Força Nacional faz segurança irregular | Blog Liberdade | Portal Militar

Blog Liberdade

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Evento

Força Nacional faz segurança irregular

Publicado em 17 de Jan. de 2014


910 Visualizações


 

Força Nacional faz segurança irregular de jogo de futebol na Bahia

Integra:  http://www.bocaonews.com.br/noticias/esporte/esporte/78273,forca-nacional-faz-seguranca-irregular-de-jogo-de-futebol-na-bahia.html

 

Por: Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews) - 16 de Janeiro de 2014 - 17h53

 

Tropa de elite do governo federal e destacada para atuar sempre que a ordem pública é posta em xeque, a Força Nacional de Segurança Pública foi usada no início do mês em Buerarema, localizada a 450 km de Salvador (BA), para policiar a final de um pequeno torneio de futebol do município.

A pelada, organizada por alguns moradores com o apoio da prefeitura, transcorreu sem conflitos e sagrou vencedor o time Apolo 11 que, após empatar com a Força Jovem no tempo regulamentar, derrotou o adversário nos pênaltis.

Sob os olhos atentos dos homens da Força Nacional, os campeões receberam um troféu e R$ 2.000 para dividir entre os jogadores.

Enviada a Buerarema em agosto passado numa missão para pacificar a região, que vive um conflito entre fazendeiros e índios, a tropa foi convocada para policiar a pelada pelo chefe da Divisão de Desporto da prefeitura, Fredson Silva de Carvalho.

Em ofício enviado ao comando da Força em Buerarema, comunicou o local e horário da partida. Acabou atendido com o destacamento de oito homens para fazer a segurança no local. A Folha não conseguiu falar com Carvalho.

 

  Folhapress  
Policiais da Força Nacional fazem segurança em jogo de torneio em Buerarema, na Bahia
Policiais da Força Nacional fazem segurança em jogo de torneio em Buerarema, na Bahia

Em nota, o Ministério da Justiça disse que a Força Nacional não deveria ter sido usada para policiar o evento esportivo. Por isso, um procedimento foi aberto para apurar o que aconteceu.

Questionada sobre o efetivo de homens que está atuando no município, a assessoria da pasta informou que, por uma questão estratégica e de segurança, o número não pode ser divulgado.

Na cidade de 18 mil habitantes, a Força Nacional deveria atuar na pacificação de conflitos envolvendo a disputa de terras entre tupinambás e produtores rurais. Reivindicando a demarcação de terras, os indígenas têm invadido fazendas.

A situação gerou uma onda de violência. Assassinatos, tanto de índios quanto de fazendeiros, vêm sendo registrados nos arredores do município.

Em dezembro, moradores da cidade fizeram um protesto e chegaram a bloquear a BR-101. Eles pediam medidas mais efetivas das autoridades para promover a pacificação do local, entre elas a criação de bases policiais para tentar conter os conflitos.

Longe de Buerarema, integrantes da Força Nacional foram enviados recentemente para missões no Maranhão e no Amazonas.

No Estado governado por Roseana Sarney (PMDB), a Força está atuando no complexo prisional de Pedrinhas para tentar conter os confrontos entre presos de facções rivais. No local, detentos foram decapitados e os condenados chegaram a gravar um vídeo com as cenas de selvageria.

No Amazonas, a Força atua no município de Humaitá (590 km de Manaus), região onde está localizada a reserva indígena Tenharim. No final de dezembro três moradores desapareceram e o local se transformou em mais um palco de conflito entre índios e não-índios.

Fonte: Folha

1 comentários


Avassalador comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

17 de Jan. de 2014 às 7:38

Avassalador
Quem disse que a Força Nacional é uma tropa de Elite ? Pelo que sei os militares componentes da chamada "Força Nacional" é formada por apadrinhados de comandantes das PMs, os militares (poucos)oriundos da FFAA que compõem força Nacional ate que são bem treinados, porem a maioria da tropa é formada apenas por apadrinhados, despreparados.

 

 
Avassalador comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

17 de Jan. de 2014 às 7:41

Avassalador
Tenho quase certeza que a segurana particular no saiu de graa.


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )