAS USAM E “COSPEM” EM CIMA.

COMO MARX ERA FILÓSOFO E O ENCADEAMENTO DO PROCESSO HISTÓRICO - DE TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO - DESCAMBOU PARA CIÊNCIAS EXATAS, MATEMÁTICA, FINANÇAS, ESTATÍSTICA, FÍSICA E QUÍMICA, OS REGISTROS HISTÓRICOS DO CAPITALISMO PASSARAM A FIGURAR EM LIVROS DE FINANÇAS, ENGENHARIA, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA - LIVROS QUE QUASE 100% DOS FILÓSOFOS NÃO SE INTERESSARAM EM LER. E SE LESSEM NÃO IRIAM GOSTAR, POIS É COISA DE MATEMÁTICA E RACIONALISMO DO USO DO CAPITAL. E ENTÃO "FICARAM COM MARX", NO ENTENDIMENTO PRECÁRIO DE SUA OBRA - VELHA E COM 160 ANOS EM MÉDIA DE VIDA DESTRUTIVA.

SERIA O MESMO COMO ENGENHEIROS ESTUDAREM, AINDA HOJE, SÓ A FÍSICA CLÁSSICA DE NEWTON, IGNORANDO A FÍSICA QUÂNTICA E SÓ ESTUDAREM ALAVANCAS, POLIAS, EIXOS E ENGRENAGENS, MESMO COM O ADVENTO DO MOTOR ELÉTRICO, SEM ESTUDAREM NADA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS, SÓ CONHECENDO A TECNOLOGIA DA MÁQUINA A VAPOR, DOS ANOS 1780 AOS ANOS 1890.

ISSO SIGNIFICA QUE HÁ ALTA PROBABILIDADE DE QUE: QUEM NÃO PARTIU DA BASE - DOS ESCRITOS ORIGINAIS E “DEIXOU TERCEIROS PARA INTERPRETAREM A OBRA DE MARX” (COISA COMUM AINDA HOJE NO MEIO ACADÊMICO, POLÍTICO, SINDICALISTA E RURAL) - FEZ POUCO CASO ATÉ DE SI MESMO E A HUMANIDADE TERMINOU INDO NA TOADA DE FILÓSOFOS, QUE MESMO NÃO ENTENDENDO O QUE MARX ESCREVIA, SE METERAM A PROPOR TEORIAS E TEORIAS, IDEOLOGIAS E DERIVATIVAS, A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E MÉTODOS ADMINISTRATIVOS - FICARAM NA BUROCRACIA - CARACTERÍSTICA DE "PROCESSOS FILOSÓFICOS".

SEM ATINGIR OS RACIONALISMOS DA OTIMIZAÇÃO E DA BUSCA MATERIAL PELA PERFEIÇÃO – FALHA ZERO, PERDA ZERO, ACIDENTE ZERO E ETC, COMO A PRÁXIS SEM DEFEITOS, DO MODERNO CAPITALISMO (EUA, JAPÃO, ALEMANHA, REINO UNIDO, FRANÇA E CORÉIA DO SUL).

SE DEUS NÃO QUISESSE A EVOLUÇÃO NOS TERIA "DEIXADO NA VELHA GRÉCIA" E EM SUAS TRAGÉDIAS GREGAS E FILOSÓFICAS. MAS, A HUMANIDADE PRECISARIA VIVER OUTRAS TRAGÉDIAS, TAIS COMO: AS ROMANAS, AS ÁRABES, AS INGLESAS, AS FRANCESAS, AS ALEMÃS, AS RUSSAS, AS AMERICANAS ... NA MEDIDA DA HABILIDADE CONSTITUÍDA DE CADA NAÇÃO E SEU IMPÉRIO DE DOMÍNIO.

TIVEMOS QUE VIVENCIAR “PRAGMATICAMENTE” UM LONGO CICLO DE “EXPERIMENTAÇÕES” DE CULTURAS DIVERSAS E MODOS DIVERSOS DE MONTAR, FAZER DURAR E EXTINGUIREM ESTADOS E IMPÉRIOS. ISSO TUDO ACONTECEU, E EM TOTALIDADE SEM A DOUTRINA DE MARX, MAS MUITO CONTRA MARX (QUE VEM “CONTAMINANDO” A HUMANIDADE NOS ÚLTIMOS 160 ANOS).

DAÍ PODEMOS AFIRMAR, COM POUCO ERRO, QUE 95% DO QUE SE ESCREVEU SOBRE MARX E SE APLICOU NO MUNDO ESTAVA ERRADO. MUITA GENTE MORREU POR CAUSA DE MARX E ESTÁ MORRENDO SEM ENTENDER MARX, SOB O PONTO DE VISTA PRAGMÁTICO, PRÁTICO COMO ELE “PEDE ANGUSTIADAMENTE” EM SEUS TEXTOS – A TAL PRÁXIS, EXPRESSÃO EM LATIM MUITO USADA POR MARX. MAS, A PRÁXIS NO MUNDO REAL SÓ FOI ELABORADA PELA ENGENHARIA – COM SEUS TÉCNICOS E CIENTISTAS - E SEM NENHUM FILÓSOFO DE ALFORRIA IDEOLÓGICA OU HUMANISTA. SENTIMOS MAIS A PRESENÇA DE JESUS CRISTO DO QUE A DE MARX.

TUDO O QUE AJUDAMOS A DESENVOLVER E A INVENTAR, COMO ENGENHEIROS, FIZEMOS MAIS POR AMOR AO PRÓXIMO, E FAZER AOS OUTROS O QUERÍAMOS QUE NOS FIZESSEM, E ISSO MARX REFUTOU, QUANDO REJEITOU DEUS: DIMINUIR ESFORÇOS, EVITAR DANOS, REDUZIR RISCOS, AUMENTAR A SAÚDE, REDUZIR DEFICIÊNCIAS, BAIXAR CUSTOS, MINIMIZAR USO DE ENERGIA, AUMENTAR A QUALIDADE E ETC. COISAS JAMAIS FEITAS PELOS COMUNISTAS, PRINCIPALMENTE OS SOVIÉTICOS E OS CHINESES (AMBAS AS NAÇÕES JÁ FORAM ENGOLIDAS PELO CAPITALISMO DE MERCADO).

ENTÃO, O "MECANISMO MARXISTA DA TAL DIALÉTICA MATERIALÍSTICA", QUE ACREDITAMOS SER O ÚNICO FOCO, IMPORTANTE DO MARXISMO, PARA A ENGENHARIA, NOS CHOCOU AO ASSISTIRMOS A INFLUÊNCIA DA USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ATRAVÉS DA FILÓSOFA MARILENA CHAUÍ, A CONSOLIDAR O LULISMO / PETISMO - NOS PODERES MÁXIMOS DA NAÇÃO - E QUE VEM "PRODUZINDO" O EFEITO MASSACRANTE DA VISÃO MARXISTA - ATRAVÉS DOS TERRORISTAS E COMUNISTAS - SOBRE O BRASIL E SUA CIVILIZAÇÃO EMBRIONÁRIA.

NÃO FOI MARX QUEM ENGANOU O MUNDO FORAM "OS QUE TENTARAM SUBIR NOS SEUS OMBROS", PARA SEREM ALGUÉM OU FAMOSOS DE ALGUM MODO, COMO MARILENA CHAUÍ E OUTROS FILÓSOFOS DE ALFORRIA.

O QUE TEMOS HOJE NO MUNDO DAS RELAÇÕES POLÍTICAS E FILOSÓFICAS, SÃO “FERRAGENS DISTORCIDAS DE UM GRAVE ACIDENTE DE TRENS, A ALTA VELOCIDADE”, SOBRE O QUE PODERIA TER SIDO “CAPTADO” CORRETAMENTE DA FILOSOFIA ORIGINAL MARXISTA, POR ENGENHEIROS. ESTÁ TUDO DEFORMADO DE MODO PERIGOSAMENTE CRIMINOSO.

MARX ERA GROSSEIRO, SARCÁSTICO, CONTUNDENTE, COM HUMOR NEGRO, MAS SUA “MATRIZ DE PENSAMENTO” ERA APELATIVA PARA QUE A FILOSOFIA INSTIGASSE O APERFEIÇOAMENTO DA MATERIALIDADE DO MUNDO, NUMA TRANSFORMAÇÃO CONTÍNUA E EM BUSCA DA PERFEIÇÃO. ELE ENLAÇAVA O FUTURO AINDA LATENTE, E O DEIXAVA NU EM FRENTE AOS HOMENS PARA QUE ACELERASSEM A TRANSFORMAÇÃO.

SEU APELO INICIAL E FINAL FOI: - VAMOS SER PRÁTICOS! É A PRÁXIS. JÁ VIMOS FILÓSOFOS PRÁTICOS?

SE POR UM LADO A FILOSOFIA, COMO UMA CIÊNCIA QUE RESPEITÁVAMOS, FICOU “EMBAIXO DAS SOMBRAS DAS OLIVEIRAS” A CONTEMPLAR OS ACONTECIMENTOS DO MUNDO, NÃO FOI PROVOCATIVA O SUFICIENTE PARA SE TRANSFORMAR AS AZEITONAS, QUE CAIAM, EM AZEITE. OS FILÓSOFOS DIZIAM: - OLHEM COMO CAEM AS AZEITONAS! POR OUTRO LADO A ENGENHARIA, CODIFICADA NO ESPÍRITO ENGENHOSO DO HOMEM, VIA COMO CAÍAM AS AZEITONAS, MAS SE DEDICOU A SABER COMO TIRAR PROVEITO DELAS – OS HOMENS APRENDERAM A “FABRICAR” O AZEITE, PARA O BEM COMUM, SEM A COMUNIZAÇÃO CRUEL PROPOSTA PELA FILOSOFIA.

E COM A EMPOLAÇÃO MARXISTA DA SUA LITERATURA, EM SUA ÉPOCA, FAZENDO LINGUAGEM DIFÍCIL E COMPLEXA, MARX CERTAMENTE DIRIA: - FILHOS DE UMA VADIA, SACANEARAM MEU NOME. LÊNIN E STALIN, VOCÊS FORAM UNS DEMÔNIOS! NÃO FOI BEM ISTO QUE EU ESCREVI ... ELE MESMO FARIA A DESCONSTRUÇÃO DO SEU MARXISMO INTERPRETADO À LUZ DE PREDADORES.

ATUALMENTE NA FRANÇA, ITÁLIA E ESPANHA E ONDE SE EXACERBAM O COMUNISMO E O SOCIALISMO (NÃO DEMOCRÁTICO) MUITOS JÁ ABANDONARAM MARX – SÃO OS EX-MARXISTAS. VIRAM QUE MARX ERA UM ENGODO OU USARAM MARX COMO “BODE CAMARADA”. 

EIS AÍ A PRÁXIS, CAMUFLADA E QUE NÃO FOI PERCEBIDA PELA FILOSOFIA. E QUE ALGUÉM AINDA PODE VIR A “INTERPRETAR INSUFICIENTEMENTE”, PROVOCANDO MAIS “DESASTRES DE TRENS”.

NÓS ROGARÍAMOS O "FIM DA FILOSOFIA DO IDEOLOGISMO RECESSIVO" ...

VAMOS SER PRÁTICOS: PRODUZIR, PROSPERAR E TER UMA LONGA E HARMÔNICA VIDA - SEM SOCIALISMO, NEM COMUNISMO E SEM ESTIGMATIZAR O CAPITALISMO, POIS SÓ QUE ESTE NOS SOBRA.

O QUE NOS MOSTRA AINDA É QUE APESAR DE TODAS AS TEORIAS CONTRA O CAPITALISMO, A VIGÊNCIA DE SUA REALIDADE CONTÉM FATOS E DADOS MUITO ACIMA DA PRETENSA TENTATIVA DE REPETIR O COMUNISMO AQUI, LÁ E ALÉM. UMA VEZ QUE ESTE ÚLTIMO JÁ ESTÁ MORTO. E DAR A CADA UM CONFORME AS SUAS OBRAS (JESUS CRISTO).

E MARILENA CHAUÍ: É A FILÓSOFA DO ENGODO SOCIALISTA DO LULISMO / PETISMO NO BRASIL E PARA A NOSSA HISTÓRIA POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL ... E CREMOS QUE TUDO ISTO AQUI NO PAÍS FOI OBRA SUGESTIVA DELA! 

ENGº LEWTON BURITY VERRI

DIRETOR CIENTÍFICO DO IEAQ,

METALURGISTA INDUSTRIAL,

PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO E ESCRITOR,

CREA 74-1-01852-8 UFF – RJ

COPYRIGHT © 2006 – ENGº LEWTON BURITY VERRI




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!