Restauração da Cartilagem com Cartilax UC2 Abrandh | Blog Brasil Internauta | Portal Militar

Blog Brasil Internauta

Perfil do clovao
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Sade

Restauração da Cartilagem com Cartilax UC2 Abrandh

Publicado em 09 de Jul de 2019


1310 Visualizações


A cartilagem é um tecido fibroso tremendamente forte e flexível, e assume muitas formas e serve a múltiplos propósitos em todo o corpo. 

Cartilagem articular na articulação do joelho

Existem três tipos de cartilagem:

  • Cartilagem elástica;
  • Fibrocartilagem;
  • Cartilagem hialina.

Derivado da palavra grega "Hyali", que significa "vidro", a cartilagem hialina é lisa e brilhante, é o tipo mais comum de cartilagem, encontrado no nariz, na traqueia e na maioria das articulações do corpo.

Cartilagem Articular

Em uma articulação, a cartilagem hialina é chamada de cartilagem articular. Isso ocorre porque a cartilagem cobre as superfícies dos ossos onde elas se articulam ou se encontram para formar a articulação. Por exemplo, na articulação do joelho, a parte superior da tíbia, a parte inferior do fêmur e a parte de trás da rótula são cobertas com cartilagem articular.

A espessura da cartilagem articular varia de articulação para articulação. Por exemplo, no pulso, a cartilagem pode ter menos de 1 mm de espessura¹, enquanto em algumas áreas do joelho a cartilagem pode ser tão espessa quanto 6 mm.² A cartilagem articular tem dois objetivos principais:

  • Movimento suave. A cartilagem articular extremamente escorregadia permite que os ossos deslizem uns sobre os outros à medida que uma articulação se flexiona e endireita.
  • Absorção de impacto. A cartilagem articular atua como um amortecedor, amortecendo os ossos contra o impacto uns dos outros durante uma atividade de suporte de peso, como caminhar ou correr.

A cartilagem articular também armazena o líquido sinovial, um líquido pegajoso e viscoso que lubrifica e circula os nutrientes para a articulação.

Quando a articulação está em repouso, o líquido sinovial é armazenado na cartilagem articular, da mesma forma que a água é armazenada em uma esponja. Quando a articulação dobra ou suporta o peso, o líquido sinovial é espremido, ajudando a manter a articulação lubrificada e saudável.

Dano da cartilagem

Apesar de sua flexibilidade e força, a cartilagem pode ser danificada. Problemas podem surgir devido a:

  • Prejuízo
  • Desgaste e desgaste ao longo do tempo que pode levar à osteoartrite
  • Doenças, como artrite reumatoide ou espondilite anquilosante

Quando a cartilagem é danificada, os ossos podem se esfregar e esbarrar uns nos outros na articulação,  causando atrito. Um dos métodos utilizados para diminuir os danos causados por impactos na articulação é o uso do Cartilax UC2. Abaixo podemos ver o depoimento de uma especialista.

"Hoje em dia é muito comum sofrermos com problemas nas juntas. E todos sabemos como é difícil cuidar das articulações. Depois de muitas pesquisas e testes, descobri o Cartilax UC2, único que melhora de verdade as articulações."

Bianca March - Site Abrandh

Como a cartilagem danificada causa dor?

A cartilagem não contém nervos, portanto a cartilagem danificada em si não causa dor. No entanto, o atrito entre os ossos da articulação e outras anormalidades resultantes (como esporões ósseos) pode causar desconforto e dor, bem como inflamação.

A cartilagem danificada já cicatrizou?

Porque não contém vasos sanguíneos, a cartilagem não se cura bem. Quando a cartilagem se torna mais fina ou danificada, uma quantidade limitada de nova cartilagem pode ser produzida, mas as novas células cartilaginosas crescerão em padrões irregulares e acidentados. O resultado é que os ossos podem se esfregar e roer uns nos outros na articulação e isso pode ser uma fonte de dor. O início gradual da rigidez, dor e inchaço na articulação pode ser um sinal de osteoartrite.