Portal Militar

Blog

Perfil do hmeireles
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Orgulho

Publicado em 09 de Fev. de 2010

999 Visualizações


Uma das molas propulsoras da carreira militar é um sentimento chamado orgulho. O militar deve ter orgulho da farda, da instituição a que pertence e do país ao qual serve.
Esse orgulho é tão cultivado que, irremediavelmente, passa a fazer parte da personalidade de cada militar.
E aí eu pergunto: o que fazer com esse orgulho exacerbado no dia-a-dia ? Ele ajuda ou atrapalha ?
Na atual conjuntura, onde as FFAA são desmoralizadas e desprestigiadas e a sociedade demonstra cada vez mais que não quer FFAA nos moldes hoje existentes, a única coisa que pode fazer as vezes da liga que mantém a hierarquia e a disciplina é esse mesmo orgulho exagerado.
Mas, olhemos para dentro de uma Força qualquer. O que vemos ?
Muito do comportamento e das nuances do relacionamento interpatentes é moldado pela ação do orgulho.
O oficial não acata opinião de praça por orgulho. Praça que se candidata a cargo eletivo é taxado de "bandido" (por ação do orgulho).
Para ilustrar, posso dar um exemplo: por mais competente e instruído que um sargento seja, por mais conhecimento ele tenha sobre determinado assunto, ele nunca (nunca mesmo) será considerado competente para instruir qualquer oficial que seja. Eles podem até ouvi-lo, mas nunca acolherão seus ensinamentos. Exceção seja feita às academias militares onde sargentos são instrutores.
Não quero semear discórdia entre praças e oficiais. Só quero lançar a idéia de que cultivar orgulho em exagero pode ser prejudicial à instituição.

7 comentários


lutta comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

09 de Fev. de 2010 às

lutta
22 anos que tenho visto isso e concordo com grau genero e numero...........tambem nao gostaria de ver official e praça afastados um do outro,mas infelizmente e vai acontecer,quando o tenete da policia passar aganhar uns 8.000,00$$é que nosso oficiais vao começar a sentir na pele o que é abandono e censaçao da dignidade ferida,nao queria isso mas vai acontecer e estrarei aguardando só para ver a reaçao deles!!!!!!!! a Lutta.


Moraes1960 comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

09 de Fev. de 2010 às

Moraes1960

Prezado amigo;

Talvez!!!O erro é que nunhum dos dois sabem como funciona um partido politico internamente.Por isso nunca foram eleitos.Abraços


Zaryj comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

09 de Fev. de 2010 às

Zaryj
Meu caro HMeireles,

o REMÉDIO como qualquer outra COISA - SE A DOSE FOR EM DEMASIA - PODE CAUSAR PROBLEMA!

VEJA O QUE GRANDES PERSONAGENS DA HISTÓRIA DISSERAM SOBRE O "ORGULHO":


"FRASES SOBRE ORGULHO

FONTE:
- http://www.sitequente.com/frases/orgulho.html -

"A falsa humildade é puro orgulho." (Blaise Pascal)

"A maior provocação aos orgulhosos é o orgulho alheio." (William Cowper)

"O orgulho que almoça vaidade janta desprezo." (Benjamin Franklin)

"Quem é orgulhoso a si próprio devora." (William Shakespeare)

"O orgulho divide-nos ainda mais que o interesse." (Auguste Comte)

"Sê modesto! É o género de orgulho que menos desagrada." (Jules Renard)

"O cúmulo do orgulho é desprezar-se a si próprio." (Gustave Flaubert)

"O orgulho é o complemento da ignorância." (Bernard le Bovier de Fontenelle)

"Aquele que o amanhecer vê orgulhoso, o anoitecer vê prostrado." (Sêneca)

"Há dois graus no orgulho: um, em que nos aprovamos a nós próprios, o outro, em que não podemos aceitar-nos. Este provavelmente o mais requintado." (Henri Frédéric Amiel)

"O orgulho divide os homens; a humildade une-os." (Henri Lacordaire)

"Se não tivéssemos orgulho, não nos queixaríamos dos outros." (François de La Rochefoucauld)

"O orgulho mais inacessível nasce principalmente de uma impotência." (Paul Valéry)

"Há pessoas que nunca se despem do seu orgulho. Até ao recordarem os seus erros fazem-no com rapidez." (Paul Masson)

"A semelhança faz nascer o amor e, no entanto, os orgulhosos se odeiam." (Thomas Fuller)

"O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si." (Voltaire)

"Muitos homens têm um orgulho que os leva a ocultar os seus combates e apenas a mostrarem-se vitoriosos." (Honoré de Balzac)

"O orgulho se preocupa com quem está certo. A humildade se preocupa com o que está certo." (Ezra Taft Benson)

"Há muitas vezes mais orgulho do que piedade quando lamentamos as desgraças dos nossos inimigos." (François de La Rochefoucauld)

"Certos pavões escondem de todos os olhos a sua cauda - chamando a isso o seu orgulho." (Friedrich Wilhelm Nietzsche)

"O orgulho não quer dever e o amor próprio não quer pagar." (François de La Rochefoucauld)

"O orgulho é igual à humildade: é sempre mentira." (Georges Bataille)

"O silêncio é por vezes o maior orgulho que se pode mostrar." (Bjornstjerne Bjornson)

"Agradar a si mesmo é orgulho; aos demais, vaidade." (Paul Valéry)

"O escravo constrói o seu orgulho em função do ardor do patrão." (Antoine de Saint-Exupéry)

"Um homem que lê muito nunca cita com precisão... A citação errada é o orgulho e o privilégio da pessoa culta." (Hesketh Pearson)

"A modéstia é uma espécie de pudor do orgulho." (Marcel Jouhandeau)

"O orgulho é cheio de silêncio." (Charles-Louis Philippe)

"Quem tem o orgulho de se ter feito, é preciso que o seja." (Marcel Marien)

"De todos os sentimentos, o mais difícil de simular é o orgulho." (Duque de Lévis)

"O orgulho... é filho da ignorância." (Giuseppe Baretti)"


Um abraço


Lauroheny comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

10 de Fev. de 2010 às

Lauroheny
Gostei do comentário do camarada Lutta, Mas a respeito da diferença salarial que você se refere, com certeza eles vão falar que os valores morais são maiores que os valores capitalistas e vão tentar divulgar esta ideologia para tropa. Pois você bem sabe que eles se acham grandes psicólogos.


EJoseA comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

10 de Fev. de 2010 às

EJoseA
O senhor inseriu um comentário debaixo de minha inserção "A verdade assassinada - Dharma (Lavagem Cerebral)"; tomei a liberdade de comentar seu comentário.

Espero que compreenda minha intenção. Saudações.


MARMOSILVA-RIO comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

10 de Fev. de 2010 às

MARMOSILVA-RIO


Meu Prezado, amigo, eu postei essa semana sobre o apartheid entre oficiais e praças, algo que já vem desde o império, quando as nossas Forças Armadas eram imperiais, mas ainda permanecem desta forma. Nós precisamos estudar sobre a guerra do Vietnã, guerra da Coréia, para tirarmos lições, e nossas próprias conclusões, quando as diferenças entre oficiais e praças eram resolvidas no campo de batalha, com oficiais e praças se matando.
Como não é esse o espírito que devemos ter, precisamos entender antes de qualquer outra coisa, que a nossa luta é de classe, contra um governo revanchista, e não de uma Força militar isolada, contra outra força, do tipo: EB X MB ; FAB X EB.etc. É pura perda de tempo, alguns comentários em pleno século XXI que vejo neste portal militar. Será que os PMs para lograrem êxitos ficaram presos a picuinhas de postos e graduações entre militares.
Precisamos ter uma mentalidade de trincheira, já que a questão não é quem é melhor ou píor, quem tem ou não razão, olhe abaixo a minha visão do militar do século XXI.

TRINCHEIRA DE GUERRA


CAMPO DE BATALHA: Brasília, Congresso Nacional, Senado Federal, Prefeituras, Sociedade.

A GUARDA MATA: É a nossa "OM", com seus comandantes em silêncio, que só observam o ataque do inimigo e nada fazem a favor de seus combatentes e comandados.

O BURACO: Onde nos escondemos. São as nossas casas, teclados dos PCs, anonimato, medo, silêncio social, salários aviltados, superendividamento da tropa, e humilhação de toda a classe..

O INIMIGO: FHC, LULA, e toda base aliada do governo federal ( políticos corruptos, que saqueiam os cofres públicos e sequestram o nosso salário/dinheiro)

NOSSAS ARMAS:
São nossos títulos de eleitor.

NOSSOS COMBATENTES:
Todos os militares das Forças Armadas sem acepções de pessoas.

NOSSAS MUNIÇÕES:
São os nossos votos bem direcionados para militares comprometidos com nossas causas, e com a classe.

NOSSA ESTRATÉGIA:
Nos organizarmos, nos unirmos. Realizar congressos para politizar a nossa classe, buscar criar uma representatividade política no Congresso Nacional e Senado Federal.

NOSSA ALVO:
Resgatar todas as nossas perdas salariais que foram sequestradas covardemente pelo inimigo nº.1 das FFAAs. FHC/LULA/ MP-2215

AÇÃO: (cooperação mútua) Moral da história e lógica a ser coompreeendida: Numa trincheira existê um atirador e um municiador, ambos lutam incessantemente pela própria vida, é uma questão de sobrevivência, não importa se são oficiais ou praças. Agora o que precisamos aprender com essa lógica dos fatos é que o ATIRADORou MUNICIADOR pode ser um oficial ou praça, ou vice-versa. O que temos que aprender com essa mentalidade de trincheira, é que se um deles parar de atirar ou municiar, ambos morrem. O que eu quero dizer com isso, é que numa mentalidade de trincheira, não há hierarquia, por posto ou graduação, o que há, é uma luta pela sobrevivência, onde um é obrigado a confiar no outro,incondicionalmente, senão, morrem os dois, se pensarmos e agirmos com esse propósito conseguiremos trabalhar com oficiais e praças e salvar a todos. essa deve a nossa mentalidade, e o nosso alvo a partir de 2010.
Pode até ser utópíco para muitos, mas é essa a realidade em que vivemos, como ainda não participamos de uma guerra ou um conflito real, não absorvemos essa mentalidade, a guerra evoluiu a América e a Europa, porque, no campo de batalha o orgullho humano nos leva para a derrota e para o túmulo, e a vergonha da derrota é certa. Os humildes serão vitoriosos, pois, aceitaram caminhar lado a lado, independete de postos ou graduações. Creiam nisso. Sobretudo! Estamos em pleno século XXI, não temos tempo para esse tipo de discussão que nos retroagem para os tempos de criança, onde escolheríamos com qual coleguinha iríamos jogar, bola, dominó ou brincar de carrinhos. Somos adultos, militares e combatentes, precisamos sair das nossa trincheiras pessoais, porque, o inimigo avança pelos flancos perigosamente. O maior inimigo que precisamos vencer está dentro de nós mesmo. O nosso Orgulho. Sem mais, um forte abraço a todos.


Atenciosamente; MARMOSILVA-RIO










EJoseA comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

10 de Fev. de 2010 às

EJoseA
Repassando informação inserida por Antônio, no GGuararapes, agora pouco:

"REPASSANDO...




SOBRE A EXONERAÇÃO DO GENERAL, REPASSANDO...



Obrigado pela informação CARO E ESTIMADO MILITAR – Peço por favor que transmita aos amigos e camaradas de farda que as ultimas informações são de que o F. Martins o terrorista e bandido ministro proibiu , veladamente , aos órgãos de divulgação do Brasil , e todos recebem polpudas verbas de seu ministério, que evitem divulgar o episodio `` pois teria condições de acirrar uma crise militar ´´ . Os Clubes MILITARES - RIO – estão convocando seus associados e outros para análise da questão punitiva e, possivelmente , irão manifestar-se em comunicados conjuntos ou isolados . O general Santa Rosa estaria em sua residência e não atende comunicações ( acredita-se que seus sistemas operacionais on-line e telefônicos estariam `` vigiados ´´ ) . A futura títere e o militar genérico não querem que a `` indisciplina ´´ ao regulamento militar passe em branco e até cogitaram que uma `` cana leve em domicilio far ia bem ´´ ! Lembro que nos anos 50 o Marechal LO TT também teve prisão militar domiciliar decretada pelo MAÇON Café Filho , então Presidente da Republica e que substituía Getulio que se suicidara ! LOTT era MINISTRO DA GUERRA e ficou detido e o ``feitiço virou contra o feiticeiro ´´ ! Café Filho simulou um enfarte e caiu do Governo no meio de uma crise com revolta da Marinha e FAB tendo o do Exército totalmente favorável ao LOTT e que ordenou até disparos contra nave de guerra conduzindo o Almirante Pena BOTTO – então Ministro da Marinha- quando tentava furar bloqueio e atravessar a barra interditada no Rio . Assumiu , então o Governo o Presidente da Câmara e o resto da turma escafedeu-se . Sabem os membros do serpentário vermelho que se houver punição de um general quatro estrelas da ativa o descontentamento na farda poderá ter conseqüências `` ATÉ PREVISIVEIS ´´ . A censura também é tentada na internet nas horas passadas , e, celulares e telefonia fixa `` nem pensar ´´ ! Mas a ORDEM SAIRÁ do CÁOS , estou repetindo as palavras de Frederico II da PRÚSSIA ORDO AB CHAO – no latim – e que é usada como lema no ultimo grau da maçonaria (33) ! Sim! A ORDEM SAIRÁ DO CAOS com a graça de DEUS TODO PODEROSO que salvará nossa Sagrada Pátria do Cruzeiro do SUL – O BRASIL – e teremos , então , o NEKAN ADONAY - `` VINGANÇA SENHOR ´´ - também citação maçônica ! CORAÇÕES E MENTES PELO BRASIL !!!"




Praza a DEUS, O GRANDE ARQUITETO que tudo se cumpra, até o último fio de cabelo, até a última palavra!!!

Este Blogueiro NÃO permite que VISITANTES comentem nesta postagem.
Junte-se a nós ou Entre para comentar!