Ao amigo FRANPV e amigos do portal | Blog do Missões | Portal Militar

Blog do Missões

Perfil do ogum
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Evento

Ao amigo FRANPV e amigos do portal

Publicado em 02 de Ago. de 2010


1216 Visualizações


Obrigado FRANPV pelo comentario que fizeste a meu respeito no blog do Sgt91.

Os comentários, criticas postadas neste portal a favor ou contra a ascensão dos Sgt QE até a graduação de ST são bem-vindas, respeito a opinião de todos, desde que sejam com educação.

Reprovo qualquer ato, palavras de QE ou Sgt/escola sobre quem trabalha mais, quem trabalha menos. Todos temos uma parcela importante nas FFAA, mas não somos cegos a ponto de não ver quem está fora dos trilhos, as laranjas estragadas no cesto, mas é possível evitar que as mesmas laranjas venham a estragar-se, isso chama-se valorização, reconhecimento, reciclagem, investir no ser humano que está desanimado, desmotivado em todos os aspectos.

É fácil cobrar e cobrar, sempre digo que temos duas FFAA - as dos oficiais e dos praças. Digo mais ainda, são poucos os colegas de escola que reconhecem ser injusta a posição que os QE estão e provavelmente ficarão, se depender dos Comandantes. Mas na hora da escala de serviço, representação, chefe de viatura os CB/SGt QE são rapidamente lembrados. Isso não é demérito. Respeito a antiguidade e poderia relacionar além de meus pais, vários chefes que tive e que me ajudaram muito na minha formação militar, mas por questão de respeitabilidade com o nome dessas pessoas fica aqui meu registro.

Engraçado né? Mas isso não basta para que eu venha a desanimar, Deus está e sempre estará comigo, me orientando e não deixará que meu padrão de trabalho caia, aliás quero aprender mais e mais.

Praça é proibido pensar, tem só que executar. O pior, o que me entristece é ver praça sacaneanado praça, para mim isso é mau-caratismo, são oportunistas que usam desses artifícios para auto-promoção.

Parabéns mais uma vez aos colegas que terão a CHQAO para um melhor aperfeiçoamente. Se isso será bom, só o tempo dirá.

Vejam caros sargentos de escola, os senhores estão mais uma vez sendo reconhecidos e valorizados e não vejo e espero não ver comentários contrários à essa nova habilitação.

O que se espera é que criem um curso próximo a esse para uma maior valorização dos Sgt do EB, Marinha e Aeronáutica, que~estão estagnados como Cb e/ou 3 Sgt.

13 comentários


02 de Ago. de 2010 às 17:04

Em todos os lugares e carreiras algumas pessoas precisam se sacrificar para que todos obtenham vantagens e direitos reconhecidos.
Ao portal militar agradeço a oportundide de poder me expor mesmo que anonimamente e congratular-me com o blogueiro.


02 de Ago. de 2010 às 17:58

Concordo Ogum, como disse o companheiro Franpv, quem é estabilizado dentro das FA é militar de carreira, portanto não pode ser discriminado e tem que ter ascensão profissional.


02 de Ago. de 2010 às 20:57

Mais uma medida da Força para dificultar, ainda mais o Sgt a chegar QAO. É a valorização que vocês estavam esperando. Uma coisa é o Sgt que está entrando agora na força e já entra sabendo a regra do jogo, a outra é depois de mais de vinte anos na Força, o Exército querer fazer um concurso com muita mais ST do que vagas disponíveis.

1. Não há vagas para todos mesmo passando no concurso, "720 vagas" ao ano em três turnos. quem não passar "dentro do número de vagas " terá direito de fazer o concurso com a turma posterior?

2. Concurso, pelo que sei todos os Sgt já passaram por um concurso CFS.

3. Os Sgt de 90, 89, 88,87 para baixo, quando chegar em 2014, os que não conseguirem sair pelo mérito atual não vão mais conseguir sair QAO pois a Portaria amarra que em 2015 somente sairá QAO QUEM TEM O CURSO, OS DE 91 PARA CIMA que conseguirem passar dentro do número de vagas. MAIS O EXÉRCITO NÃO DEU CHANCE PARA ESTAS TURMAS FAZEREM O CONCURSO.

4.Será que eles não conseguem "ver" que Sgt não quer sair oficial, quer sim um salário mais digno, pode ter até 3º ST, 2º ST, 1º ST, mais que tenha um salário digno com tempo de serviço destes militares.

