PF conclui inquérito do mensalão | Blog Verdade | Portal Militar

Blog Verdade

Perfil do Verdade1975
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Notcia

PF conclui inquérito do mensalão

Publicado em 04 de Abr de 2011


1234 Visualizações


PF conclui inquérito do mensalão

Mon, 04 Apr 2011 07:48:11 -0300

Quase seis anos depois da denúncia feita pelo ex-deputado federal cassado Roberto Jefferson (PTB- RJ), a Polícia Federal concluiu o inquérito sobre o caso. O calhamaço de 332 páginas foi enviado ao relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, em fevereiro e apresenta conteúdo revelador. A investigação confirma o esquema de desvio de dinheiro público para compra de apoio político no Congresso Nacional e para o caixa 2 de campanhas eleitorais de petistas e aliados.
Nas últimas semanas, a notícia de que um dos crimes listados no rol do mensalão, de formação de quadrilha, prescreveria em julho, colocou uma interrogação sobre o julgamento dos 38 políticos e empresários denunciados no esquema. Os planos de Barbosa incluem julgar o caso até o fim do ano, mas o tamanho do processo e o grande número de acusados deve empurrar a análise final para o ano que vem. O ministro já entregou o inquérito final da PF para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
O texto produzido pela Polícia Federal mostra que a denúncia do mensalão foi comprovada por meio dos depoimentos de 100 testemunhas e da análise de um material que ia da movimentação financeira de centenas de contas bancárias até a documentos internos das empresas. A corporação concluiu que agências de publicidade desviavam verba pública por meio de contratos superfaturados ou fictícios. O dinheiro ia parar sistematicamente na conta de políticos de cinco partidos.
Depois de a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República ter sido aceita pelo STF em 2007, a Justiça já ouviu testemunhas de defesa e acusação, interrogou os réus e quebrou o sigilo bancário de todos os 38 acusados. Com base no inquérito montado pela PF, a PGR começará o processo de inclusão de provas ao processo, que podem ou não ser aceitas por Joaquim Barbosa. Com a peça completa, a defesa dos acusados ainda terá espaço para alegações finais antes do julgamento, previsto para o ano que vem.

Fonte: Correio Braziliense
Este Blogueiro NÃO permite que VISITANTES comentem nesta postagem.
Junte-se a nós ou Entre para comentar!