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Postada em 09-06-2014. Acessado 715 vezes.
Título da Postagem:Você tem critério para classificar uma celebridade
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 01-07-2014 @ 08:00 pm
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Tags: celebridades, banalização, caráter, ranking, classificação, científica, pontuar

 Você considera Tom Quest uma celebridade?

Vivemos num país com tantas celebridades inúteis, efêmeras e tacanhas, e você considera Tom Quest uma celebridade? E agora quem é Tom Quest?

O que significa pelo dicionário uma celebridade? É a qualidade ou condição de célebre, daquilo ou daquele que é conhecido, falado ou comentado por muitos; FAMA - Notoriedade, reputação, renome; condição daquele ou daquilo que se distingue por ter raras qualidades (ger. louváveis). Pessoa célebre, famosa, ilustre - ([F.: Do lat. celebrìtas, átis.]- http://br.significado.de/celebridade). 

Em outras definições da web, temos que uma celebridade é uma pessoa amplamente reconhecida pela sociedade. A palavra deriva-se do latim celebritas, sendo também um adjetivo para célebre, que quer dizer "famoso, celebrado".

E uma celebridade é "celebrada" em solenidades, ou cerimônias, em ritos respeitosos e cultos, como que se celebra, louva, comemora algo ou alguém importante.

E o grau de solenidade, em cerimônias públicas ou privadas, se atribui em função dos requisitos morais, importância colaborativa do indivíduo para as artes e as ciências, a sua escala de contribuições relevantes à civilidade e ao humanismo.

Muitas celebridades que surgem segundo o critério de Andy Warhol (http://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol ), são "celebridades instantâneas"

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Celebridade_instant%C3%A2nea ) e que "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama".

E tais 15 minutos são atribuídos à sanha e ao afã americano de idolatrias, e de acordo com a tradição midiática dos EUA. Chega a até a formar HERÓIS instantâneos associados ao patriotismo e ao culto nacional de marcantes condutas e comportamentos.

"A expressão 'celebridade instantânea' refere-se geralmente a uma pessoa anônima que ganha certa notoriedade de maneira repentina, por vezes devido a algum escândalo, programa televisivo ou algum fato de grande cobertura na mídia, como o caso dos fenômenos da Internet. Como a fama vem de maneira repentina, tais celebridades têm dificuldade de se manter na mídia durante muito tempo, muitas vezes voltando ao anonimato da mesma maneira que saíram dele".

Portanto, celebridade é uma característica individual, tanto associada ao tipo e continuidade de exposição midiática de uma pessoa, na sua exibição de “espetacularização” de imagem e comportamento, quanto no grau de seu conteúdo de capacidades em artes, ciências, ‘socialidades’ e humanidades.

Em alguns países, como exemplo a Inglaterra, as celebridades têm uma espécie de pontuação, num RANKING, associado ao grau de exposição midiática e de contribuições em artes, ciências, ‘socialidades’ e humanidades.

Ter aparecido em algum Reality Show cria certa escala de celebridade numa pessoa. Um radialista, um jornalista, um artista, um cientista, um locutor e âncora televisiva, consolidam certa notoriedade pelo excesso de exposição e repetições - e que os faz virarem "celebridades". Mas, não lhes garante perpetuidade como se concede a Rainha da Inglaterra. E quem lá na Grã Bretanha é mais célebre que a Rainha Elizabeth?

Um sem número de celebridades é do tipo "instantâneo": inúteis, efêmeras, abobalhadas (pela surpresa da notoriedade e a falta de conteúdo moral, social e intelectual) e tacanhas.

Podem até servir de exemplos positivos e negativos - aos quais se podem tirar lições morais e nobres. E outras do tipo "contemporâneo", que com os atributos REAIS de uma 'celebridade relevante' permanecem nos anais e nos registros da história e da evolução humana. Neste intervalo de limites existem as demais celebridades que se esvaem no tempo até desaparecerem dos noticiários e informes noticiosos.

Para se diferenciar as 'celebridades instantâneas daquelas contemporâneas' um sistema de "rankiamento" ajuda até a melhorar o valor dos CACHÊS dos felizardos das pechas da notoriedade, já que se passa a fazer a medição do grau de exposição midiática com a relevância do conteúdo moral, social e intelectual. E de maneira independente da nomeação "leiga" que os agentes de propaganda, publicidade e jornalismo venham a fazer sobre seus "amigos notórios".

Um simples sistema de pontuação pode ser desenvolvido para classificar as celebridades em seus graus de exposição midiática com a sua relevância do conteúdo moral, social e intelectual mostrado em suas atividades.

Recuperando o critério de Andy Warhol - que "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama", podemos fazer uma escala crescente de exposição midiática associada aos 15 minutos de fama. E complementar esta escala com pontuações associadas ao conteúdo moral, social e intelectual mostrado nas atividades das celebridades a serem colocadas em um RANKING CIENTÍFICO.

O interessante é que este sistema de RANKING terminará virando uma agência mobiliária de valores, como a Bolsas de Valores, para as ações das empresas, para agentes de contratações de celebridades, a obterem avaliações menos afetadas por afetos e desafetos de artistas e profissionais diversos da mídia e das ciências, com certa notoriedade adquirida "instantaneamente ou desenvolvida em condutas e comportamentos relevantes".

Em ocorrências SEMESTRAIS, os seguintes requisitos podem estabelecer a PONTUAÇÃO para RANKING de uma CELEBRIDADE. A pontuação varia de 0 - 1 - 3 - 5, sendo 0 = nada ou nenhuma vez, 1 = poucas vezes, 3 = muitas vezes, 5 = todas as vezes (CIRCULE A PONTUAÇÃO APLICÁVEL): 

1. Frequentar eventos, festas e cerimônias da sociedade cultural, artística, literária e/ou científica: 0 - 1 - 3 - 5;

2. Frequentar eventos e cerimônias populares e de comunidades: 0 - 1 - 3 - 5;

3. Frequentar programas de TV como convidado, especialista e/ou entrevistado: 0 - 1 - 3 - 5;

4. Frequentar programas de RÁDIO como convidado, especialista e/ou entrevistado: 0 - 1 - 3 - 5;

5. Ter fotos e citações em revistas especiais: 0 - 1 - 3 - 5;

6. Ter fotos e citações em revistas populares: 0 - 1 - 3 - 5;

7. Ter fotos e citações em Sites e/ou Blogs: 0 - 1 - 3 - 5;

8. Ter fotos e citações em Jornais: 0 - 1 - 3 - 5;

9. Ter indicações para prêmios relevantes de seu segmento: 0 - 1 - 3 - 5;

10. Ter ganhado prêmios relevantes de seu segmento: 0 - 1 - 3 - 5;

11. Ter participado de Reality Shows, filmes e/ou documentários: 0 - 1 - 3 - 5;

12. Ter tido mais de 15 minutos de exposições em mídias de TV, Vídeos e/ou Clips (critério de Andy Warhol): 0 - 1 - 3 - 5;

13. Ter participação em atividades filantrópicas e de doações relevantes: 0 - 1 - 3 - 5;

14. Ter prestigiado eventos culturais (artísticos e literários) e/ou científicos relevantes: 0 - 1 - 3 - 5;

15. Ter contribuído com obra relevante - artística, literária, cultural e/ou científica: 0 - 1 - 3 - 5;

TOTAIS DE PONTOS POSSÍVEIS = 0 - 15 - 45 - 75 POR SEMESTRE - tendo gradação percentual se for desejável, em regra de três;

TOTAIS DE PONTOS POSSÍVEIS = 0 - 30 - 90 - 150 POR ANO (SOMA DAS PONTUAÇÕES SEMESTRAIS do 1º e do 2º SEM.) - tendo gradação percentual se for desejável, em regra de três;

Este critério de pontuação de celebridades irá permitir a "separação do joio do trigo". Entre aqueles que tiveram notoriedade "instantânea", daqueles que adquiriram o STATUS de "celebridades contemporâneas", num projeto de vida exemplar, ilibada e profícua - de muitos anos. E daqueles com notoriedades com raízes NEGATIVAS (MAU exemplo e MAU conteúdo moral, social e intelectual) daqueles com raízes POSITIVAS (BOM exemplo e BOM conteúdo moral, social e intelectual).

Este sistema de "rankiamento" ajudará até a melhorar o valor dos CACHÊS dos felizardos das pechas da notoriedade, abrindo um mercado de agências classificadoras e aprimorando a humanidade, em suas relativas famas idolatradas (e contra algumas idolatrias nefastas, de tudo que é tipo de marginais) - possibilitando comparações mais justas e com mais moralidade.

E deixaremos de viver num país com tantas celebridades inúteis, efêmeras e tacanhas. Coisa tão VULGARIZADA pelos profissionais do setor de jornalismo, publicidade e de propagandas. 

O atual estado da Tecnologia digital, de sua engenharia, e da computação, permitirá o aparelhamento de agências de publicidades e de propagandas a efetivarem o embrião da MEDIÇÃO científica dos perfis das pessoas mais exemplares, ilibadas, profícuas e de maior contribuição à civilidade nacional e até internacional.  

Afinal celebridade de fato e direito: É a qualidade ou condição de célebre, daquilo ou daquele que é conhecido, falado ou comentado por muitos; FAMA - Notoriedade, reputação, renome; condição daquele ou daquilo que se distingue por ter raras qualidades.

E você irá considerar Tom Quest uma celebridade? Tom Quest é o papagaio do nosso vizinho... Só um papagaio mesmo, embora gaiato e cantor! E melhor do que muitas celebridades 'humanas'.

Abraços,

Lewton

Fontes:

1. http://br.significado.de/celebridade#ixzz33xRta3ZA;

2. HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Celebridade;

3. http://br.significado.de/celebridade#ixzz33xS0xrkX;




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