As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 

Cool.gif
Postada em 06-04-2007. Acessado 1449 vezes.
Título da Postagem:Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD
Titular:Gustavo
Nome de usuário:X-men
Última alteração em 06-04-2007 @ 08:09 am
[ Avise alguém sobre este texto ]
Ações promovidas pelo PROERD

O uso de drogas, sejam lícitas ou ilícitas, se constitui num dos mais preocupantes problemas dos tempos contemporâneos. Este vício tem invadido praticamente todos os países, causando rupturas na estrutura social, particularmente a familiar.

A erradicação do uso de drogas ilícitas se tornou um dos grandes desafios dos órgãos de defesa pública em todo o mundo, talvez o maior, sendo um problema que afeta toda a ordem social, pois atinge todas as camadas de uma sociedade e reflete negativamente na segurança pública.

Neste contexto, diversos movimentos, instituições e organizações têm procurado erradicar ou pelo menos minimizar suas causas e efeitos.

As ações, principalmente, das forças policiais têm sido mais enfáticas na vertente da repressão em detrimento do aspecto preventivo. Os resultados por não serem totalmente exitosos exigem ações na área educativa. Grande parte dos crimes violentos está relacionada ao tráfico/uso de drogas, sendo a prevenção a melhor maneira de darmos fim a este câncer.

Neste sentido, um exemplo paradigmático aconteceu no departamento de Polícia de Los Angeles. Relatos históricos dão conta que esse departamento, apesar de seu empenho quantificado em número de prisões e apreensões de drogas não desestabilizou o fenômeno.

Em decorrência, os educadores e policiais concluíram que o caminho era a educação, surgindo assim, em 1983, o programa DARE (Drugs Abuse Resistance Education). Inicialmente o programa foi coordenado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, posteriormente surgiu a Fundação Dare América e o Dare Internacional.

Um grupo de pessoas do Brasil, pretendendo trabalhar na prevenção de drogas no país, descobriu o DARE América e a partir de então surgiu o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no Brasil, que apresenta as seguintes características:

* o programa atinge os alunos da 4ª e 6ª série, portanto, atende os anos críticos da adolescência, sempre informando e orientando as famílias destes alunos;

* utiliza técnicas de ensino aprovadas e normalizadas contando com lições planejadas e materiais estudantis detalhados;

* ensina a resistir às drogas através de métodos interativos (dramatização, discussão, reforço e vivências em grupo);

* o programa envolve a escola, pais e a comunidade;

* ensina qual é a atividade mais apropriada que os jovens devem ter para resistir às drogas;

* ensina como os jovens podem influenciar positivamente seus colegas e estimular as atitudes positivas;

* explica as leis contra as drogas;

* utiliza métodos que geram atitudes positivas, aumentando a auto-estima.

Envolvidos neste programa estão policiais militares treinados para orientar crianças e adolescentes sobre as questões das drogas, da violência e cidadania. Eles desempenham papéis de verdadeiros educadores, por isto, além do treinamento que recebem, devem atender a um perfil condizente com esta função.

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas é um programa de caráter social preventivo, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a prática da violência, inserindo em nossas crianças a consciência da necessidade de desenvolver as suas potencialidades para se tornarem cidadãos conscientes e capazes de contribuírem para que alcancemos, de maneira concreta e plena, o sonho de uma sociedade mais justa e segura, sem drogas e sem violência.

O PROERD busca resultados jamais alcançados por organismos governamentais e não governamentais brasileiros na prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, anulando o seu fomentador, o usuário. Com a aplicação deste programa, a Polícia Militar busca também, em menor tempo possível, contribuir efetivamente para a formação de novos jovens, mais seguros, firmes e decididos em relação aos malefícios causados pelas drogas e, portanto, imunes à ação de usuários e traficantes. A médio e longo prazo estima-se, baseando-se em experiências internacionais, que nossos jovens e não apenas nossos policiais, serão os multiplicadores de valores, noções de cidadania e de técnicas que isolam o agente do crime.

A eficiência deste programa é comprovada mundialmente através de pesquisas científicas e no Brasil não é diferente. A USP – Universidade de São Paulo elaborou uma pesquisa científica em 2004, que foi coordenada pela Dra. Sueli de Queiroz, pesquisadora do “Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e outras Drogas” (GREA), e após todos os trabalhos, ficou evidenciado que o PROERD alcançou a média de 95% de aprovação aqui no Brasil. Tal pesquisa só veio confirmar a eficiência do programa aqui no Brasil como nos diversos países em que é aplicado, mostrando com isto, que a Polícia Militar vem desenvolvendo o PROERD com extrema seriedade e profissionalismo. Em Paracatu, a Polícia Militar segue a mesma linha e, baseando-se neste princípio da prevenção às drogas e à violência, o programa foi implantado no dia 04 de Agosto de 2003 em escolas municipais, estaduais e particulares onde há o público alvo do PROERD, ou seja, os alunos da 4ª e 6ª série do ensino fundamental.




Bookmark and Share

Comente
Olá Visitante. Este usuário permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
Você receberá um email de confirmação.
Nome: Obrigatório
Digite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Redigite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
Digite o código de segurança:
  [ Voltar ]
Outas colaborações de X-men
Veja Mais
Perfil de anonimo
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!