As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 03-05-2017. Acessado 2978 vezes.
Título da Postagem:Como funciona o ENEM para Militares
Titular:AMERIO FERREIRA DIAS
Nome de usuário:centenario2008
Última alteração em 03-05-2017 @ 11:55 am
[ Avise alguém sobre este texto ]
Tags: enem

 Saber como funciona Enem é essencial para que aumente a possibilidade de você ingressar num ensino superior após terminado ensino médio. Vejo muitas dúvidas acerca desse tempo, mas não é algo complicado de entender, o que é ótimo porque entender do que se trata o Enem vai ser importante para sua carreira pôs escola.

 
Primeiramente você tem que saber que o Enem não é só uma prova para avaliar a qualidade do ensino no Brasil. Ele está mais associado a uma forma do governo de tornar mais fácil o acesso aos alunos de escolas públicas ao ensino superior, tanto público quanto privado.
 
 
Quando você faz o Enem você passa ter 2 chances de entrar no ensino superior, sendo elas.
 
SISU
 
O sisu é utilizado quando o aluno deseja ingressar numa universidade federal. O sistema é simples, você faz o Enem e na prova você terá uma média, vamos supor sua média foi 735,5. Site Oficial Sisu ( www.sisu.mec.gov.br )
 
É com a média do Enem que você vai concorrer as vagas da universidade federal que você deseja entrar. Então por exemplo, se você deseja fazer direito em UFPR, a federal do paraná, quando sair a inscrição do sisu você vai selecionar o curso de direto da UFPR, e sua nota concorrerá aos estudantes que também desejam aquela vaga. Isso quer dizer que você não concorre com todas as pessoas que fizeram o Enem, mas apenas aqueles que desejam fazer o mesmo curso e na mesma Universidade Federal que você deseja fazer.
 
Mas é logico, mesmo assim o número é grande já que as universidade federal são as melhores do país, e mais reconhecidas.
 
Lembrando que 40% das vagas do sisu é para alunos que vieram do ensino público, decisão essa feita pelo governo para aumentar o número de acesso dos alunos de escolas públicas no ensino superior público.

PROUNI
 
Já o prouni é para os alunos que desejam ingressar em faculdade privadas. O prouni é uma bolsa, quer dizer, ela vai fazer o pagamento de seu estudo sendo ele 100% ou 50% do valor da parcela. Site Oficial ProUni ( www.siteprouni.mec.gov.br )
 
Funciona da mesma forma que o sisu em questão de seleção, quer dizer, você vai concorrer com as pessoas que fizeram a inscrição no mesmo curso e na mesma Faculdade que você.
 
É muito particular a quantidade de bolsas que o prouni disponibiliza por curso, sendo assim,você deve verificar quando abrir as inscrições, para ver quantas bolsas o governo está liberando para o seu curso especifico, poderá tem só bolsa 50% ou só 100% ou os 2 tipo.
 
O prouni você pode se candidatar a 3 vagas, sendo que você estabelece prioridade em sequência de inscrição. Se você não passar na primeira inscrição você fica com a segunda, e assim por diante.
 
Informações gerais do Enem
 
As inscrição para o Enem geralmente ocorrem em maio, o dia especifico é mudado a cada ano. A inscrição para aqueles que já saíram do ensino médio e não comprovaram baixa renda, tem o preço de R$35,00 reais. A prova é aplicada no início de novembro.
 
Agora, depois que você faz a prova você tem que ficar atento ao prazo de inscrição tanto do Enem quanto do Sisu, se não você não concorrera a vaga em nenhuma faculdade.
 
As Provas costumam acontecer em Outubro ou em Novembro, deve ficar atento as datas porque se perder vai conseguir novamente no ano seguinte. Mas sempre tem propaganda na TV avisando dos prazos, diariamente.



Bookmark and Share

Comente
Olá Visitante. Este usuário permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
Você receberá um email de confirmação.
Nome: Obrigatório
Digite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Redigite seu Email: Obrigatório. Não será divulgado.
Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
Digite o código de segurança:
  [ Voltar ]
Outas colaborações de centenario2008
Veja Mais
Perfil de anonimo
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!