LEIS DO ÊXITO PARA AS FFAAs E O BRASIL! | Blog Marmosilva-Rio | Portal Militar

Blog Marmosilva-Rio

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

LEIS DO ÊXITO PARA AS FFAAs E O BRASIL!

Publicado em 16 de Mar de 2009

996 Visualizações


VIVEMOS DIAS DE GOVERNOS SEM LÍDERES!


Governar e liderar são muito mais do que assumir o poder político e governamental na presidência de uma nação, convivemos mais de 20 anos com um claro de liderança no Brasil e no mundo.
Duas questões gerais surgem ao confrontar-se Platão com as idéias modernas de globalização. A primeira é: Existe uma Sabedoria"? A segunda é: Supondo-se que exista, poderá se elaborar uma constituição que lhe dê poder político? Em respostas a essas duas questões estão À encruzilhada política em que se meteu o Brasil e a Venezuela, bem como os demais países que os seguem.
A sabedoria, neste sentido, não seria nenhuma espécie de habilidade especializada, como a que possuem o sapateiro, o médico ou o estrategista militar. Deve ser algo generalizado do que isso, já que a sua possessão, segundo se supõe, dá ao homem capacidade para governar sabiamente. Pensando na inferência do filósofo Platão, eu chego a crer que todas essas qualidades e habilidades consistem pura e simplesmente no conhecimento do bem, pois, nenhum homem peca voluntariamente, de onde se segue que todo aquele que conhece o bem faz o que é certo. Para nós essa opinião platônica parece estar longe da realidade. Diríamos com mais naturalidade que o militar de hoje, como estadista, não tem liderado, mas chegado ao melhor acordo possível por interesses que são divergentes com as necessidades da sua classe e sociedade.
Os membros de uma classe ou de uma nação podem ter interesses comuns, mas estes poderão estar em conflito com interesses dos demais da sua própria classe, outras classes ou outras nações. Há, sem dúvida, interesses comuns a toda humanidade, mas não bastam para determinar a ação política. Talvez aconteça no futuro, mas não, certamente enquanto houver muitos estados soberanos dentro de uma mesma nação, onde o verdadeiro estado de direito foi substituído por uma vontade de classes e não de sociedade.
Mas, mesmo supondo-se que exista uma sabedoria, há alguma forma de constituição que dê o governo aos sábios? É claro que as maiorias, como os conselhos podem errar, como tem errado dentro da política do nosso país. As aristocracias nem sempre são sábias; os reis são muitas das vezes tolos; os papas, apesar da sua pseudo infalibilidade humana, têm cometido graves erros.
Advogaria alguém a entrega do governo a homens de educação universitária ou, mesmo, a doutores em sociologia? Ou a homens que, tendo sido pobres, fizeram grandes fortunas quando no governo dos pobres como é o caso atual do nosso país. É evidente que nenhuma seleção legalmente definível de cidadãos tem probabilidade de ser mais sábia, na prática, do que o todo corpo social como parte do governo como é uma classe social culta, politizada, instruída, bem informada à cerda de seu futuro, como a sociedade de uma nação.
Podemos sugerir que se desse aos homens sabedoria política mediante educação adequada. Mas surgiria a questão: Em que consiste uma educação adequada? E isto acabaria por se transformar numa questão de partido político.
O problema de encontrar um grupo de homens Sábios e entregar-lhes o governo é, pois, insolúvel. Eis aí a razão definitiva a favor da democracia, pois se não estamos satisfeito com o governo atual, temos plenos poderes de retirá-lo do lugar que outrora o colocamos e buscamos um substituto, pois o poder esta em nossas mãos, e olha que isto já ocorreu no nosso país em situação menos escandalosa, vexatória, injusta e cruel como as de hoje.
Verdadeiramente, isto é democracia, governo nas mãos do povo, e, é o medo deste povo instruído politicamente que tornará os governantes sábios. Porque, eles só continuarão cruéis enquanto o povo estiverem como ovelhas ignorantes e muda a caminho do matadouro. " TODO O PODER EMANA DO POVO E PELO POVO SERÁ CONSTITUÍDO". Agora quantos brasileiros não sabem disso, ou praticam isso? Sem mais, que os nossos comandantes, governantes e políticos atentem para esse pequeno trecho do pensamento filosófico de Platão, eu só peguei emprestado a introdução. Viver é melhor do que simplesmente existir, para viver bem é preciso aprender a pensar e a praticar o que se pensou.
Por exemplo, um Imóvel existe mesmo sem ter vida orgânica, mas pode ser alienado pelo homem por meio da força legal, mas o pensamento e o conhecimento humano é o único bem alienável que ninguém pode nos tomar se aprendermos a pensar, é inerente ao ser humano e intrínseco ao ser social e político. "O BRASIL E O MUNDO PRECISAM DE UM LÍDER COM SABEDORIA, POIS CARISMA NÃO TRÁS SABEDORIA". QUANDO PENSO LOGO EXISTO...



