As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 04-30-2007. Acessado 3372 vezes.
Título da Postagem:Curso na ADESG (2 de 2)
Titular:Gustavo
Nome de usuário:X-men
Última alteração em 04-30-2007 @ 02:36 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

O CURSO DE ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CEPE) DA DELEGACIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SUAS REPRESENTAÇÕES

 

Introdução

 

            A ADESG, no seu estatuto, prevê a realização em suas Delegacias e Representações, do Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE).

            O período de realização atual é anual, e tem o apoio docente dos integrantes do Corpo de Conferencistas Especiais da Escola Superior de Guerra (ESG) e dos palestrantes credenciados pela ESG para atendimento aos CEPE.

            Até 2006, mais de 76.000 brasileiros, distribuídos pelas Delegacias e Representações da ADESG em vários Estados brasileiros, concluíram o CEPE, passando a integrar a família de associados Adesguianos. O aluno participante do CEPE é  chamado de estagiário.

 

Objetivo

 

            Preparar cidadãos brasileiros para pensar e colaborar com suas ações na obtenção de soluções viáveis para os problemas brasileiros, com enfoque prioritário sobre a sua comunidade regional.

 

Duração

 

            O CEPE é realizado atualmente uma vez por ano, e tem a duração aproximada de 04 meses, com uma carga horária total de 250 horas.

 

A metodologia de ensino

 

            A organização do curso e seu conteúdo programático, seguem rigorosamente, as orientações emanadas pela ESG.

            O CEPE é desenvolvido através da apresentação aos estagiários, de palestras e conferências com o objetivo de transmitir o embasamento teórico necessário para o aprendizado e aplicação do método de planejamento político e estratégico utilizado pela ESG. Ao final de cada apresentação, os estagiários podem participar do debate; o qual é o momento especial para a eliminação das dúvidas e obtenção de informações complementares que possibilitem o perfeito entendimento do tema focalizado.

            Com o objetivo de consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos, são realizados durante o curso, dois trabalhos de grupos denominados de: Trabalho de Grupo 1 (TG1), e o Trabalho de Grupo 2 (TG2).

 

 

 

 

 

 

            Com a finalidade de coletar de dados para reflexões individuais e discussões de grupos, os estagiários participam de visitas técnicas, e quando possível, em roteiro mais prolongado caracterizado como viagem de estudos, com destino previamente selecionado no universo das Organizações e Instituições Federais, Estaduais e Municipais, e Empresas privadas e estatais que forem consideradas como relevantes e disponíveis, nos diversos setores de serviços e/ou produção.

 

O conteúdo programático 

 

            O CEPE foi desenvolvido para difundir os conceitos doutrinários e estudos conjunturais relacionados com a Segurança e Desenvolvimentos Nacionais, observando os métodos de trabalho e os estudos da ESG.

            Algumas das premissas básicas da ESG, como orientação para o CEPE:

 

·         difundir sua Doutrina, cuja fundamentação apóia-se no homem, considerado como pessoa dotada de consciência e de liberdade, que enumera valores permanentes e transitórios, cujo destino se restringe à procura do bem-estar social, através da satisfação de suas potencialidades nos planos físico, cultural, moral e religioso.

 

·         contribuir para o aperfeiçoamento das comunidades regionais brasileiras, mediante a pesquisa e o debate de opções político-estratégicas democráticas que possam servir como subsídios para a solução dos problemas nacionais, caracterizando como fatores catalisadores para essas ações, o patriotismo, o civismo, os valores éticos, morais e espirituais da nacionalidade brasileira.

 

            O CEPE tem  seu conteúdo programático aplicado durante um período de 04 meses, divididos nas seguintes fases de estudos:

 

·         Fase Preparatória com duração aproximada de 03 semanas, tem a finalidade de apresentar aos estagiários:

 

-  as Instruções Gerais sobre o funcionamento do CEPE em suas diversas fases e atividades programadas;

 

- a estruturação básica e funcionamento do Sistema ESG/ADESG; e

 

- os elementos teóricos necessários para o entendimento e assimilação do conteúdo da Fase Doutrinária.

 

 

 

 

 

·         Fase Doutrinária com duração aproximada de 04 semanas, tem a finalidade de apresentar aos estagiários os seguintes elementos didáticos que compõem a Doutrina da ESG:

 

- A ESG: as Bases Fundamentais da Doutrina e o Método de Planejamento Político-Estratégico

- Poder Nacional e Expressões do Poder

- Política e Objetivos Nacionais

- Estratégia Nacional

- Desenvolvimento Nacional

- Segurança Nacional  e Defesa Nacional

- Bases Teóricas do Planejamento

- O Método de Planejamento da ESG

 

·         Fase Conjuntural com duração aproximada de 04 semanas, tem a finalidade de apresentar aos estagiários, conferências sobre temas relevantes da conjuntura, selecionados para apreciação e análise  dos ambientes municipal, regional, nacional e internacional.

 

Além da participação nas fases de estudos apresentadas, os estagiários são divididos em grupos, ao final da Fase Doutrinaria, para a realização dos Trabalhos de Grupos (TG) que se desenvolvem até o final do Curso.

 

·         Trabalho de Grupo 1 (TG1), que visa propiciar aos estagiários a consolidação dos ensinamentos doutrinários estudados; e o

 

·         Trabalho de Grupo 2 (TG2), que representa o Trabalho de Conclusão do Curso, sendo um documento com formatação normativa acadêmica, no qual o grupo de estagiários tem a oportunidade de oferecer sua contribuição à comunidade regional, por meio da elaboração de uma pesquisa científica, que tem como objetivo definir as políticas e estratégias necessárias à solução de uma problemática conjuntural, definida como tema para esse trabalho. A participação nominal e efetiva do estagiário no desenvolvimento desse Trabalho de Grupo constitui um dos requisitos para obtenção do Certificado de Conclusão do CEPE.

 

Embora não façam parte de uma fase específica, as visitas técnicas e viagem de estudos ocorrem ao longo do desenvolvimento do curso, e tem a finalidade de propiciar aos estagiários, o conhecimento do modo operacional e participação na realidade nacional, dos Órgãos e Instituições Federais, Estaduais e Municipais, e de Empresas estatais e privadas que forem visitados. A programação e execução de visitas e viagem de estudos dependem da relevância para os estudos desenvolvidos e principalmente da receptividade e disponibilidade dos Órgãos, Instituições ou Empresas selecionados.

 

 

            Para uma avaliação da relevância dessas visitas técnicas e viagens de estudos, listamos abaixo, alguns dos locais visitados nos últimos anos:

 

·         Escola Superior de Guerra (ESG);

·         Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (EMBRAER);

·         Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA);

·         Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN);

·         Comando da Força de Fuzileiros Navais – Divisão Anfíbia;

·         Companhia Siderúrgica Nacional (CSN);

·         Fábrica Michellin;

·         Centro de Pesquisas da PETROBRÁS (CENPES);

·         Represa de FUNIL – FURNAS;

·         AVIBRÁS Indústria Aeroespacial S.A.;

·         Arsenal de Marinha;

·         Usina Nuclear de Angra dos Reis - FURNAS;

·         Base Aérea de Santa Cruz;

·         Brigada de Infantaria Pára-quedista do Exército, dentre outras.

 

Período de execução e funcionamento na cidade do Rio de Janeiro

 

            A previsão de início do XXXIII CEPE da Delegacia da ADESG no Rio de Janeiro é para 15 de maio de 2007, e as aulas ocorrem na terça, quarta e quinta-feira de cada semana, no horário de 19:00 h às 21:30 h. As visitas técnicas e viagem de estudos são alvo de programação especial previamente informada aos estagiários.

 

Requisitos para os candidatos

 

·         Curso Superior completo ou em desenvolvimento;

·         Oficiais das Forças Armadas e Forças Auxiliares;

·         Empresários registrados;

·         Aprovação no processo de seleção que inclui uma entrevista pessoal.

 

Convênios com Universidades para pós-graduação “lato sensu”

 

Fale com nossa Delegacia para mais informações.

 

Inscrições e mais informações sobre o CEPE, Delegacia e Representações no Estado do Rio de Janeiro

 

Entre em contato com nossa Delegacia, de segunda à sexta-feira, no horário de 12:00 h às 17:30 h: telefax: (21) 22210373 e (21) 22427195

Nosso endereço: Av. presidente Vargas, 509 – 15º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20071-003

Nossa página na Internet : www.adesgrio.org.br  -  E-mail: adesgrio@terra.com.br

 

Rio de Janeiro, 03 de abril de 2007

 

Delegacia da ADESG no Estado do Rio de Janeiro




Bookmark and Share

Comente
Olá Visitante. Este usuário permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
Você receberá um email de confirmação.
Nome: Obrigatório
Digite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Redigite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
Digite o código de segurança:
  [ Voltar ]
Outas colaborações de X-men
Veja Mais
Perfil de anonimo
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!