As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 21-07-2011. Acessado 763 vezes.
Título da Postagem:A CULTURA DO FUTEBOL E A INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA DAS GOVERNANÇAS
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 21-07-2011 @ 11:55 am
[ Avise alguém sobre este texto ]

NÃO SE RESOLVEM OS PROBLEMAS DO BRASIL – A PROTELAÇÃO E A OMISSÃO SÃO CRIMINOSAS ...

TAGS: PROBLEMAS, CAMPEONATO, SELEÇÃO, BRASILEIRA, TIMÃO, FLAMENGO, SOLUÇÃO, AGRAVAMENTOS, ACUMULAÇÃO, MAZELAS, ADMINISTRAÇÃO, CIENTÍFICA, BRASIL, CORRUPÇÃO, INCAPACIDADE, DESQUALIFICAÇÃO, CULTURA, FUTEBOL, FUTEBOLÍSTICA, GOVERNANÇAS, COPA, 2014, DRACONIANOS, PROTELAÇÃO, OMISSÃO, OBSTRUÇÃO, CONDIÇÕES CIVILIZATÓRIAS, SUSTENTABILIDADE, INTEGRAL, HOLÍSTICA, HOLISMO, IRRESPONSABILIDADES, ANÁLISE, COMPARATIVA, METÁFORA, GERAÇÕES, PAÍS, FUTURO, DEGENERAÇÃO, SERVIÇOS, PÚBLICOS, POLÍTICA, POLÍTICOS, AUTORIDADES, PÚBLICAS

TODOS OS PROBLEMAS PARA A COPA 2014 SERÃO RESOLVIDOS? ASSISTIMOS UM AFÃ AGONIADO PELAS AUTORIDADES DO FUTEBOL, DO GOVERNO E DA INICIATIVA PRIVADA. TEMOS QUE TER COPA DO MUNDO EM 2014, AFINAL O DITO PAÍS DO FUTEBOL NÃO PODERÁ MOSTRAR GESTÃO INCOMPETENTE NA CONSOLIDAÇÃO DA INFRAESTRUTURA EXIGIDA PELA FIFA.

FORAM ORÇADAS VERBAS EM BILHÕES DE REAIS PARA UM TEMPO DE QUASE MAIS 3 ANOS.

O CIDADÃO BRASILEIRO VALORIZA O FUTEBOL MAIS DO QUE A PRÓPRIA VIDA E SUA CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA. NÃO IMPORTA SE NÃO EXISTE SEGURANÇA PÚBLICA, NEM CONDIÇÕES IDEAIS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, NEM SE VAMOS FICAR SEM EDUCAÇÃO E SUA INFRAESTRUTURA, SEM NÃO TEREMOS EMPREGOS SUPERIORES, SÓ PARA VAGAS SUBALTERNAS.

NÃO IMPORTA SE AINDA ESTAMOS REPLETOS DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO, NA SAÚDE, NA SEGURANÇA, NA DEFESA NACIONAL, NO MEIO AMBIENTE, NOS OUTROS ESPORTES, NA INFRAESTRUTURA, NA HABITAÇÃO, NA ECONOMIA, NA PRODUÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO ...

MAS, TODOS OS PROBLEMAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA COPA 2014 SERÃO RESOLVIDOS!

VERBAS NÃO FALTARÃO, LIBERARAM OS CRITÉRIOS PARA LICITAÇÕES (MAIS ESPAÇOS PARA CORRUPÇÃO), COISA QUE NÃO VEMOS COMO URGÊNCIA E OBRIGAÇÃO, PARA SANAR OS PROBLEMAS BRASILEIROS E DE SUA CIVILIZAÇÃO. PERDEMOS O QUE HOJE SE CHAMA DE SUSTENTABILIDADE EXISTENCIAL. É AQUELA SUSTENTABILIDADE INTEGRAL, DESDE O MEIO AMBIENTE ATÉ AS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE O MEIO NOS IMPÕE E QUE NÓS IMPOMOS A NÓS MESMOS.

A SUSTENTABILIDADE EXISTENCIAL INTEGRAL O QUE DIZ QUE AS NOSSAS GERAÇÕES FUTURAS, FILHOS, NETOS E BISNETOS HERDARÃO UM PAÍS EM DEGENERAÇÃO CIVILIZATÓRIA CONTÍNUA, EM QUE TODA A CONDIÇÃO DE VIDA HUMANA, SOCIAL, VEGETAL, ANIMAL ESTARÃO PIORADAS, DE TODOS OS PARÂMETROS DE SUSTENTAÇÃO DA EXISTÊNCIA DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. OU A CADA 10 ANOS OS INDICADORES MAIS IMPORTANTES OU ESTARÃO ESTAGNADOS, COM O CRESCIMENTO POPULACIONAL OU ESTARÃO EM RETROCESSO, AUMENTANDO A POBREZA RELATIVA E A ABSOLUTA.

PORÉM, SOMOS CONHECIDOS COMO O PAÍS DO FUTEBOL E/OU O PAÍS DO FUTURO. A CULTURA ESPORTIVA DO FUTEBOL NO BRASIL ESTÁ IRREVERSIVELMENTE ARRAIGADA, TÃO ARRAIGADA COMO NOSSA DESPROPORÇÃO PARA O SIGNIFICADO DE NOSSAS VIDAS, SONHOS E ESPERANÇAS – ISTO É, IGNORAMOS TODAS AS AÇÕES BÁSICAS, PARA TERMOS UM FUTURO. SE NÃO PLEITEAMOS UM FUTURO MELHOR AS GOVERNANÇAS PÚBLICAS E OS POLÍTICOS FARÃO O FUTURO DELES, COMO OCORRE JÁ HÁ MAIS DE 25 ANOS NO BRASIL.

A DIVERSIDADE BRASILEIRA NO FUTEBOL É AMPLA E DE LONGO ALCANCE. EM TODA REGIÃO DO PAÍS HÁ A PRÁTICA DO FUTEBOL. DIZ-SE QUE TEMOS MAIS DE 120 MILHÕES DE ESPECIALISTAS, CAPAZES DE CRITICAR COM CORREÇÃO TÉCNICA E VISÃO DE JOGO, QUALQUER TIME E SELEÇÃO ... DESDE TIMES DE VÁRZEAS E DE REGIÕES MAIS AFASTADAS DOS GRANDES CENTROS DO FUTEBOL, ATÉ A SELEÇÃO BRASILEIRA.

NUMA PARTIDA MUITOS SÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR DEFEITOS NA ARMAÇÃO DO TIME EM CAMPO, SABER QUAIS OS MAIS ÁGEIS, QUAIS OS MELHORES E PIORES. TEM SE ATÉ POSSIBILIDADE DE PREVISÃO DE QUEM GANHARÁ OU PERDERÁ. EXISTEM OS PALPITES E AS APOSTAS. E EXISTE, TAMBÉM, UM VALIOSO HISTÓRICO ESTATÍSTICO DE CADA TIME E DE JOGOS ENTRE TIMES. DELE OS CONHECEDORES (GENTE COM KNOW-HOW EM FUTEBOL) SÃO CAPAZES DE ATÉ PREVER QUEM GANHARÁ O CAMPEONATO, NÚMERO DE GOLS, QUEM ESTÁ PARA SER O ARTILHEIRO, O GOLEIRO MAIS OU MENOS VAZADO E ETC.

JÁ PROJETARAM ATÉ SOFTWARE PARA EFETUAR ESTATÍSTICAS DE PARTIDAS E FAZER COMPARAÇÕES ENTRE TIMES E JOGADORES, NUMA MESMA PARTIDA E NUM CONJUNTO DE PARTIDAS. E DE TAIS ESTATÍSTICAS PODEMOS IR TIRANDO E MEDINDO A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DOS JOGOS, DOS TIMES E DOS JOGADORES ...

PODEMOS ATÉ DESTACAR ALGUMAS, POR EXEMPLO:

1. NÚMEROS DE: JOGADAS DESARMADAS, TIROS DE META, LATERAIS CONCEDIDAS, LINHAS DE FUNDO, CHUTES A GOL, GOLS VALIDADOS, PÊNALTIS, COBRANÇAS DE FALTA, FALTAS SOBRE O ADVERSÁRIO, IMPEDIMENTOS, LANÇAMENTOS DE LONGA DISTÂNCIA, FINALIZAÇÕES, DEFESAS DO GOLEIRO E ETC;

2. TEMPOS E MOVIMENTAÇÕES: QUE UM TIME FICA COM O DOMÍNIO DA BOLA, QUE UM JOGADOR CORRE NO CAMPO, O JOGADOR QUE CORREU MAIS DISTÂNCIA; JOGADOR QUE MAIS FICOU COM A BOLA, JOGO PARADO, ATAQUE E DEFESA POR TIME E ETC;

DESDE O INÍCIO DO FUTEBOL NO BRASIL, EM FINS DO SÉCULO 19, PARA O SÉCULO 20, O HISTÓRICO DAS PARTIDAS E DOS CAMPEONATOS DETÉM TODO UM CONJUNTO ESTATÍSTICO DE DESEMPENHOS, QUAIS TIMES MAIS GANHARAM CAMPEONATOS, PODE CONFERIR A POSSIBILIDADE SE MONTAR UM RANKING POR DÉCADAS, POR REGIÃO E ESTADO.

NAS ARQUIBANCADAS ESTÃO OS “TÉCNICOS E OS ESPECIALISTAS DA GALERA”. LEMBRO UMA VEZ QUE JOÃO SALDANHA, PRÓXIMO DE UM FAMILIAR MEU, HAVIA DITO QUE A ARQUIBANCADA ESTÁ “CHEIA DE ARTILHEIROS, GOLEADORES E CRAQUES”, POIS EM TODOS OS LANCES CRÍTICOS OU DE RISCOS, ALGUÉM ASSEVERA QUE SE FOSSE ELE TERIA FEITO O GOL, OU PASSADO A BOLA, OU LANÇADO ELA NO CANTO, NA GAVETA, OU TERIA DADO UMA “BICICLETA” E ETC.

ENTÃO, NO BRASIL NÃO SÓ TEMOS MAIS 120 MILHÕES DE ESPECIALISTAS E “TÉCNICOS” DE FUTEBOL, MAS TAMBÉM TEMOS ESTE TANTO DE “ARTILHEIROS, GOLEADORES E CRAQUES” DE ARQUIBANCADA. MAS, COMO ELE MESMO NOS DISSE, VAI LÁ JOGAR PARA PERCEBER A “OBSERVAÇÃO” NA POSIÇÃO DE JOGO, COM SUA MOVIMENTAÇÃO, E ARRANJOS ALEATÓRIOS E RACIONAIS, QUE ALTERAM AS ATUAÇÕES, DECISÕES E DELIBERAÇÕES DE CHUTES E JOGADAS ... ALÉM DO QUE TEM O PREPARO FÍSICO E O APRIMORAMENTO DA ARTE DO JOGO.

ESTES VÃO DESCARTAR MAIS DE 119,9 MILHÕES DOS PRETENSOS ATLETAS “ARTILHEIROS, GOLEADORES E CRAQUES” DE ARQUIBANCADA.

EM TODO JOGO EXISTE A POSIÇÃO DO JOGADOR E A DO OBSERVADOR (“ARTILHEIROS, GOLEADORES E CRAQUES” DE ARQUIBANCADA). E TODOS NÓS ATUAMOS EM NOSSO RACIOCÍNIO NA BASE DA IMAGEM E INFORMAÇÕES DE RETORNO. OU SEJA, NÓS “EQUACIONAMOS” AS JOGADAS JUSTAMENTE NA CONDIÇÃO DE OBSERVADORES DE FEEDBACK E NUNCA NA CONDIÇÃO DE EXECUTANTES (OS JOGADORES EM SI). POR ISSO NOS ARVORAMOS NAS AFIRMAÇÕES DE QUE TERÍAMOS FEITO O GOL, OU PASSADO A BOLA, OU LANÇADO ELA NO CANTO, NA GAVETA, OU TERÍAMOS DADO UMA “BICICLETA” E ETC.

NÃO FOSSE O REGISTRO HISTÓRICO, E ESTATÍSTICO, REAL DAS PARTIDAS, NÓS JAMAIS PODERÍAMOS FAZER AVALIAÇÕES COM JUÍZO, VALOR E CRITÉRIO CIENTÍFICO. TERÍAMOS SEMPRE AVALIAÇÕES BASEADAS EM SIMPATIA, PREDILEÇÃO, NAS CORES DO TIME, JULGARÍAMOS UM JOGADOR SEGUNDO NOSSA VISÃO DE ARQUIBANCADA, NAS SENSAÇÕES DA MAIOR GRITARIA DA GALERA (A TORCIDA ORGANIZADA E DESORGANIZADA), NO FOGUETÓRIO E ETC, SEM, NO ENTANTO, TER A PERCEPÇÃO REAL DE TODO O JOGO E DE TODO O DESEMPENHO COLETIVO E INDIVIDUAL DOS TIMES.

O REGISTRO HISTÓRICO DAS PARTIDAS E DO DESEMPENHO COLETIVO E INDIVIDUAL AJUDA ATÉ NA MONTAGEM DE TIMES, CONTRATAÇÕES DE TÉCNICOS E JOGADORES E ATÉ NA MONTAGEM DA SELEÇÃO BRASILEIRA. TIME QUE PERDE SE MEXE E EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE ...

O QUE INTERESSA É A BUSCA DO ATENDIMENTO DE VÁRIAS NECESSIDADES DOS PROTAGONISTAS E PARTICIPANTES DESTE SISTEMA:

1. O QUE INTERESSA PARA O TORCEDOR É QUE O TIME GANHE (MESMO QUE SUA VIDA HUMANA E SOCIAL SEJA UM “ESTÁDIO DE BOSTA” PERMANENTE);

2. O QUE INTERESSA PARA O CARTOLA (DIRIGENTE DO CLUBE) É QUE O TIME DÊ RETORNO NOS INVESTIMENTOS;

3. O QUE INTERESSA AOS PROPRIETÁRIOS DOS ESTÁGIOS E EQUIPAMENTOS ASSOCIADOS É QUE AS COMISSÕES SEJAM PAGAS E RENDOSAS;

4. AOS JOGADORES É QUE OS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS AUMENTEM E POSSAM JOGAR EM TIMES DE PONTA OU NO ESTRANGEIRO;

5. O QUE INTERESSA AO TÉCNICO, ALÉM DE PRESTÍGIO, SALÁRIO E BENEFÍCIOS, UM EMPREGO COM MÉDIA A LONGA DURAÇÃO;

6. O QUE INTERESSA AOS PATROCINADORES É A VISIBILIDADE MAIOR DA MARCA, QUE HAJA CONSUMO DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS, ASSOCIADOS A TAL EXPOSIÇÃO, COMO RETORNOS ATRIBUÍDOS AOS ATOS DE PATROCÍNIO.

O FUTEBOL TEM SUAS REGRAS, NORMAS E REGULAMENTOS, PADRONIZADOS E CONSENSADOS MUNDIALMENTE PELAS ORGANIZAÇÕES QUE ORGANIZAM, TUTELAM E FINANCIAM O FUTEBOL MUNDIAL. QUASE TODOS NÓS SABEMOS SOBRE AS REGRAS DO JOGO, PRINCÍPIOS ÉTICOS, POSTURA E UNIFORMES, AS CARACTERÍSTICAS DA BOLA, DAS TRAVES, DAS DIMENSÕES DOS CAMPOS, DAS MARCAÇÕES, DAS INDICAÇÕES, DAS BANDEIRAS, DOS MÉTODOS DE JOGO (433, 424), DO APITO DO ÁRBITRO, DOS ÁRBITROS, DA CONDUTA DOS JOGADORES EM CAMPO, NÚMERO DE JOGADORES EFETIVOS E NOS BANCOS, TEMPO TOTAL DAS PARTIDAS (90 MINUTOS) E TEMPOS PARCIAIS (1º E 2º TEMPOS DE 45 MINUTOS CADA) E ETC.

ENTRETANTO, O CONJUNTO DE NECESSIDADES HUMANAS E SOCIAIS PARA O QUAL DEVEMOS TORCER E LUTAR, VISANDO MELHORAR NOSSAS VIDAS, “FORA DAS PROPAGANDAS ENGANOSAS DOS GOVERNOS”, NÃO CONSIDERAMOS DE 1ª PRIORIDADE. ALIÁS, NÓS JÁ INCORPORAMOS E BANALIZAMOS AS BARBÁRIES ADMINISTRATIVAS E POLÍTICAS PRATICADAS POR GOVERNANTES E POLÍTICOS. MAS, NÃO INCORPORAMOS AS DERROTAS DO NOSSO TIME FAVORITO OU DA SELEÇÃO BRASILEIRA, E ESTAS NÃO MODIFICAM AS NOSSAS VIDAS – SÓ FICAMOS FELIZES POR 24 OU 48 HORAS. MÊS QUE VEM JÁ NOS ESQUECEMOS E ESTAREMOS CORRENDO DOS BANDIDOS NA RUA ONDE MORAMOS ...

E COMO PODEREMOS FICAR FELIZES POR 80 OU 90 ANOS DE VIDA QUE PODERÍAMOS VIVER?

COMO A METÁFORA MAIS UNIVERSAL NO BRASIL, QUE PODERÍAMOS USAR COMO UM MEIO

COMPARATIVO É A NOSSA FIXAÇÃO CULTURAL COM O FUTEBOL, E O KNOW-HOW COLETIVO E INDIVIDUAL QUE TEMOS DELE, COM A ADMINISTRAÇÃO DOS PODERES PÚBLICOS NO PAÍS, TAMBÉM, PODEREMOS DESENVOLVER UM KNOW-HOW COLETIVO E INDIVIDUAL.

PORÉM EM ADMINISTRAÇÃO NÃO TEMOS TANTOS OS 120 MILHÕES DE ESPECIALISTAS E TÉCNICOS DE FUTEBOL PARA CRITICAREM COM SABEDORIA E CONHECIMENTO DE CAUSA, COMO QUANDO PODEMOS CRITICAR AO VERMOS UMA PARTIDA DE FUTEBOL, E LOGO CONCLUIRMOS QUE ESTARMOS ASSISTINDO UM ESPETÁCULO DE “FUTEBOL DE VÁRZEA, CHEIO DE PELADEIROS E PÉS-DE-PAU”.

O BRASIL TEM SEGUNDO ESTIMATIVA DO INEP (2007): - 1,5 MILHÕES DE ADMINISTRADORES (TITULADOS), OU SEJA, O PAÍS TEM APENAS 1,25% EM ADMINISTRADORES DO QUE O TOTAL DE 120 MILHÕES DE ESPECIALISTAS E TÉCNICOS DE FUTEBOL (“ARTILHEIROS, GOLEADORES E CRAQUES” DE ARQUIBANCADA). A DIFERENÇA É QUE OS ADMINISTRADORES SÃO TITULADOS, ESPECIALISTAS, MESTRES, DOUTORES E PHD’S E QUE PARA ELES, BOA PARTE, PODEM FAZER CRÍTICAS CIENTÍFICAS SOBRE OS “JOGOS CORPORATIVOS DAS GOVERNANÇAS PÚBLICAS DO BRASIL”.

AS GOVERNANÇAS PÚBLICAS DO BRASIL SE OMITEM QUANTO AO CONJUNTO DAS NECESSIDADES DE TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA, EM SEU TODO – HOLISMO - VISÃO HOLÍSTICA – EM SEUS JOGOS CORPORATIVOS ...

O CERTO É QUE OS ADMINISTRADORES DO BRASIL, OS TITULADOS – DEVERIAM MONTAR O CONJUNTO DAS NECESSIDADES DE TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA. TODOS NÓS TEMOS NOSSAS "JANELAS DE OBSERVAÇÃO", E ESTAMOS NAS ARQUIBANCADAS DA VIDA ASSISTINDO OS JOGOS CORPORATIVOS DAS GOVERNANÇAS PÚBLICAS. E ESTAMOS RELEGADOS AO “SUBFUTURO”, DO MÍNIMO NECESSÁRIO, AOS SUBPRODUTOS INTELECTUAIS “SUB-RACIONAIS”.

EINSTEIN DISSE QUE "TODO FENÔMENO DEPENDE DO PONTO DE VISTA DO OBSERVADOR". E NORBERT WIENER DISSE QUE O “FEEDBACK NOS SERVE PARA O AJUSTE DOS DESVIOS”. E ESTAMOS DA ARQUIBANCADA, MAS NÃO CRITICAMOS AS JOGADAS DESLEAIS DAS GOVERNANÇAS E DOS POLÍTICOS, QUE NOS MOSTRAM COMO FEEDBACK.

VAMOS FOCAR, POR EXEMPLO, O SISTEMA CIVILIZATÓRIO BRASILEIRO, PARA EXEMPLIFICARMOS UM MODO DE "MONTARMOS CONJUNTOS INTEGRAIS DE NECESSIDADES HUMANAS E SOCIAIS".

CREMOS QUE A PROPOSIÇÃO APROXIMADA DE UMA SOLUÇÃO DEVA LEVAR EM CONTA QUE O NOSSO SISTEMA CIVILIZATÓRIO SEJA UM CONJUNTO DE FASES DE UM CICLO DE "VIDA" COMO O DO PRÓPRIO FUTEBOL. ISTO É, TEMOS QUE ANALISAR O "CICLO CIVILIZATÓRIO COMO UM TODO" (A EXEMPLO DO QUE SE FAZ COM O PRÓPRIO FUTEBOL).

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA FUNCIONA INTEGRALMENTE COMO O SISTEMA FUTEBOL, ANALOGAMENTE, SENDO ESTE ÚLTIMO UMA BOA METÁFORA COMPARATIVA.

TUDO QUE O FUTEBOL POSSUI, TAIS COMO: PROFISSIONAIS, MÉTODOS, TÉCNICAS, SISTEMAS, PROCEDIMENTOS, PROCESSOS, INSTRUÇÕES, NORMAS, LEIS, FENÔMENOS, ANÁLISES ESTATÍSTICAS (INDICADORES, DESEMPENHOS, RANKINGS), REGISTROS HISTÓRICOS, POSSIBILIDADES COMPARATIVAS, MEIOS DE AVALIAÇÃO E MEDIÇÃO E ETC, A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA POSSUI EM MAIOR GRAU DE CAPACIDADE E DOMÍNIO TÉCNICO, PARA INCLUSIVE RESOLVER PROBLEMAS DE ALTA COMPLEXIDADE.

A MISSÃO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA É: – RESOLVER PROBLEMAS DE ALTA COMPLEXIDADE, A TODOS OS NECESSITADOS, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, AO MENOR CUSTO TOTAL, COM O USO DE MENOS RECURSOS CONVERGENTES E ÚTEIS, COM GRANDE PRECISÃO NA RACIONALIZAÇÃO ECONÔMICA DO CAPITAL EMPREGADO, NA MELHOR QUALIDADE ASSEGURÁVEL POSSÍVEL (CONFORME A NAVALHA DE OCCAM).

PORÉM NO BRASIL É MUITO DIFÍCIL O ENCAMINHAMENTO DE IDÉIAS, PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, JÁ QUE TODAS AS TENDÊNCIAS SÃO DE DEFENESTRAR OS PROPONENTES DE TAIS SOLUÇÕES, E QUE NA MAIORIA DAS VEZES TÊM UMA VISÃO PARCIAL DO PROBLEMA E SE FUNDAMENTA EM SABOTAR OU BOICOTAR SOLUÇÕES POSSÍVEIS, PELO POTENCIAL DE GANHO DE VOTOS PELOS PROPOSITORES - “SE ELES VÃO GANHAR VOTOS COM A SOLUÇÃO DO PROBLEMA VAMOS SABOTAR”. E NADA DE ÚTIL É PROPOSTO PARA A SOCIEDADE, COMO O BESTIAL PROJETO DO TREM BALA, E ATÉ MESMO A REIVINDICAÇÃO BRASILEIRA PARA SEDIAR A COPA 2014 ...

ESTARÃO “EXTRAINDO” RECURSOS E ESFORÇOS ADMINISTRATIVOS DAS NECESSIDADES HUMANAS E SOCIAIS DOS BRASILEIROS. VAI PIORAR MUITO INDICADOR E PARÂMETRO ADMINISTRATIVO. E NEM TODOS NÓS TEMOS A VISÃO DE UM TODO, QUE SE TORNA MAIS PROVÁVEL SE BUSCADA PELO CONJUNTO PROFISSIONAL DE ADMINISTRADORES, ENGENHEIROS, ECONOMISTAS, CONTADORES E ADVOGADOS DO PAÍS.

NUM CONJUNTO MAIOR, MAIS CAPACITADO E QUALIFICADO É MAIS PROVÁVEL A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS COMPLEXOS DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. COISA QUE NENHUM POLÍTICO “ESPECIALISTA”, ASPONES E AGLOMERAÇÕES DE PALPITEIROS, PARTIDÁRIOS, MILITANTES E SIMPATIZANTES, TERÃO SOLIDAMENTE EM SUAS "ESPECIALIDADES". MUITO MENOS O PRESIDENTE, OS MINISTROS, OS SECRETÁRIOS, OS GOVERNADORES, OS DEPUTADOS, OS SENADORES, OS VEREADORES, OS PREFEITOS E OUTROS ILUMINADOS IDEOLOGICAMENTE INTELECTUALIZADOS. SABIDAMENTE PESSOAS SEM CABEDAIS DIRECIONADOS PARA SOLUCIONAR DISFUNÇÕES EMPOBRECEDORAS, ONEROSAS E NOCIVAS.

HOJE, A VOGA NA OPINIÃO DE ALGUNS DOS ESPECIALISTAS DA ADMINISTRAÇÃO É QUE AS GOVERNANÇAS SE DETERIORARAM TANTO, AO PONTO DO SEU CABEDAL TÉCNICO-CIENTÍFICO E MORAL FICAREM EM PATAMARES INSUFICIENTES, DE INTELIGÊNCIA E KNOW-HOW, EM RELAÇÃO ÀS REDES ESPECIALISTAS DA SOCIEDADE CIVIL.

É MAIS COMUM HOJE, OUVIRMOS “PERUADAS AMADORAS” DE PESSOAL DAS GOVERNANÇAS PÚBLICAS E POLÍTICAS, DO QUE SE OUVIA ANTIGAMENTE. A NOSSA PERDA DE SUSTENTABILIDADE EXISTENCIAL INTEGRAL ESTÁ CORRELACIONADA A ESTA DEGENERAÇÃO, MAIS GRAVEMENTE DESDE 2003.

OS ESPECIALISTAS - ADMINISTRADORES, ENGENHEIROS, ECONOMISTAS, CONTADORES E ADVOGADOS - TÊM VISÕES "MAIS APROFUNDADAS", MAS QUASE NUNCA POSSUEM VISÕES DO TODO, HAJA VISTA QUE OS PROBLEMAS BRASILEIROS PERMANECEM EM EVIDÊNCIA POR MUITO TEMPO, MIGRANDO DO "TAMANHO DE UMA LAGARTIXA, PASSANDO POR UM JACARÉ E INDO TORNAR-SE UM DRAGÃO". E SOMOS NÓS QUE PAGAMOS, ATRAVÉS DE IMPOSTOS, PARA FAZER ISTO NO MODO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, NÃO SE FAZ E NÃO SE TEM CAPACIDADE PARA FAZER – AS GOVERNANÇAS PÚBLICAS E POLÍTICAS.

VIVEMOS NO BRASIL COM PROBLEMAS "DRACONIANOS". E OS POLÍTICOS NÃO POSSUEM A CAPACIDADE PARA SOLUCIONÁ-LOS, UMA VEZ QUE AGORA A "PRAGA JÁ TOMOU CONTA DE TODA A LAVOURA", POIS FORAM PROTELANDO O COMBATE PARA A SOLUÇÃO, ACREDITANDO QUE OS PROBLEMAS SE RESOLVESSEM SOZINHOS ...

ENTÃO, OUTRA EVIDÊNCIA É QUE OS POLÍTICOS NÃO SOLUCIONAM OS PROBLEMAS BRASILEIROS, PORQUE ESTAMOS REPLETOS DELES NA EDUCAÇÃO, NA SAÚDE, NA SEGURANÇA, NA DEFESA NACIONAL, NO MEIO AMBIENTE, NOS ESPORTES, NA INFRAESTRUTURA, NA HABITAÇÃO, NA ECONOMIA, NA PRODUÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO. EM TODOS OS PROBLEMAS DRACONIANOS BRASILEIROS TEREMOS QUE DAR "SALTOS EQUACIONADORES", AO INVÉS DE APENAS ALGUNS "RETOQUES" DE MELHORIAS CONTÍNUAS, COM PRODUTIVIDADE, ECONOMIA E QUALIDADE ...

TUDO ESTÁ DEGRADADO E MUITO DEGENERADO!

COMO SERIA UM PROCEDIMENTO MAIS CIENTÍFICO, PARA RESOLVERMOS NOSSOS PROBLEMAS DRACONIANOS? VER A SEGUIR: HTTP://WWW.ADMINISTRADORES.COM.BR/INFORME-SE/PRODUCAO-ACADEMICA/CICLO-DE-ANALISE-E-SOLUCAO-DE-PROBLEMAS-E-EDUCACAO-TREINAMENTO/4277/

SEM UM ESQUEMA PARECIDO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS É COMO FUTEBOL, SEM BOLA, SEM TRAVES, SEM CHUTEIRAS, SEM JUÍZES, SEM ESTÁDIO E ETC. E ESTA PERCEPÇÃO FICA CLARA PARA OS 1,5 MILHÕES DE ADMINISTRADORES DO BRASIL. LOGO AS GOVERNANÇAS OU ESTÃO ENGANANDO, OU OMITINDO OU NÃO SABEM ADMINISTRAR. SE A GOVERNANÇA NÃO POSSUI UM ESQUEMA TÁTICO SEMELHANTE, FACILMENTE IDENTIFICÁVEL NUMA AUDITORIA SIMPLÓRIA, TEREMOS QUE DEMITIR O TÉCNICO DO TIME DA GOVERNANÇA E TODA A SUA ASSESSORIA. FICA TUDO IGUALZINHO ÀS NOSSAS REAÇÕES QUANDO NOSSO TIME PERDE OU A SELEÇÃO BRASILEIRA – FORA LULISMO, FORA PETISMO ... SÃO DIRIGENTES DE UM TIME QUE NÃO PRODUZ BONS RESULTADOS PELO SEU HISTÓRICO ESTATÍSTICO DE FALTAS, GOLS CONTRA, DESVIO DE VERBAS DE ARRECADAÇÃO DOS ESTÁDIOS, BRIGAS MORTAIS DE TORCIDAS E ETC.

EXISTEM DUAS ESPÉCIES DE PROBLEMAS:

1. PROBLEMAS FECHADOS - QUE DESAPARECEM COM UMA SOLUÇÃO CIENTÍFICA DEFINITIVA E

2. PROBLEMAS ABERTOS - QUE APESAR DE TEREM SOLUÇÕES CIENTÍFICAS TEMPORAIS, ELES POSSUEM CERTO PRAZO DE VALIDADE, EM QUE SUA SOLUÇÃO ADQUIRE UMA "TRANSITORIEDADE", ATÉ QUE OS FATORES DE SUAS CAUSAS, ANTES BLOQUEADOS, VENHAM A MODIFICAR SUA CONJUNTURA E PARÂMETROS ...

E NEM TODOS OS PROBLEMAS PRECISAM DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS PARA AS SUAS SOLUÇÕES. HÁ OS PROBLEMAS QUE SÃO SOLUCIONADOS COM O RACIOCÍNIO ESTATÍSTICO E O SEU BLOQUEIO COM PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS, E DE FÁCEIS, RÁPIDOS, ECONÔMICOS E SIMPLES CONTEXTOS DE ASSIMILAÇÃO E DIFUSÃO INTEGRADA.

NESTE TÓPICO TODOS OS POLÍTICOS ALEGAM NECESSIDADES DE VERBAS, OU AS VERBAS QUE EXISTENTES NÃO SÃO SUFICIENTES ... NO BRASIL VIVEMOS A "PERPÉTUA" VAZÃO DE VERBAS EM RALOS DA INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA PÚBLICA E DA CORRUPÇÃO DELA E DOS LOBISTAS, EM CONTRAPONTOS DE INICIATIVAS QUE BENEFICIARIAM A SOCIEDADE EM GERAL.

PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS - SEM INVESTIMENTOS - EXISTE O CONCEITO DOS "3MU" QUE POSSUEM UMA TÉCNICA MENTAL DE RACIOCÍNIO, PARA IDENTIFICÁ-LOS, E CLASSIFICÁ-LOS COMO MUDA, MURA OU MURI (EM JAPONÊS), SENDO ELES ELIMINADOS, PARA SE MAXIMIZAR OS GANHOS DE TEMPO E MOVIMENTO, ECONOMIA E POUPANÇA, DE RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS, MINIMIZAR RISCOS DE ACIDENTES, INCÊNDIOS E EXPLOSÕES, AJUSTAR RITMO E SINCRONISMO ENTRE SETORES E ATIVIDADES E ETC.

OS SERVIÇOS PÚBLICOS DEVEM TER UMA MASSIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO (E&T), EM ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DA QUALIDADE, PARA RESOLVER OS PROBLEMAS FECHADOS E SEM NECESSIDADES DE GRANDES INVESTIMENTOS, PARA REDUZIR PERDAS EM GERAL E MAXIMIZAR GANHOS, NUMA BOA RELAÇÃO DE "CUSTOS X BENEFÍCIOS". VAMOS REDUZINDO DIVERSAS INTERFERÊNCIAS DE FATORES "SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS" QUE CORROBORAM COM A PERPETUAÇÃO DOS PROBLEMAS "DRACONIANOS". E POR SEGUINTE, IREMOS MINIMIZANDO A ESCALA DOS PROBLEMAS DRACONIANOS, VOLTANDO A COLOCÁ-LOS COMO PEQUENOS "PROBLEMAS LAGARTIXAS", ATÉ OS ELIMINARMOS APÓS AÇÕES CONSCIENTES DE CONTROLE ADMINISTRATIVO ...

