As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 18-03-2013. Acessado 1815 vezes.
Título da Postagem:Os desvios de conduta e os principais vícios de conduta
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 18-03-2013 @ 09:02 am
[ Avise alguém sobre este texto ]

Tags: 10 mandamentos, 7 pecados capitais, corrupção, vícios, conduta, Cristo, Bíblia

Os desvios de conduta e os principais vícios de conduta

Segundo K. T. Sim, escritor dos Ministérios RBC, em seu artigo "discórdia na família", do livro devocional PÃO DIÁRIO de 2012, da Sociedade Bíblica do Brasil, em um estudo feito, em 2...009, comprovou que homens e mulheres pecam de maneira diferente.

Constatou-se que a pecaminosidade do homem obedece a seguinte ordem na frequência em que ocorrem ilícitos / delitos morais: 1º Luxúria, 2º Gula, 3º Preguiça, 4º Ira, 5º Orgulho, 6º Inveja e 7º Avareza. E a pecaminosidade da mulher tem uma outra ordem, qual seja: 1º Orgulho, 2º Inveja, 3º Ira, 4º Luxúria, 5º Gula, 6º Avareza e 7º Preguiça.

Quem se interessar pode aprofundar esta análise comparativa e concluir por afirmações de por que a sociedade humana é ou está como um aglomerado de purgações, dores, expiações, sofrimentos e mortandades...

Esses 7 pecados capitais foram formulados por Gregório, O Grande, nos anos 600 d.C. Estes 7 pecados vieram a se tornar os 7 Pecados Mortais. E mortais são quase todos os inúmeros ilícitos / delitos morais que a humanidade pode cometer.

"Os sete pecados capitais são quase tão antigos quanto o cristianismo. Mas eles só foram formalizados no século 6, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja. Mas a lista só se tornou "oficial" na Igreja Católica no século 13, com a Suma Teológica, documento publicado pelo teólogo são Tomás de Aquino.”

“A Igreja até tentou oferecer soluções para os pecados capitais, criando uma lista de sete virtudes fundamentais - humildade, disciplina, caridade, castidade, paciência, generosidade e temperança -, mas os pecados acabaram ficando mais famosos." (1).

(1) http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-origem-dos-sete-pecados-capitais

O que nos parece muito interessante é que as diferenças no ordenamento das frequências, e dos tipos de "pecados", nos revelam as agonias e glórias da humanidade. As organizações sociais nas mulheres mostram que o trabalho feminino é profícuo. As mulheres não são preguiçosas. Ao passo que o masculino é preguiçoso em 3º grau. Este sim é cheio de luxúrias em 1º grau.

Ficou subentendido que Gregório quis dar uma espécie de bloqueio aos ilícitos e delitos morais, pois ele acreditava que os 10 Mandamentos de Moisés não estavam sendo suficientes, para minimizar a devassidão humana e seus crimes (pecados). E pela externalização de que haviam alguns pecados a mais – crimes morais - adicionais às transgressões dos 10 mandamentos, julgava-se haver a possibilidade de reduzir tal devassidão.

As organizações sociais até a chegada do século 20, possuíam toda a manifestação espectral dos delitos masculinos. Quase tudo de ruim, dentre: doenças, violências, guerras, fome e misérias, nasceram do ideário pecaminoso masculino, cujo perfil central está traçado na pesquisa citada por K. T. Sim. Do espectral dos delitos masculinos saíram os grandes tiranos, ditadores, matadores, usurpadores e as mais inconcebíveis crueldades.

Em quase todas as realizações humanas de má índole os males provieram do exercício irrestrito da combinação exacerbada destes 7 pecados capitais. São fatais, são mortais, são imorais...

A tábua da Lei obtida no Monte Sinai, por Moisés, declarava um simples código de conduta entre homens e mulheres, e de modo direto, para 10 ações que resultariam em condições críticas e falência moral, do homem e da sociedade. O mais simples códice para todas as mentes, corações e espíritos. Todos os povos, todas as nações, todas as organizações e toda a humanidade. E dentre estas 10 ações MANDATÓRIAS de obediência, havia aquelas de obrigações com DEUS, com os PAIS e consigo mesmo - individuais.

Nosso mentor explanou um quadro de consequências quando uma criança não é conduzida ao Cristo - deixai vir a mim as criancinhas. Em quase tudo em nosso país tem faltado AMOR E INSTRUÇÃO. Vemos todos os 10 mandamentos em transgressões e um somatório devastador com os 7 pecados capitais (estes muito subjetivos e inadequados à todas as culturas: certo para algumas, meio certo para outras e errado para muitas).

Dependendo da cultura um dado pecado capital não é visto em evidência imoral. Mesmo a luxúria, a gula e o orgulho. Mas o NÃO cumprimento das 10 ações mandatórias, da tábua de Moisés, são evidentes em qualquer cultura e em qualquer época civilizatória.

1. Qual dos 10 mandamentos bloquearia a luxúria? O 10º - Não cobiçarás nada do próximo? E quantos recorrem aos meios ilícitos? E quantos males produzem?
2. Qual dos 10 mandamentos bloquearia a gula? Os programas DIET e LIGHT do controle de peso? O 10º - Não cobiçarás nada do próximo? Hoje o mundo luta para reduzir a obesidade massiva e a denominada de obesidade mórbida.
3. Qual dos 10 mandamentos bloquearia a avareza? O apego excessivo às riquezas, o mesquinho, o sovina, o pão-duro? O 10º - Não cobiçarás nada do próximo? Todos querem ser ricos, tanto por meios lícitos, quanto pelos ilícitos. E quantos recorrem aos meios ilícitos? E quantos males produzem?
4. Qual dos 10 mandamentos bloquearia a ira? O 10º - Não cobiçarás nada do próximo? A ira que produz as guerras, as mortandades, as crueldades e as expiações... E quantos males produzem?
5. Qual dos 10 mandamentos bloquearia a soberba? O 10º - Não cobiçarás nada do próximo? A arrogância, a altivez e a presunção? É o querer ser o outro mais poderoso e rico? E quantos recorrem aos meios ilícitos para serem mais poderosos e ricos? E quantos males produzem?
6. Qual dos 10 mandamentos bloquearia a preguiça? Os 1º, 2º, 3º, 4º e 5º mandamentos? A cada conforme as suas obras? Conexão com DEUS e honra aos pais?
7. Qual dos 10 mandamentos bloquearia a inveja? O 10º - Não cobiçarás nada do próximo? E quantos males se produzem com o desvio moral da inveja?

O 10º mandamento: o de "Não cobiçarás nada do próximo" parece comandar o bloqueio de todos os delitos / ilícitos. E segundo o anjo Gabriel pudemos esquematizar o mecanismo de queda das pessoas, diante das palavras do SENHOR e da LEI.

Vejamos os slides...

Abraços,

Lewton
Subpastor da 5ª bancada, na ala direita da nave atrás a 7ª coluna...




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!