As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 11-02-2016. Acessado 1105 vezes.
Título da Postagem:Guia Completo do Detran em MG - Dicas!
Titular:Guilherme Souza Meneguin
Nome de usuário:guizao02
Última alteração em 11-02-2016 @ 11:24 am
[ Avise alguém sobre este texto ]
Tags: detran mg, detran, transito, cnh,

 Muitas pessoas, por falta de informação ou por uma simples falta de atenção, acabam perdendo sua carteira de habilitação e nem sabem o porquê. Por isso, resolvemos fazer um guia de como dirigir de modo seguro, não infringindo nenhuma lei, para que assim, você que sofre com multas e/ou outros delitos poderá ficar tranquilo na direção.

O que é detran MG?

Primeiramente, para falar de multas e trânsito em geral, não podemos deixar de falar do órgão maior do transito brasileiro, o detran. Muito se fala quando este nome é tocado no assunto, mas será que todos sabemos o verdadeiro significado deste existir? Acompanhe.

A sigla Detran é a abreviação de Departamento Estadual de Trânsito e, atualmente, cada estado conta com o seu departamento exclusivo. Por exemplo, um dos mais procurados por internautas e até mesmo em modo físico é o detran mg.

carros-no-transito-de-mg

Por conta do numero elevado de motoristas (levando em conta que o estado contra com milhões de brasileiros), o detran deste estado mineiro vem se tornando cada vez maior.

Mas, o que este órgão realmente faz? Bom, ele cuida de quase tudo o que é relacionado ao transito nas ruas de todas as cidades, seja na parte da sinalização, fiscalização e multas, regulamentações, administrações e muitas outras áreas. E, vale lembrar que ele também é responsável pela formações de condutores.

Como Consultar Multas Online em MG

Já que citamos o estado de MG acima, iremos continuar usando-o como exemplo, mas os passos à seguir pode ser usado para todos os estados de jurisdição brasileira.

Para consultar suas multas e outros delitos online é muito simples, muito rápido e fácil. Basta você digitar em seu navegador www detran mg gov br. No caso, como exemplo temos o de MG, mas se seu desejo for consultar pendências em outros estados, basta trocar a parte da sigla do estado.

Exemplo:

  • Se for do Estado de São Paulo – www detran sp gov br;
  • Quando for Estado do Rio de Janeiro – www detran rj br;
  • E, caso seja Estado do Rio Grande do Sul – www detran rs br.

E assim por diante. Basta apenas você trocar a parte da sigla que aparece na URL e pronto, você será redirecionado ao detran do estado que preferir.

Então, ao chegar no site, você digitará o numero de sua placa, além de seu RENAVAM. Após esta etapa, você já terá em sua tela tudo o que precisa: multas, pagamentos, IPVA, dados do CNH e muito mais.

Multas em MG 

Finalmente, chegamos a parte das multas, onde mostraremos alguns dados de pontuação e como evitar pontos desnecessários em sua CNH no estado de MG que valem igualmente para os outros. Então, vamos lá!

As multas são categorizadas e cada uma tem sua determinada pontuação. Temos a muita leve que levará 3 pontos para sua carteira, que é causada por falta de sinalização no trânsito (a seta). Já a multa média carimba mais 4 pontos em sua habilitação e pode ser acarretada quando o motorista dirige seu veículo com fones de ouvido.

delitos-no-transito-brasileiro

Por último, temos as multas de teores graves e as gravíssimas, que trazem 5 e 7 pontos, respectivamente. Um exemplo de delito grave é para em cima da faixa de pedestre em meio ao transito ou na hora de estacionar.

E, uma gravíssima acontece, por exemplo, quando o motorista não dá preferência à um pedestre ou quando ameaçam um cidadão.

Preços e Pagamentos

Vale lembrar que, quando sua carteira “normal” atinge o limite de pontos, que são exatos 24, acontece um processo de suspensão. Já os motoristas chamados de profissionais, que trabalham e ganham a vida com seus veículos (como taxistas), tem suas CNH's suspensas à partir do 14º ponto.

multas-detran-com-evitar

E, todas as multas chegam juntas ao IPVA de cada ano. E, cada uma tem seu valor específico. Então, além de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, você ainda terá de pagar todas as suas pendências com a lei.

Além de que, os motoristas que não passaram de um ano com a CHN (os chamados motoristas provisórios) não podem, em hipótese em alguma, tomar qualquer multa, se não perdem imediatamente a carta e tem de faz mais uma vez o exame escrito e prático.

Mas, com atitudes de um cidadão comum cumpridor da lei, você pode evitar muita dor de cabeça. Por isso, é altamente recomendado que você, primeiramente, pense como se tu fosses o pedestre e assim nascerá muito mais “humanidade” por assim dizendo. Tal fato pode evitar muitos erros e infrações.




Bookmark and Share

Comente
Olá Visitante. Este usuário permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
Você receberá um email de confirmação.
Nome: Obrigatório
Digite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Redigite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
Digite o código de segurança:
  [ Voltar ]
Outas colaborações de guizao02
Veja Mais
Perfil de anonimo
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!