As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 08-29-2006. Acessado 1873 vezes.
Título da Postagem:MODELO DE SEGURANÇA ÀS AREIAS DA PRAIA DO FUTURO
Titular:Cel QOBM José Ananias Duarte Frota
Nome de usuário:JoseAnanias
Última alteração em 08-29-2006 @ 08:22 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]
Curriculum 
Vitae

 


Autor: Cel QOBM José Ananias Duarte Frota
MODELO DE SEGURANÇA ÀS AREIAS DA PRAIA DO FUTURO

*José Ananias Duarte Frota 
 

                  O alvorecer de cada ano traz uma preocupação para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, uma vez que as estatísticas apontam para a ocorrência sistêmica de inúmeros casos de afogamentos, notadamente na Praia do Futuro, principal pólo atrativo do turismo. A operação desse ano registrou 160 resgates somente no primeiro dia do ano, lamentavelmente com o registro de um óbito em virtude de um afogamento triplo. Foram resgatadas 914 pessoas com vida até junho do corrente ano.

                  O intenso fluxo de pessoas que se dirigem a orla da
Praia do Futuro para diversão, a ingestão de bebidas alcoólicas e os excessos aumentam a exposição ao risco de afogamento das pessoas. A desatenção às normas de segurança, nos momentos de lazer, representa o fator preponderante para a ocorrência dos afogamentos.

                  Atento a essa demanda, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e da Secretaria de Turismo, lançou o Projeto Guardiões de Praia, com configuração inédita no Brasil, que visa reduzir o número de afogamentos e de furtos nos oito quilômetros da Praia do Futuro, além de melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atendem um público que pode chegar a 150 mil pessoas em um único dia, na alta estação.

                  O projeto, orçado em R$ 1,4 milhão, envolve um efetivo de 120 bombeiros militares. Foram adquiridos óculos, binóculos, pranchas, apitos, flutuadores, nadadeiras, respiradores, equipamentos de comunicação, equipamentos de segurança e fardamento, além de dois buggies, seis quadriciclos, dez motos e dois jet skis para implementação do projeto.

                  Do mesmo modo, atuando na prevenção do afogamento, o Projeto Surf-salva tem trabalhado com os surfistas de dezenas de praias cearenses, inclusive da Praia do Futuro. Os praticantes desse esporte, que aderem ao projeto, aprendem os procedimentos básicos do salvamento aquático e atuam como bombeiros avançados em meio líquido, facilitando e intervindo nos resgates.

                  A ação integrada de bombeiros, policiais militares e a comunidade, com equipamentos e viaturas adequadas, treinamento para o desempenho das ações de salvamento aquático promovem o atendimento requerido pelo cidadão que freqüenta aquele aparelho turístico.



O Cel BM José Ananias Duarte Frota é Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, possuidor do Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.



Bookmark and Share
Outas colaborações de JoseAnanias
Veja Mais
Perfil de JoseAnanias
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!