Um tempo | Blog Petrocchi: militar pensador militar | Portal Militar

Blog Petrocchi: militar pensador militar

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Opinio Pessoal

Um tempo

Publicado em 24 de Jul de 2012


1373 Visualizações



UM TEMPO...


Temos, todos, um dispositivo que nos avisa, vez por outra, que devemos “dar um tempo”. Seja na vida profissional, na área existencial, nos projetos do dia a dia ou mesmo na área pessoal. O fato é que diferimos, nesse despertar, para descobrir o momento no qual devemos dar uma parada.


Curiosamente o “meu” momento não foi estabelecido por mim. A Diretoria da ASMIR-SC, da qual faço parte, estabeleceu um período de recesso de 15 a 31 de julho e eu me encontrei desobrigado de lá comparecer todos os dias, como faço habitualmente (confesso que tenho, furtivamente e vez por outra, ido lá para ver se algo de novo apareceu) com a finalidade de atender ao nosso pessoal. Essa folga inesperada proporcionou-me um período de introspecção com o qual eu não contava. Mas está sendo muito bom. Pena que termina na próxima terça-feira.


Pude, nesse tempo, entregar-me a uma preguiça que talvez os meus quase 68 anos estavam a exigir. No inverno, embora não tão rigoroso, de Santa Catarina é bom ficar um pouco mais na cama pelas manhãs. Cafezinho na cama é muito bom. Levantarmo-nos na hora em que quisermos é uma ação de livre arbítrio que depende apenas da nossa vontade. Bom demais. Mas estou doido para voltar às atividades.


Este recesso serviu para que eu pudesse manter um reencontro comigo mesmo. Pude deixar que minha cabeça restabelecesse conceitos que venho acalentando de há muito tempo. A urgência do cotidiano talvez nos leve a desconsiderar coisas que são muito importantes nas tomadas de decisão. Essa parada nos leva a tentar refletir mais sobre o que acontece à nossa volta, a pesar melhor os prós e contras. O interregno propicia a reflexão. Nos dá a oportunidade de pensar que também somos falíveis. Funciona, mais ou menos, como um mecanismo de autocrítica, capaz de fazer com que melhoremos enquanto seres humanos.


15 dias. Se eu for compará-los com os quase 25.000 que já vivi, nada representam. Mas talvez sejam os que mais passarão a contar daqui para a frente. Eles propiciaram a mim esse reencontro comigo mesmo. Deram-me a oportunidade de repensar as minhas atitudes. É uma chance para tentar descobrir o quê estou fazendo de certo ou de errado. Tenho que ter a consciência de que faço parte de um nicho social e tenho responsabilidades para com ele. Ainda quero e preciso melhorar enquanto gente.


Dei-me o direito de estar ausente nas redes sociais que freqüento. Pode ser que minha falta não tenha sido sentida, mas volto revigorado. Espero continuar contribuindo para uma causa que acho essencial, a da nossa turma de Inativos, Pensionistas e mesmo do pessoal da Ativa. As energias que “recuperei”, serão usadas em favor de todos nós.


Um abraço.


Petrocchi


 


P.S. Obrigado à Diretoria da ASMIR-SC pelo presente que me deram.

1 comentários


dudu69 comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

24 de Jul de 2012 às 22:49

dudu69
Prezado Petrocchi.

Na minha opinião a sua falta sempre será sentida aqui no Portal. Continue nos brindando com suas postagens isentas e inteligentes. Desejo-lhe muita saúde e paz para continuar seu trabalho junto à ASMIR. Um forte abraço.

 

 
Petrocchi comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

24 de Jul de 2012 às 23:22

Petrocchi
Eu no me canso de dizer, Amigo, que eu escrevo o que voc gostaria de ouvir. Minhas palavras esto na sua cabea. Elas so suas.
Petrocchi

Este Blogueiro NÃO permite que VISITANTES comentem nesta postagem.
Junte-se a nós ou Entre para comentar!