Atenciosamente! MARMOSILVA-RIO


4 comentários


CARDOSOLIRA comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

16 de Mar de 2009 às

CARDOSOLIRA
Meu amigo Marmo Silva sua postagem está excelente, parabéns, Com sua permissão, vou publicá-la no VISÃO MILITAR, no blogspot. Nos comentários do blog de hoje.

Um abraço

Cardoso Lira


AndreQuirino comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

16 de Mar de 2009 às

AndreQuirino
Amiguinho, se você pensa e existe então porque persiste, cara tá na cara que essa "m" não vai dar em nada, será que você não consegue enxergar isso, ideologia não é tudo, tem que ter ação, e dagui não sairá, pois o militar é apolítico em sua essência.
Militar é como trem só anda na linha, é como índio faz o que o cacique manda e a realidade do ´mundo é outra, assim como da política.
Conhece Rui Barbosa, quando diz: " Vamos tratar os iguais de forma igual e os desiguais de acordo com sua desigualdade"
Então não pense que existe Democrácia, e que todos somos iguais perante a Lei e que isso e que aquilo....A verdade é que manda quem pode e obedece quem tem juízo.
O que você pretende com o seu recado, é mudar a realidade do país, dos militares ou a sua?
Cara, se for a sua....então não perca mais seu tempo, pois aqui acabou.
A Academia do Concurso Público está te esperando, mas primeiro termine a sua faculdade, caso ainda não tenha....


Amerix comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

16 de Mar de 2009 às

Amerix
Coleguinha...

A pústula tão citada e reverenciada, conhecida como Platão, assim como outras porcarias gregas tidas como criadoras do pensamento democrático e da própria democracia, viviam às custas do estado, explorador de escravos. Leia um pouco mais atentamente e repare, por exemplo, no papel das mulheres nessa democracia.

Visito o Portal Militar com alguma frequência e às vezes não consigo resistir ao desejo incontrolável de comentar certas postagens, muito embora saiba que de nada adiantará.
Esse teu texto foi um dos casos, tipo bola pingando na frente do gol.
Você não vai gostar do que tenho a dizer mas, democraticamente, tenho esse direito.
Havia um programa, bem antigo, chamado Praça da Alegria ou algo assim. No tal programa havia um quadro com o Moacir Franco em que ele fazia o papel de um bêbado, que além de não dizer coisa com coisa, possuia um bordão: "Eu tinha dois cachorrinhos...".
Li sua postagem atentamente e não encontrei um só ponto coerente.
Amigo, você só escreveu asneiras e quando copiou, o fêz fora do contexto.
Gostaria de citar um período que considero de sua autoria:

"Porque, eles só continuarão cruéis enquanto o povo estiverem como ovelhas ignorantes e muda a caminho do matadouro."

Meu caro, "enquanto o povo estiverem"? Quantos POVO?
Meu caro, "ovelhas ignorantes e muda"? Você quiz dizer uma OVELHAS? Cadê a maldita concordância de número?
Meu caro, por quê aquela vírgula após o "Porque"?
Quando você faz referência às ovelhas, aí eu consegui entender o sentido dos ignorantes e a real necessidade de um matadouro, mas que esse atenda também outro tipo de animal.

Eu poderia comentar todos os parágrafos do teu texto, mas não o farei pois minha intenção não é te ofender. Você não tem a obrigação de ser professor de gramática ou acadêmico da porcaria brasileira de letras. Nem eu. Mesmo porquê vivemos todos num país de picaretas analfabetos.
Quero apenas deixar meu comentário, mesmo porque você autorizou, deixando a opção "comente" liberada.
Seu texto está horrível, incoerente e gramaticamente falido.

Gostaria também de ressaltar minha "felicidade" ao ler, num comentário abaixo, que um outro coleguinha é seu fã.
Diz ele que vai até publicar teu texto num tal de "visão militar".
Essa é a visão militar? Ou seja, vocês acham que os militares veem assim?
Eu só fico imaginando como a sociedade vê os militares que se expressam dessa forma.

Peço desculpas pela aspereza mas, não é democracia?


Blindado comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

17 de Mar de 2009 às

Blindado
Só não entendi o trecho entre :
VIVEMOS DIAS DE GOVERNOS SEM LÍDERES! e Atenciosamente MARMOSILVA!...

Já foi melhor heim...

Este Blogueiro NÃO permite que VISITANTES comentem nesta postagem.
Junte-se a nós ou Entre para comentar!