As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 24-11-2015. Acessado 273 vezes.
Título da Postagem:Inventos e Inovações, descobrindo a sua capacidade inventiva, você é inventor
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 24-11-2015 @ 06:47 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

Tags: inventos, inventores, teste de inventividade, ciência, cientista, qualidade

Inventos e Inovações: Descobrindo a sua capacidade inventiva. Você se considera um INVENTOR?

http://www.engenheiros.blog.br/t183-inventos-e-inovacoes-descobrindo-a-sua-capacidade-inventiva.htm

Em pesquisas do IEAQ - Instituto de Estudos Avançados da Qualidade sobre a opinião popular relacionada aos produtos inventados que mais bem fizeram a humanidade nós relacionamos na tabela abaixo. Estes produtos, materiais e matéria primas foram considerados os “produtos libertadores” da vida primitiva e primária que a humanidade tinha até o início do século 19. São os produtos revolucionários gerados pelo Capitalismo, conduzindo-nos aos séculos 20 e 21 - Séculos da Qualidade de Vida Tecnológica no Lar – QVTL.

Tais produtos têm utilidades e funções libertadoras, poupam tempo e esforços, são racionalizadores de trabalho, agregam comodidade, lazer e bem estar às pessoas em seus lares e em suas necessidades.

O IEAQ – Instituto de Estudos Avançados da Qualidade planificou o entendimento do que seja Qualidade de Vida Tecnológica no Lar – QVTL. Vem a ser a composição de 7 (sete) parcelas de uma simples operação aritmética.

Onde QVTL = Lazer + Saúde + Segurança + Qualidade do Uso + Melhoria do Ambiente + Conforto – Esforço Físico; em que:

LZ+ = Lazer (facilitações para leitura, audição, visualizações, passatempos: jogos, brincadeiras, conversações, outras interações);

SU+ = Saúde (facilitadores da saúde, em prevenção e tratamento curativo, recursos de diagnósticos, recursos cirúrgicos e meios de terapias eficazes);

SG+ = Segurança (nos aspectos de suportes às condições físicas, mentais, de cidadania e de trabalho);

QU+ = Qualidade do Uso (uso amigável, economia, qualidade tecnológica, poupa tempo, poupa energia, manutenção e assistência);

MA+ = Melhoria do Ambiente (ajustes de temperaturas, luz, iluminação, som, músicas, higiene e limpeza locais, aragens, ventilação);

CF+ = Conforto (relaxamento, entrega existencial, acomodação, deleite, segurança, adequação plena); e;

EF- = Esforço Físico (poupa esforços, reduz fadiga, diminui trabalho, reduz tempo, menos gastos energéticos pessoais).

A QVTL contribui para vários tipos de melhorias nas interações pessoais, pessoais x objetos, pessoais x ambientais. Evita perturbações na saúde, na segurança, na estabilidade emocional, nas interações familiares, produz “animus vivendi”, contribui para o aumento do conhecimento e da cultura.

O aumento do “animus vivendi” contribui para elevação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, tanto como consequência - efeito, tal como fator causal – de causa. O aumento do IDH aumenta o “animus vivendi” e este por sua vez retroalimenta a melhoria do IDH, conferindo mais e mais Qualidade de Vida Tecnológica no Lar e em todas as atividades humanas...

E em pleno século 21, os tais “inventos libertadores” jamais poderão deixar de existir pelo fato de suas utilidades e funções, longamente dirigidas para a melhoria da qualidade de vida das nações, formulados para favorecerem a QVTL = Lazer + Saúde + Segurança + Qualidade do Uso + Melhoria do Ambiente + Conforto – Esforço Físico.

Entretanto para que os INVENTOS E INOVAÇÕES sejam realmente imprescindíveis eles devem atender a equação da QVTL, isto é: aumentar o Lazer + preservar ou melhorar a Saúde + facilitar ou fornecer Segurança + contribuir com a elevação da Qualidade do Uso + ajudar na Melhoria do Ambiente + aumentar o Conforto – reduzindo Esforço Físico (e energia).

O seu Grau da Capacidade Inventiva - Inventividade (com criatividade positiva) - pode ser medido segundo a tabela com os 200 (duzentos) inventos mais significativos para a "libertação da humanidade", relacionados.

Caracteriza-se num "jogo" sobre a sua capacidade de identificar os BENEFÍCIOS trazidos por um INVENTO. E você poderá utilizar as colunas com os BENEFÍCIOS listados: QVTL = Lazer + Saúde + Segurança + Qualidade do Uso + Melhoria do Ambiente + Conforto – Esforço Físico.

Acesse ao link: http://www.engenheiros.blog.br/t183-inventos-e-inovacoes-descobrindo-a-sua-capacidade-inventiva.htm, para utilizar a planilha em vista de calcular a sua pontuação, mediante seus conhecimentos sobre os INVENTOS lá relacionados.

Coloque um Xis na coluna que você acredita que o invento se enquadra como concepção original, tendo em vista eliminar uma ou mais disfunções.

Um invento pode se enquadrar em todas as colunas - seria um invento MASTER. Lembre-se um invento deve ter pelo menos 1 (um) enquadramento entre as colunas, caso contrário o invento foi INÓCUO, inútil.

Ao final de seus enquadramentos SOME o número de Xis para cada coluna, para conhecer a "sua estatística de crenças tecnológicas" - o que você acreditou e/ou identificou como benefícios de um invento. CONTE o número de INVENTOS aos quais você atribuiu um ou mais Xis. E o resultado desta TOTALIZAÇÃO é o NÚMERO INDICATIVO da sua capacidade INVENTIVA. Você encontrou o número de PONTOS RESULTANTES da sua INVENTIVIDADE.

E saiba o "SEU GRAU DE INVENTIVIDADE". Que seja um EXCELENTE INVENTOR.

Engº Lewton Burity Verri
CREA 74-1-01852-8 UFF RJ
IEAQ




Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!