As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 04-14-2007. Acessado 861 vezes.
Título da Postagem:A SENASP e a doutrina nacional dos Corpos de Bombeiros
Titular:José Ananias Duarte Frota
Nome de usuário:CelDuarteFrota
Última alteração em 04-18-2007 @ 05:19 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

*Cel José Ananias Duarte Frota

No livro Doutrina e Comando, 2002, escrevi que o desenvolvimento de uma doutrina é parte de um processo que permitirá aos Corpos de Bombeiros Militares administrar mudanças dentro uma estrutura racional, integrando o conhecimento à realidade. A doutrina proporciona uma estrutura aprovada oficialmente para entendimento, diálogo, adestramento, aprendizado, ação comuns, inclusive padronização de viaturas e equipamentos.

A criação da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, LIGABOM, em 2003 iniciou o processo de construção de uma doutrina nacional reunindo todos o comandantes dos Corpos de Bombeiros do Brasil.  A LIGABOM é um fórum de alto nível na busca de otimização de recursos e maximazição de resultados, com mister na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas
e diretrizes nacionais relacionadas com a Defesa Civil, Segurança Pública, Defesa Social. Seu primeiro presidente foi o Cel BM Carlos Alberto de Carvalho do Rio de Janeiro.

No entanto como entidade civil associativa a LIGABOM necessitava de um suporte estatal em nível nacional para a consecução de sue objetivos. Este suporte se deu a partir de 2004 com a determinação e liderança do Secretario nacional de segurança Publica, Dr. Luiz Fernando Correa e digna equipe.

Iniciamos com seu suporte o diagnóstico estratégico dos Corpos de Bombeiros concluindo com um trabalho com cenário prospectivo para os próximos cinco anos. Em Brasília durante várias semanas no Ministério da Justiça uma comissão técnica de seis bombeiros representando a LIGABOM, elaboraram um projeto de uma viatura padrão de combate a incêndio (ABT) de acordo com normas técnicas nacionais e internacionais.  Após aprovação peã SENASP foi realizada uma licitação inédita no Brasil para aquisição de 50 (cinqüenta) viaturas de combate a incêndio padrão nacional para serem distribuídas aos estados federados e Distrito Federal conforme acordo prévio. O edital encontra se no site http://www.bombeiros.ce.gov.br/arquivos/2005/Edital%20SENASP%20Vtr%20bombeiros.pdf.

Outro fator importante na doutrina em que padronizamos o ABT é que a  SENASP induz a industria nacional a fabricar viaturas em escala e com tecnologia para exportação em qualquer local do planeta.

* Atualmente é Consultor em segurança contra incêndio.

O Cel BM José Ananias Duarte Frota é possuidor do Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Implantou em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú, na gestão como Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Ceará (1999-2000) o Curso de pós-graduação “Lato Sensu” em Política e Estratégia. 

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará entre 2003 e 2006. Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (LIGABOM) 2004-2006 e Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (2003-2006). Presidente da Câmara Técnica Nacional de elaboração do Código Nacional Contra Incêndio da SENASP, Membro da Câmara Técnica Nacional do projeto Brasil sem chamas do MCT e Membro da junta consultiva da LIGABOM.

 




Bookmark and Share
Outas colaborações de CelDuarteFrota
Veja Mais
Perfil de CelDuarteFrota
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!