As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 08-07-2011. Acessado 1110 vezes.
Título da Postagem:O que fez Abílio Diniz do Grupo Pão de Açucar anunciar apoio à Dilma - Mar 2010
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 08-07-2011 @ 01:37 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

ABÍLIO DINIZ DECLAROU APOIO À CANDIDATURA DE DILMA, DIZ JORNAL

DATA: 05 DE MARÇO DE 2010.

O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR, MAIOR REDE VAREJISTA DO PAÍS, ABÍLIO DINIZ, DECLAROU APOIO À PRÉ-CANDIDATA DO PT À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, MINISTRA DILMA ROUSSEFF, DURANTE A APRESENTAÇÃO DO NOVO PRESIDENTE DA EMPRESA, ENÉAS PESTANA. DINIZ AFIRMOU QUE DILMA TEM "TODAS AS CONDIÇÕES" DE CONTINUAR O "LEGADO" DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL O GLOBO.

SEGUNDO A REPORTAGEM, DINIZ DISSE QUE TEM PROFUNDA ADMIRAÇÃO POR LULA E QUE O EMPRESÁRIO ACREDITA QUE O PRESIDENTE NÃO VAI SE AFASTAR DE DILMA SE ELA FOR ELEITA. "ELA TEM CONDIÇÕES DE LEVAR ESSE LEGADO EM FRENTE, ATÉ PORQUE LULA VAI AJUDAR. A DILMA TEM TODAS AS CONDIÇÕES PELOS CONHECIMENTOS DELA, E ATÉ PORQUE O LULA VAI AJUDAR. ELE NÃO VAI FICAR OMISSO", DISSE O EMPRESÁRIO AO JORNAL.

HTTP://74.125.47.132/SEARCH?Q=CACHE:7O9KP1HC6XYJ:NOTICIAS.TERRA.COM.BR/BRASIL/NOTICIAS/0,,OI4302806-EI7896,00-ABILIO%2BDINIZ%2BDECLARA%2BAPOIO%2BA%2BCANDIDATURA%2BDE%2BDILMA%2BDIZ%2BJORNAL.HTML+AB%C3%ADLIO+DINIZ+APOIA+DILMA&CD=1&HL=PT-BR&CT=CLNK&GL=BR

======================================

O QUE FEZ ABÍLIO DINIZ DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR ANUNCIAR APOIO À DILMA, EM MARÇO DE 2010?

O QUE SERÁ QUE MOTIVOU ABÍLIO DINIZ APOIAR A CAMPANHA DA DILMA À PRESIDÊNCIA?

ABÍLIO DINIZ FOI UM EXECUTIVO BRASILEIRO SEQÜESTRADO POR TERRORISTAS CHILENOS EM 1989 - EM DEZEMBRO DE 1989, ABÍLIO FOI SEQUESTRADO PELO GRUPO TERRORISTA DE ESQUERDA “MOVIMIENTO DE IZQUIERDA REVOLUCIONARIA” E PASSOU SEIS DIAS EM CATIVEIRO EM SÃO PAULO, BEM PRÓXIMO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1989. CONSULTAR O LINK: HTTP://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/ABILIO_DINIZ

DINIZ À OCASIÃO DECLAROU SEU “PAVOR” POR ESTE TIPO DE ATUAÇÃO POLÍTICA DE MOVIMENTOS TERRORISTAS E VIVIA UMA GRAVE CRISE NOS SEUS NEGÓCIOS.

“NO FIM DOS ANOS 80, ABÍLIO DOS SANTOS DINIZ, JUNTAMENTE COM A RECESSÃO PROVOCADA PELOS PLANOS ECONÔMICOS DA ÉPOCA, COMO O PLANO COLLOR, QUE O LEVARAM REESTRUTURAR AS ATIVIDADES DO GRUPO, INCLUINDO O FECHAMENTO DE UM TERÇO DAS LOJAS DEFICITÁRIAS E DEMISSÃO DE 22.700 FUNCIONÁRIOS, TEVE DE ENFRENTAR UMA DISPUTA EM FAMÍLIA PARA FICAR COM TODAS AS AÇÕES DO GRUPO, A QUAL LOGROU ÊXITO EM 1992. TRÊS ANOS DEPOIS, ABÍLIO DINIZ DECIDIU ABRIR O CAPITAL DA EMPRESA”. CONSULTAR O LINK: HTTP://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/ABILIO_DINIZ .

“VIVEU NOVO REVÉS EM 1996, AO SER CONDENADO A UM ANO E QUATRO MESES DE PRISÃO POR REALIZAR UMA OPERAÇÃO DE EMPRÉSTIMO CONSIDERADA ILEGAL ENTRE DUAS EMPRESAS DO GRUPO. O EMPRESÁRIO RECORREU DA DECISÃO E FOI ABSOLVIDO PELO TRIBUNAL REGIONAL”. CONSULTAR O LINK: HTTP://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/ABILIO_DINIZ .

SEU ABÍLIO É UM EXECUTIVO ESCALDADO. E TEVE UM PERÍODO TREVOSO QUE QUIS ESQUECER. MAS, COMO ELE DECLAROU PREDILEÇÃO ELEITORAL POR DILMA – TERRORISTA E GUERRILHEIRA ATÉ BEM POUCO TEMPO ATRÁS? JÁ TENDO VIVIDO MOMENTOS DE TERROR COM MOVIMENTO POLÍTICO TERRORISTA, ONDE SUA VIDA FICOU EXPOSTA?

E EM 1996 DINIZ TEVE O INCIDENTE DE SUA OPERAÇÃO ILEGAL DE EMPRÉSTIMO A DUAS EMPRESAS DO GRUPO, AO QUAL FOI CONDENADO, DEIXANDO SUSPEIÇÕES À SUA CONDUTA ÉTICA COMO EMPRESÁRIO.

NOS VELHOS TEMPOS DO SNI – SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES - JÁ TERÍAMOS UMA INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO. TERIA DINIZ OPTADO EM APOIAR DILMA, POLITICAMENTE, POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE? TERIA DINIZ "FAREJADO", NUM OPORTUNISMO DE EMPRESÁRIO-COBRA, A POSSIBILIDADE DE ASSUMIR UM GRANDE EMPREENDIMENTO PRIVADO/ESTATAL? TALVEZ VIESSE A GANHAR UM CARGO DE MINISTRO DO COMÉRCIO? OU SERÁ QUE FOI COAGIDO POR ALGUMA CHANTAGEM SOBRE NEGÓCIOS IMPRÓPRIOS OU SONEGAÇÃO, DO SEU HISTÓRICO EMPRESARIAL?

DINIZ AO CONSORCIAR SEU NOME E TRADIÇÃO ADMINISTRATIVA À “GERENTONA” DILMA ESTARIA COM OLHO NO FUTURO, VISANDO UMA “FACILITAÇÃO” NEGOCIAL?

AQUELA INICIATIVA DE DINIZ DEIXOU EXPOSTO O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR. ELE E SUA FAMÍLIA TÊM CERCA DE 21,2% DA COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA DO GRUPO. OS FRANCESES PELO GRUPO CASINO (16,0% DA COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA) E A HOLDING WILKES (25,7% DA COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA) POSSUEM A MAIORIA INDIVIDUAL DE AÇÕES - AMBOS COM TOTAL DE 41,7% DAS AÇÕES - QUE FORMAM UM CONJUNTO EMPRESARIAL QUE CONTROLA TUDO SOBRE COMPRAS, ABASTECIMENTO, DISTRIBUIÇÃO, LOGÍSTICA E TRANSPORTES DE ALIMENTOS, ALIMENTOS ELABORADOS, PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NACIONAIS E IMPORTADOS, BEBIDAS, LATICÍNIOS EM GERAL E CARNES EM GERAL, DERIVADOS DO AGRONEGÓCIO E DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA.

DINIZ E ESSES GRUPOS SÃO GRANDES ESPECIALISTAS NA APLICAÇÃO INTENSIVA DE CAPITAL NO SEGMENTO VAREJISTA, E ADMINISTRAM AS DEMANDAS COM CONTROLES RIGOROSOS OPERACIONAIS, E LOGÍSTICOS, POR CONTA DE MARGENS APERTADAS.

A COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO (CBD) QUE CONTROLA O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR POSSUI FORTES FATORES COMO A LIDERANÇA DELA NO MERCADO COMO EMPRESA, OS SISTEMAS TECNOLÓGICOS AVANÇADOS, OS CONTROLES BEM ESTRUTURADOS PARA ABASTECIMENTO DA REDE, UMA FORTE LIQUIDEZ E QUE CONTRABALANÇAM PARCIALMENTE OS RISCOS INERENTES A ESTAS OPERAÇÕES. EM SUMA SÃO COMPETENTES JÁ "ESTABELECIDOS". MAS, POR QUE DINIZ QUIS APOIAR DILMA?

INVESTIGADORES DO EXTINTO SNI SUGERIRAM EM FACE DAS CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS DO PETISMO EM HAVER AÍ UM ARRANJO DE “LULA E DILMA”, PARA O DITO "ESTADO FORTE" DELES. E DINIZ COM SEUS DEMAIS ACIONISTAS MAJORITÁRIOS IRIAM "HERDAR" UM PODEROSO SISTEMA NACIONAL DE ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS E CESTAS BÁSICAS, COM A "EFICIÊNCIA CAPITALISTA".

TERIA TIDO ESTA ANÁLISE, COM CERTA AFETAÇÃO IDEOLÓGICA, FUNDAMENTAÇÃO EM FACE DE EVIDÊNCIAS CONHECIDAS PELOS ARAPONGAS?

QUE SE CUIDEM TODOS OS ATACADISTAS E VAREJISTAS DO BRASIL, VOCÊS PODEM ESTAR COM UM FORTE INIMIGO JÁ NA SOLEIRA DA PORTA ... COMO O SEGMENTO DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR ABSORVE O AGRONEGÓCIO E A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA EM GERAL, SE CRIARÁ UMA REDE PODEROSA: "A REDE SOCIALISTA DE SUPORTE ALIMENTAR"? MAS AQUI, TAMBÉM, HÁ CERTA AFETAÇÃO IDEOLÓGICA.

TENDO ESTA REDE SOB CONTROLE, O "ESTADO FORTE" DE DILMA PODERIA DAR DINÂMICA À REFORMA AGRÁRIA, A AGRICULTURA FAMILIAR E AS OCUPAÇÕES DE TERRAS AGRICULTÁVEIS DA UNIÃO E DOS PROPRIETÁRIOS PRIVADOS "IMPRODUTIVOS". RESTAVA SABER COMO SERIAM FEITOS OS CONTROLES DE PREÇOS E DAS QUANTIDADES DE MERCADORIAS, PRODUTOS E ALIMENTOS - COMO NUM ESTADO CENTRALIZADOR COMUNISTA, SOB PLANEJAMENTO CENTRAL-ESTATAL.

NÃO BASTASSE ESTA DESCONFIANÇA, DOS VELHOS "ARAPONGAS" DO SNI, E O HISTÓRICO DA PRISÃO DE DINIZ DE 1996, SOBRE SEU CARÁTER ÉTICO, SURGIU A POSSIBILIDADE DE FALÊNCIA DAS CASAS BAHIA, ESPECIALIZADA ESSENCIALMENTE EM VENDAS DE ELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS. TODAS AS MERCADORIAS, PRODUTOS E ALIMENTOS QUE AS CLASSES D, E E F ADQUIRIRAM NO "BOOM DO CRESCIMENTO ECONÔMICO LULISTA" - RECENTE - BASEADO SÓ NO CRÉDITO AO CONSUMIDOR.

E QUEM VAI ADQUIRIR ESTA REDE FALIDA? A COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO (CBD), QUE CONTROLA O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR! AINDA SE ASSOCIANDO AO BANCO ITAÚ PROPORCIONANDO UMA FONTE ESTÁVEL DE FINANCIAMENTO PARA AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO AO CONSUMIDOR E MINIMIZANDO A SUA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS.

EM JULHO DE 2010, NOTÍCIA DE SÃO PAULO, OCORRE DIVULGAÇÃO PELA REUTERS – “APÓS MAIS DE SEIS MESES DE NEGOCIAÇÕES, O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR ANUNCIOU NESTA SEXTA-FEIRA TER ASSINADO COM AS CASAS BAHIA UM ADITIVO AO ACORDO DE FUSÃO FIRMADO EM DEZEMBRO PASSADO, ESTABELECENDO OS TERMOS PARA DAR PROSSEGUIMENTO À ASSOCIAÇÃO. AO SOLICITAR A REVISÃO DO ACORDO, EM ABRIL, POR SE SENTIR PREJUDICADA, A FAMÍLIA KLEIN (CASAS BAHIA) APONTAVA O VALOR DO SEU PATRIMÔNIO COMO UM DOS PRINCIPAIS PONTOS A SEREM REFORMULADOS”. CONSULTAR O LINK: HTTP://ECONOMIA.UOL.COM.BR/ULTIMAS-NOTICIAS/REUTERS/2010/07/02/PAO-DE-ACUCAR-E-CASAS-BAHIA-CONCLUEM-ACORDO-DE-FUSAO.JHTM

EM DEZEMBRO DE 2010, NOTÍCIA DE SÃO PAULO, OCORRE DIVULGAÇÃO DA FRAUDE DA DELOITTE, EMPRESA DE AUDITORIA CONTÁBIL DO CARREFOUR NO BRASIL: “ANTES DE DEMITIR OS PRINCIPAIS EXECUTIVOS DE SUA FILIAL NO BRASIL, POR CAUSA DO ROMBO DE R$ 1,2 BILHÃO DESCOBERTO NOS BALANÇOS, A MATRIZ DA REDE FRANCESA CARREFOUR JÁ HAVIA DISPENSADO OS TRABALHOS DA CONSULTORIA DELOITTE. ESTA, COM SEDE EM LONDRES, ERA RESPONSÁVEL PELA AUDITORIA DOS BALANÇOS DO CARREFOUR NO BRASIL DESDE 2003, TENDO SIDO SUBSTITUÍDA PELA KPMG. NO INÍCIO DO ANO, DEPOIS DE IDENTIFICAR PROBLEMAS NOS NÚMEROS LOCAIS, A MATRIZ PEDIU EXPLICAÇÕES E UMA SOLUÇÃO PARA O CASO. COMO NÃO HOUVE UMA SOLUÇÃO SATISFATÓRIA, EM ABRIL O CONTRATO COM A AUDITORIA FOI ROMPIDO”. CONSULTAR O LINK: HTTP://SPEDCONTABILSPEDFISCAL.COM.BR/2010/12/09/CARREFOUR-EMPRESAS-DE-AUDITORIA-FALHAM-NOVAMENTE/  

DINIZ E SEU GRUPO ESTÃO PARECENDO O PACMAN DO VIDEOGAME ... PAPANDO TUDO, OU PELO OPORTUNISMO SURGENTE OU PELO PLANO DE DOMÍNIO TOTAL OU QUASE TOTAL DO MERCADO ATACADISTA / VAREJISTA.

SÓ QUE O "ESTADO FORTE" PODE "INCORPORAR" OS BANCOS PRIVADOS AO BANCO DO BRASIL, AO BNDES E A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, PARA SE TER CONTROLE DIRETO NOS LUCROS, NOS JUROS E NAS DEMAIS TAXAS REGULADORAS DA ECONOMIA - NA OCASIÃO JÁ PODERÁ ESTAR ESTATIZADA ... MUITO ENGENHOSO NÃO? PARECENDO COISA DE COMUNISTAS FRANCESES E BRASILEIROS ... PARA CRIAR UMA REPÚBLICA SOCIALISTA NA ERA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA AUTOMAÇÃO DE FÁBRICAS. MAS AQUI, TAMBÉM, HÁ CERTA AFETAÇÃO IDEOLÓGICA.

O ESTADO FORTE IRÁ ABOCANHAR O MERCADO DE ELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS, COM AS SUAS INDÚSTRIAS SÓ PODENDO VENDER PARA A GRANDE "A REDE SOCIALISTA DE SUPORTE ALIMENTAR", E O ESTADO FORTE DA DILMA (DO LULA E DE DEMAIS ASSECLAS) SE CONVERTERÁ NO "ESTADO SOCIALISTA DO BEM ESTAR TOTAL" (SEM TRABALHO, SEM ESCOLA, SEM SAÚDE, SEM INFRAESTRUTURA, MAS COM "MINHA CASA MINHA VIDA", COMIDA PARA ATÉ JOGAR FORA E ENGORDAR CACHORRO E GELADEIRA, MÁQUINA DE LAVAR, AR CONDICIONADO, TV 52' HD, DVD E ETC).

ENTÃO, ABÍLIO DINIZ SE POSICIONOU A FAVOR DE CONCEITOS DE PRODUÇÃO E ECONOMIA COM VIÉS SOCIALISTA, AO DIVULGAR SEU APOIO À DILMA? SE FOR ISTO ELE SE EXPÕE ÀS TEORIAS CONSPIRATÓRIAS E ATÉ SUGESTIVAS, POR NEGAR, ASSIM OPTANDO, O PROCESSO CAPITALISTA QUE O COLOCOU ATÉ AGORA NO MUNDO DOS BEM-AVENTURADOS DA MATERIALIDADE E DA RIQUEZA. MAS DE QUALQUER FORMA AQUI, TAMBÉM, HÁ CERTA AFETAÇÃO IDEOLÓGICA.

DINIZ OPTOU POR UM FUTURO INCERTO? RESTA SABER SE SUA FAMÍLIA ESTÁ CIENTE DO SIGNIFICADO DESTA SUA OPÇÃO E SEUS DEMAIS SÓCIOS.

LUCIANO COUTINHO DO BNDES ESTÁ “DESCONFIADO” E DILMA JÁ ESTEVE COM ELE PARA SABER SOBRE ESTA TRANSAÇÃO NEGOCIAL. SERÁ JOGO DE CENA DE DILMA? QUEM LEMBRA QUE DILMA PRIVATIZOU A PETROBRÁS COM O PRÉ-SAL E TUDO, SEM PASSAR PELO CONGRESSO E SEM DIVULGAR OS CRITÉRIOS DE VIABILIDADE DE SUAS CONCESSÕES A MAIS DE 100 EMPRESAS? E SEM ESQUECER QUE A CASA CIVIL DA QUAL DILMA FOI MINISTRA É UM BALCÃO DE NEGÓCIOS, COM SUA PUPILA ERENICE GUERRA. E LEMBRANDO QUE A FAMIGERADA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA JÁ NOS DEU PALOCCI COMO O POLITÉCNICO-JURISTA-FINANCISTA EM “CONSULTORIAS” ESTRANHAS E COM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NA COLETA DE COMISSÕES SUSPEITAS ...

SERÁ TUDO JOGO DE CENA DE DILMA? E DINIZ ESTÁ SENDO SINCERO EM SEUS INTERESSES CAPITALISTAS?

NOTA PARA O DINIZ: - QUEIMEI SEU LIVRO, MANO, AQUELE DOS "CAMINHOS E ESCOLHAS" E JOGUEI AS CINZAS NA PRIVADA ... SE SEUS CAMINHOS E ESCOLHAS SÃO ESTES, DE APOIAR DILMA E VALIDAR O ESTADO SOCIALISTA-TUPINIQUIM, ACHO QUE VOCÊ ESCREVEU FOI MESMO UMA "SACADA DA GROSSA" PARA NÓS OTÁRIOS E PARA CURTIR UMA DE "BONZÃO" COM A GENTE! MAS AQUI, TAMBÉM, HÁ CERTA AFETAÇÃO IDEOLÓGICA ...

ENGº LEWTON BURITY VERRI

DIRETOR CIENTÍFICO DO IEAQ
CREA 74-1-01852-8 RJ – UFF

COPYRIGHT © 2011 – ENGº LEWTON BURITY VERRI
===================================================

HTTP://ESTADAO.BR.MSN.COM/ECONOMIA/BNDES-V%C3%AA-COM-CETICISMO-FUS%C3%A3O-ENTRE-VAREJISTAS

POR IRANY TEREZA E ALEXANDRE RODRIGUES / RIO, ESTADAO.COM.BR, ATUALIZADO: 8/7/2011 0:34

BNDES VÊ COM ''CETICISMO'' FUSÃO ENTRE VAREJISTAS

A POLÊMICA ENVOLVENDO OS EMPRESÁRIOS JEAN-CHARLES NAOURI, DO GRUPO FRANCÊS CASINO, E ABÍLIO DINIZ, DA REDE PÃO DE AÇÚCAR, RESULTOU NUM DESGASTE QUE LEVA A DIREÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES) A VER COM MAIS CETICISMO A POSSIBILIDADE DE UM ACORDO EM TORNO DA PROPOSTA DE FUSÃO DA VAREJISTA BRASILEIRA COM O CARREFOUR NO BRASIL.

O CASINO DIVIDE COM DINIZ O CAPITAL DA CONTROLADORA DO PÃO DE AÇÚCAR E TEM O DIREITO DE ASSUMIR O CONTROLE DA EMPRESA EM 2012. O ENTENDIMENTO ENTRE OS SÓCIOS É CONDIÇÃO PRIMORDIAL PARA A PARTICIPAÇÃO DO BNDES NA OPERAÇÃO, COM APORTE DE ATÉ R$ 4,5 BILHÕES.

DE ACORDO COM UMA FONTE QUE ACOMPANHA O PROCESSO, A DECISÃO DO BNDES É ESPERAR QUE, NUM PRAZO CURTO, HAJA UMA SOLUÇÃO ENTRE AS PARTES. O DOCUMENTO ELABORADO PELO BTG PACTUAL PROPONDO A FUSÃO TEM VALIDADE DE 60 DIAS A CONTAR DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA, O QUE OCORREU EM 26 DE JULHO.

COMO A APRESENTAÇÃO FEITA POR NAOURI NA SEGUNDA-FEIRA AO PRESIDENTE DO BANCO, LUCIANO COUTINHO, NÃO TROUXE QUALQUER NOVIDADE, NADA MUDOU NA DISPOSIÇÃO DO BANCO DE PARTICIPAR DA OPERAÇÃO. MAS FICOU MAIS CLARO PARA O BANCO QUE O ENTENDIMENTO É DIFÍCIL.

O EXECUTIVO FRANCÊS LIMITOU-SE A FRISAR QUE NÃO É UM ESPECULADOR, MAS INVESTIDOR DE LONGO PRAZO. E DISSE A COUTINHO QUE PRETENDE MANTER O COMPROMISSO DE TER UM BRASILEIRO NO CARGO DE CEO (PRINCIPAL EXECUTIVO) DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O CASINO ASSUMIR O CONTROLE DO GRUPO.

'ELE INSISTIU NA LISTAGEM DE SEUS DIREITOS', DISSE A FONTE, REVELANDO QUE HOUVE CERTA FRUSTRAÇÃO EM RELAÇÃO A PROPOSTAS PARA O FUTURO DA EMPRESA, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À MANUTENÇÃO DA POLÍTICA DE APOIO À CADEIA DE FORNECEDORES NACIONAIS POR MEIO DE LINHAS DE PRODUTOS PRÓPRIOS DO PÃO DE AÇÚCAR, COMO A QUALITÁ.

'PARA OS FORNECEDORES, PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA E PARA A ECONOMIA, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, É RUIM A MUDANÇA DE CONTROLE. MAS ISSO É UMA DISPUTA LEGAL E O BANCO NÃO TOMARÁ PARTIDO', DIZ A FONTE. O PRINCIPAL TEMOR DO BNDES, NESTE CASO, É QUE, SOB O CONTROLE DO CASINO, O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR SE TRANSFORME PURA E SIMPLESMENTE NUM CENTRO DE CUSTOS E VENDAS DO GRUPO FRANCÊS, UMA ESPÉCIE DE PLATAFORMA DE IMPORTAÇÃO. O PÃO DE AÇÚCAR JÁ VEM AUMENTANDO A VENDA DE PRODUTOS CASINO.

OUVINTE. O FATO É QUE, DESDE QUE INGRESSOU NESSA EMPREITADA, O BANCO ENXERGOU COM CETICISMO A POSSIBILIDADE DE CONCRETIZAR A OPERAÇÃO. AGORA, ESSA ALTERNATIVA PARECE AINDA MAIS DISTANTE. NA CONVERSA COM NAOURI, COUTINHO LIMITOU-SE À CONDIÇÃO DE OUVINTE.

QUANDO FALOU, REPETIU APENAS O MESMO TEOR DOS COMUNICADOS QUE O BANCO JÁ HAVIA DIVULGADO, CONDICIONANDO A PARTICIPAÇÃO A UM ENTENDIMENTO PRÉVIO ENTRE OS SÓCIOS. HAVIA MUITAS DÚVIDAS TÉCNICAS, MAS OS REPRESENTANTES DO BANCO PREFERIRAM NÃO EXPÔ-LAS PARA NÃO CARACTERIZAR PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO EM UMA DISPUTA SOCIETÁRIA.

TALVEZ PELO MESMO MOTIVO NAOURI NÃO TENHA SIDO RECEBIDO POR NENHUM REPRESENTANTE DOS MINISTÉRIOS DA FAZENDA OU DO DESENVOLVIMENTO EM SUA IDA A BRASÍLIA. COMO AS RECENTES DECLARAÇÕES DE GUIDO MANTEGA (FAZENDA) E FERNANDO PIMENTEL (DESENVOLVIMENTO) DEIXARAM CLARO, O ASSUNTO PÃO DE AÇÚCAR/CASINO ESTÁ AGORA ABSOLUTAMENTE RESTRITO A DINIZ E NAOURI.

O BNDES JÁ VIA O GRUPO FRANCÊS COM DESCONFIANÇA, JÁ QUE, PRESTES A ASSUMIR A MAIOR VAREJISTA DO PAÍS, NAOURI NUNCA HAVIA MANDADO EMISSÁRIOS PARA UMA APROXIMAÇÃO COM O GOVERNO PARA EXPOR SEUS PLANOS.




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!