Não existe imprensa livre e isenta | Blog AutoIndustrial Polêmico | Portal Militar

Blog AutoIndustrial Polêmico

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Opinio Pessoal

Não existe imprensa livre e isenta

Publicado em 05 de Dez. de 2013


1836 Visualizações


Não existe imprensa livre e isenta!

O propósito deste post é ‘provar’ a tese do título do post usando simplesmente a razão!  O raciocínio lógico! 

Vamos lá!?  Suponha que você, caro(a) leitor(a) é jornalista de um grande órgão da imprensa que atinge 100% de uma dada população [município, estado ou país] e que, em função da penetração deste órgão de imprensa em todas as camadas sociais da área geográfica coberta, movimenta grandes somas de dinheiro em publicidade tanto privado quanto do setor público e, numa investigação jornalística, você descobre que o dono deste órgão de imprensa está envolvido até a alma em falcatruas!

Você ao descobrir as falcatruas do seu patrão, também encontrou farta documentação que fazem a prova material destas falcatruas.  E agora vem o grande dilema: você terá coragem de preparar uma matéria denunciando seu patrão? Você terá coragem de, em nome da liberdade de expressão e isenção jornalística, repassar estes dados a outro órgão de imprensa para divulgação?

Creio que, em nenhuma das hipóteses levantadas no parágrafo anterior, você caro(a) leitor(a) ‘jornalista’ terá esta coragem!

Agora vamos partir para outra hipótese [no universo científico/acadêmico, sempre se usa situações hipotéticas para, com o uso do raciocínio lógico, provar uma tese. A tese do “Domínio do fato” levantada pelo presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, no julgamento do ‘mensalão’, é um exemplo clássico!].  Vamos supor que você foi escalado, como jornalista – lembre-se: você é jornalista! – para cobrir um escândalo financeiro provocado por agentes públicos, figurões da sociedade onde atua seu órgão de imprensa! Nas investigações para produzir sua matéria, você encontrou, novamente seu patrão envolvido na maracutaia! – Eita patrão ‘maracuteiro’!  E agora ‘José’!? Você cita seu patrão na sua matéria como envolvido ou faz a defesa do mesmo?

Deu para perceber que não existe ‘imprensa livre e isenta’?

Até aqui nos nossos posts ‘bloguistas’ também não somos isentos e livres visto que sempre estamos tomando um partido, fazendo a defesa de um lado da história! Lembrando que “toda história tem dois lados” (Jonh A. DeVito, no “Livro Apócrifo do Diabo”).

Para finalizar, você leitor(a) jornalista, faça seu julgamento. 

 

Adsumus!

 

5 comentários


maristo comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

05 de Dez. de 2013 às 18:57

maristo
Perfeito. Certa vez li que o ministro Franklin Martins (Jornalista, Político, Ex-Ministro e Ex-Guerrilheiro[sim, GUERRILHEIRO]), em algumas declarações afirmou que a imprensa brasileira "é livre, o que não quer dizer que é boa". Isto dito de outra forma seria mais ou menos o seguinte: se os censores trocaram os uniformes militares para vestir a toga ou a batina ou o blazer vermelho, isso é suficiente para garantir que a imprensa é livre e/ou isenta? Chego a conclusão que a simples falta do clássico aparato censório não é suficiente para determinar a qualidade da imprensa de uma sociedade. Parabéns pelo tema abordado. Forte Abraço.

 

 
AutoIndustrial comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

05 de Dez. de 2013 às 19:41

AutoIndustrial
Ok, Maristo! Agradeo o comentrio bastante pertinente ao post que acrescentou mais dados tese. Abraos e a luta continua!


dudu69 comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

06 de Dez. de 2013 às 1:44

dudu69
Prezado Auto Industrial. Na minha humilde opinião, creio que não houve, não há e nunca haverá uma imprensa totalmente livre e isenta neste Brasil. A imprensa sempre será refém dos interesses econômicos, políticos e ideológicos dos mais variados setores que dominam a nação. Um abraço.

 

 
AutoIndustrial comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

06 de Dez. de 2013 às 6:33

AutoIndustrial
Caro Dudu69! Concordo 'de cabo a rabo' com seu comentrio! Agradeo a participao no blog e a luta continua. Forte abrao.

 

 
Mauro

06 de Dez. de 2013 às 9:18

Mauro
O que h no Brasil algo inigualvel inexistente em qualquer outro pas democrtico. Trs grupos poderosos controlando e dominando toda a mdia - Abril - Folha - Globo. S ouvimos e lemos o que esses grupos querem, na TV, no jornal ou no rdio. Os governos so refns desse quarto poder.


Soraia Mendes

06 de Dez. de 2013 às 6:59

Soraia Mendes
O bem e o mal usam dos mesmos artifícios para angariar mentes: a mentira, uma versão dos fatos deturpada. Ninguém é santo. Poucas personalidades tem o espírito de Mandela, que quando foi necessário pegou em armas para conquistar direitos para seu povo, oprimido por uma minoria inglesa branca. Ingleses, alemães, franceses, russos, italianos, são todos loucos! Cometeram barbaridades em suas colônias. Os americanos se tornaram um país bem sucedido pois romperam com a coroa. A origem dos problemas mundiais está relacionada a esses povos que em algum dia quiseram dominar (ou dominam?) o Terceiro Mundo, seja por invasões ou implementando ideologias, tolhendo nosso desenvolvimento. A ética já fez jornalistas bons deixarem redações por não concordarem com a política editorial. O "domínio do fato" é uma mancha na capa preta do Joaquim Barbosa que não vai sair mas poderá respingar em brasileiros de bem, submetidos ao julgo de juízes mal preparados, egocentristas e senhores do mundo, o que tem aos montes nas varas e tribunais do nosso Brasil. O dano está feito.

 

 
AutoIndustrial comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

06 de Dez. de 2013 às 7:36

AutoIndustrial
Cara Soraia Mendes! Concordo com seus argumentos em relao ao post. Agradeo a participao no blog. Um forte abrao.

 

 
Sidinei

06 de Dez. de 2013 às 22:15

Sidinei
Imprensa livre aquela que no impede a publicao de qualquer artigo comentado, seja por qualquer motivo que alguem queira impor, impedindo com regras, pois desta forma que voce pode diferenciar o bem do mal, claro dependendo de que lado voce esteja; do bem ou do mal. E quanto ao falar do bem e do mal no vejo desta forma; o mundo ao qual vivemos cada um procura seu interesse para impor aos outros, mas eu digo, se falarmos de esquerda ou direita podemos dizer "sim" que o bem ou o mal pode estar em ambos, posto que s existe um bem quando este oferece a todos o mesmo objetivo ao qual nos agrada, sem nenhuma discordncia, ai esta o "mal", e por conseguinte o mal uma figura que tem dois lados o bem de quem o deseja e o mal de quem o avilta. ento lembramos das escrituras e vemos que existe a verdade, a verdade representa o bem supremo, independe de quem o profere a verdade a verdade de fato.


Sidinei

06 de Dez. de 2013 às 22:29

Sidinei
As vezes as pessoas são hipócritas, pois como disse cristo, colocam um peso enorme nas costas dos outros e nem com um dedo querem tocá-lo. Fica bem evidente quem a pessoa é, ou ignorante ou mal intencionado, quando descobre os erros dos outros e logo querem descobri-lo, no jogo sujo do poder que ai esta, estas coisas são feitas, mas se quizermos saber qual é a verdade do fato, diria que quem trabalha para um patrão e descobre falcatrua e tem dúvidas sobre se deve ou não falar do que descobriu diria: primeiro que é o pão que o alimenta se não esta satisfeito com o erro devolva todo o dinheiro que recebeu pelo trabalho sujo pois é dinheiro sujo e depois peça demissão, va ao seu patrão e diga-lhe que esta errado, mas não seja muito lingua grande lembre-se que cristo disse: faça aos outros aquilo que deseja que lhe façam. se não conseguir fazer estas coisas então ja tens a resposta. semelhantes ao que destroem vidas sem lograr alcançar mudanças, são os que dizem aos outos faça isto e faça aquilo, mas quando ninguém lhes ve é o que fazem. a verdade é dura mas cumprindo-as encontra suavidade na vida.


EJoseA comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

06 de Dez. de 2013 às 23:31

EJoseA
Monstruoso golpe internacional por multinacionais: Postado: 6 dezembro 2013 A Monsanto está prestes a celebrar o maior golpe de sua história, mas temos até o fim de semana para impedi-los. A Parceria Transpacífico é um grande acordo ultra-secreto entre doze países que dará às corporações um poder sem precedentes - o que lhes permitiria recorrer a novos tribunais internacionais para processar nossos governos pela aprovação de leis que nos protegem, mas reduzem os seus lucros! Isso se aplica a tudo, desde a rotulagem de alimentos transgênicos até a proteção da liberdade na internet. O Wikileaks trouxe a história à tona e agora a oposição está se organizando rapidamente, mas os países estão acelerando para selar o acordo em 48 horas. http://www.avaaz.org/po/no_champagne_for_monsanto_loc/?bOMGZab&v=32298


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )