Seis soldados do Exército trazem vírus do Haiti para o Brasi | Blog Liberdade | Portal Militar

Blog Liberdade

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Ministrio da Defesa

Seis soldados do Exército trazem vírus do Haiti para o Brasi

Publicado em 10 de Jun de 2014


728 Visualizações


 

Seis soldados do Exército trazem vírus do Haiti para o Brasil

Além dos seis casos já confirmados, outros quatro estão em investigação. Todos os soldados estão isolados

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/seis-soldados-do-exercito-trazem-virus-do-haiti-para-o-brasil/?cHash=0b6256886bc5b9871860ac9cb8ee1131

Estadão Conteúdo
Atualizado em 10/06/2014 10:21:05

 

 

Um vírus similar ao da dengue e também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti foi identificado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo em seis soldados do Exército brasileiro recém-chegados do Haiti, onde participavam de missão de paz. Eles foram infectados pelo chikungunya, comum no Sudeste Asiático e que há alguns meses tem se disseminado por ilhas do Caribe.

O Brasil nunca registrou casos autóctones da doença, ou seja, transmitidos em território nacional, mas é a segunda vez que o País tem casos importados de outras nações. Em 2010, três brasileiros foram infectados pela doença no Sudeste Asiático, dois deles de São Paulo e um do Rio, segundo o Ministério da Saúde.

Soldado brasileiro da Minustah cumprimenta menino haitiano em favela de Porto Príncipe
(Foto: AFP / Vanderlei Almeida)

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os seis brasileiros infectados no Haiti chegaram ao País no dia 5 e passaram por exames no Instituto Adolfo Lutz que confirmaram a contaminação. Após o diagnóstico, agentes da Superintendência de Controle de Endemias fizeram ações para matar larvas e mosquitos adultos nas instalações do Exército por onde os soldados passaram: o Hospital Militar de Área de São Paulo e o Batalhão de Logística do Exército, em Campinas, cidade que tem a maior epidemia de dengue do Estado.

De acordo com a secretaria, os soldados estão em observação e o estado de saúde deles é considerado bom e estável.

SINTOMAS

O vírus chikungunya tem sintomas parecidos aos da dengue, como febre, dores no corpo, nos olhos e nas articulações e manchas vermelhas no corpo. Não há forma hemorrágica da doença, mas ela pode deixar sequelas permanentes, como um quadro de artrite.

A doença também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes albopictus, outro inseto transmissor da dengue presente no Brasil. Assim como no caso da dengue, não há tratamento específico para a chikungunya, apenas medicamentos para minimizar os sintomas.

A assessoria de comunicação do Ministério da Defesa informou que, além dos seis casos já confirmados, outros quatro estão em investigação. Todos os soldados estão isolados.

1 comentários


Avassalador comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

10 de Jun de 2014 às 13:52

Avassalador
Pobres militares, guarnecem unidades de fronteiras, patrulham, patrulham patrulham aos nossos mares, isso em condições sub humanas e não são reconhecidos sequer pelo Ministério da Defesa. É lamentável.


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )