As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 30-07-2012. Acessado 1007 vezes.
Título da Postagem:A aculturação da administração da tecnologia através da universidade corporativa
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 30-07-2012 @ 02:07 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

A aculturação da administração da tecnologia através da universidade corporativa

Tags: administração, tecnologia, engenharia, educação e treinamento, E&T, universidade corporativa, nivelamento, técnico-científico, disciplinas, aculturação, fábricas, serviços, produção, integração, cognitiva, racionalização, minimização de perdas, maximização de ganhos, redução de custos, melhoria, qualidade, produtividade, economia

A educação corporativa, em que se implementa o aprendizado e o nivelamento técnico coletivo, tem o objetivo de suprir a falta de conhecimentos conexos, deixados de serem passados no processo de educação formal do estado ou privado.

São as "universidades corporativas" desenvolvidas sobre o know-how gerado pela própria empresa, incorporado com o "conhecimento externo nascente", por seus registros operacionais, seus protótipos, seus laboratórios, seus centros de pesquisas, suas associações de normalização, suas associações empresariais, seus grupos de consumidores de "experimentos", suas contratações recompensadoras, sua "espionagem industrial", sua engenharia reversa e etc.

Como nossa academia pouco investe em conhecimentos, pouco cria, pouco inventa e quase nada patenteia, também não repassa aos seus estudantes a vivência prática para lidarem com a tecnologia e a engenharia.

No Brasil não se acredita no potencial de profissionais de administração, com experiência prática, para administrar fábricas, indústrias e escritórios de tecnologia, engenharia e empresas de serviços tecnológicos.

O novo Paradigma da Evolução Tecnológica é que: "NÃO existe administração sem domínio da tecnologia, ou da engenharia, que se está administrando, e não existe tecnologia ou engenharia, sem domínio de processos e métodos administrativos, para a aplicação das ciências exatas". E as ênfases adotadas na formação dos administradores brasileiros são: finanças, marketing, Recursos Humanos e Informática (tida só esta como tecnologia, o que não é verdade). Logo, os administradores brasileiros não são escolarizados para enfrentamentos no mundo real da produção, na administração da tecnologia e da engenharia.
 
As atuais questões de conflitos e preferências em contratações têm ocorrido pela dúvida: - "aonde vão o engenheiro e o tecnólogo dentro do campo da administração e aonde vão os administradores dentro do campo da engenharia e da tecnologia"? Por que atualmente as contratações dão preferências aos engenheiros?

A educação e o treinamento se não tiverem orientação para a formação e a manutenção tecnológica, e de engenharia, para o conceito de otimização, em que as perdas são "minimizadas" (e os ganhos são "maximizados") irá ter insustentabilidade diante das leis informais do mercado.

Mais exigências diferenciadoras no fornecimento de novos serviços e/ou novos produtos necessariamente não aumentam os custos, como se alega. Tudo precisa ser racionalizado segundo o critério da OTIMIZAÇÃO = maximizar ganhos e/ou minimizar perdas ... Só assim se reduzem os custos, e nem tudo é resolvido só com investimentos. Boa parte se resolve por racionalização.

O conceito de otimização dos processos e dos procedimentos ajuda a REDUZIR: desperdícios, perdas (materiais, patrimoniais, humanas, financeiras, econômicas e institucionais), omissões, erros, falhas, descontroles, descoordenações, desorganizações, acidentes, mortes, ferimentos, lesões, explosões, incêndios, contaminações, envenenamentos, poluição, conflitos, intoxicações, interrupções, reprogramações, sucateamento, desvios, retrabalhos e etc. Porém, o conceito de OTIMIZAÇÃO só se torna viável, em sua administração, educação e treinamento, se houver aplicação de conhecimentos das ciências exatas e de métodos do raciocínio estatístico ...

Não adianta mandar funcionários fazerem este ou aquele curso, já que não se tendo a visão integrada do conhecimento, para a racionalização, eles vão captar conhecimentos válidos, porém esparsos e sem convergência para a iniciativa da otimização. Veja abaixo um painel de disciplinas que ajudam a integração cognitiva para a racionalização.

Implante em sua empresa a Universidade Corporativa e mantenha, em função da rotatividade de funcionários, o Curso de Administração Geral da Tecnologia e da Engenharia como segue abaixo.

ADMINISTRAÇÃO GERAL DA TECNOLOGIA E DA ENGENHARIA - CURSO TECNOLÓGICO DE ACULTURAÇÃO EMPRESARIAL     

Módulo Item Disciplina                             Nº Slides Carga Horária
                                                                       Minutos Horas

1 1 Competência Técnica                                     22 88 1,8
1 2 A Empresa Científica                                      57 228 4,6
1 3 A Administração Científica                             113 452 9,0
1 4 A Evolução da Qualidade                                81 324 6,5
1 5 Ética no Trabalho                                         33 132 2,6
1 6 Liderança                                                    26 104 2,1
1 7 Qualidade e Educação                                   28 112 2,2

Módulo1=========== 16,7%                            360 1440 28,8

Módulo Item Disciplina                             Nº Slides Carga Horária
                                                                       Minutos Horas

2 1 Educação Ambiental                                       54 216 4,3
2 2 Lei Ambiental                                                34 136 2,7
2 3 Lei do Consumidor - CDC                                 71 284 5,7
2 4 Lei dos Direitos Autorais                                  66 264 5,3
2 5 Marcas e Patentes                                         49 196 3,9
2 6 Educação em Cooperativismo                           46 184 3,7
2 7 A Segurança Total                                         74 296 5,9

Módulo2=========== 18,3%                             394 1576 31,5

Módulo Item Disciplina                             Nº Slides Carga Horária
                                                                       Minutos Horas

3 1 Sistema de Forças Ativas - Porter                    11 44 0,9
3 2 Organização e Métodos                                116 464 9,3
3 3 Normalização                                               65 260 5,2
3 4 Programa 5S                                                31 124 2,5
3 5 Controle da Qualidade                                   44 176 3,5
3 6 Pesos e Medidas                                          52 208 4,2
3 7 Metrologia                                                  33 132 2,6

Módulo3=========== 16,3%                          352 1408 28,2

Módulo Item Disciplina                             Nº Slides Carga Horária
                                                                       Minutos Horas

4 1 Administração de Custos                                 55 220 4,4
4 2 Administração de RH                                       35 140 2,8
4 3 Gestão de Materiais                                        34 136 2,7
4 4 Compras de Materiais                                      58 232 4,6
4 5 Propriedade de Materiais                                  37 148 3,0
4 6 Logística de Materiais                                     51 204 4,1
4 7 Confiabilidade                                                51 204 4,1

Módulo4=========== 14,9%                              321 1284 25,7

Módulo Item Disciplina                             Nº Slides Carga Horária
                                                                       Minutos Horas

5 1 Planejamento e Controle da Produção                38 152 3,0
5 2 Manutenção da Produção                                41 164 3,3
5 3 Assistência Técnica                                       36 144 2,9
5 4 Heurística                                                    37 148 3,0
5 5 Quebra de Paradigma                                     40 160 3,2
5 6 Socioengenharia                                           40 160 3,2
5 7 Navalha de Occam                                        40 160 3,2

Módulo5=========== 12,6%                           272 1088 21,8

Módulo Item Disciplina                             Nº Slides Carga Horária
                                                                       Minutos Horas

6 1 Desenvolvendo Projetos I                                35 140 2,8
6 2 Softwares                                                    42 168 3,4
6 3 Sistemas de Informações                                38 152 3,0
6 4 Fundam.tos do Raciocínio Estatístico                86 344 6,9
6 5 Problemas - Como resolvê-los?                        39 156 3,1

Módulo6===========  11,1%                           240 960 19,2

Módulo Item Disciplina                             Nº Slides Carga Horária
                                                                       Minutos Horas

7 1 Comunicações Operacionais                             39 156 3,1
7 2 Desenvolvendo Projetos II                               58 232 4,6
7 3 Responsabilidade Social                                  40 160 3,2
7 4 Avaliações e Auditorias                                  54 216 4,3
7 5 Relato de Anomalias                                      23   92 1,8

Módulo7=========== 9,9%                              214 856 17,1

Módulo Item Disciplina                             Nº Slides Carga Horária
                                                                       Minutos Horas

TOTAL============ 100,0%                   2153    8612 172,2

Copyright © 2008 - Engº Lewton Burity Verri - CREA 74-1-01852-8 UFF - RJ - e-mail: instituto_eaq@hotmail.com     
 




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!