5. Um praça com mais de vinte e dois anos de serviço tendo que se submeter a um concurso, para depois fazer um curso de um ano e cinco meses (destes três meses no Rio de Janeiro longe da família) para estar apto a "tentar sair Oficial QAO", enquanto o oficial QCO muitos sem experiência nenhuma ficam apenas alguns meses em uma escola para aprender a marchar e logo depois serem declarados 1º Ten. Grande valorização de praças parabéns ao Exército. (quanto a diploma de nível superior, grande maioria dos praças já os tem, guardados dentro de ármários, pois a Força nunca valorizou os praças de nível superior, preferiam contaratar EAS , EST temporários com cursos de um mês acochambrados, para depois esses mesmos civis fardados estarem mandando e dando ordens em ST com mais de vinte anos de serviço.


02 de Ago. de 2010 às 22:04

Então, comento sobre o anonimo que comentou abaixo:
O CHQAO não deixa de ser um certo desprestígio ao ST que já está com mais de 22 anos de caserna, já passou por todas as ordens possíveis e aí terá que se sujeitar a mais um curso para "boi-dormir", sim, esses ST poderiam estar ministrando instrução e ensinamentos de caserna para os instrutores que lá estarão na EsIE, aí está mais uma prova senhores, que os intelectos-comandantes querem engessar cada vez mais a carreira de praças
Quando os Sgt QE lutam por novas oportunidades na carreira, acabam sendo tachados de oportunistas; mas digo novamente que torço sempre pelo sucesso de todos. TEnho primo QAO, tio na reserva como 1º Sgt, enfim, tenho orgulho de ser militar das FFAA, minha descepção é com quem comanda as FFAA, a instituição é linda, maravilhosa, para poucos. Defenderei minha Pátria sempre, sempre, sempre.
Para finalizar, a luta dos QE não é unanimidade, muitos são conformistas, tem a síndrome de Grabriela (cantora Maria Bethania):

"Eu nasci assim
Eu cresci assim,
E sou mesmo assim,
Vou ser sempre assim,
Gabriela, sempre Gabriela"

Devemos trabalhar no convencimento, sem radicalismo.

Ogum



03 de Ago. de 2010 às 17:12

Creio que seja correto o cara fazer concurso para ir a QAO no exército. o que temos visto ao longo de muitos anos é um monte de SGT com CAS e ST babando ovo e puxando o saco para ser indicado ao oficialato. isso é degradante e desuni os graduados, alem de criar um bando de bajuladores no EB. É muito melhor o graduado ser promovido pelo mérito do concurso do que pela bajulação.

Agora, é muito tempo de curso. deveria ser igual na FAB, onde o SO ou SGT com CAS faz o concurso do EAOF e se passar faz um estágio de tres meses em BH e sai 2T, podendo ir até Capitão.

O argumento do anônimo mais abaixo é errado. Ele quer que tenha vagas para todos que vão fazer o concurso, isso não acontece em carreira alguma. tem que haver a competição sim. pelo que eu saiba, nem todos os TC vão a CEL, nem todos os CEL vão a Of Gen, nem todos os brasileiros alfabetizados e com mais de 35 anos conseguem se eleger Presidente. A seleção é a ordem natural das coisas, já dizia darwin, meu caro. Quer molinho? senta no colo do SO.


03 de Ago. de 2010 às 17:25

A promoção por mérito é infinitamnete melhor do que a indicação de baba ovos.


03 de Ago. de 2010 às 19:53

Respondendo o comentário logo abaixo, chega a ser ridículo querer compará a carreira de praça com a de oficial (Aspirante, 2º Ten, 1º Ten, Cap, Maj, TC, Cel com a de Sgt ( 3º Sgt, 2º Sgt, 1º Sgt e ST), ST com mais de vinte anos de serviço, enquanto o oficial com mais de vinte anos de serviço já é TC, tem 5 promoções o praça tem 2 promoções. É dificil explicar para quem não é praça que Sgt não quer sair oficial, e sim um salário digno. Quanto a concurso concordo, para entrar tem que ter concurso, mais é ridículo ter concurso para sair no final da carreira, já indo para a reserva. Que moleza puxa o saco do Cel.


03 de Ago. de 2010 às 21:53

Caro amigo, não se trata de comparar a carreira dos Oficiais com as do graduados. Como vc mesmo disse, nossa carreira vai até SO, aí concordo contigo que todos tenham que ir a Suboficial e realmente vão, se concluir o CAS e tiver conceito mínimo. Mas para entrar em outra carreira sem a via do concurso e somente por indicação e conceito ao bel prazer de cada chefe, com certeza vai gerar a bajulação excessiva do graduado, puxando o saco pra tentar sair tenente. Sabemos que não tem vaga para todos os graduados serem promovidos a Oficial, Portanto, a via do concurso é o melhor caminho para passar nesse funil. E esse funil acontece com qualquer trabalhador (civil ou militar) e em qualquer época, enquanto profissional ativo. Por isso, não justifica a sua tese de que já trabalhou mais de 20 anos e por isso não precisaria de concurso. Um Agente Federal jamais poderá ascender a Delegado Federal, ainda que tenha trinta anos de serviço, pois são carreiras diferentes, portanto a via do concurso é o caminho correto para o Agente, assim como é para nós SO.


ogum comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

04 de Ago. de 2010 às 7:34

ogum
Caro amigo e anônimo abaixo:

Concordo contigo que devemos ou deveríamos fazer concurso interno para ascenção a novos postos ou graduações.
Isso precisa partir dos nossos Comandantes para incentivar e valorizar os subordinados, como é feito no Banco do Brasil e em tantas outras instituições.
O que não dá para aceitar é um militar ficar 16 anos na graduação de cabo e mais 15 anos na graduação de 3° Sgt, o ser humano precisa de incentivo, estímulo e tenho certeza que os militares do Quadro Especial das FFAA receberiam essa proposta de braços abertos e com muita vontade de estudar.
Competência não está somente no posto ou graduação. Sabemos que muitos militares se auto-promovem às custas dos outros, bajuladores etc...
Há uns 12 anos atrás surgiu uma proposta do Exército que seria transformada em Portaria para os Cb e Sgt QE prestarem concursos internos para chegarem até ST, dependendo de etapas que conseguissem atingir, mas nunca saiu da gaveta, aliás, saiu sim, pois tive a oportunidade de ler o projeto que o Cap Vereador Enir Garcia dos Reis em Santa Maria,RS me forneceu, mas como as coisas não fluiram acabei jogando no lixo a referida proposta.


04 de Ago. de 2010 às 7:40

Franpv para Presidente e Ogum para Vice Presidente.
parabénssss
vcs colocam ótimos assuntos para fampilia militar.
Um abraço

pode ser o Ogum para Presidente e Franpv para vice. Vcs que sabem, qualquer um serve para nós!
Selva!!!


04 de Ago. de 2010 às 11:31

Prezados: Os militares das Forças Armadas precisam formar uma bancada militar no Congresso Nacional. O momento político tem subtraído, negado direitos, valores e conquistas conseguidas ao longo de décadas. Os militares da ativa e da reserva, os reformados, as pensionistas e respectivos familiares podem formar a maior bancada daquela Casa Legislativa. Essa Guerra tem que ser ganha! Basta usar a arma mais poderosa e temida: O VOTO! A Família Militar deve optar por votar em candidatos militares, a fim de constituírem uma base sólida de representantes no Congresso Nacional, para que possam recuperar a dignidade e serem mais respeitados. Se forem eleitos, poderão batalhar pelos anseios da Família Militar, recuperar o que foi usurpado pela famigerada MP 2215-01 (LRM), há quase dez anos mofando no Congresso, as PECS 245, 249 e 352. Deverão lutar para que os inativos e pensionistas, não sejam desvinculados dos ativos, conforme a PEC 40/2003, bem como tantos outros assuntos de interesse da classe militar. Poderá também exigir da União um tratamento de igualdade com as demais carreiras do funcionalismo.

Militar vota em militar! Família, parentes e amigos também!


04 de Ago. de 2010 às 11:41

Como agora você respondeu o comentário logo abaixo com respeito e educação, agradeço, embora não concorde em parte com o que você falou, poís quando entrei na Força a 22 anos a regra do jogo era diferente, e o que acontece agora sem nenhuma transição irá prejudicar muito mais aqueles que já estão no final do caminho, pois quem está entrando agora já sabe a regra do jogo tem 20 anos pela frente para se preparar. Não quero ser oficial, quero apenas um salário mais digno para os praças.


tobex comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

09 de Ago. de 2010 às 8:51

tobex
Companheiros

Bom dia,

Aproveito para parabenizar o amigo OGUM por suas oportunas e inteligentes informações.

Tenho observado que o debate proporcionado por este Portal tem nos permitido uma "ligação", de uma certa forma, constante possibilitando a troca de informações opiniões e pontos de vista a cerca de inumeros assuntos.

Pois bem, creio que poderíamos busca, dentro do que for possível, uma maior e mais efetiva integração desses participantes, a exemplo do que já fazem os integrantes do "site" QESA PARA SEMPRE e outros, promovendo reuniões encontro almoços, etc.

Acredito que não será fácil, mas quem disse que buscamos algo fácil.


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )
Últimos Posts Anterior<< Denunciar