Corrupção na FAB desmoraliza FFAA | Blog Liberdade | Portal Militar

Blog Liberdade

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Ministrio da Defesa

Corrupção na FAB desmoraliza FFAA

Publicado em 12 de Dez. de 2014


1422 Visualizações


 

 

Empresa americana diz que pagou propina a FAB e ao governo de RR

Vejam vídeo de reportagem da rede globo: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/empresa-americana-diz-que-pagou-propina-fab-e-ex-governador-de-rr.html

Dallas Airmotive admitiu à Justiça dos EUA subornos entre 2008 e 2012.
FAB vai apurar caso e ex-governador se pronunciará posteriormente.

Uma empresa americana de manutenção de motores de aeronaves admitiu à Justiça dos Estados Unidos que pagou propina a dois oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e a um funcionário do gabinete do ex-governador de Roraima José de Anchieta Júnior (PSDB). Um comunicado do Departamento de Justiça dos EUA publicado nesta quarta-feira (10) informa que a Dallas Airmotive pagará US$ 14 milhões de sanção penal por descumprir a lei que pune empresas do país que praticam corrupção no exterior.  

Procurada, a FAB disse que soube do caso pela imprensa e que abriu processo para apurar os fatos. José de Anchieta Júnior disse que se informará sobre o assunto antes de se pronunciar. Em nota, a Dallas Airmotive confirmou o pagamento de suborno e atribuiu as ilegalidades a funcionários que já estão fora da empresa.

Datalhe de documento apresentado à corte federal do Texas sobre pagamento de propina da Dallas Airmotive a autoridades Brasileiras (Foto: Reprodução)Detalhe de documento entregue à corte do Texas
sobre pagamento de propina à autoridades
brasileiras (Foto: Reprodução)

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, a Dallas detalhou que, entre 2008 e 2012, subornou funcionários da FAB e do gabinete do governo estadual de Roraima, na época sob administração de José de Anchieta Júnior.

Entre os mecanismos usados pela empresa para o pagamento da propina estavam acordos com empresas de fachada, pagamentos a terceiros e oferecimento de presentes aos funcionários, como pagamento de viagens de férias, diz o comunicado, que não cita os nomes dos envolvidos .

O processo apresenta também trocas de e-mails que teriam indícios de pagamento de propinas. Em deles, um dos militares escreve a um agente de vendas da empresa americana. "Envio as informações da companhia, não se preocupe. A companhia aqui no Rio mostra o meu nome como sócio e por isso eu não poderia fazer negócios com você, o TCU [Tribunal de Contas da União] não permite (risos)", diz a mensagem eletrônica.

Ainda de acordo com o documento, um escritório da Dallas Airmotive em Belo Horizonte (MG) realizava os contratos de serviços da empresa com clientes comerciais e governos da América Latina. A filial brasileira foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.  Veja aqui a íntegra do documento, em inglês. 

Segundo o "Wall Street Journal", no documento de informação criminal em que a empresa assume os atos, os promotores acusam a Dallas Airmotive de conspiração e de violar as disposições anti-suborno da Foreign Corrupt Practices Act – lei americana de 1977 que proíbe empresas do país de pagarem funcionários de governos estrangeiros para obter ou manter negócios.

FAB e José de Anchieta Júnior
"Não vou declarar nada, porque vou me inteirar da notícia primeiro. Eu não vou me declarar enquanto eu não apurar isso direito. Eu não tenho conhecimento, não me lembro. Vou apurar isso aí. Vou me inteirar disso e só me pronuncio depois", disse por telefone José de Anchieta Júnior ao ser procurado pelo G1

Em nota, a FAB informou que tomou conhecimento através da imprensa nacional do acordo firmado entre a Dallas Airmotive e o Departamento de Justiça Americano, onde foi citado o fornecimento de propina a militares de seu efetivo. "Sobre o assunto a FAB esclarece que não recebeu nenhuma notificação oficial do Departamento de Justiça Americano. Informa ainda que já iniciou uma processo investigativo sobre o fato denunciado.”

Em nota, um porta-voz da empresa Dallas Airmotive disse que a ética e a governança são valores da empresa e atribuiu as irregularidades a "um número limitado" de empregados terceirizados e funcionários que atuavam na América do Sul no período investigado – e que não formam mais parte dos quadros da empresa.

Também informa que foi trocada a chefia de operações da empresa na América do Sul e que o Departamento de Justiça americano reconheceu a cooperação da Dallas Airmotive com as investigações e as melhorias em programas de governança e controle, e no compromisso da empresa para futuros aprimoramentos.

2 comentários


Volverine comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

12 de Dez. de 2014 às 8:58

Volverine
O sujeito vê todo mundo roubando e assaltando o Brasil e acha que também pode assaltar e roubar nosso dinheiro, dinheiro de todos. Cadeia nos militares ladrões e punição severa para servirem de exemplo.

 

 
Avassalador comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

13 de Dez. de 2014 às 8:07

Avassalador
Sim merecem punio exemplar, caso os envolvidos(corruptos)forem militares da ativa, merecem excluso com perda de posto ou graduao bem como perda de remunerao,entretanto temos que ficarmos atentos, para que no hajam injustias nas condenaes. Discordo da condenao que se aplica com a perda de posto, graduao e remunerao a militares em geral que so condenados aps terem cumprindo 30anos de servio, pois nesses casos entendo que a remunerao dos militares inativos da reserva ou reformados um direito adquirido. SEJAMOS JUSTOS E IMPARCIAIS.


Sidinei

12 de Dez. de 2014 às 10:04

Sidinei
Já que estamos colocando os podres para fora, vamos entender também um pouco de política internacional: https://http://www.youtube.com/watch?v=SiF0323jSPw como podemos ver a podridão é geral...e porque??? porque o modelo econômico mundial é o mesmo e se esta em frangalhos no Brasil, não o seria diferente no resto do mundo, então existe uma coisa que o governo atual faz, é mudar de atores, voltar a cobrar com mais ferocidade os impostos que já são altíssimos em nome do balanço que nunca haverá, se não atacarem o problema primordial....a ignorância total sobre quais são os reais problemas que estão a afetar o mundo de hoje e que ainda não foi percebido por nenhum governo deste mundo, jamais encontrarão o "pi" da questão. quem tem o conhecimento sobre o que estou a falar, procurem se é possível encontrar, ou então indaguem a si mesmo o porque tenho comentado a questão. enquanto isto as manobras de controle continuam de vento em popa. http://carros.ig.com.br/noticias/chn+sera+renovada+em+julho+de+2015/8455.html ou então se divirtam com as piadas do futuro: https://http://www.youtube.com/watch?v=3WemcvWB91s


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )