As opiniõess expressas neste blog particular e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário blogueiro. Os comentários e respostas são moderados pelo blogueiro.

 
   Olá Visitante! Junte-se a nós ou Entre. Principal | Anuncie Já | Hinos | Fórum | Colabore | Novas | Todos 
  Onde estou? Página Principal >> Blogs Hospedados no Portal Militar  
  Perfil do Sgt91
Blog
Sgt91 - Todas as Postagens
 
   
 
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.
 
 
CHQAO/EB na EsiE/RJ

Denunciar conteúdo abusivo, impróprio, ofensivo, com palavras chulas e de baixo calão
01 de Ago. de 2010 com 4483 VisualizaçõesPromoção
Promoção
 

 
O que antes era visto como mero boato tornou-se realidade no BEx 030/10. A partir da turma de 91 o S Ten que quizer sair Of QAO terá de papirar e, se aprovado no concurso, frequentar o curso na fase presencial na EsIE/RJ.
Tive a oportunidade de conhecer esta nobre escola em 2002 e digo que terão de fazer uma boa reestruturação principalmente no pavilhão que será destinado ao curso dos S Ten Alunos, em particular nos alojamentos, para realmente ficar com feições de uma escola de formação de futuros Oficiais. Caso contrário será um CAS melhorado com todas as deficiências que aqueles que como eu já bem o conhecem: mega-alojamentos com dezenas de beliches e armários barulhentos; comida não muito boa; falta de água para o banho etc...,,bem diferente de outras Escolas de Formação e Aperfeiçoamento de Of que conhecemos e mais, tudo isso regado à base de muita revolta pelos já calejados S Ten também distantes de seus familiares.
Entretanto, torço para que os S Ten sejam REALMENTE VALORIZADOS, como bem se propõe o nosso nobre EB.
 
 

- 02 de Ago. de 2010 às 6:52 |1 C
Muito boa essa medida. Porém e os S Ten anteriores a 91? Todos sairão QAO? ou vai continuar do jeito que está?
Santana Santana - 06 de Mai de 2011 às 21:06 |1 R - Aguardando moderação do blogueiro
Subtenente TU 1989 Subtenente TU 1989 - 12 de Ago. de 2011 às 18:30 |2 R - Aguardando moderação do blogueiro

- 02 de Ago. de 2010 às 7:47 |2 C
Parabéns para os ST que terão mais uma oportunidade para aperfeiçoamento e valorização da carreira. Alguns relutarão contra essa proposta, mas tenham certeza que será para o melhor da carreira dos senhores.

Fico feliz quando colegas são agraciados com promoções e valorização, inveja é coisa para mente pequena.

Sou do Quadro Especial e espero que nossos comandantes reflitam sobre nós que provavelmente ficaremos por mais de 20 anos na mesma graduação, gostaria que nada fosse conquistado através da poltica, de propostas de deputados e senadores e sim pelo "homens" que nos chefiam.

Não foi por falta de vontade que não ingressei em escola de formação de sargento, infelizmente nem todos passam no concurso.

O que posso dizer é que graças a Deus sou um bom profissional, penso sempre na lado profissional e na carreira que escolhi. Trabalho com colegas de escola 1° Sgt e nossa amizade está acima de ser QE ou de escola, nosso setor financeiro anda muito bem porque trabalhamos unidos e remamos para a mesma direção.

Parabéns aos colegas e amigos de escola. Eu sou da escola do Exército Brasileiro, tenho 22 anos de caserna e sempre estou aprendendo.

Ogum

Zaryj comentou. Clique aqui para ver seu perfil. - Zaryj - 02 de Ago. de 2010 às 8:39 |3 C
Prezado Sgt91,

a minha dúvida é quanto a GRATIFICAÇÃO DE HABILITAÇÃO.

O CAS (curso de aperfeiçoamento de sargento) e o CAO (curso de apefeiçoamento de oficial) - PAGAM 20%, conforme a MP 2215-10 (LRM).

O CH QAO - PAGARÁ QUANTO? Sim, pois É UMA HABILITAÇÃO. Não HÁ SENTIDO CRIAR UM CURSO DESSE NÍVEL E NÃO HAVER - EM CONTRAPARTIDA -A REMUNERAÇÃO CORRESPONDENTE!

Vão pagar o mesmo valor do do CEM (curso de estado maior) que atualmente é de:

Altos Estudos – Categoria I. 30 (Arts. 1º e 3º. da LRM)

Altos Estudos – Categoria II. 25 (Arts. 1º e 3º. da LRM)


Não há sentido nisso! Faço aqui uma CRÍTICA CONSTRUTIVA! Será que isso foi pensado? CREIO QUE NÃO!

Um abraço

Zaryj comentou. Clique aqui para ver seu perfil. - Zaryj - 02 de Ago. de 2010 às 8:41 |4 C
CORREÇÃO:

Prezado Sgt91,

a minha dúvida é quanto a GRATIFICAÇÃO DE HABILITAÇÃO.

O CAS (curso de aperfeiçoamento de sargento) e o CAO (curso de aperfeiçoamento de oficial) - PAGAM 20%, conforme a MP 2215-10 (LRM).

O CH QAO - PAGARÁ QUANTO? Sim, pois É UMA HABILITAÇÃO. Não HÁ SENTIDO CRIAR UM CURSO DESSE NÍVEL E NÃO HAVER - EM CONTRAPARTIDA -A REMUNERAÇÃO CORRESPONDENTE!

Vão pagar o mesmo valor do CEM (curso de estado maior) que atualmente é de:

Altos Estudos – Categoria I. 30% (Arts. 1º e 3º. da LRM)

Altos Estudos – Categoria II. 25% (Arts. 1º e 3º. da LRM)

Não há sentido nisso! Faço aqui uma CRÍTICA CONSTRUTIVA! Será que isso foi pensado? CREIO QUE NÃO!

Um abraço

FRANPV comentou. Clique aqui para ver seu perfil. - FRANPV - 02 de Ago. de 2010 às 9:22 |5 C
Muito boa a sua matéria SGT91, é de assuntos como o proposto por V. Sª que precisamos aqui no Portal. Espero que o companheiro angarie mais matérias do interesse do nosso pessoal e disserte aqui no site. parabéns pelo trexto

Fico orgulhoso das FFAA, a qual faço parte, quando leio comentários como o descrito abaixo pelo companheiro Ogum. Já expressei minha opinião a respeito dos militares oriundos de recrutamento. Esses profissionais, a grande maioria de excelente gabarito e mantenedores e arquivo vivo das rotinas das OMs, pois não são transferidos constantemente como o pessoal concursado, uma vez que atingiram 10 anos de efetivo serviço, são profissionais de carreira como qualquer outro das FFAA, portanto, devem, merecem e precisam de um plano de ascensão profissional. Já disse aqui e repito que é inadmissível um profissional ficar estacionado 10, 15, 20 anos ou mais na carreira. Tu tens ética e honra Ogum, predicados essênciais que têm faltado à alguns companheiros de farda.

- 02 de Ago. de 2010 às 12:32 |6 C
Concordo com o FRANPV, parabéns Ogum.

- 02 de Ago. de 2010 às 20:47 |7 C
Mais uma medida da Força para dificultar, ainda mais o Sgt a chegar QAO. É a valorização que vocês estavam esperando. Uma coisa é o Sgt que está entrando agora na força e já entra sabendo a regra do jogo, a outra é depois de mais de vinte anos na Força, o Exército querer fazer um concurso com muita mais ST do que vagas disponíveis.

1. Não há vagas para todos mesmo passando no concurso, "720 vagas" ao ano em três turnos. quem não passar "dentro do número de vagas " terá direito de fazer o concurso com a turma posterior?

2. Concurso, pelo que sei todos os Sgt já passaram por um concurso CFS.

3. Os Sgt de 90, 89, 88,87 para baixo, quando chegar em 2014, os que não conseguirem sair pelo mérito atual não vão mais conseguir sair QAO pois a Portaria amarra que em 2015 somente sairá QAO QUEM TEM O CURSO, OS DE 91 PARA CIMA que conseguirem passar dentro do número de vagas. MAIS O EXÉRCITO NÃO DEU CHANCE PARA ESTAS TURMAS FAZEREM O CONCURSO.

4.Será que eles não conseguem "ver" que Sgt não quer sair oficial, quer sim um salário mais digno, pode ter até 3º ST, 2º ST, 1º ST, mais que tenha um salário digno com tempo de serviço destes militares.

5. Um praça com mais de vinte e dois anos de serviço tendo que se submeter a um concurso, para depois fazer um curso de um ano e cinco meses (destes três meses no Rio de Janeiro longe da família) para estar apto a "tentar sair Oficial QAO", enquanto o oficial QCO muitos sem experiência nenhuma ficam apenas alguns meses em uma escola para aprender a marchar e logo depois serem declarados 1º Ten. Grande valorização de praças parabéns ao Exército. (quanto a diploma de nível superior, grande maioria dos praças já os tem, guardados dentro de ármários, pois a Força nunca valorizou os praças de nível superior, preferiam contaratar EAS , EST temporários com cursos de um mês acochambrados, para depois esses mesmos civis fardados estarem mandando e dando ordens em ST com mais de vinte anos de serviço.

- 02 de Ago. de 2010 às 21:11 |8 C
NA FAB SEMPRE FOI ASSIM, VC TEM QUE FAZER UMA SUPER PROVA PRA IR A 2T, 1T E FINALMENTE CAPITÃO.AQUI É CHAMADO DE TERERÊ.
EU ACHO INTERESSANTE, SEM TIRAR O MÉRITO DOS TAIFEIROS QUE IRÃO A ST (SO) SEM CAS E PARECE QUE CABOS DA AERONÁUTICA VÃO TAMBÉM SER PROMOVIDOS ASSIM ATÉ ST (SO), MAS NÓS DE ESCOLA SÓ PODEMOS IR ADIANTE SE FIZERMOS UMA PROVA.
EU TEREI QUE FICAR COMO SO UNS 06 ANOS SEM ESPERANÇA DE NADA!! COMO DISSE UM AMIGO AQUI NO BLOG, EU TO POUCO ME LIXANDO DE SER OFICIAL, EU QUERO TER SALÁRIO DE VERDADE.
TODOS ESTAMOS PASSANDO FOME! INCLUSIVE OS AMADOS OFICIAIS QUE SE ACHAM O MÁXIMO.
ESSA ESTÓRIA DE DIZER QUE DEVEMOS NOS AGRUPAR É BALELA, EU NÃO CONSIGO CONFIAR NUNCA EM OFICIAL ALGUM! A MAIORIA (NÃO TODOS), SÃO DESPEITADOS E ARROGANTES, NÃO PODEM VER UM GRADUADO BEM DE VIDA, BEM CASADO, COM FACULDADE, NEGÓCIOS FORA, QUE TENTAM DIMINUIR A GENTE.SEI QUE VAI TER COLEGA AQUI PRA FALAR QUE NÃO É BEM ASSIM ETC....
OUTRA COISA: OS OFICIAIS SÃO TUDO METIDO A GANHAR BEM, VIVER BEM E ETC... AGORA QUE O GOVERNO CRIOU ESSA MODA DO CARA VOLTAR GANHANDO 1/3 DO SALARIO, TÁ CHEIO DE OFICIAL VOLTANDO PRA GANHAR 1500/2000 REAIS.UÉ!!!!! NÃO SÃO MELHORES? ESTÃO AGORA PEDINDO PENICO?
QUERIDO GRADUADO! TENHA ORGULHO DE SER GRADUADO E ARREBENTE NA SUA VIDA PESSOAL PARA MOSTRAR A ESSES CARAS QUE NÓS SOMOS MUITO SAFOS SIM! FAÇA FACULDADE, CONCURSO, COMPRE SUA CASA, COMPRE UM LINDO CARRO ZERO PRA ESSES MANÉS VEREM QUE VC É MUITO SAFO.ELES FICAM P.... DA VIDA QUANDO VE Q SEU CARRO É ZERO E O DELE (BONITÃO) NÃO É.
EU FIZ ISSO E FAÇO, POIS QUANDO ERA 3S EU DISSE QUE IA SER DIFERENTE PRA MOSTRAR QUE COMO SGT EU IA ARREBENTAR PRA ESSES MANÉS VEREM.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS GRADUADOS!

- 02 de Ago. de 2010 às 22:58 |9 C
Creio que seja correto o cara fazer concurso para ir a QAO no exército. o que temos visto ao longo de muitos anos é um monte SGT com CAS e ST babando ovo e puxando o saco para ser indicado ao oficialato. isso é degradante e desuni os graduados, alem de criar um bando de bajuladores no EB. É muito melhor o graduado ser promovido pelo mérito do concurso do que pela bajulação.

Agora, é muito tempo de curso. deveria ser igual na FAB, onde o SO ou SGT com CAS faz o concurso do EAOF e se passar faz um estágio de tres meses em BH e sai 2T, podendo ir até Capitão.

- 03 de Ago. de 2010 às 7:47 |10 C
Sou sgt do EB:
concordo com o anônimo abaixo. A promoção para QAO vai ser por mérito pessoal. Acaba com os babadores de plantão e com os chefes que gostam de serem badulados!(nem todos)
Ouvi alguém falar aqui na minha OM, que o valor a ser pago para os PTCC é de 50% e não mais 1/3, desde o início do ano. É verdade?

- 03 de Ago. de 2010 às 13:18 |11 C
O argumento do anônimo mais abaixo é errado. Ele quer que tenha vagas para todos que vão fazer o concurso, isso não acontece em carreira alguma. tem que haver a competição sim. pelo que eu saiba, nem todos os TC vão a CEL, nem todos os CEL vão a Of Gen, nem todos os brasileiros alfabetizados e com mais de 35 anos conseguem se eleger Presidente. A seleção é a ordem natural das coisas, já dizia darwin, meu caro. Quer molinho? senta no colo do SO.

- 03 de Ago. de 2010 às 20:12 |12 C
Respondendo o comentário logo abaixo, chega a ser ridículo querer compará a carreira de praça com a de oficial (Aspirante, 2º Ten, 1º Ten, Cap, Maj, TC, Cel com a de Sgt ( 3º Sgt, 2º Sgt, 1º Sgt e ST), ST com mais de vinte anos de serviço, enquanto o oficial com mais de vinte anos de serviço já é TC, tem 5 promoções o praça tem 2 promoções. É dificil explicar para quem não é praça que Sgt não quer sair oficial, e sim um salário digno. Quanto a concurso concordo, para entrar tem que ter concurso, mais é ridículo ter concurso para sair no final da carreira, já indo para a reserva. Que moleza puxa o saco do Cel.

- 03 de Ago. de 2010 às 20:51 |13 C
Amigo, acredito que está muito correto, pois quem tem competencia, carater e vergonha, nuncva lhes faltará trabalbo, embora algumas vezes a vida se apresente de costas, mas devemos contorna-las e seguir em frente. Quando for escolher um, CFS, poderás muito bem escolher para ir para a AMAN, aéronautica ou marinha, tendo ainda varios locais excepcionais, tgais como: Senado, camara e outros, basta disposição e inteligencia. é que muitas vezes ficamos acomodados esperando que as coisas caiam do céu, mas miosto acontece c om muitos poucos (dentro das forças armadas, somente com os bajuladores), que são sempre os beneficiados. Achamos que nos sempre somos a ralé, mas isto é porque nos mesmo nos desvalorizamos, procuramos demostar ser aquilo que muitas vezes não somos, nos julgamos dono de uma situação da qual nem participamos. Cada coisa tem a sua hora certa, portanto, nem sempre cabe criticas, asd quais são contantes. Sei perfeitamente que não ganhamos o salario que merecemos, porém, temos que valorizá-lo o que ganhamos. se retrocedermos não muito distante,a a decáda de 60, vamos ver que a situação é totalmente diferente, viviamos em um estado critico, individado, vendendo o almoço para comprar a janta e no entanto, todos sobrevivemos. (Amigo levante a cabeça, siga adiante, seja mais corajoso acreditrando vencer, pois quem entra derrotado, jamais conseguirá uma vitoria.

- 03 de Ago. de 2010 às 23:10 |14 C
Caro amigo, não se trata de comparar a carreira dos Oficiais com as do graduados. Como vc mesmo disse, nossa carreira vai até SO, aí concordo contigo que todos tenham que ir a Suboficial e realmente vão, se concluir o CAS e tiver conceito mínimo. Mas para entrar em outra carreira sem a via do concurso e somente por indicação e conceito ao bel prazer de cada chefe, com certeza vai gerar a bajulação excessiva do graduado, puxando o saco pra tentar sair tenente. Sabemos que não tem vaga para todos os graduados serem promovidos a Oficial, Portanto, a via do concurso é o melhor caminho para passar nesse funil. E esse funil acontece com qualquer trabalhador (civil ou militar) e em qualquer época, enquanto profissional ativo. Por isso, não justifica a sua tese de que já trabalhou mais de 20 anos e por isso não precisaria de concurso. Um Agente Federal jamais poderá ascender a Delegado Federal, ainda que tenha trinta anos de serviço, pois são carreiras diferentes, portanto a via do concurso é o caminho correto para o Agente, assim como é para nós SO.

- 04 de Ago. de 2010 às 11:34 |15 C
Como agora você respondeu o comentário logo abaixo com respeito e educação, agradeço, embora não concorde em parte com o que você falou, poís quando entrei na Força a 22 anos a regra do jogo era diferente, e o que acontece agora sem nenhuma transição irá prejudicar muito mais aqueles que já estão no final do caminho, pois quem está entrando agora já sabe a regra do jogo tem 20 anos pela frente para se preparar. Não quero ser oficial, quero apenas um salário mais digno para os praças.

- 07 de Ago. de 2010 às 10:16 |16 C
FINALMENTE ALGUÉM PENSOU. QUE SE TENHA COERÊNCIA. QUE SE FAÇA JUSTIÇA. A CADA POSTO OU GRADUAÇÃO CORRESPONDE UM DIREITO, MAS TAMBÉM UMA RESPONSABILIDADE. CERTAMENTE CADA CARGO DEVE SER OCUPADO PELO MAIS CAPAZ. NÃO POR DECRETO. JUSTIÇA SEJA FEITA.

- 07 de Ago. de 2010 às 19:35 |17 C
Vai continuar a mesma coisa poís o curso CHQAO só habilita ao praça sair oficial, mais a escolha irá continuar por merecimento, nem todos que terminarem o curso do CHQAO irão sair oficial. Nada mudou apenas eles os "oficiais" teram um universo menor de praças para eles escolherem. Vocês que estão se vangloriando que a Força está valorizando o praça vão quebrar a cara. Espero os senhores após o concurso no CHQAO em 2012, para mostrar como muitos praça bons ficarão para trás e muitos picaretas que não querem nada com a Força sairão oficial.

- 07 de Ago. de 2010 às 20:00 |18 C
Concordo com você, sou um militar que nunca me dediquei pela Força, não tenho vergonha de falar, tenho duas faculdades uma delas de Direito, nunca parei de estudar, tenho certeza que vou tirar a vaga de um pobre Sgt que passou a vida toda se dedicando ao Exército, saindo após o expediente e sem nunca ter conseguido fazer uma faculdade nem que seja por correspondência, e a última vez que pegou em um livro para estudar foi durante o CFS e durante o CAS. Infelizmente o mundo não é perfeito. Os que estão satisfeitos com a mudança estudem, poís vocês poderão ser um desses ST jurunas em 2012 que perderão a vaga para mim. E só par dar um maior incentivo para vocês perguntem a um companheiro da Aéronautica, quantos conseguem ser oficial Têrere.

- 11 de Ago. de 2010 às 21:13 |19 C
olá companheiros

o blog é para desabafar mesmo...
seria bom que o militar , praça, que conhece algum general tivesse a coragem de argumantar as varias ideias que surgem por aqui. todas com fundamento pois eu creio que quem coloca isso , no minimo tem , como eu mais de 15 anos de serviço, falo do serviço braçal mesmo. pois bem , muitos tem a a oportunidade mais não tem a coragem, porque julgam a carreira mais importante e não vão querer briga com os estrelinhas,o importante é manter o conceito para ganhar ponto , etc , etc etc, isso é natural do ser humano , o instinto de auto-preservação.eu não creio numa valorização dos praças a curto prazo, vejo a longo , por volta dos 50 anos, e olhe lá! e já estou decidido : vou pular do barco!!!!!! tenho estudado e me dedicado bastante aos concursos públicos e meu sonho ´e entrar para carreira do judiciário, essa sim é que é carreira. e não soo o unico a pensar desse jeito , muitos pensam assim , minha turma de 120 , 28 já foram embora para outras situações melhores , parece que mais 4 passaram para a PRF e ai vai. isso que agora inventaram de curso para o ST é cortina de fumaça , a própria portaria que trata do assunto é superficial, pode ser revogada a qualquer hora , por conveniência...o que eu desejo é boa sorte aqueles que prosseguirem nessa penosa carreira de praça do exercito brasileiro, são uns heróis.

Prof. Alexandre Coelho Prof. Alexandre Coelho - 25 de Abr de 2011 às 20:44 |20 C
Sei que muitos na tropa ficaram insatisfeitos, mas eu pergunto: qual força permite que os STs cheguem a oficiais sem fazer algum curso voltado para o oficialato? ...Sou filho de milico, irmão de sargento, ...sou professor... o MEC não vai me dar um diploma de doutor, se eu não fizer doutorado, só porque tenho 21 anos de sala de aula. Minha mãe teve de ir várias vezes ao QG para formalizar a pensão militar, pois os QAOs... davam informações equivocadas... acho que agora isso vai acabar.