As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 

ico-exercito.png
Postada em 26-08-2011. Acessado 1539 vezes.
Título da Postagem:Cadastre-se e seja um colaborador do Programa Mecenas do Exército Brasileiro
Titular:Coordenador do Portal Militar
Nome de usuário:Coordenador
Última alteração em 26-08-2011 @ 02:50 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]
Os comentários são permitidos e bem-vindos. Apenas relembro que apagarei os comentários contendo palavras de baixo calão ou erros de ortografia sérios. Não perca seu tempo!

O Programa Mecenas busca possibilitar e incentivar a colaboração de pessoas físicas e jurídicas aos projetos culturais do Exército Brasileiro.

Para doar é muito simples. Basta destinar uma parte do seu Imposto de Renda devido a um projeto. O valor é 100% deduzido pelo modelo completo de declaração.

O Programa foi instituído com base na Lei Rouanet.

Conheça os projetos e transforme seu imposto de renda em benefícios para a cultura do Exército Brasileiro.

O programa

O Exército Brasileiro possui um rico patrimônio histórico e cultural, distribuído por todo o território nacional, formado por obras de arte, documentos, museus, bibliotecas, edifícios, sítios históricos, fortes, fortalezas, armas e equipamentos. Devido à importância para a memória militar, assim como para a história do País, o Exército atua no desenvolvimento de ações que possibilitem a preservação e divulgação desses bens culturais.

O Programa Mecenas é uma das mais recentes e importantes iniciativas para a valorização do patrimônio histórico e cultural militar. É coordenado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), por intermédio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), que é o órgão técnico-normativo com a missão de orientar, controlar e supervisionar as atividades de preservação, conservação, recuperação, restauração e divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural da Força. O Programa conta com o suporte técnico proporcionado pela Fundação Trompowsky.

 

Voltado, principalmente, para militares da ativa e da reserva, dependentes e pensionistas, mas também disponível para o público civil, o Programa busca estimular a realização de doações em benefício dos projetos culturais desenvolvidos pela Força Terrestre. O apoio é feito com base na Lei 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet, que possibilita às pessoas físicas destinar até 6% do Imposto de Renda devido a projetos culturais, aprovados pelo Ministério da Cultura.

É uma forma do cidadão participar, diretamente, do processo de valorização e de proteção desse imenso patrimônio cultural e histórico, tornando-se, assim, um Mecenas do Exército Brasileiro.

Os projetos divulgados no Programa Mecenas serão executados pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FunCEB), entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 15 de dezembro de 2000, por iniciativa do empresariado nacional, com apoio do Comando do Exército.

Neste site, estão disponíveis projetos de interesse para o Exército Brasileiro na área cultural. Leia as informações, faça uma simulação e veja como é fácil doar. Venha fazer parte dessa comunidade e contribuir para a proteção do patrimônio histórico e cultural do nosso Exército.

 

Você sabe o que significa Mecenas?

Maecenas (60 a.C.- 8 d.C) foi um cidadão romano da época imperial. Político e estadista, ficou conhecido em seu tempo por patrocinar artistas e escritores, como Virgílio e Horácio.

Daí vem o termo mecenas que, nos dias de hoje, significa a pessoa que é patrocinadora e protetora das artes, das ciências ou do ensino.

A prática de incentivo e patrocínio de atividades artísticas e culturais é conhecida como mecenato. Trata-se de um dos mecanismos de implementação do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e consiste em uma forma de captar recursos junto às pessoas físicas e jurídicas, por meio de dedução do imposto de renda, para projetos culturais previamente aprovados pelo MinC.

O mecenato foi fundamental para o desenvolvimento da produção intelectual e artística durante o Renascimento (séculos XV e XVI).

 

OBJETIVOS

O Programa Mecenas tem como objetivos:

  • estimular a participação ativa e o envolvimento da Família Militar na preservação do patrimônio cultural material e imaterial do Exército Brasileiro, bem como incentivar seu desenvolvimento cultural e esportivo;
  • criar uma mentalidade de doação para projetos culturais e esportivos do Exército;
  • desenvolver a Cultura e o Esporte no âmbito da Força Terrestre e da Família Militar;
  • preservar o patrimônio histórico e cultural do Exército, material e imaterial.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail mecenas@decex.ensino.eb.br, ou ligue para (21) 2519-5103 .

Fonte: http://www.mecenas.ensino.eb.br/index.xhtml

 




Bookmark and Share

Comente
Olá Visitante. Este usuário permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
Você receberá um email de confirmação.
Nome: Obrigatório
Digite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Redigite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
Digite o código de segurança:
  [ Voltar ]
Outas colaborações de Coordenador
Veja Mais
Perfil de anonimo
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!