Proposta de júri popular para julgar políticos | Blog Liberdade | Portal Militar

Blog Liberdade

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Fato Relevante

Proposta de júri popular para julgar políticos

Publicado em 21 de Jun de 2017


993 Visualizações


 

Resultado de imagem para politico preso

Foto web(Ilustração)

Leiam e Votem:

Proposta de júri popular para julgar políticos brasileiros corruptos

Fonte: espacovital.com.br

 

 Júri popular para políticos

 Cansado de ver políticos corruptos – muitas vezes impunes - praticando atos ilícitos, o jovem engenheiro elétrico Gustavo Haddad Braga, 22 anos, de São José dos Campos (SP), iniciou campanha para levar ao Senado Federal uma proposta instituindo o júri popular a parlamentares, ou políticos eleitos para mandatos executivos.

Essa forma de julgamento - que no Brasil só é aplicada ao cidadão comum em caso de atentados dolosos contra a vida - poderia alcançar os políticos denunciados pela prática de qualquer crime, exceto os de responsabilidade. São condutas contra: a) a Constituição Federal; b) a probidade administrativa; c) a lei orçamentária; d) o livre exercício dos poderes - , geralmente julgados pelo Legislativo e que podem levar à perda de cargo.

Haddad sustenta que acreditar no júri é confiar na capacidade da população de se autorreger. E observa que “numa democracia, afinal, o povo já exerce o dever mais gravoso, que é o de escolher seus representantes; assim, se todo o poder de fato emana do povo, então faz todo o sentido que seja também o povo a responsabilizá-los”. A propósito, vale ler, nesta mesma edição do Espaço Vital, o artigo de Haddad, clicando aqui. https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=75224

No saite do Senado, a sugestão começa a receber apoios; eles já são mais de 20 mil. Cidadãos interessados podem acessar e consultar o link

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=75224   


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )