As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 

ico-exercito.png
Postada em 16-10-2017. Acessado 173 vezes.
Título da Postagem:Aprovado Estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa
Titular:delcio alves cunha
Nome de usuário:dcunha
Última alteração em 16-10-2017 @ 06:01 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]
Tags: Aprovado Estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa

 

Aprovado Estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 10, o Projeto de Decreto Legislativo que institui o Estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa (CEED) com sede em Buenos Aires, Argentina. O CEED é parte integrante do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS), um dos mecanismos da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL).
 

O Centro de Estudos Estratégicos em Defesa desempenha suas funções como um think tank de análise permanente para a identificação de desafios, fatores de risco e ameaça, oportunidades e cenários relevantes para a defesa e a segurança regionais e mundiais. 

“Além disso, promove a atualização periódica de suas prioridades em programas de pesquisa e cooperação por meio da aprovação de um Programa Anual de Trabalho em seu Conselho Diretivo, acolhido por consenso. Todo o material produzido, bem como as bases de dados e normas é franqueado a seus principais usuários finais, os ministros da Defesa dos países da UNASUL”, explicou Bruna Furlan (PSDB-SP), relatora da matéria na CREDN. 

A deputada recordou ainda que o CEED surge na busca por instrumentos que permitam à região forjar uma identidade sul-americana de defesa, baseada em valores e princípios comuns, tais como respeito à soberania; autodeterminação; integridade territorial; não intervenção; subordinação dos militares ao poder democraticamente constituído; prevalência dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, assim como a solução pacífica de controvérsias e igualdade entre os Estados, tendo em mente, ainda, as características específicas da geografia regional. 

“Trata-se de um importante instrumento de geração de confiança entre as nossas Forças Armadas, bem como entre os especialistas civis em temas de defesa de toda a região. A aprovação deste Estatuto permitirá ao CEED executar as suas funções com muito mais propriedade para o benefício da comunidade de países que formam a UNASUL”, afirmou a deputada. 

 

 

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn




Bookmark and Share

Comente
Olá Visitante. Este usuário permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
Você receberá um email de confirmação.
Nome: Obrigatório
Digite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Redigite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
Digite o código de segurança:
  [ Voltar ]
Outas colaborações de dcunha
Veja Mais
Perfil de anonimo
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!