As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 15-12-2016. Acessado 170 vezes.
Título da Postagem:Revisão de juros de empréstimos para militares
Titular:jose santos silva
Nome de usuário:josesantos
Última alteração em 15-12-2016 @ 04:34 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]
Tags: juros de banco

  Como reduzir os juros contratuais em empréstimos para militares

O momento financeiro brasileiro favorece o surgimento de muitos militares endividados, exatamente como mostram as estatísticas. A facilidade de crédito fez com que muitos se comprometam sem a real condição de honrar os compromissos, resultando em um superendividamento geral.

O fato de terem emprego estável às vezes pode levar os servidores a recorrer aos empréstimos, ao cheque especial, ao parcelamento da fatura do cartão de crédito e demais meios de obtenção de crédito.

Essas alternativas são capazes de suprir uma necessidade de crédito iminente, entretanto muitas delas possuem juros exorbitantes, que chegam a multiplicar o valor inicial da dívida e deixam os inadimplentes em situações verdadeiramente complicadas.

Nesta hora, o militar e servidor público pode buscar auxílio através do poder judiciário para solucionar o problema e ingressar com pedido de revisão de cláusulas abusivas dentre as quais se incluem os juros abusivos.

Esta ação tem como principal objetivo equilibrar a relação contratual entre o contratante e o banco, de modo a anular cláusulas abusivas e limitar juros exorbitantes, além de buscar ampliar a proteção da parte mais frágil da relação o militar.

Continue a leitura deste artigo para saber mais.

Como conseguir a redução de juros abusivos por meio de ação revisional

A ação revisional é um pedido feito pelo consumidor para a redução dos juros aplicados na sua dívida. Os juros exagerados, acima de média de mercado é que culminam nesta medida extrema.

O pedido, quando favorável, resulta numa decisão em que o juiz obriga o banco a refazer o cálculo da dívida, agora com juros na média de mercado divulgado pelo Banco Central, e devolva todo o valor a mais pago pelo consumidor. Em se tratando de juros abusivos e compostos, essa reforma da dívida pode ser bastante considerável, de forma que o inadimplente tenha maiores condições de arcar com a quitação da mesma.

O sucesso do pedido de revisão de juros abusivos depende de provas documentais que demonstrem a existência de cláusulas. É imprescindível juntar contrato assinado, os recibos de pagamento, etc.

Vale a pena ajuizar esta ação?

As pessoas que se encontram em situação de dívida perguntam se vale a pena acionar a justiça , afinal o processo geraria mais um gasto para o orçamento. Mas o judiciário existe para solucionar os problemas dessa natureza e, por mais que o processo seja um pouco demorado, neste caso vale a pena porque os Tribunais já decidiram repetidas vezes pela abusividade de cláusulas contratuais que estabelecem juros acima da média de marcado, bem como a cobrança indevida de taxas (de abertura de crédito, de boleto bancário, de multa, de registro, de despesas com terceiros, etc.).

A revisão e a diminuição na cobrança de taxas reduz substancialmente a dívida, afinal esta encontra-se alta justamente por conta da alta incidência dos juros abusivos.

Ainda que o consumidor não esteja em condições de ficar sem o bem, permanece a hipótese de pedir revisão dos juros através de ação revisional e aguardar que se inicie o processo de negociação com o banco para quitação da dívida.

Escrevi um artigo sobre revisão de juros contratuais que pode ser lido clicando no link ao lado.

Sou advogado com escritório localizado em Feira de Santana, Bahia, e espero ter ajudado. 

 




Bookmark and Share

Comente
Olá Visitante. Este usuário permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
Você receberá um email de confirmação.
Nome: Obrigatório
Digite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Redigite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
Digite o código de segurança:
  [ Voltar ]
Outas colaborações de josesantos
Veja Mais
Perfil de anonimo
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!