As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 12-07-2011. Acessado 678 vezes.
Título da Postagem:HÁ DE VIR UMA “NOVA ESCOLA” NO FUTURO BREVE DA EDUCAÇÃO MUNDIAL
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 12-07-2011 @ 09:44 am
[ Avise alguém sobre este texto ]

HÁ DE VIR UMA “NOVA ESCOLA” NO FUTURO BREVE DA EDUCAÇÃO MUNDIAL

POIS NO BRASIL JÁ VEIO A MORTE DA EDUCAÇÃO - OS PACTOS DA MEDIOCRIDADE SÃO SECULARES

TAGS: MEDIOCRIDADE, PACTOS, GREVES, CORPORATIVISMO, EDUCAÇÃO, SISTEMA, EDUCACIONAL, PRECARIEDADE, SALARIAL, PROFESSORES, ENSINO, DISTÂNCIA, INTERNET, MUDANÇAS, CLIMÁTICAS, INSEGURANÇA, PÚBLICA, TRANSPORTES, CONGESTIONAMENTOS, URBANOS, VIOLÊNCIA, FUTURO, NOVA, MUNDIAL, MODERNIZAÇÃO, DEMISSÃO, MASSA, AUTOMAÇÃO, SALA, AULA, ELETRÔNICA, CUSTOMIZADA.

NOS ANOS 1980, EM TODO MUNDO, HAVIA GREVES E "MOVIMENTOS CORPORATIVOS - OPERAÇÃO TARTARUGA - OPERAÇÃO JUMENTO ..." OS INTERESSES CORPORATIVOS DESLOCARAM A VISÃO ADMINISTRATIVA DOS GESTORES PARA A AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS E DE FÁBRICAS. E TAL DESLOCAMENTO TINHA EXCLUSIVA FINALIDADE DE "ESMAGAR OS PACTOS DA MEDIOCRIDADE TRABALHISTA OU CORPORATIVA DE CLASSE".

A ENGENHARIA COMEÇOU A SER "PRESSIONADA" PARA CONCEBER ATIVIDADES COM "VALORES TÉCNICOS, ECONÔMICOS E HUMANOS AGREGADOS" (EU TRABALHEI EM VÁRIOS PROJETOS). O PENSAMENTO BÁSICO FOI O DE ADOTAR A MECATRÔNICA (ROBÓTICA), SÓ PARA SE "LIVRAR" DAS PESSOAS. PESSOAS: TRABALHADORES, OPERÁRIOS E SINDICALISTAS. AS PESSOAS QUE SE "CONTAMINARAM" COM O ESPÍRITO CORPORATIVO DE CLASSE, NA BUSCA DE MAIORES FOLGAS, BENEFÍCIOS E MENOS ESFORÇOS COMPETITIVOS.

AS GREVES NO FUNDO SEMPRE FIZERAM PIORAR A ECONOMIA DAS EMPRESAS, PREJUDICAR O MERCADO - USUÁRIOS, CLIENTES E FORNECEDORES, COM DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE, DA PRODUTIVIDADE E DA ECONOMIA. OS PACTOS DA MEDIOCRIDADE COMEÇARAM MESMO A SUBIR DE PATAMARES, JÁ APÓS A QUEBRA DA BOLSA AMERICANA EM 1929, MESMO COM O "NEW DEAL". FOI SE INTENSIFICANDO A BUSCA E MELHORES CONDIÇÕES HUMANISTAS DE TRABALHO - E COM TODA RAZÃO - SÓ QUE JÁ INICIANDO A EXTRAPOLAÇÃO DAS CONDIÇÕES IDEAIS, PARA A ESTABILIDADE ECONÔMICA E COMPETITIVA DAS EMPRESAS CAPITALISTAS. OS PACTOS DA MEDIOCRIDADE SÃO SECULARES ...

ISSO JÁ VEM HÁ MAIS DE 160 ANOS, NAS CONVERSAS DE KARL MARX E DE ENGELS. O TRABALHADOR COMO O "MOTOR DA REVOLUÇÃO DO PROLETARIADO". ASSIM OS MOVIMENTOS SINDICAIS, A PRINCÍPIO AMENIZARAM O SOFRIMENTO DO TRABALHADOR PELA "ÁCIDA EXPLORAÇÃO" DO CAPITALISTA INGLÊS, NA FASE PRIMITIVA DA INDUSTRIALIZAÇÃO - 1780 A 1890. MAS, ULTIMAMENTE ESSES MOVIMENTOS VÊM PREDOMINANDO PARA O "AFROUXAMENTO" DE REGRAS E DISCIPLINAS COGNITIVAS, LABORAIS E DE FABRICAÇÃO. E SURGINDO OS "PACTOS DA MEDIOCRIDADE" - PARA GANHAR MAIS E FAZER MENOS, ALÉM DE DETERIORAR O CONJUNTO DE METAS E OBJETIVOS - QUEDA TOTAL DA QUALIDADE (QTQ) ...

MUITAS FÁBRICAS FORAM "MIGRANDO" PARA ONDE A "INFECÇÃO MARXISTA" ERA QUASE INEXISTENTE (COMO HOUVE O "ESVAZIAMENTO" DE FÁBRICAS NO ABC - SP - POR CAUSA DO SINDICALISMO PREDADOR DE LULA) ... E ONDE OS MOVIMENTOS SINDICAIS ERAM INCIPIENTES.

A GLOBALIZAÇÃO FOI "LEVANDO" FÁBRICAS PARA ONDE A MÃO DE OBRA ERA MENOS INFECTADA E MAIS BARATA. POR EXEMPLO, CERTO PROJETO DE PRÉDIO LEVA 8 ANOS PARA SER CONCLUÍDO NA FRANÇA E APENAS 8 MESES PARA SER CONCLUÍDO EM DUBAI, SÓ POR RESTRIÇÕES DE "LEIS TRABALHISTAS" E OBSTRUÇÕES SINDICAIS ...

A AUTOMAÇÃO CLÁSSICA NASCEU PARA QUE "FACILITASSE" O CAPITALISTA DE SE "LIVRAR DAS PESSOAS". E ESSE PASSOU A SELECIONAR - PARA RECRUTAMENTO - NOVOS TRABALHADORES, AGORA OS "TRABALHADORES DO CONHECIMENTO" ... NAS FÁBRICAS, A MAIORIA DA MÃO-DE-OBRA POSSUI ATIVIDADES, FACILMENTE AUTOMATIZÁVEIS. E, ASSIM, A "NOVA ONDA" DE DEMISSÕES EM MASSA COMEÇOU A PARTIR DE 1980, COM A EVOLUÇÃO DA ROBÓTICA, PRINCIPALMENTE PELA CONTRIBUIÇÃO DOS JAPONESES, CUJA MISSÃO DE AUTOMAÇÃO TINHA EXCLUSIVO OBJETIVO DE "ELIMINAR" POSTOS DE TRABALHO INSALUBRE (LESÕES, ACIDENTES, PSICOSES, MANIAS, POLUIÇÃO, INSEGURANÇA CRÍTICA E ETC).

MAS, UMA BOA PARTE DOS CAPITALISTAS DA GLOBALIZAÇÃO JÁ QUERIAM SEUS PROJETOS DE FÁBRICAS, ESCRITÓRIOS E SERVIÇOS COM A AUTOMAÇÃO NO MÁXIMO DO LIMITE POSSÍVEL. ENTÃO, AS NOVAS EMPRESAS SURGIRAM JÁ COM RESTRIÇÕES DE VAGAS. E SÓ ADMITINDO OS "TRABALHADORES DO CONHECIMENTO". DAÍ PRETENDEM "ESMAGAR O SINDICALISMO", JÁ IMEDIATAMENTE.

O SISTEMA EDUCACIONAL NÃO PERCEBEU ISSO E NEM O CONJUNTO DE "UNIONS" - SINDICATOS ORGANIZADOS PARA OBSTRUÇÃO DA EVOLUÇÃO DA ECONOMIA ...  O BRASIL, ENTÃO, PERDEU OUTRO "TREM DA HISTÓRIA".

AGORA O FOCO DO CAPITALISMO É ELIMINAR DE VEZ A INFLUÊNCIA DO ACADEMICISMO, DA EXCLUSIVIDADE PEDAGÓGICA DO ESTADO, DO ELITISMO INTELECTUAL DOS PROMOTORES EDUCACIONAIS DOS MINISTÉRIOS DA EDUCAÇÃO, EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO.

A UNIVERSIDADE CORPORATIVA É UM TENTÁCULO, A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA É OUTRO, A ADOÇÃO DO MÉTODO UNIVERSAL DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS, IDEM, A CONCENTRAÇÃO EM DISCIPLINAS OBJETIVAS, TAMBÉM, O ESTÍMULO A MATEMÁTICA, A FÍSICA, A QUÍMICA E A ESTATÍSTICA ... ETC, IRÃO DE FATO "ELIMINAR" MUITOS PROFESSORES COM ESPÍRITO CORPORATIVO E DE CLASSE.

OS GOVERNOS ESTÃO PERDENDO A GUERRA DA EDUCAÇÃO, E DO ENSINO TECNOLÓGICO, POR VÁRIAS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS: A CONTAMINAÇÃO IDEOLÓGICA DO CORPO DOCENTE, CONTRA O PRÓPRIO CAPITALISMO, A RESERVA DE MERCADO PARA MESTRES E DOUTORES (DE UMA SÓ TESE E QUE NADA DISSERAM DE NOVO), QUE NUNCA TIVERAM "EMPREGOS" NO MERCADO CAPITALISTA, A ALIENAÇÃO ACADÊMICA E FALTA DE INVESTIMENTOS EM PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO PELAS UNIVERSIDADES, A DETERIORAÇÃO DO PROCESSO DO CRESCIMENTO ACADÊMICO PELA "POLITIZAÇÃO" DE CARGOS E SALÁRIOS, OS "PACTOS DA MEDIOCRIDADE" E DOS MOVIMENTOS SINDICAIS E CORPORATIVOS TRABALHISTAS E ETC.

NÓS MESMOS JÁ DESENVOLVEMOS UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PARA A "QUALIDADE TOTAL". E CONCLUÍMOS QUE HAVERÁ UMA DRÁSTICA REDUÇÃO NO NÚMERO DE PROFESSORES, E UMA AMPLIAÇÃO DO ALCANCE DO CONHECIMENTO A BAIXÍSSIMOS CUSTOS DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E MELHORIAS - POR MEIO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA POR INTERNET, OU POR TV VIA SATÉLITE, OU POR TV VIA COMPUTADORES EM AULAS EM DATA-SHOW (PARTINDO DE CD'S, PENDRIVES E TRANSMISSÕES DIGITAIS POR ASSINATURA).

E UM NOVO CONJUNTO DE PROFISSIONAIS SE FORMARÁ PARA DESENVOLVER ESSE "FUTURO BREVE" DA EDUCAÇÃO MUNDIAL (E BRASILEIRA): PROFISSIONAIS DO MERCADO - DE FÁBRICAS, ESCRITÓRIOS E SERVIÇOS (TRABALHADORES E COGNITIVOS DO "MUNDO REAL"), WEBDESIGNERS, DESIGNERS GRÁFICOS, PEDAGOGOS INDEPENDENTES, LOCUTORES, MONITORES, OPERADORES DE SISTEMAS DIGITAIS E INFORMÁTICA, "PROFESSORES VIRTUAIS" - COM O PERSONAGEM QUE O ALUNO MAIS ADMIRA - AGENDAS E PROVAS ELETRÔNICAS, SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES 3G, TELEFONIA CELULAR E OUTROS RECURSOS APLICÁVEIS. E NOVOS MÉTODOS E TESTES PARA SE AVALIAR A CAPACIDADE DO ALUNO EM INTERPRETAR TEMAS, PROBLEMAS E SE IDENTIFICAR SUA CAPACIDADE PARA SER AUTODIDATA. 

ESSA UNIVERSIDADE TERÁ POUCOS NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA, COMO PÓLOS DIFUSORES DE "KNOW-HOW", TENDO A CONVERGÊNCIA DAS MAIS RECENTES INOVAÇÕES NOS CAMPOS E DISCIPLINAS DENTRO DAS FÁBRICAS, ESCRITÓRIOS E SERVIÇOS (INCLUINDO OS AGRÍCOLAS) E DE TODO O ACERVO MUNDIAL DE PATENTES, TESES E INOVAÇÕES (IMEDIATAMENTE CONVERGIDOS PARA OS ALUNOS - CASA-A-CASA, OU EMPRESA-A-EMPRESA OU NAS POUCAS FACULDADES/UNIVERSIDADES QUE AINDA PODERÃO EXISTIR).

A "VIDA URBANA" ESTÁ SE TORNANDO UM OBSTÁCULO PARA O ENSINO: TRANSPORTES PRECÁRIOS, CRIMINALIDADE, TRÂNSITO PERIGOSO, MUDANÇAS CLIMÁTICAS REPENTINAS, EXCESSIVAS PERDAS DE TEMPO PARA DESLOCAMENTOS, ESTUDANTES "TRABALHADORES" COM HORÁRIOS EXÍGUOS, CUSTOS ELEVADOS, ALIMENTAÇÃO PRECÁRIA, CARAS MENSALIDADES ESCOLARES, DECAIMENTO DA EFICIÊNCIA DO ENSINO ... TORNANDO-SE A "GAROTA PROPAGANDA" DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. JÁ BRUTALMENTE PERDENDO NA RELAÇÃO CUSTO / BENEFÍCIO. TANTOS ESFORÇOS, E CUSTOS, PARA POUCAS CHANCES DE EMPREGOS ...

UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO MUNDIAL VEM POR AÍ. E NESSES DIAS OS "PACTOS DA MEDIOCRIDADE" SERÃO SUICÍDIOS CORPORATIVOS E SINDICAIS. E MUITOS PROFESSORES SERÃO VÍTIMAS DO "DESEMPREGO EM MASSA", COMO OS QUE OCORRERAM NAS FÁBRICAS, NOS ESCRITÓRIOS E NOS SERVIÇOS (INCLUINDO NOS AGRÍCOLAS), HÁ MAIS DE 50 ANOS ATRÁS ...

ENGº LEWTON BURITY VERRI

CREA 74-1-01852-8 UFF – RJ

COPYRIGHT © 2009 - ENGº LEWTON BURITY VERRI




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!