Como escolher palavras chaves para o seu artigo | Blog Mundo Digital | Portal Militar

Blog Mundo Digital

Perfil do mister_magoo
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Brasil

Como escolher palavras chaves para o seu artigo

Publicado em 29 de Abr de 2017


463 Visualizações


De nada adianta escrever o artigo espetacular se ele não estiver bem estruturado para ser encontrado pelo Google. E pra que o seu conteúdo esteja entre os 10 primeiros na página de pesquisa, é preciso escolher palavras chave que estão em alta, para atrair um bom número de visitantes.

Essa técnica faz parte do SEO (se pronuncia: esse-i-ou), que significa Search Engine Optimization também conhecido como Otimização de sites. É um processo que ajuda as pessoas encontrarem o seu blog nos motores de buscas como Google, Bing,Yahoo e etc.

Basicamente a palavra chave é uma das principais técnicas desse termo, que aplicadas corretamente levam uma página as primeiras posições.

O QUE SÃO PALAVRAS CHAVE?
São termos de pesquisas sobre um determinado assunto, ou seja, será através delas que o Google irá rastrear o seu conteúdo e verificar se ele é relevante ou não para o público. Usando-as corretante, estará mostrando ao buscador que o seu texto aborda o assunto que o usuário está procurando.


QUAIS SÃO OS TIPOS DE PALAVRAS CHAVE MAIS PROCURADAS?
Long Tails: São formadas por três ou mais palavras criando uma frase. Ao usar as Long Tails temos uma grande chance de ser encontrado pelo Google e subir nas posições.

Geralmente esse termo possui um número pequeno de pesquisa, e a concorrência também é menor, nos dando a chance de aparecer nas primeiras páginas.

Head Tails: É totalmente ao contrário, pois é formado por apenas uma palavra, e se optamos em usar esse termo, teremos uma pequena chance de alcançar as primeiras posições no Google, pois a concorrência é enorme.

Por exemplo, um usuário digita a palavra battom matte, que é uma frase sem complemento. O Google vai rastrear milhares de blogs e sites que possuem esse termo, e as suas chances de aparecer nas primeiras páginas se torna pequena, porque muitas pessoas também usaram, inclusive as grandes empresas que comercializam esse produto.

Um ponto que precisa pensar com urgência também é o tema do seu blog de nada adianta trabalhar todo o blog e não ter um tema (layout) limpo, rápido e responsivo. Nesse caso precisar valorizar para prender o seu visitante e indico o Template Wp Centive One.

COMO ESCOLHER PALAVRAS CHAVE QUE AJUDARÃO O GOOGLE A ME ENCONTRAR?
Existem algumas ferramentas que ajudam na hora da escolher palavras chave, e uma delas é o Google Trends, que te mostra as palavras mais buscadas, e em uma escala de 0 a 100 o site revela a densidade das pesquisas, e os termos relacionados á ela.

No exemplo abaixo, fiz uma pesquisa sobre batom matte, e o gráfico me mostrou que em agosto deste ano essa palavra chave subiu para a posição 74, e isso significa que o número de pesquisa sobre esse termo aumentou significativamente.

Descendo a página do Google Trends, nos deparamos com outra descrição relacionada a pesquisa que fiz sobre batom matte. Dessa vez o site mostra os tópicos e consultas relacionados a palavra pesquisada. Um exemplo: O site quer mostrar que o usuário não usa somente a frase batom matte em suas pesquisas, mas também acrescenta outras palavras chave como o tipo do battom, marca, preço, como usar, como comprar e etc. É preciso estar atento para não escolher palavras chave que possuem um numero pequeno de pesquisa.

Outra dica importante é prestar atenção nas opções que o próprio Google nos dá. Ao pesquisar sobre battom matte líquido, o buscador me mostrou outras opções de palavras chave. o Google quer mostrar que essas frases são as mais pesquisadas sobre o assunto que estou procurando.

É sempre bom ficar de olho no número de resultados sobre a palavra chave escolhida. Na imagem abaixo percebe-se que em Aproximadamente 734.000 resultados teremos um número grande de concorrentes. Quando o número é inferior a 500.000 nossas chances de aparecer nas primeiras posições aumentam.

Conclusão

As palavras chave são peças essenciais para o rankeamento de um post, e se você não estruturar seu blog corretamente o Google nunca te encontrará. É um processo lento, mas duradouro, uma vez rankeado, pra sempre rankeado. A palavra chave precisa estar contida no corpo do texto pelo menos 5 vezes, mas isso é assunto pra outro artigo.


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )