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Postada em 17-09-2012. Acessado 494 vezes.
Título da Postagem:Uma rede social de bairros formando a rede social da cidade
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 17-09-2012 @ 02:53 pm
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Uma rede social de bairros formando a rede social da cidade

Tags: Rede, social, bairros, cidades, municípios, integração, mídias, telecomunicações, celulares, no bairro tem, prefeituras, organização social e política, cultura, turismo, informações públicas e privadas, movimentos sociais, site, conexão, lazer, esportes, segurança pública, calamidades climáticas, alertas, monitoramento, saúde
 
Descrição geral do site: “no bairro tem” e sua integração em rede para formar o conceito “na cidade tem”.
 
1 - introdução
 
A proposta deste Site é de alcance popular, tendo seu foco na “cultura de bairro”, procurando tornar-se uma ferramenta de união e coesão de pessoas próximas; vizinhos, estabelecimentos de serviços e comerciais, instituições religiosas, escolas e escolares, indústrias locais, fornecedores e consumidores, centros de lazer, cultura e esportes, restaurantes e turismo.
 
A “cultura de bairro”, por meio da tecnologia, tem recursos de migrar das conversas de calçadas para a Internet, sem tirar a proximidade entre as pessoas que se gostam, admiram e que compartilham seu dia-a-dia, saindo do seu íntimo e do fundo dos seus lares. Ela nos produziu histórias fabulosas de heroísmo, de amor, de amargura, de vitórias e derrotas ao longo de décadas, compondo o nosso folclore local e de que nos orgulhamos por termos participado ativa – nas ruas e veredas - ou passivamente – olhando a banda passar – pelas janelas de casa. 
 
No bairro viveram ou vivem o vovô e a vovó, vivem nossos pais, nossos parentes e amigos mais queridos, nossas (os) filhas (os) e esposas (os) e deles temos muito zelo e cuidados, desde os triviais aos mais sérios como escola, igreja, hospital, farmácia e toda uma assistência permanente e amorosa.
 
Talvez tenha sido aqui, no bairro, onde tudo tenha nascido: o encontro, a escolha, a raiz mais forte do destino, a esperança, a verdadeira história e parte das aspirações que carregamos em nossos corações.
 
Por tudo isso o nosso bairro guarda em suas passagens o que fizemos e construímos no passado e projetamos para o futuro. E, em parte, esse futuro chegou – O Site “No Bairro Tem” – traz a proposta de manter vivos os antigos e novos laços, abrindo uma complexa rede de relacionamentos, agora através da Internet.
 
Em geral o que temos visto na Internet são Sites institucionais de Prefeituras com suas conotações locacionais, situação geográfica, sociais, econômicas, políticas e culturais da localidade de nosso município.
 
2. Filosofia de concepção do site
 
Por ser um Site de alcance popular, tendo seu foco na “cultura de bairro”, adotará os recursos tradicionais, fixados na cultura, de acesso e busca de informações como utilizados em catálogos listeiros amarelos, verdes e azuis, favorecendo uma boa oportunidade de adesão e aplicando-os em seus meios de funcionamentos aumentando as chances de tornar-se, de fato uma ferramenta de união e coesão de pessoas próximas; vizinhos, estabelecimentos de serviços e comerciais, instituições religiosas, escolas e escolares, indústrias locais, fornecedores e consumidores, centros de lazer, cultura e esportes, restaurantes e turismo.
 
O Site se habilitará a integrar um vasto e útil conjunto de informações de atualização em “tempo real”, hoje vigente em meio - de editoração por papel. Por ser julgado antiecológico, o papel, mesmo reciclado, ainda compromete a integridade das florestas e dispendendo um custoso processo gráfico e de editoração escrita, tendo características de um meio de comunicação lento, estático e sem interatividade. Pela via Internet, editoração eletrônica – digitalizada – se confere todas as modernas condições que a tecnologia nos oferece, tais como:
                        
1. Alto padrão de efeitos coloridos, precisos e com alta resolução;
 
2. Eficiente interatividade com usuários – rápida conexão e imediata comunicabilidade simultânea;
 
3. Atualização em tempo real – de agendas, dados e endereços dos usuários;
 
4. Ampliação dos recursos de propaganda e marketing a baixo custo, com as vantagens citadas;
 
5. Condições ilimitadas de carregamento de dados e informações. Por memória ilimitada;
 
6. Inexistência de catálogos pesados e de difícil manuseio;
 
7. Busca eletrônica instantânea, por palavras-chave, por categoria – títulos e dados;
 
8. Salas de bate-papo em variadas modalidades de conversas temáticas;
 
9. Telas de exibição com animação e amigáveis, de fácil interpretação e diálogo;
 
10. Comunicação imediata com os administradores do Site;
 
11. Publicação e veiculação imediata de dados, informações e apelos comunitários e solidários.
 
Atualmente a mídia móvel da tecnologia e das telecomunicações dá maior autonomia ao sistema de rede de bairros e cidades. Com os celulares multiusos, os computadores netbooks, tablets e etc a navegabilidade, a interatividade e simultaneidade propiciarão as vantagens da utilização de informações locais, em pronto atendimento.
 
3. Concepção e proposta operacional
 
Procurando tornar-se uma ferramenta de união e coesão de pessoas próximas; vizinhos, estabelecimentos de serviços e comerciais, instituições religiosas, escolas e escolares, indústrias locais, fornecedores e consumidores, centros de lazer, cultura e esportes, restaurantes e turismo, o Site poderá possuir os seguintes módulos operacionais.
 
a. Serviços de Urgência e Telefones Úteis;
 
b. Conheça o Site e aprenda a consultá-lo;
 
c. Veja o Mapa do Bairro e o Guia de Ruas;
 
d. Saúde;
 
e. História do Bairro;
 
f. Agenda do Bairro;
 
g. Atendimento ao Turista – Próxima Versão;
 
h. Salas de Bate-Papo – Próxima Versão;
 
i. Mecanismos de Buscas;
 
j. Assessor de Propaganda e Marketing – junto com o “Fale Conosco !”
 
l. Fale conosco!
 
m. Boca no trombone;
 
n. Emissão de alertas sobre eventos e situações críticas de segurança pública, de ameaças e calamidades climáticas;
 
o. Relação de empresas de produção e serviços locais e contatos.
 
NOTA: Os módulos constarão no Site, não necessariamente nessa ordem, mas sua descrição resumida obedecerá ao conteúdo inserido nos mesmos.
 
4. Resumo descritivo dos módulos operacionais
 
Os módulos operacionais para tornar o Site uma ferramenta de união e coesão de pessoas próximas; vizinhos, estabelecimentos de serviços e comerciais, instituições religiosas, escolas e escolares, indústrias locais, fornecedores e consumidores, centros de lazer, cultura e esportes, restaurantes e turismo, são descritos como a seguir:
 
a. Serviços de Urgência e Telefones Úteis - tela de apresentação dos Códigos Especiais de Serviços de 3 e 4 dígitos e 0800 específicos, dos serviços públicos, de assistência, proteção e defesa do cidadão, além dos telefones de delegacias, defesa do consumidor, saúde, hospitais, clínicas, pronto socorro, assistência social e transportes.
 
b. Conheça o Site e aprenda a consultá-lo – tela de apresentação do Site explicando seus módulos operacionais de modo resumido e contendo instruções interativas para uso e acesso de pessoas sem muita familiaridade com a Internet. 
 
c. Veja o Mapa do Bairro e o Guia de Ruas – tela de apresentação do mapa do bairro e adjacências, com um guia de ruas para permitir a localização dos logradouros dentro das coordenadas contidas no mapa.
 
d. Saúde – tela de apresentação dos eventos relacionados à saúde, localização dos postos de saúde e hospitais, situação de atendimento, especialização médica de clínicas, localização das farmácias, eventos de saúde publica – vacinações e orientações de higiene, saneamento e ações preventivas.             
 
e. História do Bairro – tela de apresentação da História Resumida do Bairro, com seus melhores e piores momentos, contendo referência de data e local, nome dos personagens, descritivo dos incidentes e acontecimentos, locais mais importantes relacionados à história e Fotos respectivas.
 
f. Agenda do Bairro – tela de apresentação do calendário oficial do bairro, contendo referências de evento-data-hora-local dos mais importantes acontecimentos sócio-culturais, religiosos, econômicos e educacionais estão para ocorrer no mês corrente e no próximo mês, tais como:
 
(1) aniversários, (2) presença de celebridades, (3) festas religiosas, (4) festas folclóricas, 5) feiras e festivais, (6) eventos cívicos, (7) cursos e palestras, (8) turismo e cultura, (9) eventos de saúde pública (10) administração regional do Bairro e (12) casamentos e batizados. Tudo sobre Educação e Cultura, Eventos Esportivos e Eventos Socais.
 
g. Atendimento ao Turista – tela de apresentação dos lugares turísticos do bairro, informações de acesso e locais de atendimento ao turista mantidos pelos órgãos públicos – prefeitura e administração regional.
 
h. Salas de Bate-Papo – salas de “chat” , com paisagens e motivos específicos, criando o ambiente de fundo para o desenrolar dos diálogos, nas modalidades temáticas abaixo:           
 
(1) conversas de vizinhos, (2) encontros na praça, (3) clube virtual, (4) depois da escola, (5) nossa igreja, nossa fé e (6) namorados e namoradas.
 
i. Mecanismos de Buscas – tela de apresentação do mecanismo de buscas sobre estabelecimentos e empresas – comércio, indústria e serviços - baseado na estruturação abaixo, conferindo velocidade e detalhamento às buscas feitas, exibindo o resultado, também, em telas com os dados e informações procurados:
 
(1) índice de títulos e códigos, (2) títulos para acesso às seções, (3) abertura da seção, (4) exibição da listagem alfabética dentro da seção, (5) composição da listagem: nome do estabelecimento, endereço do estabelecimento, nome do proprietário, telefone/fax, link com home-pages e caixas de e-mails, condições especiais – características do estabelecimento, promoções, descontos, sorteios, produtos/serviços chave e outras ofertas e (6) acessos diretos por palavras-chave.
 
j. Assessor de Propaganda e Marketing – tela de suporte aos empreendedores do bairro, exibindo os tipos e padronagens da estrutura de propaganda e marketing, oferecidos pelo Site em nível de mídia eletrônica – Banners; pequenos “selos” retangulares de exposição de logotipos, slogans, anunciando os dados dos estabelecimentos e – Home-pages; páginas eletrônicas de endereçamentos recíprocos, para apresentação mais detalhada dos dados e características dos estabelecimentos, com ou sem animação, além da possibilidade de comunicação imediata com os administradores do Site, via E-mail específico;
 
 – (1) concepção, desenvolvimento e publicação de home-pages e (2) elaboração de banners.
 
k. Fale conosco! – tela de suporte ao aperfeiçoamento do Site, abrindo a oportunidade do usuário em contribuir com o aperfeiçoamento do mesmo, de modo a mantê-lo atualizado e permanentemente útil – contatos por Fax, E-mail ou pelo telemarketing.
 
l. Boca no Trombone – tela de suporte à manifestação do cidadão sobre os temas do dia-a-dia: a administração pública no bairro, a situação dos costumes, a defesa do consumidor, aos abusos de autoridades, à qualidade dos serviços em geral, abrindo a oportunidade para usuário em contribuir com o aperfeiçoamento dos serviços, limpeza, iluminação, coleta de lixo e etc, costumes e atividades que de certo modo interferem, de forma positiva ou negativa, com sua qualidade de vida – contatos por Fax, E-mail ou pelo telemarketing.
 
n. Emissão de alertas sobre eventos e situações críticas de segurança pública, de ameaças e calamidades climáticas - tela de suporte às manifestações dos poderes públicos junto ao cidadão para informar sobre situações de periculosidade na segurança pública e sobre monitoramento de eventos climáticos ameaçadores.
 
o. Relação de empresas de produção e serviços locais e contatos - tela de suporte utilizando catálogos listeiros amarelos, verdes e azuis, carregados com informações empresariais e de associações, diretores lojistas, sobre produção e serviços disponíveis no bairo e em seus arredores para as atividades mercantís.
 
5. Sistema de franquia – expansão para outros bairros e cidades
 
Esse Site poderá ter seu sistema de módulos operacionais transformado em franquia, visando sua expansão em todos os bairros da cidade e para outras cidades do Brasil. Utilizando o que facultam as leis dos Direitos Autorais e de Propriedade Intelectual de Softwares, os proprietários da concepção do conceito, e do Site propriamente dito, estabelecerão uma formatação de negócios para concessão de franquias por todo o território nacional.
 
Os Royalties a serem designados serão pagos, aos cedentes, em função da receita bruta dos cessionários. O princípio de franquia se configurará em fonte de receita, para os cedentes, cujos montantes serão considerados em estudos de retorno de investimentos, para viabilizar as franquias e seus respectivos investidores.
 
A versão que se propõe para desenvolvimento é a de criar estações de trabalho – como micro empresa – fazendo-se a cessão do software para trabalho numa plataforma – computador e periféricos – padronizada e de especificação estabelecida pelos cedentes, com manuais de manutenção do software e contrato de cessão de uso de todo o sistema. 
 
6. Sistema de parceria com jornais e revistas de bairro
 
Sempre visando à expansão, em todos os bairros da cidade e para outras cidades do Brasil, o Sistema de Franquia do Site deverá contar com parcerias entre jornais e revistas de bairro, os quais já possuem um padrão de atendimento e prestação de serviços à comunidade que pode ser aproveitado – fator de diferenciação por evolução tecnológica – criando uma vasta rede de serviços com mídia escrita e mídia eletrônica.
 
O Site ampliará os recursos de comunicação desses jornais e revistas evitando a ocorrência de superposição de atividades similares. E o objetivo do Site é de reforçar o alcance, desses meios, e conferir “tempo real” para as atividades de busca de dados e informações, e para aquelas relacionadas com anúncios – propaganda e marketing.
 
Essa situação exigirá um acordo de parceria bem delineado, face aos jornais e revistas de bairro sobreviverem com base na receita dos seus anúncios – anunciantes que podem migrar para o Site - e por serem em muitos casos de distribuição gratuita.
 
7. Evolução do conceito bairro - cidade
 
O conceito do Site “No Bairro Tem”, de nascer nas raízes de um bairro, e se expandir para englobar toda a cidade, prevalece para as grandes metrópoles brasileiras. Em municípios pequenos com poucos bairros, baixa população e menor número de estabelecimentos, e empresas, o conceito adquire a conotação de “Na Cidade Tem”. Sua expansão, para todo o território nacional, se dará no sistema de franquias dadas às particularidades regionais para a “cultura de bairro”, na escala da cidade, que pode adquirir caracteres diferenciadores de conteúdo, mas que respeitarão o aspecto modular do Site – bairro - e de sua performance operacional.
 
8. Parcerias e participações
 
8.1 Os autores da concepção do Site “No Bairro Tem”, definem sua missão como “autoria tecnológica” e pretenderão manter-se na parceria como o potencial “Proprietário do Software que estrutura a operacionalidade do Site”, razão pela qual se torna a FRANQUEADORA, com responsabilidade no desenvolvimento, manutenção e expansão local, regional e nacional do mesmo.
 
8.2 Em face ao exposto, no item 8.1, os autores especificam uma equipe mínima de profissionais da WEB para fazer frente às demandas de manutenção e expansão, dentro de sua missão como “autora tecnológica”, correspondendo a um custo operacional determinado previamente por mês. A sustentação econômica dessa equipe será suportada por um “ponto de equilíbrio” de dado número econômico de anúncios/pedidos de serviços no Site, num dado valor mensal cada.
 
8.3 O “Jornal Parceiro”, em sua característica operacional, dotado já de um esquema organizado para comercialização de “anúncios e propagandas” deve dar suporte à comercialização, de anúncios para o Site, com um comissionamento específico, que no presente caso, com XX% de participação, com base no custo mínimo da equipe técnica de manutenção do mesmo, faria atingir o preço total dos anúncios no valor econômico calculado.
 
8.4 O valor, do preço final de venda, dos anúncios para o Site, deve ser avaliado face ao poder econômico dos estabelecimentos e empresas do Bairro, bem como o interesse dos mesmos em publicar anúncios na INTERNET, para todo o Bairro, para os outros Bairros e para a Cidade.
 
9. Premissas pré-contratuais
 
1. Adotar o conceito de “Projeto Piloto” nos Bairros que manifestarem interesse imediato.
 
2. Usar o Projeto Piloto para dimensionar os parâmetros que irão se definir com as demandas que surgirem:
 
- Mistura básica de produtos e serviços;
- Custo Operacional de Manutenção e Administração do Site;
- Equipe mínima para atender a demanda;
- Tempos e padrões de trabalho para manter a qualidade de prestação de serviços;
 
3. A cessão comercial se baseará em “Estação de Trabalho” para cada módulo de “Bairro”, com respectiva equipe e seus custos relacionados.
 
4. Desenvolver a Revista “No Bairro Tem” como suporte de mídia, por conta da gráfica parceira, com 4 edições por ano – 1 por trimestre.
 
5. Partir de um custo mínimo de equipe para desenvolvimento e manutenção do módulo piloto, num valor econômico mensal, caracterizando a necessidade de pelo menos uma dada quantidade de clientes/pedidos de serviços por mês, com anúncios ou consumo de serviços, ao custo médio determinável cada, para formação de receita.
 
6. Fazer estudos estatísticos junto a Associação Comercial do Bairro/Cidade de modo a se levantar hábitos de consumo, número de estabelecimentos, suas condições de investimento em Propaganda e Marketing, segmentos econômicos de atuação e concentrações setoriais dentro do bairro.
 
7. Condicionar avaliações trimestrais entre os parceiros contratuais, visando regularizar situações afetadas por anomalias, solucionar problemas de performance e reavaliação de metas.
 
8. Firmar a participação de parceiros de acordo com sua notória especialidade, e tradição operacional, que possa agregar valor aos serviços e ao sistema de cessionários, sem onerar o preço final de mídia praticado no bairro e de acordo com o poder de investimento do mercado local, que participará das 2 mídias – Site e Revista.
 
9. Adotar metas de vendas dos serviços vinculados ao Site e à Revista privilegiando o “Conceito de Escala”, admitindo descontos para o valor unitário dos serviços prestados com o aumento de clientes participantes e preferenciais – mais consumo de serviços, fazer progressão de maior desconto global – maximizando o acesso às mídias – Site e Revista.
 
10. Os investidores, elaboradores e autores se firmarão como a sociedade proprietária do Site e da Revista – e de sua concepção e aplicação comercial, sendo a “Franqueadora” dos mesmos, podendo fazer cessão de uso deles conforme sua decisão autônoma e soberana, sendo a única responsável pela sua Manutenção e Administração.
 
11. A sociedade proprietária será a negociadora dos acordos de parcerias que ocorrerem entre seus parceiros “Franqueados” e terceiros que vierem à agregar sua notória especialidade e tradição ao sistema de prestação de serviços baseados no Site e na Revista.
 
12. A sociedade proprietária, no caso de venda do Site ou da Revista, em face de sua valorização e repercussão comercial, condicionará no “Contrato de Venda” uma fração de comissão aos “Franqueados” e Garantia de Permanência de 3 anos como parceiros do novo proprietário.
 
SP - São Paulo, 17/08/2000.
 
Copyright © 2000 – Sr. Sheldon Adamo e Engº Lewton Burity Verri
 



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