As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 11-01-2007. Acessado 834 vezes.
Título da Postagem:Extensão territorial
Titular:GTMelo
Nome de usuário:GrupoGuararapes
Última alteração em 11-01-2007 @ 05:11 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]
Estamos Vivos! Grupo Guararapes!

Autor: Ari Cunha

Extensão territorial

Nosso país tem na Amazônia vasta extensão territorial que ainda não foi integrada ao território nacional por causa da distância.

Chegam-nos dados mostrando Altamira, por exemplo, que ocupa 164.455km2. É maior do que o Amapá, Alagoas e Sergipe juntos. Outro exemplo é Barcelos, no Amazonas, com 123.121km2. São Gabriel da Cachoeira tem 110 mil km2, mas sua população é de apenas 30 mil habitantes, dos quais 95% são índios. Cabe às Forças Armadas manter sob controle milhares de quilômetros lineares de fronteira com os países vizinhos.

Observa-se em alguns estados o interesse político de dividir a geografia, como o Maranhão. Políticos em minoria eleitoral desejam criar outro estado para continuar com o naco que sustenta o fausto da vida de outrora. Outros forçam a divisão em municípios de pouca população em Minas Gerais.

Acontece que cada pedaço de terra que passa a ter vida política própria entra no vulcão das despesas públicas. Não fosse a cota federal, muitos nem poderiam existir. Passam a ter prefeitura, secretarias, legisladores, Judiciário, tudo a custo acima dos impostos arrecadados.

O fato agrada aos políticos e deixa populações à mercê de empregos favorecidos. Bom seria se em pequenas comunidades os serviços públicos fossem honrarias. Assim seriam evitados os abusos que se verificam tanto no interior quanto nas capitais. E o país viveria sem fausto e em ordem. Com direito a levantar a cabeça com orgulho




Bookmark and Share
Outas colaborações de GrupoGuararapes
Veja Mais
Perfil de GrupoGuararapes
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!