As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 04-14-2007. Acessado 818 vezes.
Título da Postagem:Código Nacional Contra Incêndio
Titular:José Ananias Duarte Frota
Nome de usuário:CelDuarteFrota
Última alteração em 04-14-2007 @ 05:50 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

IITRANSCRIÇÃO DE EDITORIAIS DOS JORNAIS O ESTADO E DIÁRIO DO NORDESTE

CÓDIGO NACIONAL DE SEGURANÇA.

 Por iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, está em elaboração projeto de lei a ser apresentado pelo Executivo do Congresso Nacional, criando um Código Nacional de Segurança contra incêndio e pânico.

Providência do mais largo alcance, - diríamos que já tardava, - os dispositivos legais em fase de estudos conterão as diretrizes indispensáveis a proteger a sociedade brasileira dos sinistros por fogo ou situações de pânico.

As tragédias originadas desses infaustos acontecimentos repetem-se nos últimos tempos como decorrência da própria arquitetura predominante nos grandes centros urbanos, onde os gigantescos edifícios, espigões de dezenas de pavimentos, abrigam numerosas residências ou salas de repartições, escritórios, consultórios médicos e tantos outros centros de densa freqüência  de pessoas. Episódios dolorosos, como um recentemente registrado em nossa capital numa casa de forró, onde uma multidão em desvairado pânico provocou a perda de várias e preciosas vidas humanas, têm acontecido com preocupante freqüência no País.

É da prevenção disso que cuidará o futuro Código Brasileiro de Segurança, cujo esboço a ser elaborado através de um Grupo Técnico criado através de Portaria do Ministério da Justiça, de junho passado. Desse grupo foram parte oficiais superiores dos Corpos de Bombeiros do Distrito Federal e de vários estados brasileiros, entre os quais o Ceará.

Para honra nossa, a Coordenação Geral do Grupo foi entregue ao Cel BM José Ananias Duarte Frota, comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará. Sem dúvida, temos aí mais uma demonstração de reconhecimento à elevada competência desse jovem militar conterrâneo, que o Governador do Estado escolheu para dirigir a tradicional e querida corporação.

No prazo de 150 dias, o Grupo Técnico coordenado pelo coronel Duarte Frota deverá encaminhar à Secretaria Nacional de Segurança Pública a proposta do futuro Código Nacional de Segurança, instrumento que permitirá a adoção de medidas preventivas capazes de impedir a repetição de tão lamentáveis e lutuosas catástrofes.

 Jornalista, Blanchard Girão.

(Transcrito do Jornal o Estado de 03.AGO.2005.)

 

 




Bookmark and Share
Outas colaborações de CelDuarteFrota
Veja Mais
Perfil de CelDuarteFrota
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!