A FAB e a Novela "Engripada" | Blog do ETAPERNETA | Portal Militar

Blog do ETAPERNETA

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Brasil

A FAB e a Novela "Engripada"

Publicado em 08 de Abr de 2015


1339 Visualizações


Ministros da Defesa do Brasil e da Argentina assinam a “Declaração pela Democracia e a Paz” e iniciam negociações para a venda de caças Gripen NG


Buenos Aires, 7/4/2015 – 
Os ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina assinaram declaração conjunta  iniciando conversações para a venda de 24 caças Gripen NG para a Força Aérea do país platino.

A previsão do negócio consta da “Declaração pela Democracia e a Paz”, assinada pelo ministro Jaques Wagner e seu par argentino, Agustín Rossi, após reunião bilateral realizada nesta terça-feira (7), na capital Argentina.


Em sua primeira viagem oficial ao exterior à frente da Defesa, Jaques Wagner destacou a escolha da Argentina como o primeiro país a ser visitado por ele e o caráter estratégico da aliança com aquele país, considerado fundamental para a integração regional da América do Sul. O ministro disse que foi uma decisão política que atende ao interesse de fortalecer a parceria e a cooperação no campo da defesa.

Já Augustín Rossi, além de abrir as negociações para a compra dos 24 caças Gripen NG, também reiterou a intenção platina de adquirir seis aeronaves cargueiros KC-390 – projeto brasileiro que tem os argentinos como parceiros em seu desenvolvimento.

Os caças Gripen NG, projetados pela multinacional sueca SAAB, serão produzidos no Brasil. Em outubro de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou contrato para a aquisição de 36 aeronaves - 28 unidades monoplaces (para um piloto) e 8 biplaces (para dois tripulantes).

Foto: Jorge Cardoso

 

Os Caças Gripen NG serão fabricados no Brasil: Argentinos querem comprar 24 unidades

Os caças serão entregues entre 2019 e 2024. O investimento previsto é de US$ 5,4 bilhões. A maior parte das aeronaves encomendadas pela FAB será produzida em território nacional em parceria com empresas brasileiras, que se beneficiarão da transferência de tecnologia prevista no contrato com a companhia sueca.

Unasul e Zopacas

Leia também

Brasil e Argentina assinam acordo para fortalecer cooperação aeronáutica

Brasil contribui com programa de produção de aeronave de treinamento sul-americana

FAB assina contrato para aquisição de 36 caças Gripen NG

KC-390: novo avião da FAB faz voo inaugural

Na declaração conjunta, os ministros da Defesa dos dois países reiteraram a importância de manter o Atlântico Sul como uma área livre da presença de armas de destruição em massa, nos marcos definidos pela Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas) – organismo das Nações Unidas do qual Brasil e Argentina, além de 22 outros países, são signatários.

Wagner e Rossi também trataram da cooperação multilateral no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americana (CDS) – órgão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O ministro argentino celebrou a evolução do projeto de criação da Escola Sul-Americana de Defesa, que fortalecerá, tanto entre militares como civis, um pensamento estratégico em nível regional.

Foto: Embraer


Cargueiro KC-390: Projeto brasileiro desenvolvido em parceria com os argentinos

Outro assunto tratado pelos ministros foi o projeto do Avião de Treinamento Básico da Unasul, iniciativa que objetiva coordenar a cadeia produtiva dos diversos países sul-americanos, bem como o fortalecimento da base industrial de defesa do continente.

Wagner e Rossi reafirmaram ainda a vontade de intensificar a Cooperação Antártica no apoio logístico e no trabalho conjunto na área científica realizado na região.  

Ao fim do encontro, em entrevista à imprensa argentina, Agustín Rossi lembrou que Brasil e Argentina têm uma longa tradição de relações “tensas e intensas” na área de Defesa, e que os dois países estão engajados em “aprofundá-las permanentemente”.

Já o ministro Jaques Wagner reiterou que fez questão de visitar o país vizinho em sua primeira viagem oficial, pois as duas nações têm uma “parceria importante nesse novo conceito de Defesa” da América do Sul. Wagner aproveitou o encontro para convidar Agustín Rossi para o voo inaugural do cargueiro KC-390 – a aeronave já realizou um sobrevoo técnico.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
61 3312-4071

 

 

registrado em: Notícias

Assunto(s): relações internacionais , cooperação internacional , conselho de defesa sul-americano , gripen ng , kc-390

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentários


Ellen

08 de Abr de 2015 às 19:48

Ellen
Preparativos Para Dominação Militar Bolivariana! Ministros da Defesa do Brasil e da Argentina assinam a “Declaração pela "Democracia" e a Paz” e iniciam negociações para a venda de caças Gripen NG / O que isso significa? ---- 1 - Intermediação para a venda de 24 caças Gripen NG Suecos, pois o Brasil comprou caças Gripen. Qual o interesse? Padronização da força entre os países Membros do Foro de São Paulo. O piloto de um país tem condições técnicas e treinamento para pilotar o caça de outro país membro do Foro. No caso de uma revolta de oficiais da força de caças brasileiros. O governo poderia reter as aeronaves em solo e um piloto Argentino utilizar nossos caças contra nossa força militar. Até mesmo combater nossos pilotos rebeldes com caças do mesmo nível tecnológico. 2 - A Criação da Escola Sul-americana de Defesa. Uma Instituição de Formação de novos Oficiais Militares de todos os países membros do Foro de São Paulo na America latina. Todos formados na ideologia comunistas. Militares Bolivarianos. 3 - Ministro da Defesa Brasileiro (Comunista) e o ministro da Defesa Argentino tratam da parceria entre a Embraer e o Governo Argentino na construção da aeronave Cargueira Militar K-390. FONTE: http://www.facebook.com/video.php?v=1047847125229813&pnref=story


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )