Intervenção - só se Lula for preso! | Blog Luis R EB | Portal Militar

Blog Luis R EB

Perfil do luisreb
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Fato Relevante

Intervenção - só se Lula for preso!

Publicado em 22 de Mar de 2016


1866 Visualizações


Jornal britânico vê risco de intervenção militar e sugere renúncia ou novas eleições

 
O jornal britânico The Observer defendeu em editorial, neste domingo, que a presidente brasileira Dilma Rousseff renuncie ou que sejam convocadas novas eleições "se ela não consegue restabelecer a calma" no país.
O Observer é a versão dominical do jornal The Guardian, de linha editorial de centro-esquerda.
"Uma preocupação óbvia é que esses protestos (contra e pró-governo), se saírem do controle, poderiam degenerar em violência desenfreada e no risco de intervenção pelas Forças Armadas", diz o jornal, um dos principais da Grã-Bretanha, no editorial intitulado "A visão do Observer para o Brasil".
"A democracia brasileira, restaurada em 1985 depois de 20 anos de ditadura militar, não chega a ser uma planta tão robusta que não possa ser desenraizada novamente por uma combinação de fracasso político e emergência econômica. O dever de Dilma é simples: se ela não pode restabelecer a calma, tem de convocar novas eleições - ou sair."
O cientista político da consultoria Tendências, Rafael Cortez, porém, explica que, em um sistema presidencialista como o brasileiro, Dilma não tem o poder de convocar novas eleições.
"O mecanismo institucional para a convocação de novas eleições aqui seria ou uma renúncia coletiva da presidente e do vice (Michel Temer) ou a cassação da chapa (Dilma-Temer) por uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de irregularidades na campanha. Talvez tenha havido alguma confusão com o sistema parlamentarista", afirma.
Lembrando que a Olimpíada de 2016 será realizada no Rio de Janeiro, o Observer ressalta que os países que recebem o evento normalmente tentam apresentar sua face mais atrativa para a audiência global. "Esse não é o caso do Brasil", diz.
"Por coincidência ou não, uma série de problemas sérios do país estão se agravando aos olhos do público", completa, mencionando a recessão econômica, a crise política, o surto de zika, e o "alto índice de criminalidade em cidades como o Rio".
Segundo o jornal, esses problemas podem "tirar um pouco do brilho" da Olimpíada no Brasil.
 
Economia
Para o Observer, os problemas econômicos brasileiros em parte foram causados pela queda das commodities no mercado global, mas "uma expansão fiscal imprudente" e as "políticas intervencionistas" de Dilma também contribuíram para reduzir os níveis de confiança no país. "Parte do sofrimento brasileiro foi autoinfligido", defende.
No editorial, o jornal também opina que é uma "simplificação" ver a crise brasileira e os problemas do governo do PT como parte de um refluxo de uma "onda rosa" socialista na América Latina.
"Em uma semana em que o (presidente dos EUA) Barack Obama faz uma visita histórica à Cuba, abrindo caminho para o capitalismo de livre mercado como alternativa à tradição comunista e coletivista da ilha, os problemas brasileiros podem ser vistos como nova evidência do refluxo da 'onda rosa' socialista na América Latina. Com a morte de Hugo Chávez, a revolução bolivariana na Venezuela está de joelhos. A Argentina, que Obama visitará depois, deu uma guinada à direita", diz o jornal.
"(Mas) essa é uma leitura equivocada e simplista. Como o Brasil mostra, os líderes da esquerda fizeram muitos erros. Mas não é sua ideologia que está sendo rejeitada - e sim sua incompetência e ilegalidade", opina.
 
O artigo despertou uma série de críticas no website do jornal.
Para alguns leitores, o Observer errou ao ignorar como a questão "ideológica" teria contribuído para a crise. "Os erros que arruinaram a economia brasileira vieram diretamente da ideologia deles (PT) - intervencionismo, falta de reforma das leis trabalhistas, excesso de gastos (...)", diz o leitor identificado como "Originalpseudonym".
Outros reclamam que o jornal ignorou as manifestações de apoio ao PT e as críticas à operação Lava Jato. "A 'farsa' da Lava Jato, além de ter um impacto econômico, pegou 'atalhos em procedimentos legais'", diz o leitor "CariocaEoin".
BBC Brasil/montedo.com

2 comentários


luisreb comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

22 de Mar de 2016 às 16:28

luisreb
...Se o Lula for preso o exército "mortadela" do Stediler vai sair nas ruas quebrando tudo! aí não vai ter jeito, as FA vão ter que segurar o rojão!


Abreu Homem

22 de Mar de 2016 às 17:16

Abreu Homem
Meus amigos, estão demorando muito. Será que é preciso cair uma desgraça dessa em cima deste povo faminto. No interior do Brasil chefes de família estão passando fome e trocam o dia de trabalho por alimentos. Não têm trabalho nem emprego e a maioria não ganha um salário mínimo e nada faz o M.T, Hoje as custas para manter um empregado em dia com a CLT vai mais de RS1.000,00 e quem ainda mantêm as lojas de secos e molhados são as tais bolsas.Está havendo falta de visão pelos que realmente dirigem a nação,é claro excluindo o turma do PT que para eles quanto pior melhor, e estão esperando que o agitador, continue incendiando a Nação. Se homem der um grito os loucos vão tocar fogo, no mínimo nos bens materiais do pais. Vivam os nossos oficiais de 1964, sem desfazer os atuais, mas, prudência demais tem limite.


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )