UMA CARTA ABERTA AOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS | Blog Marmosilva-Rio | Portal Militar

Blog Marmosilva-Rio

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

UMA CARTA ABERTA AOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS

Publicado em 24 de Set. de 2009

2608 Visualizações


AGORA! VOCÊ TEM UMA SEGURANÇA E UM MOTIVO PARA SAIR DO ANONIMATO E NOS AJUDAR A LUTAR POR SEUS DIREITOS.

Bom Dia, Meus amigos (as), pares da caserna, pensionistas, civis assemelhados e simpatizantes. Eu , MARMOSILVA-RIO, como blogueiro deste maravilhoso espaço de debate e crítica dos militares das Forças Armadas, tenho insistido aqui dentro do portal militar, que precisamos de uma ação mais assertiva e com objetivos práticos e bem concatenados, dentro de uma lógica sinérgica e organizacional, para que possamos nos envolver e envolver os nossos companheiros militares e demais que vivem dentro e fora da caserna. Agora como um dos diretores da (CUMIP) , devo continuar a ressaltar a importância do portal militar, mas estou convicto de que não lograremos êxitos se ficarmos na inércia e presos ao mundo digital, precisamos partir para o mundo real e pessoal, porque, é exatamente isso que as outras categorias de classes estão fazendo e logrando êxito, basta citar como exemplos recentes: os policiais militares de Brasília, os agentes da policia federal, os magistrados de Brasília, dentre outros.
Ao longo dos anos, os militares da ativa e inativo/pensionistas vem suportando e assistindo o declínio sistemático de seus direitos. Basta recordar o final da década de 90, quando o então, senhor Ministro da Defesa iniciou negociações visando à recuperação dos soldos/proventos, defasados ao longo dos últimos trinta anos, até então. No ápice da euforia, negociou-se a nova tabela salarial, que buscava recuperar perdas históricas. Publicada a MP 2.131 de 28/11/00 caiu como uma bomba na cabeça da tropa e dos inativo-pensionistas. O tão sonhado aumento, não passou de um insignificante 25%, e mais 15% pagos ano seguinte.
A decepção foi geral . Os inativo-pensionistas perderam o adicional de inatividade. O pessoal da ativa perdeu o posto superior, a licença-prêmio, o provento a mais quando transferidos à reserva, e as filhas solteiras deixaram de ser beneficiárias da pensão militar, só permanecendo àquelas que já estavam enquadradas na antiga Lei, ainda assim, mediante um desconto de 1,5% do soldo.
Não bastassem os fatos, acima citados, a área de saúde tem se tornado um dos pontos mais sensíveis, principalmente para os inativos. Uma consulta pode demorar, entre 30 a 90 dias, podendo ser ultrapassados, em certos casos. Um militar ou pensionista, em idade avançada, pode aventurar-se a uma consulta extra, desde que se disponha a sair de madrugada, pondo em risco sua própria segurança e sua própria vida, e ter que suportar, às vezes, até 6 ou mais horas na fila de espera para ser atendido. É comum ver militares com patologias graves na área psicossomática, por conta de superendividamento ou dificuldades de honrar seus compromissos financeiros, não por má fé, mas por tentar manter um padrão de vida que foi suprimido sem a menor chance de reação ou complemento de renda para os que estão na ativa, e para os inativos que não podem obter nenhuma xyzwhijp, por força do regulamento.
É insuportável a espera angustiante, em desespero, transferirem-se para os planos de saúde ou batendo nas portas dos SUS ou UPAs para abreviar o sofrimento. Na Marinha, o HCM não tende mais aos inativos, e a Policlínica Nossa Senhora da Glória fechou sua emergência, estreitando ainda mais o desnível do atendimento.
Iniciamos a nossa luta fundando a CENTRAL ÚNICA DE MILITARES INATIVOS E PENSIONISTAS (CUMIP), inicialmente no Rio de Janeiro e futuramente no Brasil inteiro, com suas delegacias regionais, contamos com o seu apoio.

Principais Bandeiras:

Criar o conselho de saúde militar com participação de inativos/pensionistas, atuando nas prioridades dos recursos dos fundos de saúde como: ( FUSMA; FUSEX; FUSAER ), visando ampliar a rede hospitalar com melhorias nos atendimentos, baseados nos recursos financeiros que são descontados obrigatoriamente dos nossos contracheques, que para muitos ultrapassam valores de muitos planos de saúde privados do país. Reivindicar dispostos a lutar para não haver mais perdas e tentar recuperar o que foi perdido e suprimido pela nova LRM, mediante a MP 2.215.
Teremos um serviço social para atender aos associados nas áreas jurídicas, financeiras e psicológica. Em médio prazo, dependendo das adesões dos associados, estaremos pensando em uma forma mais justa para conceder uma ajuda financeira aos associados que comprovarem estarem em dificuldades financeiras de caráter emergencial, junto ao conselho fiscal e patrimonial da CUMIP. Já estamos indo à Brasília articular audiências públicas junto aos parlamentares em busca de uma resposta urgente aos nossos anseios reivindicatórios. Temos, hoje, o presidente da Central única dos Militares Inativos e Pensionistas, presente em Brasília, agendando reuniões e audiências públicas para tratar de assuntos concernentes aos nossos direitos suprimidos e seqüestrados sem direito a defesa. Pedimos que todos possam ler com atenção e nos ajudar com suas adesões, participações físicas e on-line. Em breve estaremos com o nosso site, blog, e página veiculada junto ao Google, comunidade no Orkut, hotmail, destarte, criaremos uma forma mais rápida, digital e inteligente de interagirmos com todos os militares, colaboradores, seja militar, da ativa, inativo, pensionistas, forças auxiliares, civis assemelhados e simpatizantes, recebendo sugestões, críticas construtivas, opiniões e apoios em várias áreas para num futuro próximo atingirmos toda esfera pública a nivel nacional