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO & TREINAMENTO PARA EMPRESAS PRIVADAS E PÚBLICAS, COM BASE EM ESTATÍSTICA:

HTTP://WWW.ADMINISTRADORES.COM.BR/INFORME-SE/PRODUCAO-ACADEMICA/CICLO-DE-ANALISE-E-SOLUCAO-DE-PROBLEMAS-E-EDUCACAO-TREINAMENTO/4277/

=======================================
OS 3MU:

MUDA - DESPERDÍCIOS, PERDAS E ESBANJAMENTO,
MURA - DESACORDOS, DIVERGÊNCIAS, DESCOORDENAÇÃO E
MURI - TENSÃO, ESFORÇO, DESGASTE,
DIRECIONADOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, POR EQUIPES PROFISSIONALIZADAS E COM CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA TAIS.
=======================================

HÁ OS PROBLEMAS QUE PRECISAM DE INVESTIMENTOS PARA COMPRA DE NOVAS TECNOLOGIAS E MATERIAIS, CONTRATAÇÕES DE NOVOS SERVIÇOS E MÁQUINAS, NOVOS SISTEMAS DE CONTROLE E SEGURANÇA E ETC. ESTES PROBLEMAS SÃO PROBLEMAS NA ESCALA DE PLANOS E PROJETOS DE INVESTIMENTOS, PARA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL, COMO DEVERIAM SER ADMINISTRADOS OS PROJETOS DO PAC, MINHA CASA MINHA VIDA E ETC. O PAC COMO É ADMINISTRADO, SE DER CERTO, SERÁ COM ALTOS CUSTOS, DEGRADANDO A RELAÇÃO PROJETÁVEL DE "CUSTOS X BENEFÍCIOS".

COMO AS TENDÊNCIAS DAS PESSOAS SÃO DE DEFENESTRAREM OS PROPONENTES, PARA SOLUÇÃO DE VÁRIOS PROBLEMAS BRASILEIROS, NA MAIORIA DAS VEZES, PODEREMOS ESTAR "DEFENESTRANDO" A NOSSA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA. LOGO, TODAS AS PROPOSTAS POSSUEM UMA SABEDORIA VISIONÁRIA DE "FUNDO E DE FOCALIZAÇÃO EXPERIENCIAL" E QUE CARECEM DE UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA-CIENTÍFICA, ECONÔMICA, SOCIAL, AMBIENTAL E TEMPORAL. ASSIM, AS IDÉIAS NAS SOCIEDADES EVOLUÍDAS SÃO SUBMETIDAS AO "CRIVO DE VIABILIDADE". E JAMAIS AO CRIVO IDEOLÓGICO, DO PRECONCEITO E PESSOAL.

QUAIS SERIAM OS CRIVOS MAIS HUMANISTAS E CIENTÍFICOS POSSÍVEIS? O PRIMEIRO SERIA: SE A IDÉIA É BOA E JUSTA, O SEGUNDO: SE ELA É CONSISTENTE E ABRANGENTE E O TERCEIRO: É SE ELA ATENDE AOS PRINCÍPIOS: (A) SEU CONTEXTO DEVE SER FÁCIL, RÁPIDO, ECONÔMICO E SIMPLES E (B) SUA VIABILIDADE DEVE SER EM BUSCA DA EVOLUÇÃO SOCIOECONÔMICA COM PRODUTIVIDADE, ECONOMIA E QUALIDADE, PROMOVENDO A PROSPERIDADE, A LONGA VIDA E A PAZ HOLÍSTICA.

TODO CRIVO É IMPORTANTE, UMA VEZ QUE A IDÉIA PODE REALMENTE COMPROMETER A NOSSA SOBREVIVÊNCIA. MAS, ISTO DEVE SER FEITO CIENTIFICAMENTE SEM DEMAGOGIAS, SEM IDEOLOGIAS, SEM PESSOALIDADES E SEM OBSTRUÇÕES LOBISTAS E DE INTERESSES CRIMINAIS ... E, ENTÃO, ISTO NOS COLOCA DIANTE DE NOSSAS PROPOSIÇÕES / PROPOSTAS / IDÉIAS / SUGESTÕES, DENTRE AS INFINITAS "JANELAS DE OBSERVAÇÕES DE NOSSA ARQUIBANCADA", DE NOSSAS VIDAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS, AS QUAIS JULGAMOS "ENCAIXÁVEIS" NAS TEMÁTICAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA (E DA PRIVADA, TAMBÉM).

ENGº LEWTON BURITY VERRI

CREA 74-1-01852-8 UFF – RJ

COPYRIGHT © 2010 - ENGº LEWTON BURITY VERRI

 




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!