As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 13-04-2013. Acessado 716 vezes.
Título da Postagem:Brasil, a síndrome do mazelamento múltiplo
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 13-04-2013 @ 11:56 am
[ Avise alguém sobre este texto ]

Tags: mazelas, sociais, econômicas, humanas, direitos, deveres, estado, público

BRASIL: A SÍNDROME DO MAZELAMENTO MÚLTIPLO

Em 2002 nós participamos de um projeto da UNESCO, junto a Prefeitura da Cidade de São Paulo. Marta Suplício era a prefeita, Haddad era seu fazendário e Chinaglia era seu apoiador na câmara legislativa.

Tivemos a oportunidade de desenvolver uma profunda análise social das populações da periferia paulistana. Um grupo de engenheiros fez um processo de entrevistas e análises "in loco" da situação humanitária das comunidades.

E extraiu um fator indicativo do que podemos denominar de MAZELAS. Descobrimos que uma dada pessoa podia ter de 7 a 10 mazelas simultâneas em sua vida social, econômica e humanitária.

Criamos uma tabulação com 30 indicadores que pudessem compor o que denominaríamos de QUALIDADE DE VIDA - mas, tudo na versão analítica de árvores de falhas da engenharia.

Aplicando os valores estatísticos tirados de banco de dados do IBGE, do Almanaque Abril e de alguns ministérios, para tais indicadores, elaboramos a tabela colorida anexada aqui.

Na ocasião concluímos que o IDH da ONU era insuficiente para definir o que se denomina de QUALIDADE DE VIDA.

Veja a tabela anexada. Feita em 2007, com dados de 2005, concluímos que sob o "mazelamento múltiplo" existiam 782 milhões de pessoas no Brasil.

Mas, a população na ocasião era de 185 milhões de habitantes. E como isto poderia ocorrer? - Simples: para cada indicador tínhamos uma dada parte da população afetada. E na soma das populações afetadas atingimos os 782 milhões. Como a população era de 185 milhões, concluímos que havia alta probabilidade de uma dada pessoa, em média, ter simultaneamente cerca de 4,23 mazelas diferentes.

O Brasil é um país MAZELENTO, mau administrado e altamente corrupto em condutas, missão, função, objetivos e propósitos.

Um mesmo sujeito poderia ser: pobre, analfabeto, cadeirante, desempregado, morar em favela, não ter atendimento à saúde... Por exemplo.

Coisa que o IDH não tem como indicar objetivamente. O ideal é que o país não tivesse tantas mazelas por indivíduo, em média.

Este indicador geral do Mazelamento Múltiplo mostra de fato em que as governanças são capazes ou incapazes.

Achamos que as campanhas eleitorais, para evitar que VOTEMOS em canalhas e incompetentes (ou compremos "gato por lebre"), deveriam mostrar a Síndrome do Mazelamento Múltiplo de dada administração pública: municipal, estadual e federal.

E quando votássemos houvesse uma proposta de melhoria por parte dos candidatos, nas campanhas eleitorais, em seus respectivos planos de governo / administração... Iríamos iniciar a ERA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

PÚBLICA.

Abraços,

Lewton




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!