As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 04-12-2007. Acessado 2951 vezes.
Título da Postagem:Disciplina, Comando E Instituições.
Titular:GTMelo
Nome de usuário:GrupoGuararapes
Última alteração em 04-12-2007 @ 09:22 am
[ Avise alguém sobre este texto ]
Estamos Vivos! Grupo Guararapes!

Sentimos uma certa perplexidade de muitos brasileiros civis, patriotas como nós, sobre a maneira inflexível como as Forças Armadas se comportam quando se colocam em risco seus princípios básicos, nas suas carreiras: a Hierarquia. e a Disciplina.

Há um aforismo histórico, que permanece válido desde as Civilizações Antigas: Se queres a paz, prepara-te para  a guerra”, o qual, nas suas origens, em Latim, se dizia:”Se vis pacem para bellum”. Basta que nos lembremos, na seqüência dos anos, dos Hunos, de Alexandre da Macedônia, do Império Romano, de Napoleão Bonaparte, da Guerra dos Cem Anos, das Guerras Sul-Americanas, das Primeira e Segunda Guerras Mundiais, da Guerra do Iraque, e dos escancarados litígios entre nações, de hoje, que ninguém sabe como terminarão. E aqui, outra Verdade Histórica: “A guerra é a continuação da política por outros meios”. Então o “Pacifismo” que alguns políticos brasileiros defendem, acaba por significar destruir as Forças Armadas. Mais do que demagogia e revanchismo, é uma rematada Burrice.

E para que se prepare uma Guerra, há um elemento principal e decisivo: o homem, e fazê-lo soldado. E isto exige treinamento e, acima de tudo, Hierarquia e Disciplina, que significam Comando do Superior e Obediência do Subordinado, mesmo nos casos de grande sacrifício e, até, quando houver explícito risco de vida. Como Leônidas e seus trezentos bravos, que agora está nos cinemas, conseguiram enfrentar o Exército de Xerxes, nas Termópilas? Por que os Infantes Brasileiros, mesmo morrendo, obedeceram, avançando sobre o entrincheirado Exército Alemão, em Monte Castelo, na Itália? Por que os Militares, mesmo em tempo de Paz, sujeitam-se, SEM GANHAR HORA EXTRA, a passar dias de serviço ou prontidão nos quartéis? Ou mesmo, passando privações e, até, fome, E SEM GANHAR DIÁRIA, vão Pacificar ou levar apoio de Saúde e Alimentação a Indígenas ou a outros brasileiros em lugares longínquos ou, ainda, levar Água para os Sertanejos sedentos nas Secas? Ou vão substituir médicos e enfermeiros em hospitais públicos, como aconteceu no Rio de Janeiro? A resposta é só uma: com muita Disciplina e Hierarquia (Comando Respeitado e Obedecido).

Os Políticos, por Revanchismo ou Omissão Irresponsável, se esquecem de que, por Dispositivo Constitucional e, principalmente, porque são as que reúnem as necessárias condições para fazê-lo, as Forças Armadas têm a Missão de Garantir as Instituições. E que, sem Disciplina e Comando nas Forças Armadas, as primeiras a correrem o maior Risco são as Instituições. É só lembrarmos das Revoluções Francesa e Soviética. Ninguém começa a vida militar como Oficial General. Todos os militares começam a carreira cumprindo missões e tarefas de soldados. “Ides Comandar, Aprendei a Obedecer.” E neste episódio dos Controladores de Vôo, não fosse a firmeza dos Comandantes Militares e o, conseqüente recuo do Presidente Lula, a Hierarquia e a Disciplina, imprescindíveis princípios para a eficiência das Força Armadas, teriam sido violados, impunemente, e, portanto, deixado de existir. Quem passaria a Comandar e a Obedecer nas Forças Armadas?

O Governo, os Políticos e as Forças Armadas, com grande responsabilidade e amor ao Brasil, têm, muito, o que Meditar e Aprender com esta última e mais perigosa crise dos nossos dias. Indisciplina nas Forças Armadas tem que ser eliminada no nascedouro pela pronta ação do Comandante Imediato, com total aprovação dos Comandantes Superiores e o apoio do Presidente da República, do Congresso e do Poder Judiciário.

A Disciplina e o Comando nas Forças Armadas, e as Instituições do Brasil são Interdependentes. Não é Inteligente nem Prudente nos contrapormos às Lições da História.

ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº 12 58 93, Cartório do 1º registro de títulos e documentos, em Fortaleza.  Somos 1073 CIVIS – 32 OFICIAIS GENERAIS – 336 OFICIAIS SUPERIORES E 101 CAP/TEN. TOTAL 1.542         10/04/2007                                                                                                   

Batistapinheiro@fortalnet.com.br In memoriam 24 militares e 2 civis www.fortalweb.com.br/grupoguararapes



Bookmark and Share
Outas colaborações de GrupoGuararapes
Veja Mais
Perfil de GrupoGuararapes
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!