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Facebook Ads: O Número #1 Das Audiências Hipersegmentadas

Publicado em 01 de Out. de 2017


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Facebook Ads: Sua Maneira Mais Simples De Gerar Conversões Online

O Facebook literalmente inovou o mercado digital quando lançou sua máquina de anúncios, o famoso Facebook Ads. Por um lado isso foi extremamente bom, por outro nem tanto, mas no mercado do empreendedorismo digital, esse mecanismo de anúncio praticamente mudou todo nosso “caminho para o sucesso”.

Hoje quando é dito que é possível ganhar dinheiro online sem ao menos ter um site, blog ou qualquer coisa do gênero, devemos agradecer ao Facebook Ads. Uma mágica combinada com uma fórmula:

Baixo Investimento + Testes Eternos = Mais Conversões

Hoje com o Facebook Ads é possível segmentar de inúmeras maneiras, inclusive por um público que você já conhece e sabe que é extremamente fiel ao que você tem a oferecer. É graças a isso que ele literalmente revolucionou o mercado de anúncios digitais.

Com o Google Adwords, por exemplo, a segmentação além de ser bem vaga, ainda é criteriosa. Por exemplo: raramente o google aprova um anúncio de um landing page com apenas um vídeo e uma área de captura de e-mail, enquanto no facebook ads isso é o mais comum de se ver.

A facilidade no pagamento, na aprovação dos anúncios e no público alvo que será atingido, fez do Facebook “uma máquina de fazer dinheiro”, sendo o único lugar que te promove um retorno rápido, com um investimento baixo. O que mais se vê pelo mundo digital são cursos ensinando a ganhar dinheiro online, sem ter site ou blog, usando apenas facebook ads e uma fan page. Em um resumo esses cursos são:

“ 1 – Crie uma Fanpage com o tema relacionado ao produto que você irá promover.

2 – Crie uma audiência customizada – irei falar sobre isso mais a frente.

3 – Faça os anúncios para essa audiência.

4 – Converta.”

Simples. Lógico que depois disso, cada produtor digital vai mostrando certos segredos que deram certo com eles, e que provavelmente vai dar para você, mas esse é o todo o resumo do que você irá aprender.

A Beleza das Audiências Customizadas no Facebook Ads

Uma das grandes diferenças dos anúncios no Facebook, é a grande facilidade de segmentação. Os brasileiros passam, em média, 12 horas por mês conectados na rede social e dependendo do seu público alvo, essa quantidade pode aumentar – e muito!

Com essa grande vantagem de colocar um anúncio presente onde grande parte das pessoas estão conectadas, nasce os segredos do facebook ads. Sim, segredos.

Customizar uma audiência nos seus anúncios faz parte desses segredos. Na verdade, eu diria que esse é o segredo número #1.

Hoje existe meios legais e ilegais de se gerar uma audiência customizada. O Facebook permite você customizar por uma base de Ids, telefones, e-mails e etc. E quando eu disse meio ilegal, ou seja, aquele que o facebook terá autorização de deletar sua audiência customizada caso ele descubra, está o mais fácil de conseguir e principalmente o mais interessante para quem está começando do zero.

Customizar uma audiência por Ids / e-mails extraídos de grupos e fan pages altamente qualificadas, pode fazer sua conversão aumentar brutalmente por um preço justo e uma facilidade incrível, mesmo sabendo que esse método é ilegal. Então cabe a você analisar se deve, ou não, extrair Ids / e-mails desses grupos ou fan pages. Como o meu objetivo aqui é te passar conhecimento, vou citar os dois principais softwares que facilitam essa extração de usuários qualificados para você criar sua audiência customizada e poder começar do zero.

Ambos são bons – já tive a oportunidade de testar eles, e valem o custo / benefício pois sua economia no valor da conversão irá ser significativa, afinal imagina você segmentar pelos meios convencionais que o facebook sugere e atingir 1 em cada 10 usuários que viram seu anúncio, enquanto segmentando por essa audiência customizada altamente qualificada, você passa a atingir 4 em cada 10 usuários que viram seu anúncio. Isso simboliza um aumento de 400% na sua conversão.

Agora cabe a você levantar se compensa ou não correr esse risco. Lembrando que o facebook ads tem total direito de apagar sua audiência caso ele descubra.

Dentro os meios legais de customizar uma audiência, eu destaco aquela feita por uma base de e-mails, ou seja, se você já tem uma quantidade razoável de pessoas na sua lista de e-mails, eu recomendo extrair ela do seu serviço de e-mail marketing e criar uma audiência customizada através dela. Nem sempre todos os e-mails que estão na sua base estarão presentes como usuário do Facebook, mas a grande maioria sim, com isso dependendo do tamanho da sua lista de e-mail, é uma enorme vantagem você evitar que perca sua audiência customizada utilizando meios ilegais.

Lembrando que essa segunda opção é boa para quem não quer começar do zero, afinal eu entendo que quem possui uma lista com mais de 1.000 e-mails já tem capacidade suficiente para gerar mais de 3 mil reais mensais somente com programa de afiliados.

O Benefício das Audiências Customizadas no Modo Hardcore (Look-a-Like)

Recentemente (ou nem tanto recente), a cerca de 1 ano e pouco atrás, o Facebook inovou, mudou, modificou, ou qualquer outra palavra que se encaixe aqui, o modo de fazer anúncios nos canais digitais. Como se já não bastasse a facilidade de você pegar um certo grupo de pessoas e fizesse os anúncios aparecerem somente para esse grupo, ou seja, reduzindo drasticamente os custos e aumentando o lucro, ele ainda te deu outra facilidade: criou o Look-a-like.

O fato do Facebook conhecer o seu perfil de usuário e de todos aqueles que você utilizou para customizar sua audiência, abre caminho para ele fazer em questão de minutos, uma enorme varredura na sua base de dados e pesquisar o maior número possível de pessoas que sejam semelhantes ao perfil de público que você selecionou.

Resumindo: se você customizou uma audiência com e-mails de pessoas que são ligadas a marketing digital, seja curtindo páginas desse nicho ou fazendo parte de grupos e etc. E logo após você cria um Look-a-Like, ele vai pesquisar o maior número de perfis similar ou em grande quantidade, em comparação a audiência que você selecionou.

Um look-a-like similar significa que a nova audiência, criada a partir da sua, terá cerca de 1% de diferença, apenas, quando comparada com o perfil do usuário que você mandou o Facebook buscar. Enquanto em grande quantidade, terá no máximo 10% de diferença.

Leia: O que é Facebook Ads


Você pode criar uma audiência look-a-like a partir de uma audiência customizada de no mínimo 100 pessoas.

Esse modo de segmentação do facebook ads, fez com que o grande foco nos anúncios feitos por empreendedores digitais, saísse do Google e passasse a ser no facebook ads, pela grande certeza de atingir a pessoa certa, os outros fatores para a conversão vai depender de você e do humor da pessoa quando ela viu o anúncio. Quando eu digo depender de você, me refiro a como vai estruturar o anúncio: headline (título), descrição, url, landing page e etc.

Quando você começa a se aprofundar no assunto, vai perceber que é possível criar uma audiência look-a-like a partir das suas conversões feitas. Essas conversões são marcadas por um pixel, gerado no facebook mas isso já é um assunto mais complexo que iremos ver em um artigo futuro.

Desfrute dos métodos legais e, se estiver começando do zero, dos ilegais também mas tenha cautela e certeza de que está correndo um risco.

 


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