Mensagem do presidente Temer | Blog de um militar da marinha | Portal Militar

Blog de um militar da marinha

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Marinha

Mensagem do presidente Temer

Publicado em 14 de Dez. de 2016


1463 Visualizações


MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA
BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS
Nº 941 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016
BONO ESPECIAL GERAL


BRASÍLIA, DF.
Em 13 de dezembro de 2016.
Assunto: Mensagem do Senhor Presidente da República, Michel Temer, por ocasião da cerimônia do Dia do Marinheiro

Tenho grande satisfação em dirigir-me à Marinha do Brasil neste Dia do Marinheiro. É data em que celebramos, desde 1925, a figura do Marquês de Tamandaré. Trata-se de ocasião que nos faz refletir sobre feitos do passado e desafios do presente e do futuro.
Nascido a 13 de dezembro de 1807, o Almirante Joaquim Marques Lisboa – o Marquês de Tamandaré – é admirável síntese de simplicidade humana, bravura militar e devoção à Pátria. Render homenagem ao Marquês de Tamandaré é recordar sua longa e destacada atuação pelo bem maior do Brasil. É recordar episódios marcantes de nossa História, a começar pela própria luta da Independência.
Porque assim estreou Tamandaré em sua carreira: como voluntário, ainda adolescente, no cruzeiro Nitheroy, na guerra de nossa libertação. Nesse e em vários outros episódios, contribuiu para a obra de consolidação duradoura da posição do Brasil no mundo.
Ao longo de sua vida, o Marquês de Tamandaré alcançou a admiração de quantos o conheceram e lugar perpétuo entre os heróis do Brasil. Mas tanta grandeza não afetou sua vocação para o serviço, nem a diligência na realização do dever. O Patrono da Marinha manteve-se fiel, até o apagar de seus dias, ao espírito e à atitude do marinheiro que sempre foi. Deixou às futuras gerações legado exigente, que nos deve guiar e motivar.
A defesa de nossa soberania, nos mares e nas águas interiores, permanece missão maior de nossa Marinha, que a desempenha com profissionalismo e competência. As descobertas na província do pré-sal apontam para o papel cada vez mais importante que o Poder Naval é chamado a cumprir, na proteção dos interesses do País.
A Marinha também tem firme compromisso com o desenvolvimento nacional. Compromisso estratégico, ao empenhar-se na aplicação de novas tecnologias e em atividades de pesquisa e inovação, que geram crescimento e emprego. E compromisso humanitário, ao garantir assistência a populações ribeirinhas, não raro em rincões quase inacessíveis de nosso vasto território.
Em outras partes do mundo, no Haiti, no Líbano, a presença da Marinha é sinal tangível de nossa disposição em contribuir para a paz, em colaboração com as Nações Unidas. É sinal, ainda, da projeção exterior do Brasil, na qual a Marinha tem relevante participação.
A construção de uma grande Marinha, como a nossa, é resultado do trabalho de muitas gerações. A jornada que se iniciou com a ilustre geração de Tamandaré prossegue nos dias de hoje, nas ações de cada homem e de cada mulher que agem sob a inspiração daquele velho marinheiro.
COMANDANTE DA MARINHA

Neste dia de celebração cívica, à qual todos os brasileiros temos a alegria de associar-nos, recebam esta palavra de sincero reconhecimento à Marinha, fonte de justificado orgulho para nosso País.
MICHEL TEMER
Presidente da República Federativa do Brasil
BONO Especial Geral Nº 941/2016.

Compartilhe esse post na sua rede social

2 comentários


Amiel Ballistra

14 de Dez. de 2016 às 17:51

Amiel Ballistra
"A defesa da nossa soberania, nos mares e nas águas interiores, permanece missão maior de nossa Marinha...". Por falar em mar, e o "MAR DE LAMA" que sufoca Brasília? A limpeza daquelas águas não poderia ser feita pela Marinha?


Anisio De Souza

17 de Dez. de 2016 às 17:12

Anisio De Souza
Tamandaré deve estar querendo "saltar pela borda" ao ser citado(mesmo em elogio) por um delatado por recebimento de propina.

 

 
Juvenal comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

08 de Jan. de 2017 às 10:18

Juvenal
Concordo.


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )