As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 01-12-2016. Acessado 302 vezes.
Título da Postagem:IPVA Terá Redução Em 2017 em SP
Titular:Ana Pereira de Souza
Nome de usuário:anasouza
Última alteração em 01-12-2016 @ 09:04 am
[ Avise alguém sobre este texto ]
Tags: Impostos, IPVA

 O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia a cada Estado (de 1 a 6%) de acordo com o valor do veículo.

Esse é, provavelmente, o imposto estadual mais conhecido, já que atinge todas as pessoas que possuem veículo automotor. Porém, como o nome do IPVA indica, o imposto não incide apenas sobre carros ou motos, mas sim sobre toda pessoa que possua um veículo automotor seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações.

O recolhimento do IPVA é anual e 50% do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi licenciado.

Para o Ano de 2016, foram divulgadas duas notícias sobre o pagamento do IPVA em São Paulo para os donos de carros usados licenciados no Estado de São Paulo - uma boa e outra ruim.

  • A boa: o valor do IPVA a ser pago no início de 2017 será 4,8% menor pago no início deste ano.
  • A ruim: como o imposto é calculado sobre o valor dos veículos no mercado, significa que o patrimônio do contribuinte está valendo menos.

A queda no IPVA já era esperada e ocorrerá em todo o País. Ela é consequência da redução no preço dos veículos usados devido ao corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros novos para combater os efeitos da crise econômica iniciada em setembro de 2008.

Para os contribuintes paulistas, a queda em 2017 devolverá o imposto - ou ao menos uma parte dele - que foi pago a mais neste ano.

Quando a crise começou, na metade de setembro de 2017, os preços dos veículos estavam em alta devido à grande demanda. Assim, a pesquisa de preços para calcular o IPVA de 2016 tomou por base valores ainda em alta.

O mesmo não vai se verificar em outros estados, como o Rio de Janeiro, em que o IPVA deve sofrer um aumento em relação ao ano passado, principalmente por conta da crise financeira. Alguns estados, como Minas, ainda não liberaram o calendário do IPVA 2017 MG.

A queda começou efetivamente a partir de outubro, atingindo o pico no início deste ano, quando o imposto foi pago (o pagamento é entre janeiro e março). Na ocasião, os carros já estavam valendo cerca de 20% a 30% menos em comparação aos preços captados pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em setembro de 2016.




Bookmark and Share
Outas colaborações de anasouza
Veja Mais
Perfil de anasouza
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!