As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 14-01-2016. Acessado 252 vezes.
Título da Postagem:Seu ar condicionado está especificado CORRETAMENTE para o recinto que você esco
Titular:Lewton Burity Verri
Nome de usuário:Lewton
Última alteração em 14-01-2016 @ 11:49 am
[ Avise alguém sobre este texto ]

Tags: Aquecimento global, ar condicionado, termodinâmica, estimativas, tempo, clima

 Seu ar condicionado está especificado CORRETAMENTE para o recinto que você escolheu?

 
O IEAQ, neste Aquecimento Global, quer ver você numa FRIA. Você sabe estimar a Potencia do Ar Condicionado do seu recinto, para melhores adequações de seu micro-clima e os custos de energia?
 
O Aquecimento Global como todo evento natural, ou provocado pelo homem, traz muitas oportunidades de empreendimentos, e de novos negócios, e acreditamos que as ações das empresas fabricantes de materiais, de produtos e de equipamentos para refrigeração, tanto nas características de condutibilidade, quanto nas de isolamento térmico, irão subir, em vista do aumento de demanda das necessidades de refrigeração nos lares, nas empresas, nas fábricas, nas unidades comerciais, escolares e hospitalares.
 
Especificamente, mediante as possibilidades de aquisições de milhões de aparelhos para refrigeração, e de ‘ares condicionados’, e de seus serviços de apoio em manutenção e assistência técnica, a necessidade de energia elétrica irá assumir um estágio de que será preciso ser administrado, pelo fato de que existe uma distorção grande entre a especificação de um aparelho adequado a um recinto, para refrigeração ambiental, e sua efetiva instalação no tal recinto.
 
Quantos de nós temos ideia da adequação entre a potência do aparelho de ar condicionado e o espaço-volume do recinto a ser refrigerado?
 
Ou solicitamos a algum consultor, em refrigeração, a especificação correta e adequada do aparelho, em potência BTU – Unidade Térmica Britânica, para ser instalado num recinto. Ou nos arvoramos em comprar aparelhos, as vezes superdimensionados e as vezes subdimensionados, para as condições de temperatura, pressão e umidade na localidade do recinto onde serão instalados os mesmos. 
 
Qualquer situação de ”as vezes superdimensionados e as vezes subdimensionados, para as condições de temperatura, pressão e umidade local” ocorrerá um consumo de energia equivalente a potência do aparelho e as condições de perda de calorias decorrentes dos padrões de insolação e luz solar, região dos paralelos geográficos, tipos de materiais e arquitetura da construção, onde se situa o recinto, e do posicionamento de paredes e janelas em relação às condições de exposições térmicas, ventos e insolação diária. 
 
Como estimar a Potencia do Ar Condicionado, para melhores adequações?
 
=> O Aquecimento Global significa a elevação das temperaturas médias do clima.
 
O Ambiente de um Recinto é a Base de partida para a elaboração de cálculos para a especificação da potência do aparelho
 
O AMBIENTE é o INPUT...
 
Vejamos o exemplo da planilha de cálculos acima:
 
Parâmetros Iniciais:
 
=> Área do Recinto = 14 m2; 
 => Altura do Recinto = 2,52 m; 
 => Densidade do AR = 0,0809 lb/ft3 ;
 => Calor Específico Cp de AR = 0,238 cal-g/g/ºC => BTU/lb/ºF
 => Diferença Máxima pretendida entre a Temperatura Externa e a Temperatura Interna do Recinto - Delta ºC = 25 ºC; 
 
Efetivação dos Cálculos:
 
* Área = Lagura x Comprimento = 14 m2;
 * Altura = 2,52 m;
 * Volume = Área x Altura = 35,28 m3;
 * Delta de Temperatura = Temperatura Externa Máx - Temperatura Interna Mínima;
 * Temperatura Externa Máx = 40ºC;
 * Temperatura Interna Mínima = 15ºC;
 * Delta de Temperatura = 40 - 15 = 25ºC;
 * Densidade do Ar = 1,296 kg/m3;
 * Massa de Ar = Densidade do Ar x Volume de Ar;
 * Massa de Ar = 1,296 x 35,28 = 45,72 kg;
 * Massa de Ar = 45,72 kg;
 * Cp = Calor Específico do Ar;
 * Cp Ar = 0,238 cal-g/g/ºC;
 * Quantidade de Calor = Massa de Ar x Cp Ar x Delta de Temperatura;
 * Quantidade de Calor = Q calor = 1.481.462,46 cal-g x ºC;
 
Fator de Conversão para BTU (British Thermal Unit) = 0,003968 BTU;
 
= Calor de Base Extraído do Ambiente = 5.878,44 BTU;
 
 => % Q calor de escape = 25% - Na transmissão de Calor, um recinto possui várias fontes de perdas e/ou ganhos de temperaturas. Depende da temperatura média externa, em dias e noites de calor, do grau de insolação sobre as paredes do ambiente, da área de janelas, em trocas de calor e temperaturas. As arestas e os pisos, também influenciam o resultado da refrigeração. Para reduzir a complexidade de cálculos, na seleção da potencia de um Ar Condicionado, estimamos que a Perda Média na potencia de refrigeração seja de 25%;
 
= Q Calor Final do Ar Condicionado = 7.348,05 BTU;
 
RECOMENDAÇÃO - COMPRAR UM AR CONDICIONADO DE PELO MENOS 7.500 BTU/Hora;
 
Antes de ligar o Ar condicionado as temperaturas estão praticamente niveladas, interna e externa, bem como a Pressão de 1 Atmosfera. A Umidade está quase em mesmos valores.
 
O Ar condicionado deve ser capaz reduzir a temperatura de 40ºC no ambiente, no início quase igual a externa, para a temperatura de 15ºC interna, da massa de Ar contida no recinto do ambiente, Massa de Ar tal que possui um Calor Específico constante.
 
Se o ambiente for pequeno a potencia do Ar Condicionado deverá ser MENOR, e se aquele for grande a potencia do aparelho deverá ser MAIOR.
 
A relação de energia elétrica com valor de Calor em BTU é de 1 kWh = 3.413 BTU;
 
=> Aparelho com 7.500 BTU = 2,197 kWh;
 => Aparelho com 10.000 BTU = 2,931 kWh;
 => Aparelho com 12.000 BTU = 3,516 kWh; 
=> Aparelho com 15.000 BTU = 4,395 kWh;
 
NOTAS: 
 
1. Como ”as vezes estão superdimensionados e as vezes estão subdimensionados, para as condições de temperatura, pressão e umidade local” ocorrerá um consumo de energia equivalente a potência do aparelho e as condições de perda de calorias decorrentes dos padrões de insolação e luz solar, região dos paralelos geográficos, tipos de materiais e arquitetura da construção, onde se situa o recinto, e do posicionamento de paredes e janelas em relação às condições de exposições térmicas, ventos e insolação diária. 
 
2. Em uma HORA: um ar condicionado bem dimensionado atinge a Temperatura Interna estabelecida para o recinto, em face de sua potência. Se o recinto for MAIOR, para sua potência, haverá consumo excessivo de energia elétrica, kWh, e ele ficará LIGADO permanentemente, e as vezes sem atingir a temperatura interna especificada, segundo o controle automático de seu termostato. E se o ar condicionado for de ALTA potência, para o recinto, o consumo de energia elétrica estará associado aos padrões técnicos de funcionamento dele, com as condições de perdas térmicas do recinto, bem como a estabilidade de seu termostato no ajuste da Temperatura Interna. 
 
Abraços,
 
Lewton



Bookmark and Share
Outas colaborações de Lewton
Veja Mais
Perfil de Lewton
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!