Atenciosamente; Central Única de Militares Inativos e Pensionistas
( CUMIP )

Sede: Rua. Senador Dantas, n.117, sala. 1518.
CEP: 20031-911- Rio de Janeiro RJ .
Contato: Tel. (21) 2215-2701 E-mail: Ina.bras@yahoo.com








6 comentários


Zaryj comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

24 de Set. de 2009 às

Zaryj
Meu caro Marmosilva-rio,

estou contigo!

Um abraço


Veja o que publicou no DOU de hoje:

"DOU Nº 183, quinta-feira, 24 de setembro de 2009



O ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 4º, inciso XII, e tendo em vista o disposto nos arts. 28, inciso II, e 43, caput e § 1º, da Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993, no art. 38, § 1°, inciso II, da Medida Provisória n° 2.229-43, de 6 de setembro de 2001, no art. 17-A, inciso II, da Lei n° 9.650, de 27 de maio de 1998, e nos arts. 2º e 3º do Decreto n° 2.346, de 10 de outubro de 1997, bem como o contido no Ato Regimental/AGU n.º 1, de 02 de julho de 2008, resolve:

"Os militares beneficiados com reajustes menores que o percentual de 28,86%, concedido pelas Leis n° 8.622/93 e 8.627/93, têm direito ao recebimento da respectiva diferença, observada a limitação temporal decorrente da MP n° 2.131/2000, bem assim as matérias processuais referidas no § 3º do art. 6º do Ato Regimental nº 1/2008."

Legislação Pertinente: Lei nº 8.622, de 19.01.1993; Lei 8.627, de 19.02.1993; MP nº 2.131, de 28 de dezembro de 2000.

Precedentes: Supremo Tribunal Federal: AgRgRE 398.778-0/BA (Primeira Turma), AgRgRE 444.505-1/RJ e AgRgRE 291.701-0/SP (Segunda Turma); Superior Tribunal de Justiça: REsp's nºs 839.278/PR , 940.141/RS e 967.421/RS, (Quinta Turma); REsp 835.761/RS, AgRgREsp 905.135/RS, AgRgAI 706.118/SC (Sexta Turma) . REsp 990.284

EVANDRO COSTA GAMA"


kapo comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

24 de Set. de 2009 às

kapo
CARO MARMOSILVA-RJ TENHO CERTEZA QUE VOSSA EMPREITADA TERÁ PLENO SUCESSO, FICO A DISPOSIÇÃO DO COMPANHEIRO PARA AJUDÁ-LO AQUI EM MEU DOMICÍLIO.ABAIXO O NOSSO OBSCURANTISMO POLÍTICO VAMOS, TRABALHAR E ELEGERMOS CANDIDATOS MILITARES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. ABRAÇOS E SUCESSO.


salariobaixo comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

24 de Set. de 2009 às

salariobaixo
PARABENS VCS TEM TODO O MEU APOIO VAMOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS ROUBADOS E VAMOS RECUPERAR NOSSO PODER AQUISITIVO VILIPENDIADO PELO DESGRAÇADO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO


marcialeoncio comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

25 de Set. de 2009 às

marcialeoncio
Parbéns pela iniciativa e desde já no aguardo para me associar. abraços


CARDOSOLIRA comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

25 de Set. de 2009 às

CARDOSOLIRA
Meu prezado amigo Marmosilva, a semente foi plantada, vamos agora nos empenhar, para que possamos, no futuro colher os frutos desta árvore.

Um cordial abraço do amigo e companheiro de luta,

Cardoso Lira


edcon comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

26 de Set. de 2009 às

edcon
Prezado companheiro meus votos de sucesso neste grande empreendimento. Pode contar comigo.A policlinica da Praia vermelha tbm esta com um pessimo atendimento e se enquadra perfeitamente no que disse acima: temos que madrugar para conseguir pegar uma senha para marcar consulta, ridiculo e inadmissivel esta situaçao. Abraços

Este Blogueiro NÃO permite que VISITANTES comentem nesta postagem.
Junte-se a nós ou Entre para comentar!