19 de Novembro Sobre a Imensa Nação Brasileira | Blog Liberdade | Portal Militar

Blog Liberdade

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Brasil

19 de Novembro Sobre a Imensa Nação Brasileira

Publicado em 19 de Nov. de 2014


846 Visualizações


 

 

Hino da bandeira nacional

Fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/hinobandeiranacional.htm

Hino: http://www.youtube.com/watch?v=2UQw9rBfv88 

O hino à bandeira do Brasil se constituiu como elemento de formação da identidade nacional brasileira juntamente com outros símbolos, como a bandeira e o hino nacional.

A Construção da identidade nacional brasileira

A Construção da identidade nacional brasileira

As bandeiras e os hinos são símbolos criados para representar um sentimento de unidade, de patriotismo, ou seja, tais simbologias (mas não somente elas) criam um sentimento de pertença de um determinado povo a uma nação, manifestando o sentimento de nacionalidade, nacionalismo.

Após a proclamação da República no Brasil, no ano de 1889, criou-se uma nova bandeira para representar a nova fase da história brasileira. A bandeira do Brasil Império (1822-1889) foi substituída pelo projeto de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, mas a inspiração dos autores para produção da nova bandeira continuava sendo a bandeira do período imperial desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret.

O hino é outro elemento simbólico de uma nação. No Brasil, o primeiro hino surgiu após a Independência brasileira, composto por D. Pedro I, tornou-se o Hino à Independência do Brasil. O hino nacional surgiu com a música de Francisco Manoel da Silva pelo decreto nº 171 do ano de 1890. A letra do hino foi escrita no ano de 1909 por Osório Duque Estrada, foi oficializado como hino pelo decreto nº 15.671, no ano de 1922 (Centenário da Independência). No ano de 1906, apareceu pela primeira vez o hino à bandeira brasileira, escrita pelo poeta Olavo Bilac, esse hino tornou-se mais um elemento constituidor da identidade nacional brasileira.

Hino à Bandeira Nacional
Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga

 

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

 

 


Leandro Carvalho
Mestre em História

3 comentários


Avassalador comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

19 de Nov. de 2014 às 8:07

Avassalador
Salvemos a nossa bandeira, salvemos o nosso Brasil !


Paulo Robson Ferreira

19 de Nov. de 2014 às 10:51

Paulo Robson Ferreira
Diante do símbolo da nossa pátria não sei o que mais nos envergonha, se a roubalheira do PT ou a inércia das nossas FFAA.


natking comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

19 de Nov. de 2014 às 11:24

natking
Dia 15 de novembro(dia da nossa Proclamação da república) teve uma corrida rústica, meia maratona(21km) entre as cidades de Itaporã e Dourados-MS. Eu participei correndo todo o percurso com uma bandeira do Brasil de 1,80cm segura em meus braços. Demorei 02hs e 01min . Afinal, já tenho 52 anos de idade. Porém, meu intento era correr com nossa bandeira e foi um sucesso. Inscreveram-se 420 atletas mas largaram cerca de 300+- e eu fui o único a portar uma bandeira do Brasil em pleno dia da Proclamação da República. Vi muitos aplausos por causa da bandeira que tremulava conforme eu corria mas vi muito descaso daqueles que não tem mais referência do Brasil como País. Os norte-americanos amam sua bandeira e em qualquer evento lá está ela tremulando e sendo cortejada pelos americanos(as) e isso é desde a infância. Nós ainda não temos amor pela nossa pátria, como deveria. Infelizmente só em jogos de futebol, como o da copa do mundo a população chora ao cantar o hino Nacional brasileiro, depois esquecem.

 

 
Avassalador comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

19 de Nov. de 2014 às 11:38

Avassalador
Vocs deram muita sorte nobre blogueiro NATKING, pois no foram impedidos de transitar em decorrncia dos diversos pedgios que foram colocados nas rodovias pelos governos do PT visando extorquir e impedir a garantia constitucional do direito de ir e vir dos brasileiros. Parabns pelo feito Natking, e muita sade a voc extensivo aos seus familiares. Avante.


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )